1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A polêmica sobre os eliminados por compartilhar imagens do Enem .

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por ricardo campos, 7 Nov 2012.

  1. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    publicado em 4 de novembro de 2012 às 21:09

    Enem

    Nos dois dias, 65 estudantes são eliminados por postar imagens


    Domingo, 04 de novembro de 2012 – 18:40
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , via
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    por Paula Filizola

    Durante os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação monitorou todo o processo nas redes sociais. Neste domingo, 4, segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 28 candidatos que postaram imagens digitais durante a realização da prova. No sábado, 3, primeiro dia, foram eliminados e retirados 37 candidatos. Os casos foram registrados em várias unidades da Federação.


    Durante a aplicação do exame, de acordo com o item 12.3 do edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.


    O candidato também não pode fazer nenhuma espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.


    O edital ainda prevê, no item 12.5, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular, desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos.

    PS do Viomundo: Segundo a blogueira Conceição Oliveira, a Maria Frô, a revista Veja estimulou o compartilhamento de imagens do Enem via tweet, reproduzido no topo. Mas o tweet da revista não especificou que tipo de foto do Enem esperava dos candidatos. É fato que o site de Veja
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    de dentro de locais de exames, capturadas do Instagram, ao noticiar que o MEC havia monitorado as redes sociais.

    É impossível determinar se os estudantes eliminados tiraram fotos estimulados pela mensagem de Veja. Abaixo, mensagens sobre a polêmica no twitter,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Fonte: //www.viomundo.com.br/
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  2. Fefe_Helena

    Fefe_Helena Who's that girl

    É isso que dá esses bando de fudido ter instagram...
    [tira a foto]
    posta na legenda: É NÓIS NO ENEM!!!
    ¬¬'
     
    • LOL LOL x 2
  3. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    Deveria mudar isso aqui para:
     
    • Gostei! Gostei! x 6
    • LOL LOL x 2
  4. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    não vou nem entrar nos méritos da msg da veja. a questão aqui é: e os fiscais da prova, estavam fazendo o que que não viam os zé ruela tirando foto da prova? aliás, e aqueles saquinhos com lacre que sempre dão em concursos, não rolou no enem? deveria. com instruções e informações sobre desclassificação (assim como acontece em qualquer concurso público). dia desses fui fazer uma prova de suficiência de língua e ganhei um saquinho desses, wtf.

    deixando claro: acho que quem tirou foto de prova foi imbecil. ponto. mas o mec ficar correndo atrás de perfil em mídia social depois da prova, sendo que paga gente para fiscalizar durante prova, me parece bem idiota tb.
     
    • Gostei! Gostei! x 11
  5. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Detesto a revista Veja.
    Mas a verdade é que não tem nada a ver mesmo ficar tentando culpar essa ou aquela midia.

    É tão óbvio que não pode tirar foto, levar celular etc etc...

    E como disse a Anica, qualquer (acho até que todo) concurso, prova por aí proíbe isso.

    No fim das contas, achei essa "polêmica" meio forçada, assim vagabundinha. :tsc:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    É um atestado de burrice fazer isso, o que eles achavam que aconteceria? Além de todo o risco e também me peguei perguntando isso que a Ana postou, os fiscais estavam dormindo?
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  7. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Tem sim, Anica. Os fiscais ainda reforçavam que todo tipo de aparelho devia ficar no saquinho e desligado.

    Estava escrito no Edital e na capa do Caderno de Prova que o participante que usasse qualquer tipo de aparelho eletrônico durante a prova seria eliminado. Então não foi por falta de informação que esses caras foram eliminados. Foi burrice mesmo, tirar e ainda por cima publicar na Internet.

    Mas que os fiscais nessas salas estavam lentinhos, estavam mesmo.
     
  8. Nihal

    Nihal Ventinha xD

    Eu só consigo pensar em que tipo de ameba eram esses fiscais! (e esses alunos)
    Ao menos onde eu trabalhei, fomos instruídos a pedir que lacrassem o saquinho na nossa frente, e celulares deveriam não apenas ser desligados, mas ter a bateria retirada.
    E no próprio saquinho estava escrito tudo que era proibido e que deveria ser colocado lá dentro...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Dúvida: Eram quantos fiscais por sala?
    Está certo que é função deles, mas sempre há possibilidade de alguém cometer uma infração sem ser surpreendido pelo fiscal, sem que necessariamente este estivesse negligenciando suas obrigações.

    Agora, quem compartilhou foto da prova é otário...
     
  10. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    acho que com isso já dá para saber que houve falha da fiscalização nesses casos então, certo? pq se os fiscais receberam essas instruções, claramente alguns deles não cumpriram. já pensaram a quantidade de aluno que estava com celular não só para tirar foto (estupidamente) mas para colar tb? poisé...
     
  11. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    Pode ser que vocês foram orientados, mas vou te falar assim, na minha sala parece que não houve orientação.

    1º) A fiscal leu uma frase qualquer na prova e disse "Essa é a frase para preencher na prova de vocês, façam AGORA".
    (Aí, quem não sabia fez, se ferrou, porque a fiscal percebeu que cometeu uma gafe tremenda, era uma frase simples da prova, não A frase da prova)

    2º) Logo que estava entrando, eu tinha um saquinho de folhas com vários tópicos que anotei coisas e tals. Então entrei sem colocar no saquinho e me esqueci embaixo da mesa, nem me liguei, e a fiscal também não percebeu, ou seja, se eu fosse colar (por algum motivo do além) teria feito.

    3º) Uma guria teve o celular recolhido porque ele estava tocando na sala de aula e adivinha? No bolso dela, ops.

    4º) A fiscal nem orientava a tirar a bateria quando fosse colocar no saquinho, disse que podia colocar ligado e tals.

    Ano passado foi mega tranquilo, meus fiscais eram macacos velhos, sabiam tirar todas as nossas dúvidas e orientar bem, mas esse ano, olha, foi bem tenso.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    É porque esses bestas vieram de um mundo onde não existe punição, vem de escolas onde eles podem fazer o que quer (tipo a escola plural). Tiram fotos o tempo todo de tudos e de todos, não tem limites para filmar e postar em redes sociais, colam pra caramba, as vezes passam sem saber nada e, junta a isso, a da falsa sensação de protação do ECA, onde podem fazer de tudo que nunca vai dar em nada.

    Aí, quando fazer uma merda dessas, acaba comendo dela.

    BEM FEITO!!!!!!!!!!!
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • LOL LOL x 1
  13. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Ah como adoraria que as punições escolares fossem como nos tempos dos meus pais quando então quem pisava feio na bola sentia literalmente na pele e na carne. Aí certamente não haveria o menor espaço pras aberrações que os estudantes de hoje fazem como essas.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • LOL LOL x 1
  14. Tek

    Tek Girls tend not to like me

    Que frase? o_O

    Que desculpa esfarrapada dizer que foi influenciado pela Veja! Por que não foi influenciado pelo edital?
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  15. Raphael S

    Raphael S Desperto

    MÃE olha eu fazendo minha vida!
    Só que não.

    By Raphael S
    One Click to Go
     
    • LOL LOL x 1
  16. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Existem provas que pedem pra vc escrever uma frase em algum lugar (o lugar ja está marcado lá, mas não lembro se é no gabarito ou não) antes de começar a prova. Já fiz concurso em que o fiscal só pedia pra escrever a frase quando ele passava na sua carteira e conferia os documentos, de modo que e visse vc escrevendo certinho. Acho que é pra conferir a caligrafia da frase com a da redação :think:
     
  17. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Saudades palmatória.
     
    • LOL LOL x 1
  18. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Ainda bem que não pedem para assinar, pois cada assinatura minha é única, nunca mais faço outra igual.
     
    • LOL LOL x 2
  19. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O MEC (Ministério da Educação) admitiu nesta quinta-feira (8) que o consórcio aplicador do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 excluiu por engano uma candidata que teria publicado na internet uma imagem da prova. Segundo o ministério, os responsáveis por aplicar o exame acabaram por tirar da prova uma homônima, que nada tinha a ver com a história, mesmo com o órgão tendo, ainda de acordo com a nota, "identificado corretamente a candidata".

    As duas têm o primeiro e o último nome iguais -mas os sobrenomes do meio são diferentes. O órgão diz que, se a candidata Jaqueline Chen quiser, poderá fazer uma nova prova. A menina que efetivamente publicou a foto foi excluída

    Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", a foto teria sido publicada no sábado (3) pelo perfil de Jacqueline Chen no Instagram. No domingo (4), a candidata da capital foi informada por um fiscal de sala da desclassificação e teria sido obrigada a assinar um termo de eliminação do Enem 2012 pela postagem da foto. De acordo com o jornal, a estudante chegou a pedir provas de que teria sido ela a autora da imagem, mas foi informada que a ordem veio de Brasília e que ali eles não tinham nenhuma prova.

    O MEC desclassificou pelo menos 65 candidatos do Enem com a alegação de que eles teriam publicado fotos durante o exame nas redes sociais.
     
  20. Rufgand

    Rufgand Venus, Vina, Musica

    Com seu post, lembrei dessa notícia aqui
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Não quero entrar no mérito se a postura da mãe foi exagerada ou "na medida"...mas que a menina mereceu, não tenho dúvidas. É o que o Elessar disse aqui:

    Não sou estudioso do assunto, não sei falar sobre estatísticas e outras falácias noticiosas sobre o tema, mas para mim, é muito claro que a grande maioria dos jovens desta geração se importa cada vez menos com qualquer coisa. Não tem qualquer engajo social, político, cultural. Isso realmente me preocupa, e mto.

    Essas ocorrências do ENEM são meros reflexos disso tudo, que eu gostaria que fosse corrigido o quanto antes.
     

Compartilhar