1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A respeito de Gundabad

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Guardião de Ithilien, 18 Jul 2008.

  1. Olá companheiros tudo bem!

    É o meu primeiro dia aqui no fórum e já tenho uma curiosidade (dúvida) sobre uma região da Terra Média.

    Eu procurei algum tópico com este nome nesta sala mas não encontrei e assim, resolvi criar...

    Algúem sabe me dizer sobre o Monte Gundabad, a sua origem, quais foram os reinos que lá habitaram durante todas as eras de Arda? :think:

    A única coisa que sei é que o Monte Gundabad durante um certo tempo ficou sob controle dos orcs das Montanhas Sombrias, que Bolg era de lá.

    Mas agora, existem outras informações sobre a fortaleza orc e tudo mais?

    Obrigado e um abraço!
     
    Última edição: 18 Jul 2008
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Seja bem vindo!

    Olha, não existe muito informação sobre a montanha, mas é uma montanha que se encontra ao norte das Montanhas Sombrias, era antigamente um reduto ou fortaleza dos Goblins e era o lar de Bolg, filho de Azog.

    Era uma espécie de capital norte dos orcs, um local estratégico para os inimigos dos homens e elfos e foi lá que eles fizeram um conselho para decidir se iriam ou não atacar a Montanha Solitária, e após a Batalha dos 5 Exércitos, restou muito poucos orcs lá e durante um certo tempo houve paz naquela região.

    Dê uma entrada neste link:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  3. Tuor

    Tuor Usuário

    É como o ex-Impronunciável (:lol:) disse: não há tantas informações. Mas é de se imaginar que aquele local não era muito bom. Mesmo a proximidade com a região em que antigos dragões viviam antes de descerem mais (um em especial é Smaug), e por estar ao lado de Angmar não faziam daquele monte e arredores um local seguro.

    E como no próprio site que Khamûl colocou é dito que "it was here that the Orcs of the northern world had their capital", imagina-se que o local seria definitivamente um antro de orcs, cheio de malefícios.
     
  4. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Hmmm agora você me pegou, Guardião. Porque eu estava lendo os trechos traduzidos das HoME (que tem na Dúvendor, inclusive. Leia, porque faz toda a diferença do mundo), e em algum deles mencionava o monte Gundabad.

    Se eu não me engano [ou se minha memória não me abandona], o Gundabad pode ter sido um dos locais em que os homens despertaram e lá ficaram amigos dos anões [por volta da 2a era, antes dos Numenorianos chegarem à Terra-Média], ou então um dos locais de vivência dos anões.

    Se alguém souber ou lembrar mais do que eu, favor me corrigir!
     
  5. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário


    Sim, eu também acho que vi isso em algum lugar tipo os homens e anões próximos a Gundabad.
     
  6. Tuor

    Tuor Usuário

    Eorl e companhia eram os homens que viviam naquela região perto de Gundabad antes de descerem para viver no Calenardhon quando Cirion lhes deu aquelas terras. Ou então estou enganado e na verdade eles viviam mais abaixo.
     
  7. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Complementando o que o Khâmul (ah, bem melhor o nick) postou. Os Montes Gran e Gundabad eram antigas moradas dos Anões na Primeira Era, antes que Sauron os expulsasse completamente das Montanhas Sombrias.

    Se não me engano, foram construídas no tempo de Durin, o Imortal. Naquela época, o império dos naugrim era amplo, partindo das Montanhas de Ferro (atuais Colinas de Ferro), por Erebor, Urzal Seco, Khazâd-dum até as Ered Luin; onde ficavam as cidadelas de Nogrod e Belegost.
     
  8. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Sim,não me lembro muita coisa sobre essa região,mas como já fora dito,era uma antiga morada de homens,e lá que conheceram os anões.
     
  9. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    Então quer dizer que meu nick ficou melhor? Realmente ficou mesmo hehehe...

    Elring, eu não me lembro extamente onde isso está escrito, se é no Silma ou Contos Icacabados, estou dando uma folheada aqui nos livros, mas não estou econtrando esse informação nem à reza, putz grila!!!!:osigh: tá osso viu.... onde que tá isso? :mrgreen:
     
  10. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!


    E não vai achar :mrgreen:

    Está no livro que acompanha o Atlas da Terra-média vol. 1. E fala de Rudhaur, Cardolan e Fornost também.
     
  11. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    E como se chama este livro, editora e etc mais etc?

    Porque no Silmarillion não tem nada e nos Contos também a respeito de Gundabad.
     
  12. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Bem, eu li essas informações nos textos traduzidos das HoME, como falei acima, q têm disponiveis na Duvendor.

    Quanto ao Atlas da TM, acho que a editora é a Martins Fontes, nao?? Vi esse livro outro dia lá...
     

Compartilhar