• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A primeira impressão... Foi de vilão

Melian_ a maia

Eu não sou um
Ao acompanhar a obra de tolkien eu notei que vários personagens passaram uma 1° impressão má e fria, que foi associada a vilão ou pessoa do lado mau da história.
Eu tive essa impressão (que eu me lembre com certeza e possa citar nomes) com 4 pessoas:

- Boromir (ele no fundo, eu até queria que morresse, muito petulante, mas depois fiquei com dó =/)

- Galadriel (desconfiei dela no livro mas no filme fiquei com medo na cena que o Frodo está com ela olhando o espelho de galadriel e ele oferece o anel p/ ela, e a postura dela altiva e serena tbm dá arrepios!!!!!!!!!!!!)

- Gollum (ele era muito traiçoeiro e totalmente instável! Uma hora era bonzinho, outra mal, na verdade a impressão que eu tinha dele é que ele era uma cobra,que ia matar na 1° oportunidade, mas dava dó do smeagol)

- Faramir (Depois da mal sucedida relação com o Boromir o Faramir no inicio pareceu muito ocm o irmão, no livro nem tanto mas no filme ele não era muito legal =/)

Se eu bem me lembro tem outros contos e fragmentos dos livros de Tolkien que nos deixa com essa impressão de maldade, será que foi uma artimanha de Tolkien esta impressão p/ que a história se tornasse mais interessante??
Ou vc´s não concordam? Acham que eu sou paranóica e vejo maldade em tudo?? rs
 
Última edição:
Concordo com vc, só não fiquei com a má impressão do Faramir.A maioria dos autores faz essa artimanha de causar uma determinada impressão para nos surpreender depois, a primeira coisa q me lembrei foi do Harry Potter no caso do Snape e do Star Wars do Anakin :P.Essa primeiras impressão acho q só enriquece a história, não recebemos tudo pronto do autor, "somos pegos de surpresa no final", mas quando ela é mto grande e marcante fica dificil mudar nossa opinião em relação a personagem e sempre iremos ve-las como más ou boas.
 
Desta lista o único que eu acredito que era mal e continuou sendo foi o Gollum, pois ele tinha um coração negro. Boromir eu não acredito que ele fosse mal, só queria o bem do seu povo, pelos meios errados mas sempre visando o bem de Gondor. Se os personagens de Tolkien fossem caracterizados como sendo maus se tivessem um pouco de cobiça então teriamos vários Senhores do Escuro, Fëanor é um bom exemplo, ele só pensava nas Silmarillions e cometeu atrocidades por causa delas, mas nem por isso era mal.
Galadriel tinha aquela atitude altiva e serena, pois era a elfa mais sábia e uma das elfas mais velhas na TM, realmente o filme passou uma imagem dela um tanto maligna, mas no livro eu não percebo essa maldade.
Já Faramir, também era como o irmão, sempre visava o bem de Gondor, mas era mais sábio e tinha um coração mais generoso.
 
Galadriel tinha aquela atitude altiva e serena, pois era a elfa mais sábia e uma das elfas mais velhas na TM, realmente o filme passou uma imagem dela um tanto maligna, mas no livro eu não percebo essa maldade.
.

É verdade, a Galadriel do livro não me passo uma imagem ruim, já no filme não, eu fiquei com uma má impressão mto grande dela.Como eu vi o filme antes de ler o livro, já fui com um conceito formado dela e me surpreendi mas até hj tenho a imagem dela do filme por isso não vo muito com a cara dela.
 
Sem brincadeira gente!
Depois de um tempo quando vi Nárnia aquela cena da Galadriel ficou muito parecida com a da Feiticeira hahahaha como dizia um menino que eu conhecia "mulher tinhosa" fala calmo e doce quando quer mas depois vira uma monstra rs
Foram impressões, e realmente Feanor ficou com uma reputação bem discutivel, mas assim como o Cafe não creio que ele fosse mau, usou de formas erradas, era egoista p/ caramba, mas não propriamente mau...
Deve ter mais personagens que deram essa impressão...
No caso da Galadriel e do Faramir, creio que foi o filme que enfatizou algo a dar esta impressão
 
É comum esse tipo de coisa, você achar que o cara é mau e ele mostrar-se ser e bom e vice versa, disso tira-se uma liçõa valiosa "Nunca julgue um livro pela capa", mostra que nem sempre a primeira impressão faz-se verdadeira.
 
Eu também sentia isso de alguns personagens, principalmente em relação a Gollum e Boromir. Gollum, mesmo ele colocando Sam contra Frodo, fazendo tudo o que ele fez, agora eu já penso diferente: Gollum, no final das contas, ajudou e muito na destruição do Anel. Boromir eu o considerava muito vil, por tentar tomar o Anel de Frodo, mas agora que estou lendo o livro de novo, vi que ele teve seus "motivos", várias coisas passavam pela cabeça dele, não somente "Eu vou roubar o Anel dele!".
Tolkien fazer o leitor ter diferentes visões sobre um personagem é legal. O leitor, depois de conhecê-lo vê as faces da sua personalidade, é bem interessante. Me lembra conhecer pessoas: à primeira vista pode parecer de um jeito, mas conhecendo-a melhor, você vê que tal pessoa não era tudo aquilo que se pensava.
 
Última edição:
Resolvi adotar um comportamento diferente quando eu for postar algo gigante...

O uso de Spoilers, para não poluir o visual dos tópicos. Tava a pensar que estou bem antiquado há muito tempo ao postar coisas enormes, e com certeza isso incomoda muita gente...


Para mim Fëanor, por exemplo, analisando os atos, foi o que mais se aproximou do merecimento do título de vilão.

No caso dos personagens citados aqui no tópico, diria que os comportamentos dos respectivos, com exceção de Gollum, tiveram justificativas que incidiam sobre um bem maior, seja satisfazendo o anseio de um pai e a salvação do próprio Reino ( no caso das atitudes de Faramir e Boromir), seja querendo redimir-se das escolhas feitas no passado (Galadriel).

Dos citados aqui, somente Gollum nos passa essa impressão (principalmente se levarmos em consideração o fator DISSIMULAÇÃO). Para mim não chega a ser totalmente vilão devido ao caráter transtornado, ausente de qualquer noção da realidade que o circundava, sendo que o Anel o corroía e o escravizava totalmente. Mas a sua parte "boa", Sméagol, na verdade era uma dissimulação do caráter de Gollum. Podemos entender como transtorno de personalidade ou whatever...o fato é que os propósitos de Gollum são fiéis ao título de vilão. O que devemos considerar exatamente são os atos e aquilo que os motiva. Nesse sentido, até podemos questionar inicialmente Faramir e Boromir, mas sabendo dos motivos, não há como considerá-los nem de longe como vilões. Com relação a Gollum é diferente.

Mesmo assim, vilão em sentido clássico, nenhum desses personagens pode ser comparado a Fëanor, um dos personagens mais estúpidos e que cometera os atos mais impulsivos e egoístas que já vi. Matar os seus (parentes e os da mesma raça, de forma direta e indireta), sem contar as atitudes tomadas em prol de valores materiais, de umas pedrinhas que, por mais valor que tivesse, não justificaria nem mesmo a contenda, uma inimizade com o menor dos Elfos, quanto mais cometer as atrocidades que cometeu. Se Fëanor não morresse e, hipoteticamente derrotasse Morgoth, seria possível, SIM, levantar-se como um novo inimigo dos Valar e dos próprios Elfos. Claro que, para isso, teria de derrotar também Sauron, o que não estaria muito longe das possibilidades.


Quanto a Boromir...simplesmente é o humano que transmite as nossas fraquezas de maneira clássica, sendo que o seu comportamento é muito justificado pelo amor ao pai e a Gondor (por isso, embora sabendo da História do Anel, procurava-o sob anseio de salvar o Reino dos Homens contra a investida de Sauron. Ele era um homem, apesar de nobre, com uma visão não muito além da capacidade de um humano de sua linhagem, tendo, inclusive, um alcance de visão menor que o da nobreza de Aragorn. No entanto, creio que é possível uma pessoa ter tido a impressão, em certos momentos, de que alguns personagens estavam caminhando no sentido oposto ao de um herói. Mas isso mostrou-se infundado na maior parte de suas jornadas, conforme fomos conhecendo à fundo cada natureza e seus motivos.


Já Galadriel tinha um desejo de possuir o Anel, mas fora isso, não creio que nem uma impressão inicial de vilã tenha me passado, principalmente tendo em vista que o comportamento de um elfo pode ser mal entendido por seres de outra raça. Sempre julgamos de acordo com conceitos humanos, e nesse sentido, certos comportamentos "estranhos" dos elfos nos parecem suspeitos. Galadriel, no máximo, passa-nos um mistério, não muito mais que isso, pelo menos no modo como senti o desenvolvimento da personagem no livro. Nota-se que só tivemos uma leve impressão de vilania por causa das impressões e respectivos comentários de certos personagens sobre ela, de qualquer forma. E não uma impressão direta e in loco, ou seja, um envolvimento entre nós e a personagem sem a influência das impressões dos personagens. É mais uma questão de desequilíbrio entre os poderes. Sempre grandes poderes são vistos com um certo receio por naturezas inferiores, que foi exatamente o que ocorreu com a comitiva desde o momento em que foram interceptados pela escolta de Haldir.


Quanto a Faramir, somente nas versões adaptadas para o cinema poderíamos dizer que, em determinados momentos, algumas atitudes vagamente se aproximavam das de um vilão. No entanto, a versão estendida muda isso e o coloca exatamente como um dos grandes heróis de As Duas Torres. No livro, a predominância de seu grande caráter sempre prevalece diante de certos impulsos humanos naturais. Na versão cinematográfica faltou o primordial: a cena que mostra o flashback da dinâmica familiar que justifica e muito as atitudes tomadas por Faramir.

Já Gollum, bem...era um mau caráter desde antes de matar Déagol, na minha opinião, que fique bem claro. E provavelmente o mais fraco mentalmente, aquele que sofreu mais avassaladoramente a influência corruptiva do Anel. Analisando friamente o comportamento de Gollum, seus motivos e o fato de ter matado Déagol, faz com que eu o considere como um vilão menor. Para mim, o simples ato de tirar a vida de alguém (desde que não seja a vida de um Orc) é uma das violações mais graves que existem, das que mais qualificam um vilão.


Fora isso, a própria natureza individualista e nem um pouco coletiva em prol de um bem maior (salvar a Terra-média e não suprir os próprios desejos mesquinhos) com certeza o qualificam como um semi-vilão; mas que, por ter levador Frodo e Sam ao destino necessário para que o Anel fosse destruído, amenizam de alguma forma um julgamento mais severo e irredutível. Mas neutro nessa história Gollum não foi: independentemente do fato de ele não ter vida própria, os atos em si, são de um autêntico vilão, pois não tem justificativa que favorecesse um bem maior. Diferente de Faramir e Boromir. Já Galadriel, creio antes que suspeitamos das intenções dela muito mais nos filmes, cuja direção de PJ acentuou muito a questão da perturbação interior que Galadriel sofria por causa do Anel. No livro isso é mais fragmentado e mais sutil.


Uma observação:

Não tem como ficar com dó de Boromir. No mínimo, podemos aprender muito com ele, admirá-lo pelo fato de ter morrido com honra. Ainda mais levando em consideração o fato de Gondor estar seriamente atacado e da pressão sofrida pelo pai. Imagino qualquer um de nós no lugar dele. Com absoluta certeza não resistiríamos mais do que Boromir à tentação do Anel. Fraquejaríamos como qualquer humano fraquejaria. E, no fim, não sei se cada um aqui conseguiria derrubar dezenas de Uruks antes do fim como ele conseguiu. Boromir é O cara! :obiggraz:
 
Última edição:
Temos um adorador do Boromir aqui!!!!
kkkkkkkkkkkk
Roy, meu querido Roy, assim vc me assusta, foi como eu disse, a 1° impressão ^^

Eu acredito que, não como Tolkien faz, mas como alguns autores fazem, ele (Boromir) podia ter quase morrido sabe? um ferimento grave que poderia ter sido curado, nos livros em geral uma experiencia de quase morte tráz a pessoa q a sofreu uma outra visão dos fatos e da vida. Ele poderia ter sobrevivido, acompanhado talvez a ultima batalha e ali sucumbido ajudando seu pai e seu irmão a defender o que ele mais amava, ou sobreviver e se tornar um aliado p/ Aragorn, já q não discordo de vc, se ele mudasse determinados pensamentos ele seria tão valoroso quanto Faramir.

Acho q por fim o Gollum ganhou não o carinho mais ao menos um sentimento de pena dos fãs da obra, ele era muito atormentado... Assim como Bilbo tambem ficou ao rever o Um em Valfenda, depois de ficar tanto tempo em posse dele a pessoa perde o controle ao reve-lo... E quando o "ataque" passa ela lamenta... Então acho q ele não é bonzinho,mas em algum lugar tinha alguem que se arrependeu do q fez...

Galadriel definitivamente foi só impressão, ela se mostrou diferente dos outros elfos, Legolas é amavel, e Elrond diria até q ele é caloroso, se metendo em discussões e tal.
Mas a má impressão dela passou, no decorrer da história, mas que ela podia ter sucunbido a vontade... Ah podia! Depois daquela cena ela seria a principal suspeita
 
Bom, nunca gostei de Boromir, sempre achei que ele fosse acabar fazendo o que fez, mas fiquei meio triste com sua morte,pq desestabilizou emocionalmente a sociedade... mas foi o único em que tive a impressão de vilão... com Gollum eu tive CERTEZA de que ele era um ótimo antagonista... Galadriel é meio macabra, quando se olha em seu passo... Faramir podia muito bem se um elfo. Ah, nunca gostei de Saruman, desde que ele foi mencionado... sempre muito arroganye e prepotente.
 
Cada um tem uma interpretação diferente...
Acho que o mais dupla-face seria Gollum...Às vezes me convence (daria o anel pra ele, ahah), mas às vezes socaria ele...
 
Do Sméagol realmente não há como esperar bondade mais, virou uma criatura traiçoeira, oscilante, o que pode acontecer é apenas se ter pena mesmo.

Galadriel creio que quando se "vê maldade" nela, é devido talvez sua postura, seu poder, sabedoria e austeridade. Ela considero um ser de total bondade (a não ser com os inimigos é claro. Isso qualquer um faria).

Boromir, devido a malícia do Anel, fez com que criasse um instinto maléfico de tomá-lo para si. Acredito que no fundo ele era um grande capitão e um bom senhor da raça dos homens.

Em Faramir não ví nada que possa ser de duvidoso quanto a vilão. Ele tinha uma boa postura como capitão de Gondor e os homens o respeitavam. Talvez pareça que ele tenha sido duro com Frodo e Sam na sua maneira de falar e comportar, quando os encontrou em Ithilien, mas creio que seja normal, já que não os conhecia e os achou diferentes; seres pequenos andando nas terras de Gondor em tempos de guerra.
Qualquer um teria uma atitude destas ou parecida.
 
Última edição:
Olha...nunca tive nada contra Boromir, o único defeito dele no caso seria a ganância..fora isso ;x
Já o Faramir, simpatisei com ele desde o princípio :P ele só era um pouco complexado pelo modo como Denethor tratava ele...enfim...
Noossaa, sempre tive um certo medo de Galadriel :S não por ser má ou algo assim, mas sei lá, acho q só pelo fato dela fazer parte dos elfos suuuperr antigos já é um motivo ;x ahashuhshusa

Gollum sem comentários ;x suahsua
 
Realmente... a Galadriel me assustou!!
rs
Mas adoro aquela cena do filme em que ela fala que "In the place of a Dark Lord you would have a Queen..." and stuff!!
Muito boa a cena!
 
Túrin. O pior de tudo é que ela continua. Éomer também.
Quanto a Fëanor, levemos em conta que era simplesmente o mais poderoso dos deuses que se empenhou em destruí-lo. Como o próprio Tolkien diz, todos os esforços de Melkor visavam destruir Fëanor.
Apesar de tudo isso, as coisas começam a desandar mesmo quando Finwë é assassinado. Tamanha era a ligação deles que Tolkien ressalta: "Pois seu pai lhe era mais caro do que a Luz de Valinor ou do que as incomparáveis obras de suas mãos. E quem, entre os filhos, de elfos ou de homens, deu mais valor aos pais?".
Galadriel também foi vítima desse mal, sendo que seu orgulho leva três eras para diminuir, até que finalmente se resigna a voltar para Valinor.
Boromir era comprometido com a defesa e sobrevivência de Gondor. Mandar um hobbit pra Mordor com a arma suprema era loucura. Fez o certo.
Faramir "é o cara", como diria o Obama. Só faltou ele pegar Frodo e Sam e carregar até a Montanha.
Gollum. Pobre diabo. Sméagol foi um assassino ou o Anel levou ele a fazer isso? Vai saber. Ainda acho que se o Sam tivesse dado uma oportunidade a ele, ele teria tido chances de se regenerar. Mas quem sabe? Ele não deixaria o Frodo simplesmente lançar o precioso na lava.
 
Galadriel é para mim a mais fascinante de todos os personagens da Terra-Media, exatamente por causa do filme, toda aquele ar de Deusa, um ser totalmente superior e imbativel...Adorei isso nela...e quando se vê a historia dela, até que combina bem....por isso não senti medo nem receio dela, ela era exatamente como pensei que fosse...alguem no nivel de Gandalf. Boromir realmente tive a mesma impressão de desagrado, mas o final dele é explendido, digno do maior dos herois. Faramir eu achei no inicio que ele era bom, tive duvidas quanto a seu carater no decorrer, mas no final descobri que ele realmente era um bom cavaleiro. E Gollum é aquela coisa, um personagem bem contraditorio, por conta da dupla personalidade, assim fica-se muito na duvida quanto a ele. Mas no que achei muito que ele fosse se redimir, mas as situações e seu desejo ferrenho e imutavel fizeram-no ser um vilão por escolha e heroi por acaso (minha opinião).
 
Concordo plenamente, tb tive a mesma impressão!
Principalmente quanto ao Boromir e à Galadriel.
À princípio, não tinha ido com a "cara" de nenhum dos dois...
MAs acho que é isso mesmo, uma estratégia de Tolkien para o leitor se sentir mais motivado a ler mais e mais... Bem, deu certo, rsrs
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo