1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A resenha está morrendo?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Diego-, 29 Mar 2011.

  1. Diego-

    Diego- Usuário

    Li esse post lá no Casmurros e achei uma questão interessante e que talvez vocês gostariam de discutir por aqui. Vou esperar o assunto correr um pouco aí dou minha opinião.

    FONTE:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    reparou que o texto só cita revistas/jornais estrangeiros? se a coisa está feia lá, imagina aqui, que não chegou a passar algum exemplo na memória do autor. =S
     
  3. Feynman

    Feynman Usuário

    Pergunta: a alegada “crise da resenha” se dá pela forma ou pelo método?Não me ficou claro no texto acima.
    É visível que com a massificação da internet a qualidade das criticas / resenhas não acompanhou o “boom” da quantidade. Agora daí dizer que o modelo de texto em questão “está entre a vida e a morte” acho um pouco de exagero. Lembrando que não é novidade que a mídia impressa, como um todo, vem perdendo espaço para as demais mídias eletrônicas.
     
  4. Izze.

    Izze. What? o.O

    Também acho que é exagero. Assim como a gente tem mais acesso à informação interessante na internet, a maior parte do conteúdo é descartável. O mesmo para resenhas. Um texto escrito superficialmente, com erros e todo o pecado que um ser humano pode cometer contra sua língua, sempre será deixado de lado. A internet tem boas fontes de boas resenhas, mais até que a mídia impressa e "especializada".

    Essa "decadência" que ele vê nas resenhas eu considero que está enraizada na cultura do próprio meio de comunicação. Como o Feynman disse, o espaço para a cultura, ainda mais para a crítica, é cada vez menor. E quando se fala em resenha em um jornal, o que o leitor tem é um serviço sobre o lançamento de um livro ou filme, e não uma análise sobre a obra, às vezes até pior que os blogs, que pelo menos dizem se gostaram ou não. No jornal hoje tudo tende a ser neutro, não pender nem pro ruim nem pro bom. Pelo menos os cadernos culturais daqui são assim. Não conheço profissional algum que tenha liberdade para dar sua opinião no próprio jornal ou revista, isso fica reservado para seus blogs dentro dos portais de comunicação.
     
  5. Calib

    Calib Visitante

    Tempestade em copo d'água.
     
  6. Pips

    Pips Old School.

    O jornalismo, na verdade, deve apenas informar o que é ou quanto é. Análises críticas de jornalistas existem poucas mesmo. Tanto que grande parte dos cadernos culturais não tem mais uma área voltada a crítica, pois como veículo que informa, e consequente forma opiniões, ele não pode soar pretensioso.

    Infelizmente no impresso não existem mais especialistas pagos para escreverem críticas justamente porque isso afasta o público.
     
  7. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Mas resenha é uma coisa, crítica é outra.
     
  8. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    Pode ser um pouco dos dois ? Ou não?
     
  9. Anica

    Anica Usuário

    depende do escopo do autor. mas a maura tem razão se nisso ela quer diferenciar os estudos de literatura (crítica) do que você pega na categoria de entretenimento da veja (resenha). uma crítica pode incluir uma resenha como um dos elementos do estudo, mas no final das contas é isso, um estudo. a resenha é um resumo com opinião.
     

Compartilhar