• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Rosa do Povo" (Carlos Drummond de Andrade)

Ronzi

Oh, Crap!
Nunca fui grande conhecedor de Drummond e li esse livro meio desinteressado num primeiro momento. Sabe como é, livros obrigatórios para Fuvest e toda aquela obrigação de ler que só nos faz querer jogar tudo para o alto.

Mas passando a primeira página já não conseguia parar de ler, ficando encantado com todas as 55 poesias que compõe o volume, com destaque para Áporo que me marcou muito pela sutileza do autor de em um poema tratar de três significados distintos para uma mesma paravra:

A primeira corresponde de um inseto, que cava sem alarme perfurando a terra. A segunda estrofe fala da aporia, que corresponde a um problema quase sem solução. A última trata de um tipo de orquídea.

Fiquei abobado e foi por causa desse livro que acabei me interessando pela obra dele.

A Rosa do Povo foi escrita entre 1943 e 1945 e é considerado o primeiro livro maduro de Drummond modernista, onde trabalhou com insistência em um lirismo social que é de um engajamento político chocante para época (vendo que o Brasil estava sobre a ditadura Vargas).

Toda angústia política e social da época está presente nesse livro, incluindo desde situação social vivida na Europa em plena 2º Guerra e do Brasil sobre uma ditadura que pretendia ser a "mãe dos pobres".

Nunca tinha visto alguém fazer poesia política dessa forma antes e por isso A Rosa do Povo virou um dos meus livros de cabeceira.
 
RE: A Rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade

Sabe que eu li esse livro faz tanto tempo, acho que vou ler de novo! Esses livros que pedem na escola, simplesmente apagaram da minha memória! (talvez pq na época a gente não tinha muita maturidade pra entender!)
 
RE: A Rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade

Meu novo professor de literatura, no primeio dia de aula, na semana passada, leu um poema desse livro, ainda não li, mas gostei muito do poema que ele leu (não me recordo o nome do poema, mas se não me engano era na página 35), e também gosto em geral de muita coisa do Drummond.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo