Foram transformações sociais muito significativas, enquanto tem gente na atual pandemia uns reclamando demais da vida dizendo que não aguentam mais, outros achando tudo sem esperança. O que vivemos agora foi simplesmente café com leite perto do que ele viveu.
Claro, nossos antepassados passaram por coisa muito pior, mas o fato de que outras pessoas têm ou tiveram uma vida pior não nos tira o direito de sentir tristeza com uma situação trágica, assim como outras pessoas terem uma vida muito melhor do que a minha não me tira o direito de ser feliz, pois essa lógica vale para os dois lados: eu nunca diria que minha felicidade não é nada perto da dos meus amigos só porque eles têm uma vida muito mais confortável do que a minha. Se a gente está triste o bom é expressar mesmo a tristeza pra não ter que engoli-la, pois não faz sentido comparar uma tragédia com outra. Sempre teve e sempre terá alguém passando por algo pior e também por algo melhor. Senão a gente nunca mais vai ter o direito de ficar triste, pois os tempos passados foram em todos os sentidos piores que o século XXI, e assim também não teríamos o direito de sentir alegria, pois sempre tem alguém com uma vida incomparavelmente melhor. Cada geração tem os seus desafios únicos que não são enfrentados por outras gerações, e cada ser humano tem seus desafios individuais que podem ser insignificantes para outro, mas que para ele são a grande prova a ser superada em sua vida.
Eu entendi o que você quis dizer, Fúria, só estou destacando que emocionalmente não é uma boa ideia comparar uma dor com outra; pode parecer que estamos colocando as coisas em perspectiva mas na verdade estamos apenas roubando de nós mesmos a oportunidade de experienciar as situações felizes e tristes da vida da forma como são, cada uma delas em seu contexto e sua época (que são sempre algo complexo pois todo ser humano é também complexo individualmente), então nós não estamos "reclamando demais da vida" nem "achando tudo sem esperança". Dificuldades não existem para ser comparadas, existem apenas para ser superadas; é a única coisa que pode ser feita e é o que vamos ter que fazer de um jeito ou de outro.
Eu mesmo me considero um otimista, mas isso não quer dizer que eu também não tenha momentos de tristeza, ansiedade e até desespero quando há uma situação trágica, sem falar que todos os outros problemas no mundo continuam existindo paralelamente ao coronavírus; ou seja, essas outras coisas ruins não sumiram magicamente, a pandemia é mais um problema grave somado aos outros. Isso vai terminar, mas não quer dizer que não tenha significado muito só porque o passado foi pior.