• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Queda de Gondolin" há 85 Anos.

Smaug

Cacho
Era quarta-feira, 10 de Março de 1920, quando J.R.R. Tolkien lia "A Queda de Gondolin", uma das primeiras histórias de sua Grande Mitologia. Na Carta 163 Tolkien escreve para W.H. Auden sobre seu processo de criação de O Senhor dos Anéis e do início de O Hobbit, e lá ele escreve o seguinte:

Carta 163 disse:
"Embora a primeira história real deste mundo imaginário quase totalmente formado como este aparece agora fosse escrita em prosa durante uma licença por razão de doença ao término de 1916: A Queda de Gondolin, que eu tive a audácia de ler para o Clube de Composição Da Faculdade Exeter em 1918. Escrevi muito mais em hospitais antes do fim da Primeira Guerra Mundial."

De fato, como segue a nota no texto, na verdade foi lido dois anos depois:

Carta 163 disse:
"A Queda de Gondolin" foi lida de fato no Exeter College Essay Club não em 1918 mas em 1920, como está registrado no livro de ata do clube: "... na quarta-feira 10 de março às 20:15h.... o presidente passou aos assuntos públicos, e chamou o Sr. J. R. R. Tolkien para ler A Queda de Gondolin ".

Data esta que completa hoje 85 anos. Na época, "Gondolin" e "Melkor" se chamavam "Gondothlim" e "Melko".
 
Já 85 anos! Caramba, quanto tempo! 8O E mesmo por ser uma das primeiras histórias escritas por Tolkien ela não deixa de ser boa, bem que ela sofreu várias modificações.., mas mesmo assim é um dos melhores contos que eu já li! :mrgreen:
 
Mesmo ela sofrendo várias alterações no decorrer dos anos, a versão original, encontrada no segundo volume da HoMe, "The Book of Lost Tales, part 2", sem dúvida é a melhor na minha opinião: o melhor conto de toda a carreira literária de Tolkien, além de ser o único conto do Silmarillion que ele chegou a completar.
 
O conto da Queda de Gondolin é o meu preferido :mrgreen:
É emocionante saber que depois de 85 anos, ela ainda continua a nos cativar.
O que é bom não fica ultrapassado. :obiggraz:
 
Mesmo ela sofrendo várias alterações no decorrer dos anos, a versão original, encontrada no segundo volume da HoMe, "The Book of Lost Tales, part 2", sem dúvida é a melhor na minha opinião: o melhor conto de toda a carreira literária de Tolkien, além de ser o único conto do Silmarillion que ele chegou a completar.

Ah, sim! Já li essa versão da hisótia e é realmente muito boa! Um dos melhores contos realmente, mesmo depois de 85 anos! 8O
 
GOndolin pela sua estrutura é uma das mais facinantes histórias (considerando os recursos inovadores como uma cidade ao meio de uma cordilheira...), acho que só Minas Tirith (e Morgul) se comparam com essas "novidades" que tolkien criou
 
85!!! Da idade da minha Tia!!! :lol:

Mas alguém me explica como funciona o "Clube de Composição Da Faculdade Exeter"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo