1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A real da Matrix

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por biskvito, 9 Mai 2003.

  1. biskvito

    biskvito Usuário

    A revista Superinteressante traz Neo na capa, e sugere que os cientistas estão intrigados com a possibilidade de o mundo ser uma Matrix...

    O que vem a ser isso?
     
  2. Ellion Cold

    Ellion Cold Usuário

    O mundo está dividido entre aqueles que assistiram ao filme Matrix e aqueles que não o assistiram. Aconselho que assista ao filme para compreender melhor a idéia do mesmo. Sem falar que a sequência do mesmo sairá nos cinemas no dia 23 deste mês.

    :roll:
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    O mundo tá divido entre os que leram Super e os tontos que continuam lendo. Troque pela SciAm ou pela Planeta (hj em dia dá na mesma que a Super) 8-)
     
  4. Orion

    Orion Jonas

    Eu leio as três e a Super é muito interessante.
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    Manda essa frase pra eles, eles vão usar :mrgreen:
     
  6. Liurom

    Liurom Usuário

    Isso é realmente ridículo do ponto de vista literal. É claro que não vivemos aprisionados por máquinas ou coisa parecida.

    Entretanto, do ponto de vista filosófico, Matrix é uma expressão de uma idéia bastante antiga, que é o "mito da caverna", de Platão. Segundo esse mito, as pessoas são como prisioneiros em uma caverna, que, amarrados em direção à parede, vêem apenas as sombras dos objetos e as tomam que se fossem o próprio objeto. Eis que um desses prisioneiros se liberta, vê o mundo como ele é, o sol, as árvores, etc. Entretanto, é recapturado. Conta então para seus companheiros suas experiências, tenta descrever os objetos como eles são na verdade, mas não é capaz de convencê-los, libertá-los da ilusão das sombras.

    Considero essa idéia bastante pertinente, porque interpretamos tudo o que apreendemos pelos sentidos e julgamos de acordo com nossa experiência empírica. Logo, não podemos excluir a possibilidade de que o que acreditamos conhecer não corresponda à realidade em si, mas sejam apenas sombras de um mundo muito diferente. Nesse sentido, podemos dizer que vivemos numa Matrix, num estado de permanente ilusão.
     
  7. Eönwë

    Eönwë Usuário

    A reportagem é realmente interessante...

    Não há nada que impeça que nós sejamos apenas consciências artificiais vivendo em um universo criado por computador. Parece muito improvável, mas não é impossível.
     
  8. Ellion Cold

    Ellion Cold Usuário

    Também prefiro a SciAm, mas em termo de matérias humanas a Super é melhor (mesmo por que até agora não vi nada disso na SCiAm, que é pura ciência). Creio que quem gosta de assuntos psicológicos do dia-a-dia como suícidio, racismo, entre outros, a Super é uma boa opção. Mas com excessão das matérias, ela só serve como "Guia dos Curiosos". Exemplo: "De onde surgiu a expressão Santa do pau oco?"... Não considero tal questionamento muito interessante, muito menos "SuperInteressante". Creio que se a Super fizesse uma reforma e implantasse mais ciência em suas páginas, retirando as banalidades, seria bem melhor...
     
  9. Hal

    Hal Usuário

    Nada a ver. Teria que ser um baita computador ein?

    Quem são esses cientistas?
    Não li essa reportagem, mas não tem alguma coisa a ver com a tal teoria dos hologramas?
     
  10. Ellion Cold

    Ellion Cold Usuário

    Por isso que é improvável, mas não chega a ser impossível. Poderíamos também ser até mesmo o sonho de alguém ou a materialização desse sonho. As possibilidades são muitas, nem tudo tem que ser como lhe parece aos olhos ou como convém à humanidade.

    Já pensei bastante, no passado, sobre a possibilidade do mundo ser como contado no filme Matrix. Acredito que não seja, mas não tenho como provar que não é, assim como não conheço ninguém que possa provar que é ou não.
     
  11. Hal

    Hal Usuário

    Já notaram que esse tópico tem uma propaganda disfarçada de uma certa babida ? :lol:

    Imagine que seja. Então como que nós poderíamos descobrir tantas coisas e tudo se encaixa certo? Os que criaram a "matrix" teriam que já ter descoberto tudo do universo... sem falar que o que sentimos na vida real é diferente do que sentimos em um sonho, mesmo que seja um sonho muito real.

    A idéia de viver em um sonho é muito pessimista, e absurda, deixo isso pros filmes. :wink:

    Mas na teoria dos hologramas tem um négocio que eu não entendi direito, de que tudo poderia ser uma progeção de alguma coisa, sei lá. Tem coisas muito estranhas no mundo. :tsc:
     
  12. eh o mesmo conceito da historia do livro o mundo de sofia. ou então dakele filme o show de truman. nós aceitamos como realidade aquilo q desde sempre vemos na nossa frente.

    mas quem garante que tavez naum fomos todos criados ontem, e todas nossas memorias são artificiais, implantadas? ou então que soh eu existo e todos vcs não passam de frutos da minha imaginação?
     
  13. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Por que não simplesmente DEFINIR a verdade como "aquilo que desde sempre vemos na nossa frente"?

    É meio difícil de explicar; não sei se entenderam o que quis dizer. Mesmo que sejamos só um sonho, não saberemos disso pois está acima da nossa compreensão saber disso. Então aceitemos a maneira como vemos o mundo como sendo real, mesmo que a realidade seja mais complexa.
     
  14. mAlkAviAn

    mAlkAviAn Usuário

    e qual o problema quanto a isso? se estivessemos vivendo em um mundo aritifical interligado entre a consciencia de todos o baita computador manipularia a realidade desse mundo como bem entender, e o que isso significa? esse mundo artificial ter uma "realidade" bem diferente da realidade real (opa, um pouco confuso hehe) .....bem, vamos dizer que o mundo real, o das maquinas estivesse no ano de 2500 enquanto a realidade projeada para nós seria a de 2003 e alem disso com perspectivas menores do que deveriamos ter em relação a tecnologia, para claro, nao chegarmos a deduções como essa (vivemos em algo que não é real) algum dia e sempre pensar coisas do tipo "duhhh, ia precisar de um baita computador bom pra isso hein?" :wink:


    bem... minha dedução acima ja responde um pouco sobre isso..... a mundo real seria milhoes de vezes mais avançado que o mundo artificial (sim, isso é facilmente dedutivel quando levamos em conta o tipo de tecnologia envolvida) e com isso ele (a maquina) poderia manipular tudo no mundo artificial de maneira que as cosias se encaixassem apenas seguinda a linha de desenvolvimento do mundo real, como ele ja teria sido alguma vez, mas claro, omitindo e trocando fatos que nao levassem a conclussoes da descoberta do mundo artificial.... e se a coisa chegasse num ponto onde o mundo artificial estivesse ameaçado a maquina poderia simplesmente formatar tudo e começar do zero :lol:

    ideia pessimista? bom, dae depende do ponto de vista, agora, absurda? bem, nao tem como provar que seja impossivel :obiggraz:
     
  15. mAlkAviAn

    mAlkAviAn Usuário

    opa... era ai que eu queria chegar :wink:

    :D
     
  16. * Lilyris *

    * Lilyris * Usuário

    É rudo muito complexo.. Teorias e teorias e teorias e masi teorias, agora a Verdade ninguém sabe ou saberá. Ou não.
    Só que eu sou do tipo de acreditar em tudo, não duvido de nada, por isso também já cheguei a crer que o mundo fosse como Matrix, e muitas vezes me pergunto o que é a REALIDADE (a Lite fez até um topico sobre isso, mas nao sei se foi pra frente :roll: ) E pelo jeito cada um faz sua propria realidade, (que nem o filme A Cela...) e se o mundo for como a matrix, seria uma coisa completamente "assustadora".
    É totalmente improvavel que seja assim, pois prefiro acreditar que o homem quem criou o computador.. não o computador que criou o homem :?

    Agora, que seja... se fosse assim, qual seria o objetivo das maquinas de controlar o mundo? Pra que elas iriam querer criar o mundo? Sendo que elas podem destrui-lo a hora que quiser? Ou como disse, formatar?
    (mesma indagação de pra que Deus criou o mundo? :o?: [pra qm acredita nisso...tipo eu..])
     
  17. mAlkAviAn

    mAlkAviAn Usuário

    tipo.... mesmo na teoria de matrix os homens tambem criaram a maquina e nao ao contrario, pras maquinas existirem elas tiveram que ser criados por um ser racional e biologico (pra criar as maquinas só outra entidade que nao a mesma) ..... o que acontece é que as maquinas vao se desenvolvendo cada vez mais, pelos homens, até que chega num ponto em que elas ganhariam consciencia propia e fariam uma revolução para desbancar os seres que estao no ponto da cadeia e do desenvolvimento maximo (os homens).......... no caso de matrix, as maquinas usam os humanos como alimento altamente proteico e nutritivo :twisted: .....e tipo, qual seria o objetivo das maquinas controlarem o mundo? bemm.... podemos supor "N" motivos.... mas o real, só elas mesmo para nos dizerem :lol: ..... mas acredito que a intenção delas nao seria destruir o mundo, pelo menos nao no ponto de vista delas (o que pode ser diferente para o nosso) mas sim governar tudo :roll:

    ... a questao é que se um dia te oferecerem uma de duas pilulas de cores diferentes, seu mundo pode vir a ruir ..... afinal... drogas matam :lol:
     
  18. Hal

    Hal Usuário

    É muita informação. Não é só interligar mentes, é tudo. Cada átomo, cada reação química tem que estar prevista quanto ao seu resultado, tudo. Eu não consigo nem pensar em alguma coisa que tenha todas as informaçõe atuais e as possíveis descobertas...

    Então, as descobertas não seguem etapas cetas, derepente nós poderíamos dar um salto e até mesmo chegar mais longe do que a realidade dos que programaram.

    Só se for assim mesmo.

    É pessimista, dá a idéia de que estamos presos. Pode não ser impossível, mas que parece parece e as chances são mínimas.

    Mais uma coisa absurda, pra que usar humanos fracotes? É melhor usar um elefante.
     
  19. mAlkAviAn

    mAlkAviAn Usuário

    bom, nem precisava responder essa ja que tem em post meu ai em cima, voce ta baseando isso na nossa realidade (a artificial no caso), nao daria pra saber o nivel de desenvolvimento da real realidade

    errrr.... as maquinas tem total controle da realidade artificial, manipulação saca? brincar de deus no sentdo literal..... isso impediria um salto revolucionario que nos deixaria mais avançados que a realidade que nos mantem..... sem falar que a real realidade esta muito mais a frente, centenas e centenas de anos..... resumindo com um argumento seu, seria impossivel a realidade artificial ultrapassar a real realidade pelo simples fato de que "nós" nem conseguimos imaginar maquinas tao avançadas e um sistema complexo desses

    qualidade, praticidade, alta no mercado e facilidade de criação...sem falar que nao requer muito espaço a cultivação de humanos :lol:
     
  20. Coiote

    Coiote Fallin´

    bem,a questaum de q se vivemos em uma REALIDADE ou naum,ou do q eh a REALIDADE, pra mim, eh secundária se formos trazer o filme matrix pra nossa vida...a msgem q o filme me passou foi de q muitas pessoas no mundo vivem em um mundo de sonhos,um mundo onde elas saum alienadas a serem o q "algo superior"(o sistema,ou a burguesia para um socialista ,por exemplo) quer q vc seja;e q sempre haverah "alguem"(ou muitos alguens) q vcaum contestar essa alienação
     

Compartilhar