• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A real da Matrix

Se o mundo é na verdade uma simulação, não há espaços para falhas. Tudo, absolutamente tudo, seria controlado. O seu pensamento, seu comportamento, suas atitudes. A evolução dos seres vivos, os fenômenos físicos, químicos, científicos em geral e até mesmo os fenômenos que consideramos "paranormais".

É difícil entender, mas todas as leis naturais (por exemplo: a gravidade, a inércia, a evolução das espécies, etc) seriam criações da Máquina ou de seus programadores. Provavelmente, no mundo real, elas não existiriam, e ele seria regido por outras leis completamente diferentes.

Nem os seres humanos nem ninguém sequer desconfiaria que esse mundo não é o real. Não seria "como um sonho"; a Máquina programaria tudo para parecer completamente real.

Dentro de um Universo artificial não haveria espaço para falhas. Tudo seria absolutamente controlado. E ninguém, nunca, descobriria a verdade.

Por tudo isso, é que é possível (mas improvável) que sejamos apenas consciências artificiais, programas de computador, vivendo em uma simulação artificial.
 
Para isso seria necessário chegar à perfeição e eu não acredito que uma máquina criada por um humano poderia chegar.
Um computador como o de matrix eu não perderia meu tempo mantendo um mundo virtual para humanos, e usaria uma fonte de energia melhor como fusão nuclear ou algo melhor que já tivessem descoberto.
 
Sapiens disse:
Para isso seria necessário chegar à perfeição e eu não acredito que uma máquina criada por um humano poderia chegar.

Quem disse que essa "máquina" hipotética seria crida por humanos? Ela poderia ter sido criada por humanos, por ETs, por vacas, por baratas, por bactérias, por "espíritos", ou por alguma coisa que nem sequer imaginamos.
 
Nesse caso, não seria igual ao Matrix pq lá são as máquinas que criam esse sistema. Já passaria a ser um pouco mais coerente...
 
Quem disse que essa "máquina" hipotética seria crida por humanos? Ela poderia ter sido criada por humanos, por ETs, por vacas, por baratas, por bactérias, por "espíritos", ou por alguma coisa que nem sequer imaginamos.

esse eh o ponto,se nos vivemos em algo q apenas pensamos ser a realidade entaum qualquer entidade com poder suficiente pra faze a gente acreditar q essa eh a realidade pode ser a controladora da "matrix",naum apenas as maquinas..
 
Esse é um assunto que eu adoro discutir... :mrgreen:

Esse tema não é novo, muito pelo contrário. A milênios filósofos vem pensando sobre o tema, desde filósofos gregos, passando por Decartes e Berkeley. Eles questionaram o que é a realidade, o que é "material", qual a diferença entre realidade e sonho, entre outras coisas.

Um exemplo que eu já citei num outro tópico: "Um sábia chinês da Antigüidade um dia sonhou que era uma borboleta. Quando ele acordou, não sabia se era um homem que tinha sonhado que era uma borboleta ou se era uma borboleta que estava sonhando que era homem."

Esse exemplo é bom para discutirmos o que é um sonho, qual o limite entre sonho e realidade. Alguns filósofos também chegaram na conclusão de que o sonho (no caso de Matrix a simulação) pode ser "mais real" do que a realidade! Ou seja, é impossível saber quando estamos sonhando (ou sendo manipulados).

Tem um filme, que vi há uns 3 anos e não me lembro o nome, que é muito parecido com Matrix nesse sentido de manipulação. Nele, uma equipe criou um computador que era capaz de simular uma civilização, e você poderia "viajar" pra dentro dessa máquina. Em relação a Matrix, a diferença é que as pessoas não existiam, elas faziam parte da simulação.

No entanto, um dos criadores da máquina um dia morre, e deixa uma mensagem para o seu sócio dentro da simulação. Na tentativa de achar a mensagem, esse sócio vai pra dentro da máquina é acaba gostando da experiência. Só que um dia um cara da simulação descobre a mensagem, que dizia pra ele pegar uma estrada e seguir por ela até o fim. Quando esse cara chegou no fim viu que ele vivia numa simulação e ficou revoltado com isso. Daí a história vai se desenvolvendo...

No fim, o sócio acaba descobrindo que a mensagem era pra ele, dai ele faz a mesma coisa e descobre que o mundo dele também é uma simulação! Ou seja, existia uma simulação, dentro da outra!

Bom, já falei demais, se alguém lembrar o nome desse filme me fala, porque eu tava querendo assistir ele de novo...
 
Eu acho que é mais provável o homem criar a matrix por conta propria do que uma maquina. Cada dia estamos mais dependentes dos computadores para guardarem informacoes, dados etc. Sao feitas compras, vendas, conversas ao vivo pelo computador, etc.

Imaginem o dia que eles criarem um sistema parecido com o usado pelo povo do navio do morpheu para realizar treinamentos. Criar um sistema em que voce entra no mundo que foi projetado por um programa. E dai, voce passa a usar isso no dia a dia. Um comerciante americano se connecta a este program, se conecta aà intenet, e negocia com um japones, cada um em sua casa, mas ambos dentro da mesma simulacao. Uma Internet dessas simulacoes, onde todo mundo entra pra conversar, etc. Até imagino os sexy points que vao ter. Voce paga, poe a senha e entra na simulacao. Dai pode ate ser um humano conectado junto com voce, ou um humano feito pelo programa. Mas que diferenca faria? Nada daquilo seria real.

E por este ponto de vista, o homem entraria pouco a pouco numa matrix por sua propria vontade.
 
concordo com o Minas Ecthelion, acho q se um dia conseguirem criar um programa de realidade virtual as pessoas vão preferir fazer tudo virtualmente,
imagina q legal ia ser jogar os jogos de computador q jogamos hoje em dia, mas dentro de uma realidade virtual igual a matrix?

seria até um tipo de solução para muitos dos problemas que existem nas grandes cidades: violencia, transito, falta de espaço, etc, etc.

agora imagina o caos q seria quando acabasse a luz!
 
acho q se um dia conseguirem criar um programa de realidade virtual as pessoas vão preferir fazer tudo virtualmente,
imagina q legal ia ser jogar os jogos de computador q jogamos hoje em dia, mas dentro de uma realidade virtual igual a matrix?

Acho que isso não vai demorar muito...

Quando eu era menor eu sempre me imaginava dentro dos jogos,. Aí quando apareceu aquele óculos que simula uma realidade eu achei demais... :lol:

mas enquanto isso não chega vamos vivendo a realidade mesmo...mas será que o que vivemos é real??? :o?: 8O :lol: :mrgreen:
 
Esse tema da Matrix eh otimo pra uma discussão!
sera q vivemos numa alienação?!os computadores controlaram td?!
e se não fossem os computadores q estivessem nos usando, mas outra forma de vida (ETs) 8O :o?:
no mito da caverna, as ´pessoas pensam q o mundo eh feito de sombras, porem qdo descobrem o verdadeiro mundo elas não conseguem aceita-lo, pois eh muito diferente do q eles consideram real...e se fosse assim na teoria da Matrix, o mundo dentro da simulação seria totalmente diferente do real, pois assim o individuo q conseguisse sair, não se adptaria, enlouqueceria e morresse ou então faria de td pra voltar pra simulação...
Varias possibilidades podem ser imaginadas, mas eu axo q estamos bem longe de descobrir o q realmente eh real, axo q para fazermos isso teriamos q evoluir muito intelectuamente...
 
o nome do cara é Nick Bostrom, Universidade de Oxford, filósofo...ele publicou um artigo na revista Phylosophical Qarterly...

vislumbrando os horizontes da computação quântica e a possibilidade de se construir uma consciência artificial, semelhante à nossa, fazem surgir teorias como essa:

Existem 3 possibilidades para a humanidade:

1 - seremos extintos antes de construir esses programas, por azar ou por ser impossível fazê-lo

2 - mesmo que possamos fazê-los, não o faremos, por questões éticas talvez...

3 - um dia criaremos essas consciências simuladas e universos virtuais para contê-las... nesse caso existe a possibilidade de alguém já tê-los criado antes e nós talvez sejamos parte de uma dessas simulações... sempre resta a esperança de sermos nós a "história original", mas isso seria muito improvável...para o autor, existiriam tantas simulações aninhadas que seria muita sorte estarmos justamente no universo real 8O
 
Sinceramente não estamos longe da possibilidade de apenas sermos ou vivermos em uma simulação como a apresentada na trilogia cinematográfica 'Matrix'. Como sabermos se o que estamos vivendo agora não é apenas fruto de um sonho? De um super software de inteligência artificial? De um jogo de videogame de algum garotinho?

Matrix não é o primeiro e nem talvez será o último a tocar nesses pensamentos que tanto nos assustam e maravilham. Assistam por exemplo '13º Andar' - o filme citado pelo Sméagol -, assistam também 'Minority Report' que, mesmo não tocando diretamente no assunto, em determinada cena mostra algumas pessoas dentro de câmaras que simulam uma outra realidade de acordo com o que o cliente quer e também há o excelente 'Show de Truman'. Há até mesmo a tentativa de jogos como 'The Sims' de controlarmos a vida de outros - confesso que meu conhecimento quanto a esse jogo é mínimo -. Não nos esqueçamos também, é claro, da teoria da Caverna de Platão, do livro 'Simulacros e Simulação' de Jean Baudrillard e das enormes referências filosóficas das quais os irmãos Wachowski se utilizaram para criar esses três filmes.

A possibilidade de vivermos em um sonho, uma simulação, é muito grande sim e eu não me assustaria se em determinado momento nós descobrissemos tudo isso. Seria difícil a muitos aceitar, é claro, pois o que nós assimilamos como realidade é o que estamos vivendo agora e mudar isso nos perturbaria gigantescamente. Platão explica isso com seu mito da caverna. O problema é que é extramente difícil de aceitar isso sem termos ao menos uma prova concreta e convincente, mas seria necessária prova maior do que nós mesmos desenvolvermos uma inteligência artificial como a mostrada no filme?

O fato é que não estamos muito longe disso. Veja os avanços que a computação, os jogos eletrônicos, a digitalização, as simulações de nosso mundo, estão tendo nesses últimos anos. Não é difícil de acreditar que em pouco tempo nós estaremos desenvolvendo simulações tão boas quanto ou até mesmo melhor do que a Matrix. Mas isso, por mais óbvio ou apocaliptico que pareça, é o fato pelo qual muitos de nós tentamos negar essas teorias.

Ora, uma vez nós termos conseguido desenvolver algo desse tipo, a possibilidade de que tenhamos sido os primeiros a faze-lo é a mais ínfima possível. Tudo nos leva a crer que nós somos frutos de uma outra simulação também, pois, assim como é muita pretenção acreditar que somos o único planeta com seres vivos de todo o universo, seria muita hipocrisia pregar que nós somos os primeiros a desenvolver tal perfeita simulação. Libertar nossas mentes seria um grande processo para nos livrarmos dessa simulação.

Pode residir aí a explicação para alguns fatos paranormais que presenciamos, bem como a explicação para o Budismo e o espiritismo por exemplo. Veja por exemplo a idéia de samsara ou maya do budismo, que afirma que nossa vida se trata de uma grande ilusão formada por nossos desejos. Segundo o budismo, nós estariamos tratando tudo o que sentimos como se fosse real quando, na verdade, estamos presos à esse mundo pela ignorância de que tudo isso é uma ilusão. Como não citar também os cristãos gnósticos que acreditavam que nós acordariamos do mundo material e que essa não é a realidade verdadeira.

Nos libertar dessa simulação também implicaria num grande esforço às nossas mentes. Como podemos saber se o que conhecemos por mundo é exatamente igual ao nível que constrói nossa ilusão? No caso de sermos uma simulação de um grande computador, como sabermos se os criadores dela não são seres vivos muito diferentes dos que conhecemos? Se o mundo onde eles vivem seguem as mesmas leis físicas que o nosso segue? Se o universo só existe em nossa simulação? Platão tinha completa razão quando afirmou ser difícil para nós, para nossa mente, aceitarmos uma outra realidade além da que acreditamos ser a verdadeira. Presos nessa ilusão que nossa mente está condicionada a entender, descobrir o que seria a realidade seria um processo doloroso, difícil e talvez a alguns até mesmo impossível.

E ainda assim não teriamos certeza de estarmos novamente presos em uma simulação ou ainda dentro da mesma simulação. Uma das surpresas mais agradáveis de 'Matrix Reloaded' é sem dúvidas descobrir que Zion, o que conhecemos como sendo do mundo real, também é uma simulação, mas para nosso espanto ela é a mesma simulação da Matrix. Apenas mais um programa desenvolvido para manter nossas mentes sobre o controle da ilusão dando-nos a falsa opção de escolha quanto a poder ou não se libertar da Matrix.

Nunca, nunca talvez saberemos o que é realmente o real, o início de tudo. Podemos ser nós mesmos o início de várias ilusões como nós também podemos ser o fruto de milhões de simulações anteriores. E isso é sem dúvidas um pensamento fascinante. Talvez tudo não passe de uma bobeira, mas é totalmente válido se com a tentativa de nos libertarmos dessa suposta ilusão, pudermos evoluir, pudermos entender melhor nossa condição de seres-humanos.
 
A reportagem da Superinteressante que iniciou a discussão: http://super.abril.com.br/revista/0188/capa/1881.html

Esse trecho da reportagem é especialmente interessante:

Construir uma consciência artificial teria implicações muito maiores do que uma série de agentes Smith circulando por aí. Talvez isso seja a própria prova de que a nossa realidade seja de fato uma simulação por computador. Quem garante é o filósofo Nick Bostrom, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que trabalhou com a possibilidade de um dia criarmos programas de computador que tenham consciência. Em um artigo publicado no mês passado na revista britânica Philosophical Quarterly, ele calcula que existam apenas três possibilidades para o futuro da humanidade. A primeira é que nós seremos extintos antes de construir esses programas, por azar ou porque eles são simplesmente impossíveis de serem feitos. A segunda é que, mesmo que nós possamos fazê-los, não haverá interesse da humanidade em inventá-los, talvez por problemas éticos. A terceira, mais perturbadora, é que nós um dia inventaremos essas consciências simuladas e universos virtuais inteiros para que elas tenham onde viver. Nesses casos, as chances de alguém ter feito isso antes são muito grandes, e nós talvez fôssemos uma dessas simulações. "Seríamos como na Matrix, com a única diferença de não termos um corpo em outra realidade. O cérebro também seria simulado", diz Bostrom. Tudo bem, sempre resta a esperança de que nós fôssemos o grupo que criou todas as consciências virtuais, o que ele chama de "história original", mas isso seria muito improvável. Para Bostrom, existiriam tantas simulações que precisaríamos de muita sorte para estarmos justamente no único Universo que é real. "As platéias para quem eu apresentei essa teoria ficaram intrigadas, mas por enquanto ninguém achou uma falha no meu argumento", diz Bostrom. A questão agora é descobrir qual das três propostas é a mais provável – o palpite dele é que seja a segunda, e que as chances de que habitemos um mundo virtual estejam em torno de 25%.
 
Eönwë disse:
Construir uma consciência artificial teria implicações muito maiores do que uma série de agentes Smith circulando por aí. Talvez isso seja a própria prova de que a nossa realidade seja de fato uma simulação por computador. Quem garante é o filósofo Nick Bostrom, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que trabalhou com a possibilidade de um dia criarmos programas de computador que tenham consciência. Em um artigo publicado no mês passado na revista britânica Philosophical Quarterly, ele calcula que existam apenas três possibilidades para o futuro da humanidade. A primeira é que nós seremos extintos antes de construir esses programas, por azar ou porque eles são simplesmente impossíveis de serem feitos. A segunda é que, mesmo que nós possamos fazê-los, não haverá interesse da humanidade em inventá-los, talvez por problemas éticos. A terceira, mais perturbadora, é que nós um dia inventaremos essas consciências simuladas e universos virtuais inteiros para que elas tenham onde viver. Nesses casos, as chances de alguém ter feito isso antes são muito grandes, e nós talvez fôssemos uma dessas simulações. "Seríamos como na Matrix, com a única diferença de não termos um corpo em outra realidade. O cérebro também seria simulado", diz Bostrom. Tudo bem, sempre resta a esperança de que nós fôssemos o grupo que criou todas as consciências virtuais, o que ele chama de "história original", mas isso seria muito improvável. Para Bostrom, existiriam tantas simulações que precisaríamos de muita sorte para estarmos justamente no único Universo que é real. "As platéias para quem eu apresentei essa teoria ficaram intrigadas, mas por enquanto ninguém achou uma falha no meu argumento", diz Bostrom. A questão agora é descobrir qual das três propostas é a mais provável – o palpite dele é que seja a segunda, e que as chances de que habitemos um mundo virtual estejam em torno de 25%.
Sem dúvidas é um trecho interessantíssimo. E após le-lo eu pensei muito sobre as três hipóteses. Quanto à primeira, é ilusória. É praticamente impossível que nunca tenhamos a tecnologia suficiente para criar simulações como a da Matrix. Ela só seria verdadeira se em pouco menos de 5 anos alguma catátrofe mate a todos, do contrário, até lá acredito que já tenhamos condições para o desenvolvimento de tal sistema.

Quanto à segunda, muito mais provável, não acredito que conceitos éticos possam impedir nossa sociedade de criar uma simulação dessas. Ora, se até mesmo a clonagem, que a muito vem sendo considerada anti-ética, está a apenas alguns passos da clonagem humana, qual seria a ética que impediria a criação de uma simulação em um computador?

E quanto à terceira e sem dúvidas perturbadora, não tenho nenhuma objeção. Talvez nós só comecemos a ter dúvidas de se somos uma simulação quando construírmos alguma. E isso seria fantástico.
 
MATRIX EXISTE???(leia!!)

calma, ISSO NAO E MAIS UM TOPICO qualquer KERENDO FILOSOFAR :eek: SOBRE O Q TD MUNDO DIZ, QUER DIZER...NAO INTERESSA.AGORA LEIA! sobre

1º lugar: NAO VOU EXPOR MINHA OPNIÃO, PELO MENOS NAO AGORA. eu vou...

2º expor opiniões diversas(2 ou 3, hehe...) e ver com oq vc concorda ou nao, ou se tem outra ideia.

TÁ AÍ:tds opiniões eu li em revistas, escutei...enfim!e fiz um esboço deles, as "" servem só pra deixar com ar serio! e o * um coments, q nao precisa ser levado a sério tb, pois a interpretação vai de vc! :clap:

1- "po, véi, é mo escrota essa parada de MATRIX, vamos pensar... realmente pode haver outra realidade né não véi?!"
*esse é do tipo o "ligadão nas parada" q parece só agora perceber q pode pensar, NO COMENTS... :dance:

2- "que? MATRIX existe??? lógico que não!! a realidade é q há várias pessoas MORRENDO NO MUNDO, DE FOME, ACIDENTE, O Q FOR.. e esse "povinho" fika aí pensando nisso, alem de primeiramente resolver os problemas já existentes!!! pagando pau pra essa PRODUÇÃO IMPERIALISTA!! :evil:
*digamos...realista?!

3- eh, interessante filosofar sobre isso!!! afinal nos podemos muito bem estar numa "MATRIX" PQ NAO?! estamos realmente vivendo uma realidade?? isso faz rola um puta reflexão!!"
*... 8-)

4- "perai..td bem, podemos realmente estar nessa tal de matrix, mas esses que se dizem Fãs só vao pensar nisso agora??!!! poxa, vao sempre precisar de um filme pra sacar essas coisas?! por favor, ou vcs são muito ignorantes ou a pagação tomou a cabeça de vcs?"
*revolts talvez...nao sei! :aham:

5- "afff.. minha cara de q vou perder tempo pensando nisso, tô é com fome!"
*tcs tcs

e isso aí!
 
Eu acho que a gente realmente deve estudar e pensar mto antes de imaginar que o q a gente vive pode ser algo parecido .... mas qm sabe nao é!!!!!!!! Só filosofando , estudando td tipo de coisa mesmo ,,,, e tbm ter mta certeza p/ descobrir!!!!!
 
Segundo esse mito, as pessoas são como prisioneiros em uma caverna, que, amarrados em direção à parede, vêem apenas as sombras dos objetos e as tomam que se fossem o próprio objeto. Eis que um desses prisioneiros se liberta, vê o mundo como ele é, o sol, as árvores, etc. Entretanto, é recapturado.
Na verdade, o mito sugere que o "prisioneiro", depois de se libertar e ver o mundo real, não consegue suportar a sensação de q tudo q ele havia vivenciado até então era uma farsa. 8O Por isso volta para a caverna onde passou toda a vida.
Mas quanto à realidade de um Sistema Matriz, essa idéia vaitotalmente de encontro a vária Religiões, como Espiritismo e tal, das quais a base é o Livre Arbítrio e o "acerto de contas" em outras vidas po em lugar superior. Das duas uma : ou o filme foi muito bem idealizado e faz realmente os seus fãs pensarem, ou é uma completa tosquera inventada por dois irmãos emaconhados. :roll:
 
Na verdade, o mito sugere que o "prisioneiro", depois de se libertar e ver o mundo real, não consegue suportar a sensação de q tudo q ele havia vivenciado até então era uma farsa. Por isso volta para a caverna onde passou toda a vida.
Mas quanto à realidade de um Sistema Matriz, essa idéia vaitotalmente de encontro a vária Religiões, como Espiritismo e tal, das quais a base é o Livre Arbítrio e o "acerto de contas" em outras vidas po em lugar superior. Das duas uma : ou o filme foi muito bem idealizado e faz realmente os seus fãs pensarem, ou é uma completa tosquera inventada por dois irmãos emaconhados.

Acho que foi bem idealizado, usando suas palavras... :lol:

Como já foi exposto, essa não é uma discução nova. Os filosofos gregos da Antiguidade já se preocupavam com esse tema, e durante os anos várias pessoas pensaram sobre o tema. Os irmãos tiveram o mérito de retomar o assunto em uma versão hi-tec, com doses de kung fu e efeitos especiais...coisas que, pra mim, só deixam um filme melhor...
 
Para isso seria necessário chegar à perfeição e eu não acredito que uma máquina criada por um humano poderia chegar.
Não será necessário uma perfeição. Nós temos como base leis perfeitas, o humano apenas trabalha com ela... como diria um filósofo, que não lembro o nome "o humano não inventa, desobre". E é por aí, as leis do Universo, todas elas estão em perfeita harmonia e são perfeitas. O humano trabalha com as leis que manejam tudo (como a lei da gravidade, ligações químicas, energia, inércia e etc etc), com base nelas ele pode criar algo, mas nunca pode fugir delas.

Um programa de computador baseado em equações seria quase perfeito (não digo perfeito, pois esse é um termo muito abrangente). As equações matemáticas todas chegam num equilíbrio perfeito, se não chegarem estão erradas e mesmo assim elas lhe dão uma infinidade de opções. Um programa de computador baseado em infinitas equações corretas não teria como apresentar defeito.

Entrando no assunto de bases simples e corretas na feitura de algo mais complexo temos como exemplo os átomos, que num sentido bem figurativo, algo com certas regras certas, de uma certa forma simples é a base de um Universo inteiro (sabendo que existe partículas menores do que o átomo). Eu acredito que haja um único tipo de partícula minúscula que seja a formadora de tudo.

O exemplo mais prático acima foi apenas para elucidar o que escrevi acima, de que um programa baseado em equações corretas poderia gerar algo perfeito e complexo, extremamente complexo. Para exemplificar a situação lembrem-se da equação Rab-1/2Rgab=-8πGTab equação de Einstein que descreve o Universo (ler Superinteressante deste mês).

Antes que o Deriel fale eu leio a Scientific American também...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo