• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A resistência dos orcs

Elrond

"OFF" it will last two months
Como vcs acham que foi o processo de extinção (se é assim que podemos dizer) dos orcs ao longo da Quarta ou até Quinta Era do Sol?

Os homens caçaram todos os orcs remanescentes da Guerra do Anel? Ou vocês acham que pelo processo de isolamento em regiões inóspitas ou ermas por assim dizer eles entraram num processo de extinção?

Podemos supor que existiram grupos de resistência na luta pela sobrevivência?

Com o domínios dos homens podemos entender que um dos grandes mal sobre Arda foi curado com o fim dos orcs?


Deixo em aberto para vocês discutirem
 
Acho que as caçadas foram um grande baque para os orcs.

Mas o maior fator de destruição para os orcs foram os próprios orcs. Com a queda de Sauron ao fim da Terceira Era, não restou nenhum ser com poder ou "prestígio" suficiente para reunir os orcs sob um único comando. Os orcs passaram, a meu ver, a se dividir em tribos pequenas. Com a disputa de poder entre tribos por territórios, e também por causa de rixas dentro da própria tribo, os orcs acabaram por desaparecer completamente.
 
Eu penso que sem um governo centralizado para comandá-lo eles ficaram sujeitos à divisões em pequenos "clãs" de orcs chefiados, provavelmente, pelo guerreiro mais poderoso entre eles. Sem um senhor para liderá-lo, eles provavelmente viviam de pequenos saques, furtos e, creio eu, principalmente da caça (já que o crime demanda, além de perspicácia, o que eu não creio que seja o forte os orcs, armas e armaduras). Com esses problemas esses clãns foram diminuído cada vez mais com o passar do tempo.

O sumiço do(s) Senhor(es) do Escuro também contribuiu para uma expansão humana, áreas nas quais a vida humana (leia-se dos homens do Oeste) eram impossibilitadas pela presença do inimigo ficaram abertas para a colonização (o que também pode ter diminuído as oportunidades de caça e crimes), o que diminuiu o espaço dos orcs. Creio eu que a questão do armamento também pode ser [novamente] colocada, além do preço para a produção, temos a criação de novas tecnologias, o que aparentemente era exclusivamente feito pelos grandes e poderosos senhores. Então toda a sociedade órquica foi, pouco a pouco, desmoronando por falta de líderes qualificados, dinheiro e inovações. Mas acho que nada disso poderia abalar tanto quanto a podridão que era a sociedade órquica; eles só existem para um propósito: guerra, destruição e desgraças. Com o fim da necessidade desses propósitos, esse modo de vida se tornou um fardo pesado e desnecessário que os guiou para o colapso.
 
Última edição:
No fim da 4 era, os Orcs foram se espalhando dividiram - se em tribos, apesar deles falarem a língua negra (Muito díficil por sinal). Muitas tribos optaram por dialetos próprios, dificultando assim a comunicação entre sí.
Sabemos que os orcs foram criaturas criadas por Morgoth ( susessivamente por Sauron ). Sendo assim como a força do mal foi quebrada, de certa forma eles se enfraqueceram traindo assim sua própria tribo ( pois orcs não são seres confiavéis, além de serem odiados por tudo e por todos)
Assim creio que foi o fim deles, através de guerra entre tribos. Mesmo eles se reproduzindo facilmente, creio que foi uma extinção geral, assim dificultando a sobrevivência dessa raça malígna.
 
Última edição por um moderador:
Os orcs foram criados para servir O senhor do escuro.
A partir de um momento que não há nenhum Lorde das Trevas e ninguém que ocupe o cargo, não há nem motivo para os mesmos existirem.

Sem liderança, sem motivos, devem ter sido caçados um a um.
 
Na verdade a pergunta que vai deixar vocês bastante desesperados é: Quem disse que Melkor CRIOU os orcs? Achem isso nos livros.
 
Os orcs foram criados para servir O senhor do escuro.
A partir de um momento que não há nenhum Lorde das Trevas e ninguém que ocupe o cargo, não há nem motivo para os mesmos existirem.

Sem liderança, sem motivos, devem ter sido caçados um a um.


Concordo com você Anwel, como citei em um tópico acima.
Após a morte e a derrota de Sauron e Sarumam (Que por sinal, deu início ao cruzamento de orcs com humanos, assim criando criaturas terríveis)
os orcs não tinham mais uma motivação ou melhor redigindo uma motivação para existir, eles eram criaturas malignas sendo assim precisavam se alimentar da maldade, e logo após a derrota dos grandes senhores do mal na terra média, eles começaram a brigar entre sí (Um se alimentando da carne do outro por isso a justificativa do post acima, quando afirmo que mesmo com a facilidade de reprodução deles, de uma maneira geral essa raça entrou em extinção) Os orcs foram se auto destruindo.
 
Na verdade a pergunta que vai deixar vocês bastante desesperados é: Quem disse que Melkor CRIOU os orcs? Achem isso nos livros.
Evidentemente não criou, pois é impossível criar, a não ser para Eru. Mas que Melkor foi o "mentor" da corrupção dos seres que virariam orcs. Isso é algo presente em todas as versões da origem, daquela presente no Silmarillion à aquela nos HMe (principalmente o X). Vejamos o que está presente no capítulo III do Silmarillion:

Entretanto, pouco se sabe daqueles infelizes que caíram na armadilha de Melkor. Pois, quem, entre os seres vivos, desceu aos abismos de Utumno, ou percorreu as trevas dos pensamentos de Melkor? É, porém, considerado verdadeiro pelos sábios de Eressëa que todos aqueles quendi que caíram nas mãos de Melkor antes da destruição de Utumno foram lá aprisionados, e, por lentas artes de crueldade, corrompidos e escravizados; e assim Melkor gerou a horrenda raça dos orcs, por inveja dos elfos e em imitação a eles, de quem eles mais tarde se tornaram os piores inimigos.
 
Observando a divisão dos acampamentos de orcs e homens nas terras de Sauron, imagino que devia rolar uma repelência da parte dos homens em ficar nas proximidades dos orcs. Devia ser duro achar um bandido que se dispusesse a dar um recado básico aos líderes orcs. Quando Sauron se foi o preconceito deve ter rolado solto e os servos humanos de Sauron devem ter disparado uma limpeza étnica no grupo.

Quanto a continuar existindo, eu lembro de ter visto umas discussões por aqui sobre o fato de que algumas criaturas maléficas mais inteligentes de Melkor e Sauron serem na verdade espíritos convocados e aprisionados em formas grotescas, normalmente os líderes, como ocorria com os Nazgul ou Balrogs. Mas imagino que nem todos eles eram poderosos como esses chefes. Devia haver espíritos decadentes a seu serviço que só engrossavam fileiras e eram fiéis no serviço. Esses eu imagino que devem ter permanecido perturbando escondidos durante um tempo depois que a caçada terminou. Mas não muito.
 
Gostaria de lembrar aos amigos que independente de terem Sauron ou Melkor como líderes supremos, os orcs tinham vida própria e controle sobre sua própria raça.

Vale ressaltar que durante os dois milênios, os orcs viveram sem a liderança de Sauron, e boa parte da Terceira Era sem o comando dos nazgûl.

Não acredito que a existência em massa dos orcs se deva ao comando de Sauron. Acho que podemos colocar a questão natural das coisas também como alguns colegas colocaram como o isolamento e a falta de estruturas básicas devido ao local para onde tenha migrado ou voltado. Até mesmo foi por uma "escolha" dos mesmos, uma vida meio que de "proscritos" do mal.
 
Ah, vocês disseram tudo! ;)

Sabe-se que os orcs são uma raça belicosa, que brigam por ninharias, principalmente quando se trata de contendas entre tribos diferentes. Então, como foi falado antes, eles se matariam.

As caçadas, como foi dito, realmente atrapalhariam muito a vida deles. A falta de liderança também.

Neoghoster,
Concordo muito pouco com você quanto à limpeza étnica.
Isso até poderia ter acontecido se ainda restassem orcs em Mordor depois da queda de Sauron. Mas eles fugiram todos, não esqueça. E Mordor foi doada aos sulistas de coração valente, por Elessar, após a Guerra do Anel.

E quanto aos espíritos, você quer dizer que alguns faziam as vezes de orcs? Que estavam aprisionados neles?
 
Além do ódio dos Homens pela raça dos orcs, que levou a sua caçada, creio que a ausência de um Grande Líder (assim como muitos disseram - como Sauron, Morgoth) que "unificasse" todas as tribos de orcs sobre um único comando e acabando com as disputas 'internas', foi um dos fatores mais agravantes que levou à extinção.

Poderia até ter sobrado líderes como Bolg ou Azog, mas mesmo assim, sendo uma raça 'inquieta' e vil, e pressionados pelo isolamento... em algum momento eles iriam acabar se enfrentando com muito mais frequência (e olha que isso já acontecia, basta ver a rixa deles em Cirith Ungol, ou na marcha levando os pequenos), seja por corseletes brilhantes, comida, terras, escravos, ou seja lá o que mais.
E como disse o Neoghoster Akira, havia uma própria divisão no Império de Sauron. No final devia estar ladrão matando ladrão, homem matando homen, e principalmente ... homens matando orcs.

Quanto aos espíritos menores, malígnos, encarnados como orcs, ou seja lá qual forma usavam, também acredito que tenham permanecido criando problemas durante muito tempo. E penso inclusive que eles foram responsáveis por futuras lendas que surgiram nas próximas Eras, fruto do esquecimento do passado.
Imaginem: uma trilha numa montanha, onde todos que passavam desapareciam. Daí alguém fala que lá habita um monstro, e tudo mais. Depois de um tempo, temos uma nova lenda do "pé grande", ou de um ogro, ou qualquer espécie de folclore.
 
Ah, vocês disseram tudo! ;)

Sabe-se que os orcs são uma raça belicosa, que brigam por ninharias, principalmente quando se trata de contendas entre tribos diferentes. Então, como foi falado antes, eles se matariam.

As caçadas, como foi dito, realmente atrapalhariam muito a vida deles. A falta de liderança também.

Neoghoster,
Concordo muito pouco com você quanto à limpeza étnica.
Isso até poderia ter acontecido se ainda restassem orcs em Mordor depois da queda de Sauron. Mas eles fugiram todos, não esqueça. E Mordor foi doada aos sulistas de coração valente, por Elessar, após a Guerra do Anel.

E quanto aos espíritos, você quer dizer que alguns faziam as vezes de orcs? Que estavam aprisionados neles?

:lol:É que os orcs gostavam de covas em montanhas e Mordor era cheio de montanhas. Tinham um estilo fugidio de vida como o dos Trolls que atacavam escondidos a noite em lugares distantes para não chamar atenção. Um carneiro aqui, uma galinha acolá. Ninharias de lobos. E Sauron devia ter furado aquilo ali de covas e túneis ao estilo de Melkor. Minha teoria é que um orc fugia de um buraco para encontrar outro buraco.

Sobre as criaturas possuídas no Silma explica um pouco da fama de Necromante que Sauron tinha. Ele comandava exércitos de bestas tomadas por espíritos apavorantes (ou algo assim dizia no texto). Sauron fazia coisas que aos olhos dos Maiar e Valar eram muito proibidas e tão terríveis que eles nunca mencionavam aos elfos.
 
Olhe eu creio que até pela granda amizade que o Rei Aragorn tinha com os anoes, moria seria retomada, nao só por isso mas com certesa para a fortificação do comercio, e com isso todos os orc de la seriam expulsos, porem eu creio que expulsos sim exterminados nao.


Valeu
 
Evidentemente não criou, pois é impossível criar, a não ser para Eru. Mas que Melkor foi o "mentor" da corrupção dos seres que virariam orcs. Isso é algo presente em todas as versões da origem, daquela presente no Silmarillion à aquela nos HMe (principalmente o X). Vejamos o que está presente no capítulo III do Silmarillion:

BOA!! Mas repare no sutil "... considerado verdadeiro...", bem no início da citação; o Professor acabou se enrolando e na verdade a origem dos orcs é uma das pontas soltas da Obra.

Outra coisa legal pra debaterem: e os meio orcs, esses estão extintos? Lembrem que Tolkien cita que alguns homens eram tão próximos de orcs que uma união entre eles não sera impossível... talvez os orcs estejam por aí até hoje.


(bom eu tenho certeza! Até izeram uma baderna terrível aqui em São Paulo ontem comemorando um clube no qual todos se juntam! :g: )
 
BOA!! Mas repare no sutil "... considerado verdadeiro...", bem no início da citação; o Professor acabou se enrolando e na verdade a origem dos orcs é uma das pontas soltas da Obra.

Outra coisa legal pra debaterem: e os meio orcs, esses estão extintos? Lembrem que Tolkien cita que alguns homens eram tão próximos de orcs que uma união entre eles não sera impossível... talvez os orcs estejam por aí até hoje.


(bom eu tenho certeza! Até izeram uma baderna terrível aqui em São Paulo ontem comemorando um clube no qual todos se juntam! :g: )




Como citei em um tópico acima, Sarumam iniciou o cruzamento de humanos com orcs, dando assim origem aos meios orcs. E os meios orcs estão extintos?? ( pergunta Ramalokion )
 
Ja foi dito que os orc vivem para a guerra, então acho que foi com ja dito os que não foram caçados mataram uns aos outros por falta de um lider que se impusecem ou que colocasse medo neles pq acho que eles obedeciam Sauron mais por medo do que por respeito ou por ser um bom lider.
 
Extinção de uma raça leva muito tempo.

Podemos pensar nos ents por exemplo, sem as entesposas, "entinhos" e seus amigos ficando a cada dia mais "arvorescos", os ents certamente estavam em processo de extinção, mas a quanto tempo? Muuuuuito, certamente.

Para os orcs se entinguirem também, certamente levaria muuuito tempo, mesmo sem um Grande Líder (ou olho do mal que tudo vê, rs) eles não se entregariam tão facilmente à morte e a extinção, eles são orcs! ELES são a morte!

Acho que o rei Elessar certamente fez uma força tarefa para limpar o Oeste dessas criaturas, até nas Montanhas Brancas (se não me engano) tinha alguns grupos de orcs. Como muitos disseram, sendo os orcs, além de muito arredios e difíceis de matar, eles ainda viviam em cavernas nas montanhas. O Oeste da Terra-Média está repleto de montanhas e cavernas, atravessado por elas. Imagina a dificuldade de matar TODOS!

Penso como o mestre Dorak, depois de muita guerra de limpeza étnica, sempre sobraria alguns nas montanhas que daria origem a lendas de pé grande, golem, ou outros folclores. No fim, seus últimos remanescentes acabariam por morrer sozinhos, doentes ou machucados em seus próprios buracos, morreriam pela ação do seu tempo que acabara e não pelas espadas do Oeste (embora elas certamente acelerariam muito o processo).
 
eu acho q depois da queda de sauron os orcks foram caçados por toda a terra media, mas por outro lado

eu acho(no meu ver)q eles tinam um terra so para eles por um exemplo os elfos voltaram para sua terra natal no final da 3 era entao acho que sem um lider os orcks voltaram para auguma ilha ou local de onde sairam
 
Como citei em um tópico acima, Sarumam iniciou o cruzamento de humanos com orcs, dando assim origem aos meios orcs. E os meios orcs estão extintos?? ( pergunta Ramalokion )

Muitos poucos da raça de Isengard sobrou após o assalto dos Ents, os que restaram podem ter se juntado com os outros orcs ou se extinguiram mais rápido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo