1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Segunda Profecia de Mandos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Fëanor_Tilion, 8 Fev 2004.

1. Fëanor_Tilion

Fëanor_Tilion Usuário

Tava lendo algumas notas do Contos Inacabados e lá falou da Segunda Profecia de Mandos.
    Eu sei o que ela diz mais ou menos, que é sobre a volta de Morgoth e a batalha final, Dagor Dagorath.
    Mas Tolkien chegou a escrevê - la? Ela foi publicada em algum lugar de forma completa?

2. Pandatur

Pandatur Usuário

Tolkien chegou sim a escrevê-la, Fëanor_Tilion, mas abandonou a história. O texto foi publicado no HoME IV, "The Shapping of Middle-Earth".
    A tradução da Segunda Profecia você encontra no link a seguir. Tradução feita pelo nosso caro Deriel.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

3. Finrond

Finrond Usuário

ele escreveu em carta q pode ser vista no valinor. :x

4. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Vale lembrar que a Segunda Profecia é para ser levada como curiosidade, por ter sido escrita em época em que muitas das estórias e considerações de Tolkien acerca de Arda eram versões antigas que foram renovadas. Assim, essa Segunda Profecia não se aplica ao mundo criado por Tolkien em seu momento mais tardio, já perto da morte do mestre.

5. Pearl

Pearl Usuário

O problema que eu vejo na 2a profecia de Mandos é justamente que Tolkien trabalhou sim em seus textos mais tardios, porém mesmo assim há contradições... :osigh:

Olha, eu apenas li trechos dos HoME... algumas coisas da internet (inclusive publicadas aqui na Valinor), mas esse texto da profecia não está publicada aqui... e se não me engano é de 1968...

Então... vamos lá...

Mas mesmo sendo mais novo... ainda há problemas...

6. Fëanor_Tilion

Fëanor_Tilion Usuário

Valeu Panda!
    Brigadão mesmo.

7. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

po imagine c silmarilion tivesse sido concluido com essa profecia, seria um final fantastico, pena q nao houve tempo para o professor escrever o apocalipse :(

8. Finarfin

Finarfin Usuário

Na minha opinião essa teoria é horrível em todos os sentidos, naum tem nenhuma coerencia com o resto da história...... ainda bem que Tolkien a descartou... e se a tivesse concluído, que pelo menos fossem totalmente refomulada, ou seja, feito uma outra história completamente diferente, apenas com o memso nome........

9. _ILÚVË_

_ILÚVË_ Usuário

num axu naum......... c estivesse junto no Silma seria perfeito! Mas c fisesse outro livro pra issu seria ainda melhor! mas axu q naum teria necessidade! Ele tinha q ter acabado cum essi texto...... imaginem seria a coisa mais irada! muito maior du q todas as batalhas............. soh podemus imagina! :roll:

10. Pandatur

Pandatur Usuário

Não se esquece que nem o Silma foi concluído, e tem algumas coisas lá que são trabalho de edição do Christopher Tolkien. E eu também não sou muito fã da história da Dagora Dagorath não...

11. Heceldamar

Heceldamar Usuário

Isso é um dos maiores absurdos do texto ao meu ver. Túrin volta, e mata Morgoth! Sem contar que volta com Gurthang (acredito que a citação a sua "black sword" só possa ser desta), que estava enterrada em seu túmulo. É dificil até listar as incoerências do texto, de tantas. Mas que é interresante, nimguém pode negar. :)

12. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

O Silmarillion tem a mão editorial do Christopher em peso; ele escreveu coisa pra caramba lá; por exemplo, se não estou enganado, ele escreveu todo o capítulo da Ruína de Doriath.

Tem incoerências pra caramba esse texto, por isso repito, é só curiosidade.

13. Pandatur

Pandatur Usuário

Não todo, mas muita coisa, Fëa, foi escrito pelo CT em "A ruína de Doriath" mesmo. Tem um texto na Valinor sobre isso.

14. _ILÚVË_

_ILÚVË_ Usuário

essa foi profunda...... seria manera a luta mas eh meio ridiculo......................... :roll:

Compartilhar