1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang, 2004)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Herrman, 6 Mai 2005.

  1. Herrman

    Herrman Usuário

    Eae pessoal. Creio que nem todos sejam maníacos por Historia e Cinema como eu, mas para os infelizes que o são, convido a responer: vcs acham o burburinho devido ao lançamento de A Queda algo justificavel?
    E para quem assisitiu: muito barulho por nada?
     
  2. O problema é que existe uma aura tão extremamente forte e negativa ao redor de Hitler que qualquer coisa que mostre (nem que miniminizadamente) um lado mais um humano dele causa uma porrada de polêmica. Mas o filme sequer faz isso. Basicamente, o único momento em que ele parece ter o mínimo de simpatia é na primeira cena, que se passa em 1943, onde ele ao menos sorri e demonstra alguma compaixão.

    No resto, é a retratação de um ditador decadente, exacerbado pelos sentimentos de traição e desesperança, fazendo discursos insanos e cruéis provocados pelo desespero da situação: a infantaria russa cerca Berlim e ameaça a soberania do Fürther, ao mesmo tempo que os últimos exércitos alemãos vão se perdendo. Em suma, uma visão de Hitler não muito imprevisível. É quase que exatamente o tipo de reação que esperaríamos de alguém de mente "doentia" que cometeu milhares de atrocidades. A diferença é que dessa vez nós vemos o Hitler em pessoa. Mas, enfim, não vejo bons motivos pra fazer tanto reboliço.

    O que é interessante, no entanto, é perceber a fidelidade, dignidade e respeito que os ministros, generais e adeptos do partido nacional-socialista em geral mantêm pelo ditador; ainda que essas pessoas reconheçam que as idéias dele estejam claramente infundadas. É uma devoção tão grande que ultrapassa a esfera da razão para entrar num ponto em que auto-sacrifício é inteiramente concebível. O momento culminante desse comportamento se explicita numa cena que eu, particulamente, considero uma das mais chocantes da história do cinema. Quem viu certamente sabe do que eu tô falando.

    O filme só não é muito bom porque eu fiquei com tédio em vários momentos. Mesmo assim, comove e impressiona pelo seu realismo. Em geral, merece ser visto sim.

    :uhu:
     
  3. Lycaeon

    Lycaeon Usuário

    Tudo isso, se deve à apenas uma palavra: HITLER.
     
  4. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    eu estou com muito receio de ver... pois como estudioso do fato tenho medo de ter muitas coisas erradas... ou meu interpretadas.... e isso realmente me preocupa.... mas vou ver.... e espero sair vivo do cinema depois...


    Dwarf
     
  5. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Eu queria ver, mas o cinema daqui do interior num passa não, heehehehehe...

    Vai ter que ser em fita ou vou ter que ir pra Sampa assistir (tá, são 40 mins de onibus, não é tanto, ehhe)...

    Eu gosto bastante de filmes baseados na história, e esse deve ser interessante por todo esse lance do Hitler, etc, que - querendo ou não - é um assunto polêmico e vai ser ainda por um bom tempo.

    Bom, sei lá... Espero ver logo.
     
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Ristow, acho q o rebuliço foi pq foi o 1o filme alemão sobre Hitler.

    Fica então não só a expectativa de ver um alemão sendo retratado pelo seu proprio povo(apesar de Hitler seu Austríaco na verdade, seu nome está estigmatizado a Alemanha, ninguém chama Austríaco de Nazista) mas tb a chance de ver oq saiu depois de 60 anos com muito cuidado ou muita vergonha pra tocar neste assunto.
     
  7. Hack

    Hack Lord Kpota

    Deve ser bem interessante esse filme, vou ver sim, ainda mais pq eu gosto sobre assuntos relacionados a IIGM.
     
  8. Herrman

    Herrman Usuário

    É veio....

    Eu queria mesmo ver o bagulho...mas quando cheguei lá no cinema vi o cartaz e a indicação para 18 anos e vi minha alegria ir agua a baixo...
    Só em DVD agora :disgusti:
     
  9. Engethor

    Engethor Son of Jango

    Um parênteses sobre o parênteses do Fingol: tá, Hitler nasceu na Austria, mas dado que ele serviu no exército alemão na 1a Guerra, obteve cidadania alemã, fez carreira na Alemanha, foi chanceler e ditador na Alemanha, não é surpresa que ele tenha estigmatizado a Alemanha e não outro lugar. Entendo que o Fingol esteja preocupado com a má fama injusta que alemães em geral recebem, acusações descabidas como "todo alemão é nazista" (sobrou até pro Papa alemão, oras!), mas independente da origem do maluco, foram eventos que marcaram a Alemanha.

    E austríaco chamado de nazista tem aquele Joseph Haider, lider de um partido de extrema direita na Austria que foi bem votado numa eleição recente. Espero que o fato dele ter sumido do noticiário internacional seja uma boa noticia.


    Para quebrar o clima, uma frase atribuída a Einstein: "Se minha teoria da relatividade for verificada, os alemães me chamarão de alemão e os franceses me chamarão de cidadão do mundo. Se minha teoria for negada, os franceses me chamarão de alemão e os alemães me chamarão de judeu."
     
  10. Herrman

    Herrman Usuário

    hehehehehehe

    :lol:
    Só Einstein mesmo... :lol:
     
  11. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    Assisti ao filme no cinema hoje, muito bom. Eu já sabia de toda a história (devido a assistir muito History Chanel ou deveria dizer War Chanel :lol:) , o filme foi bem fiel ao que eu sabia e muito detalhado. Tirando um ou dois leves detalhes.

    O filme causou polemica por que trata de um tema polemico, isso é inevitável e necessário para um filme desse.

    A parte humana de Hitler, é aceitável e acho que é ums das maiores qualidades do filme (Alias, Excelente interpretação do dito cujo). Mesmo ele sendo quem é ele não deixa de ser humano, e os arianos para ele são pessoas então ele os tratava de outra forma. Eu já vi um vídeo em algum documentário que mostra ele brincando com o cachorro e por um momento ele parece normal, ou seja, ele deveria ter um lado menos horrível.
     
  12. Gil_Gaer

    Gil_Gaer A lost elf

    Re: É veio....

    Compartilho de sua revolta, já que aqui na minha cidade o filme nem estreiou. Estou P da vida com isso!

    Aconselho vc a procurar a revista Aventuras na História (R$ 8,95)que estampou Hitler na capa (site:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ). A matéria deve ser bem legal, estou pensando em comprar. Há outra revista que tb tinha na capa uma foto de Hitler em um desfile. Não lembro o nome dessa revista, mas o preço é R$14,00.
     
  13. Strider

    Strider Usuário

    Decepção completa. Eu esperava um bom filme, mas A Queda é ruim, e vai ficando pior com o passar dos dias.

    A única coisa que presta no filme é o personagem do Hitler - o ator e sua 'humanização'. No começo, eu obivmante fiquei, sei lá, chocado, porque desde os meus nove meses de idade que ouço falar de Hitler e de sua maldade. Algumas vezes o diretor exagera e apela para alguns clichês. Ou algumas cenas chutadas pra dentro do filme, tentando dar um pequeno background do Hitler, como diálogos falando rapidamente sobre ele. Nada mais que subestimando minha inteligência. Mas isso é o que salva o filme - o diretor acerta quando foca na tragédia do Hitler, mas quando não...

    O excesso de personagens para melhor recriação da época foi um desastre. Se distanciar do Hitler foi um erro narrativo ggigante martelando na cabeça do espectador uns manés secundários entediantes. É detalhe aqui, detalhe ali, sobre a faxineira, sobre um garoto inútil, etc.

    Outra coisa ruim foram as cenas para 'chocar' com bombas caindo a cada minuto em cenas idênticas, causando nada mais do que, uh, tédio. Se quiseram mostrar como era enlouquecedor ficar dentro daquele bunker - que não trazia desconforto algum -, não conseguiram.

    Eu fui para gostar, mas o filme é uma porcaria, que escrever sobre ele me cansa. A direção então. [1/4]
     
  14. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Interessante

    O interessante é que aqui em Curitiba em todos os cinemas a censura é de 16 anos.
    Eu vi o filme, achei interessante, pricipalmente com a humanização de Hitler.
     
  15. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    86, um dos melhores filmes que já assisti.
     
    Última edição: 29 Out 2005
  16. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Fiquei abismado com a similaridade que eles conseguiram atingir com os atores, o Goebbels era igualzinho...
     
  17. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Meu Prof. de Historia me recomendo e eu aluguei, bem legal, alem, logico, do lado humano de hitler, tem a parte do desconhecimento do povo de varias barbaries cometidas pelos alemães, que eu tambem gostei... nota, 76
     
  18. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    Perfeita a caracterização psicológica que deram a Hitler e aos outros personagens. Todos tiveram uma caracterização caprichada e excelente desenvolvimento dramático ao longo do filme.

    Nesse aspecto também capricharam, imho.
     
  19. Fosco

    Fosco Usuário

    Realmente, o filme é muito bom, apesar de um pouco parado em alguns momentos. Mas ele tem o mérito de ficar na sua cabeça por dias e dias, martelando na mesma tecla: como isso um dia foi acontecer? Fora o horror que o filme não mostrou. Os altos dirigentes nazistas bêbados festejando enquanto a população é bombardeada foi sublime.

    Bruno Ganz é foda.
     
  20. Strider

    Strider Usuário

    Meus pêsames.
     

Compartilhar