• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Ruína de Durin (Balrog)

Creio que Gothmog tenha sido morto por Ecthelion das Fontes na Queda de Gondolin. Creio também que Húrin não tenha tido a felicidade de matar um Valarauko, mas sim Tuor, seu sobrinho.
Quanto a Moria e ao Valarauco despertado nas escavações de Mithril, ou mesmo "liberto"; Moria fora contruida na Primeira Era, por volta do Ano 1000. Sendo assim, esse Valaraucoestá lá desde a Guerra da Ira, como disse Maglor. Sobre um Valarauco ser morto por determinado ser ou não, creio que isso venha a depender da ocasião.

Abraços.
 
Última edição:
Na verdade galera, o balrog que estava nas Minas de Moria não fazia parte dos balrogs da Primeira Era do Sol em Beleriand.

Não se esqueçam que quando Utumno foi destruída, vários de seus calabouços medindo milhares de quilômetros pelas ramificações das raízes das montanhas da Terra media alcançavam várias regiões, e Mória, ou seja as suas grandes profundezas possuía ligação com as ramificações de Utumno.

Quando Utumno foi destruída, os valar não se preocuparam em vasculhar tudo por completo e o balrod de Moria é um remanescente daquela época.

Pelo menos é assim que interpreto nas obras.
 
Eu acho realmente muito improvável que O balrog de Moria fosse um remanescente de Utumno, por dois motivos principais:

  1. Por mais que Utumno fosse gigantesca, duvido que seus túneis se estendessem por uma área tão grande na Terra-média. Se Melkor tivesse túneis que se estendessem tão longe na terra, ele poderia fazer um ataque surpresa muito facilmente nos reinos élficos e humanos em Beleriand (coisa que ele não fez). Durante o Cerco de Angband, por exemplo, em vez de ele furar o cerco por cima da terra, era melhor ele estender um pouco os túneis e atacar Hithlum ou Doriath, cujas localizações eram conhecidas. Ou, pensando apenas em Utumno, um ataque desse tipo à Cuiviénen seria muito mais proveitoso.
  2. Melkor tinha poucos servos Balrogs. Tolkien diz que o número de Balrogs era apenas entre três e sete. Melkor nunca deixaria um Balrog vagando por aí sozinho. Logo o procuraria recrutá-lo de volta, pois era um servo poderoso. E o Balrog certamente perceberia se o poder de seu senhor estivesse crescendo outra vez, e voltaria correndo para Angband.
 
Por mais que Utumno fosse gigantesca, duvido que seus túneis se estendessem por uma área tão grande na Terra-média. Se Melkor tivesse túneis que se estendessem tão longe na terra, ele poderia fazer um ataque surpresa muito facilmente nos reinos élficos e humanos em Beleriand (coisa que ele não fez). Durante o Cerco de Angband, por exemplo, em vez de ele furar o cerco por cima da terra, era melhor ele estender um pouco os túneis e atacar Hithlum ou Doriath, cujas localizações eram conhecidas. Ou, pensando apenas em Utumno, um ataque desse tipo à Cuiviénen seria muito mais proveitoso.

Segundo um mapa que eu vi, Utumno estaria localizada naquela região de Forodwaith. Não encontrei o mapa, mas há um tópico na Valinor que trata do que seria as regiões obscuras onde Gandalf e o Balrog caíram: o que restou do que poderia ser uma das ramificações distantes de Utumno. Até faz sentido, pois Gandalf trata daquela região profunda como um lugar antigo e com seres terríveis/desconhecidos, algo assim (não estou com os livros).

Se Melkor tivesse túneis que se estendessem tão longe, por que ele os usaria, se Utumno, apesar de ter sido em boa parte destruída, provavelmente estava com o que restou como um labirinto? Com uma saída nas Montanhas Sombrias, não seria mais contramão atravessar toda Eriador e Ered Luin para atacar elfos, se mais fácil seria atacar de Angband, que ficava às portas de Dorthonion, por exemplo?

Mas concordo com você que Morgoth poderia ter aberto túneis que teriam saídas em Ered Gorgoroth ou em outra cadeia de montanhas, mas de Angband.

Melkor tinha poucos servos Balrogs. Tolkien diz que o número de Balrogs era apenas entre três e sete. Melkor nunca deixaria um Balrog vagando por aí sozinho. Logo o procuraria recrutá-lo de volta, pois era um servo poderoso. E o Balrog certamente perceberia se o poder de seu senhor estivesse crescendo outra vez, e voltaria correndo para Angband.

Concordo que ele não deixaria por aí. Esse Balrog pode ter encontrado alguma ligação antiga para Utumno, ou aberto uma no desespero para fugir da morte na Guerra da Ira, ou na superfície mesmo, encontrado uma entrada lá por Carn Dun, tanto faz.
 
Última edição:
Segundo um mapa que eu vi, Utumno estaria localizada naquela região de Forodwaith. Não encontrei o mapa, mas há um tópico na Valinor que trata do que seria as regiões obscuras onde Gandalf e o Balrog caíram: o que restou do que poderia ser uma das ramificações distantes de Utumno. Até faz sentido, pois Gandalf trata daquela região profunda como um lugar antigo e com seres terríveis/desconhecidos, algo assim (não estou com os livros).
Sim, ficava mais ou menos por aí. Ver, por exemplo, esse mapa da Karen Wynn Fonstad.

Melkor tivesse túneis que se estendessem tão longe, por que ele os usaria, se Utumno, apesar de ter sido em boa parte destruída, provavelmente estava com o que restou como um labirinto? Com uma saída nas Montanhas Sombrias, não seria mais contramão atravessar toda Eriador e Ered Luin para atacar elfos, se mais fácil seria atacar de Angband, que ficava às portas de Dorthonion, por exemplo?
Mas ele não usou os túneis nem atacar os Valar ou os elfos nas primeiras guerras. Não estou falando em usá-los depois da destruição de Utumno.

E se ele tinha como construir túneis tão grandes assim, porque não tentar fazer o mesmo em Beleriand?
 
Se olhar no mapa, a distância de Angband e Utumno para Moria é praticamente elas por elas e fico na hipótese do Balrog de Moria ser originario de Utumno.
 
Lagduf, eu realmente não acho que não tenha vindo nem diretamente de Angband nem diretamente de Utumno. Ele deve ter vindo por cima e entrado em Moria mais perto da mina. Seria muito improvável Utumno ou Angband ter túneis tão grandes, por motivos que eu já explicitei acima.

Utumno é realmente muito improvável. Lagduf, porque o Balrog ficaria escondido em Utumno quando era um dos principais oficiais de Melkor e seu senhor tinha o domínio sobre praticamente toda a Beleriand?
 
Se de Angband ou Utumno eu não sei. Mas eu sempre tive a impressão de que, de alguma forma, o Balrog tinha ficado preso em Moria. Afinal, os anões só encontraram o Balrog quando "cavaram fundo demais". A teoria de Utumno me parece mais viável porque, como já foi dito, Moria foi fundada na 1ª era.

A cronologia que me parece mais provável.
1. Melkor passa varias eras construindo a rede de túneis em Utumno (isso explica porque ele não fez o mesmo com Angband, falta de tempo)
2. Durante a destruição de Utumno alguns dos tuneis de ligação são destruidos, o Balrog de Moria, tendo fugido da Ira dos Valar por um desses tuneis, fica preso dentro dele.
3. Melkor volta para a Terra-Média. Começa a guerra com os elfos. Começa a 1a Era do Sol.
4. Moria é fundada ainda na 1ª Era.
5. Durante a Guerra da Ira, Melkor é jogado na sarjeta de Arda.
6. Durin IV cava demais, chega no nivel dos antigos tuneis e finalmente, depois de várias Eras, liberta um Balrog muito, mas muito puto com o mundo.

Agora, porque Melkor não foi atrás do Balrog? Porque ele estava muitissimo bem enterrado em um lugar desconhecido.

A cronologia, os locais, e as causas batem. O que é bem diferente de dizer que é isso que Tolkien pensou. :mrgreen:
 
Se de Angband ou Utumno eu não sei. Mas eu sempre tive a impressão de que, de alguma forma, o Balrog tinha ficado preso em Moria. Afinal, os anões só encontraram o Balrog quando "cavaram fundo demais". A teoria de Utumno me parece mais viável porque, como já foi dito, Moria foi fundada na 1ª era.

A cronologia que me parece mais provável.
1. Melkor passa varias eras construindo a rede de túneis em Utumno (isso explica porque ele não fez o mesmo com Angband, falta de tempo)
2. Durante a destruição de Utumno alguns dos tuneis de ligação são destruidos, o Balrog de Moria, tendo fugido da Ira dos Valar por um desses tuneis, fica preso dentro dele.
3. Melkor volta para a Terra-Média. Começa a guerra com os elfos. Começa a 1a Era do Sol.
4. Moria é fundada ainda na 1ª Era.
5. Durante a Guerra da Ira, Melkor é jogado na sarjeta de Arda.
6. Durin IV cava demais, chega no nivel dos antigos tuneis e finalmente, depois de várias Eras, liberta um Balrog muito, mas muito puto com o mundo.

Agora, porque Melkor não foi atrás do Balrog? Porque ele estava muitissimo bem enterrado em um lugar desconhecido.

A cronologia, os locais, e as causas batem. O que é bem diferente de dizer que é isso que Tolkien pensou. :mrgreen:

Ótima observação nobre Fëasur :yep:
 
Mas Melkor não precisava ir atrás do Balrog. Ele poderia simplesmente acordar o Balrog com o seu poder, como Sauron fez depois. Eu acho essa teoria de Utumno esquisita também porque a única debandada de Balrogs explicitamente mencionada só ocorre no fim da Guerra da Ira. Acho que o tom nas obras foi muito mais de uma fuga no fim da Guerra da Ira.

Mas essa é realmente uma diiscussão que não dá pra levar mais pra frente, por enquanto.
 
Última edição:
Bom, talvez o mais importante é fazer uma releitura mais completa para sabermos definir melhor esse assunto, pois é muito complexo. :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo