• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A polêmica sobre os eliminados por compartilhar imagens do Enem .

Com seu post, lembrei dessa notícia aqui Mãe desclassifica filha no Enem em Sorocaba

Não quero entrar no mérito se a postura da mãe foi exagerada ou "na medida"...mas que a menina mereceu, não tenho dúvidas. É o que o Elessar disse aqui:



Não sou estudioso do assunto, não sei falar sobre estatísticas e outras falácias noticiosas sobre o tema, mas para mim, é muito claro que a grande maioria dos jovens desta geração se importa cada vez menos com qualquer coisa. Não tem qualquer engajo social, político, cultural. Isso realmente me preocupa, e mto.

Essas ocorrências do ENEM são meros reflexos disso tudo, que eu gostaria que fosse corrigido o quanto antes.

Ta certa, tem que abook da filha mesmo.

By Raphael S
Gun Lessons
 
Última edição por um moderador:
Penso que aqui o problema não é a revista (veja) mas sim a ingenuidade reducionista dos alunos imaturos e infantilizados que estão chegando ao Enem.

O ingênuo age sempre de forma instintiva e sentimental e não sabe o que significa competição. Alguns até agem como se tivessem "cérebro de Twitter". Se alguém diz "não pode" ela olha com cara de indignada porque nunca ninguém a desafiou.

Antes de fazer a prova os candidatos devem saber que durante um exame todas as pessoas que estão em volta não são miguxas nem cúmplices e as regras proibem que o aluno tenha tratamento privilegiado, elas são competidoras e rivais sangrentos querendo a vaga do sujeito no futuro emprego daquele que tirou os olhos da competição e dos concorrentes para usar o celular para corromper a prova num ato ofensivo e hostil aos alunos que desejam fazer uma prova em condições iguais. Os outros colegas também possuem obrigação de denunciar. Aquele esperto ali pode roubar um emprego de alguém que em condições iguais é mais honesto para trabalhar.

Sem saber para que serve uma prova o aluno não está preparado para encarar a vida porque é o indivíduo perfeito para ser manipulado.

Muitos caem na ilusão de que o ensino anda popular e barato, mas não é verdade. Os excelentes educadores sempre foram raros e vai continuar assim. Entender o mundo está cada vez mais caro e a competição nunca cessou independente do regime (esquerda, direita, centro). Também caem na ilusão de que tudo se faz em menos tempo hoje em dia, mas é justamente o contrário, a necessidade de tempo para avaliar, conversar e analisar antes de tomar as decisões nunca tomou tanto tempo.

Lembro de ter assistido uma vez uma propaganda contra as drogas que me marcou que mostrava um bebê só de fraldas numa cozinha.

O bebê abria a gaveta e puxava uma faca enorme lá de dentro. Daí ele colocava ela em cima da cadeira. A seguir o bebê empurrava e derrubava a faca no chão que caía perto do pé dele. Daí ele se sentava e começava a brincar com a faca e colocava ela na boca e começava a chupar a lâmina.

Com a tecnologia é a mesma história do comercial do bebê e da faca porque a pessoa que não domina a tecnologia é dominado por ela e vira um robô do sistema.
 
Última edição:
O que posso falar em relação a fiscalização: não existe seleção de fiscais. Na minha escola, a coordenadora perguntou quem queria ser, tinha que ser pros 2 dias e ia ganhar 70 reais por dia de aplicação. MAS, a prova foi num fim de semana de feriado na sexta. Ou seja, a grande maioria dos professores não se voluntariou. Agora, imagine isso pra todo o país. Com certeza faltaram muitos fiscais no dia, mesmo os que deram o nome garantindo participação (aconteceu isso na minha escola, com professora responsável inclusive).

Expandindo um pouco, imagine quantos irresponsáveis não foram colocados como fiscais? Todo mundo deve ter alguma história de professor que não tava nem aí. Como filtrar esses indivíduos de uma lista que não consegue ser preenchida? E pela falta de gente, não duvido que pessoas aleatórias, sem vínculo com ensino/sala de aula, estivessem listadas como fiscais do Enem. Aí vem um fulano que só está ali pra ganhar seus 140 reais tranquilamente e acredito que está justificado como a menina conversou com a mãe durante 1 hora com o celular.

Por essas e outras que vai demorar muito até esse exame ser visto com verdadeiro respeito pela maioria das pessoas e perfeitamente válido como ingresso em universidades.
 
no twitter uma garota q trabalhou como fiscal comentou que foi uma zona mesmo. inclusive na parte das orientações (os do e don'ts para os fiscais). é como eu disse, o problema não é só da burrice dos que tiraram foto (ok, é principalmente deles), mas vamos concordar que em qualquer concurso público esse tipo de coisa seria imaginável. só falta entrar pm pra bater em que tá com celular ligado em prova. e aí eu penso - ok, 140 reais. mas calculem QUANTOS professores no brasil todo receberam isso para ter uma ideia do valor que foi usado para uma coisa que, mal feita, se comprova completamente inútil. aliás, eu acho que se o mec começasse de alguma forma a punir os fiscais quando situações assim acontecessem, eles ficariam beeeeem mais atentos, independente de quanto recebessem pra isso.
 
Ana disse:
eu acho que se o mec começasse de alguma forma a punir os fiscais quando situações assim acontecessem, eles ficariam beeeeem mais atentos, independente de quanto recebessem pra isso.

Algo que acontece com a eleições, e se não me engano nos concursos os fiscais podem ser punidos também. Eu lembro de algo do tipo quando eu fui fiscal uma vez do vestibular. Eu me pergunto, ocorreu treinamento para os fiscais do Enem? Todo ano o Enem tem alguma confusão séria vazamento de prova, erro de edição, falha de fiscalização. Tá na hora do Mec rever o processo como um todo porque já está passando vergonha, será que eles não vão conseguir realizar um Enem que não dê problema?
 
Treinamento tem, ou deveria, mas vai saber se tinha coordenador preguiçoso que achou mais fácil só distribuir o papelzinho, fiscal preguiçoso que não foi ao treinamento...
Fora alguns casos de fiscais que não foram e chamaram qualquer um que passava na rua pra preencher a vaga na hora. (aconteceu aqui)
 
A punição deveria ser não receber os 140 reais, ou até pagar multa. Só mexendo no bolso pro povo ficar mais atento...

E era pra ter treinamento sim. A Indily foi fiscal de local e teve treinamento...
Se voce e a indily derem o treinamento, todo mundo entra na lnha :lol:

Sei la... todo mundo ja disse o que deveria ser dito...
não tem muito o que acrescentar...
 
  • Haha
Reactions: Bel
Que diferença de um ano para outro. Quando fiz as provas, mandaram lacrar os saquinhos e todos da sala foram vigiados por dois fiscais, eu nem podia levantar a cabeça para respirar um pouco e já tinha um par de olhos cravados em mim.

Espero que seja um caso isolado e a aluna Zé Colmeia tem de se ferrar mesmo; e espero que postem uma foto da cara de cu dela no Instagram para ver como é lindo rir da malandragem.
 
e você pensa que as tretas do ano passado fariam galerê ficar mais esperto... basta uma busca pela hashtag enem no instagram para ver que não. cheesus. :no:
 
É impossível garantir um Enem livre de estupidez quando o número de pessoas que o tenta é maior que o número total de pessoas sensatas, de quaisquer idades, que devem existir por aí.
 
Eu tenho uma birra antiga com essa ideia de fazer um exame a nível nacional. Além do problema logístico [1], casos assim podem invalidar o exame todo -- imaginem se alguém solta as questões uma ou duas horas antes? É tempo suficiente para afetar os resultados. Com vestibulares separados há um incentivo automático para a eficiência: universidade que for incompetente na administração do exame terá que cuidar dos próprios problemas e não invalidará os exames das outras instituições.



[1] E nem vou entrar no caso da correção subjetiva, questões enviesada, manipulação política, etc.
 
pior é que dependendo da universidade o carinha ainda tem que fazer enem *e* vestibular, como se um só já não bastasse
 
Por outro lado, tem a vantagem de ser um exame cujos resultados podem ser comparados no tempo para avaliar a evolução da educação. Alem de poder ser usado em outros estudos. Nao é uma base de dados perfeita, no entanto.
 
E tem gente que não acredita na Teoria da Seleção Natural de Darwin

20131026burro01.jpg


20131026burro02.jpg


20131026burro03.jpg


20131026burro04.jpg


20131026burro051.jpg


2013102720131027tumblr_mvaan7f2kz1smsaa6o1_1280-680x385.jpg


2013102720131027tumblr_mvaa5l3z301smsaa6o1_1280.jpg



2013102720131027tumblr_mva98pxdhr1smsaa6o1_1280-680x410.jpg


20131027enem.jpg
 
No ano que eu fiz, nem tinha saquinho para colocar os itens proibidos. Lembro muito bem de ter deixado o ceular na mochila (sem bateria, claro, porque não queria perder a prova) e não lembro de nenhum aviso que os fiscais tenham dado.

Mas quem tirou foto, postou no Instagram e ainda colocou tag estava praticamente pedindo para ser eliminado. Prêmio "opa, devia ter pensado melhor" para eles.
 
Pois é. Num deles, inclusive, tinha um comentário do próprio MEC, dizendo que estavam checando as redes sociais e informando a eliminação.

EDIT: Falando nisso, o MEC divulgou que ocorreram 36 eliminações por fotos em redes sociais.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo