• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A polêmica sobre os eliminados por compartilhar imagens do Enem .

ricardo campos

Debochado!
In Memoriam
publicado em 4 de novembro de 2012 às 21:09

Enem

Nos dois dias, 65 estudantes são eliminados por postar imagens


Domingo, 04 de novembro de 2012 – 18:40
do site do MEC, via Maria Frô
por Paula Filizola

Durante os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação monitorou todo o processo nas redes sociais. Neste domingo, 4, segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 28 candidatos que postaram imagens digitais durante a realização da prova. No sábado, 3, primeiro dia, foram eliminados e retirados 37 candidatos. Os casos foram registrados em várias unidades da Federação.


Durante a aplicação do exame, de acordo com o item 12.3 do edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.


O candidato também não pode fazer nenhuma espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.


O edital ainda prevê, no item 12.5, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular, desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos.

PS do Viomundo: Segundo a blogueira Conceição Oliveira, a Maria Frô, a revista Veja estimulou o compartilhamento de imagens do Enem via tweet, reproduzido no topo. Mas o tweet da revista não especificou que tipo de foto do Enem esperava dos candidatos. É fato que o site de Veja reproduziu fotos de dentro de locais de exames, capturadas do Instagram, ao noticiar que o MEC havia monitorado as redes sociais.

É impossível determinar se os estudantes eliminados tiraram fotos estimulados pela mensagem de Veja. Abaixo, mensagens sobre a polêmica no twitter, reproduzidas do Universia.



Captura-de-Tela-2012-11-04-às-20.38.54.png



Fonte: //www.viomundo.com.br/
 
não vou nem entrar nos méritos da msg da veja. a questão aqui é: e os fiscais da prova, estavam fazendo o que que não viam os zé ruela tirando foto da prova? aliás, e aqueles saquinhos com lacre que sempre dão em concursos, não rolou no enem? deveria. com instruções e informações sobre desclassificação (assim como acontece em qualquer concurso público). dia desses fui fazer uma prova de suficiência de língua e ganhei um saquinho desses, wtf.

deixando claro: acho que quem tirou foto de prova foi imbecil. ponto. mas o mec ficar correndo atrás de perfil em mídia social depois da prova, sendo que paga gente para fiscalizar durante prova, me parece bem idiota tb.
 
Deveria mudar isso aqui para:
Post Original de ricardo campos

É indiferente determinar se os estudantes eliminados tiraram fotos estimulados pela mensagem de Veja.

Detesto a revista Veja.
Mas a verdade é que não tem nada a ver mesmo ficar tentando culpar essa ou aquela midia.

É tão óbvio que não pode tirar foto, levar celular etc etc...

E como disse a Anica, qualquer (acho até que todo) concurso, prova por aí proíbe isso.

No fim das contas, achei essa "polêmica" meio forçada, assim vagabundinha. :tsc:
 
aliás, e aqueles saquinhos com lacre que sempre dão em concursos, não rolou no enem?
Tem sim, Anica. Os fiscais ainda reforçavam que todo tipo de aparelho devia ficar no saquinho e desligado.

Estava escrito no Edital e na capa do Caderno de Prova que o participante que usasse qualquer tipo de aparelho eletrônico durante a prova seria eliminado. Então não foi por falta de informação que esses caras foram eliminados. Foi burrice mesmo, tirar e ainda por cima publicar na Internet.

Mas que os fiscais nessas salas estavam lentinhos, estavam mesmo.
 
Eu só consigo pensar em que tipo de ameba eram esses fiscais! (e esses alunos)
Ao menos onde eu trabalhei, fomos instruídos a pedir que lacrassem o saquinho na nossa frente, e celulares deveriam não apenas ser desligados, mas ter a bateria retirada.
E no próprio saquinho estava escrito tudo que era proibido e que deveria ser colocado lá dentro...
 
Dúvida: Eram quantos fiscais por sala?
Está certo que é função deles, mas sempre há possibilidade de alguém cometer uma infração sem ser surpreendido pelo fiscal, sem que necessariamente este estivesse negligenciando suas obrigações.

Agora, quem compartilhou foto da prova é otário...
 
Ao menos onde eu trabalhei, fomos instruídos a pedir que lacrassem o saquinho na nossa frente, e celulares deveriam não apenas ser desligados, mas ter a bateria retirada.
E no próprio saquinho estava escrito tudo que era proibido e que deveria ser colocado lá dentro...

acho que com isso já dá para saber que houve falha da fiscalização nesses casos então, certo? pq se os fiscais receberam essas instruções, claramente alguns deles não cumpriram. já pensaram a quantidade de aluno que estava com celular não só para tirar foto (estupidamente) mas para colar tb? poisé...
 
Eu só consigo pensar em que tipo de ameba eram esses fiscais! (e esses alunos)
Ao menos onde eu trabalhei, fomos instruídos a pedir que lacrassem o saquinho na nossa frente, e celulares deveriam não apenas ser desligados, mas ter a bateria retirada.
E no próprio saquinho estava escrito tudo que era proibido e que deveria ser colocado lá dentro...

Pode ser que vocês foram orientados, mas vou te falar assim, na minha sala parece que não houve orientação.

1º) A fiscal leu uma frase qualquer na prova e disse "Essa é a frase para preencher na prova de vocês, façam AGORA".
(Aí, quem não sabia fez, se ferrou, porque a fiscal percebeu que cometeu uma gafe tremenda, era uma frase simples da prova, não A frase da prova)

2º) Logo que estava entrando, eu tinha um saquinho de folhas com vários tópicos que anotei coisas e tals. Então entrei sem colocar no saquinho e me esqueci embaixo da mesa, nem me liguei, e a fiscal também não percebeu, ou seja, se eu fosse colar (por algum motivo do além) teria feito.

3º) Uma guria teve o celular recolhido porque ele estava tocando na sala de aula e adivinha? No bolso dela, ops.

4º) A fiscal nem orientava a tirar a bateria quando fosse colocar no saquinho, disse que podia colocar ligado e tals.

Ano passado foi mega tranquilo, meus fiscais eram macacos velhos, sabiam tirar todas as nossas dúvidas e orientar bem, mas esse ano, olha, foi bem tenso.
 
É um atestado de burrice fazer isso, o que eles achavam que aconteceria?

É porque esses bestas vieram de um mundo onde não existe punição, vem de escolas onde eles podem fazer o que quer (tipo a escola plural). Tiram fotos o tempo todo de tudos e de todos, não tem limites para filmar e postar em redes sociais, colam pra caramba, as vezes passam sem saber nada e, junta a isso, a da falsa sensação de protação do ECA, onde podem fazer de tudo que nunca vai dar em nada.

Aí, quando fazer uma merda dessas, acaba comendo dela.

BEM FEITO!!!!!!!!!!!
 
É porque esses bestas vieram de um mundo onde não existe punição, vem de escolas onde eles podem fazer o que quer (tipo a escola plural).

Ah como adoraria que as punições escolares fossem como nos tempos dos meus pais quando então quem pisava feio na bola sentia literalmente na pele e na carne. Aí certamente não haveria o menor espaço pras aberrações que os estudantes de hoje fazem como essas.
 
1º) A fiscal leu uma frase qualquer na prova e disse "Essa é a frase para preencher na prova de vocês, façam AGORA".
(Aí, quem não sabia fez, se ferrou, porque a fiscal percebeu que cometeu uma gafe tremenda, era uma frase simples da prova, não A frase da prova)
Que frase? o_O

Que desculpa esfarrapada dizer que foi influenciado pela Veja! Por que não foi influenciado pelo edital?
 

Existem provas que pedem pra vc escrever uma frase em algum lugar (o lugar ja está marcado lá, mas não lembro se é no gabarito ou não) antes de começar a prova. Já fiz concurso em que o fiscal só pedia pra escrever a frase quando ele passava na sua carteira e conferia os documentos, de modo que e visse vc escrevendo certinho. Acho que é pra conferir a caligrafia da frase com a da redação :think:
 
Existem provas que pedem pra vc escrever uma frase em algum lugar (o lugar ja está marcado lá, mas não lembro se é no gabarito ou não) antes de começar a prova. Já fiz concurso em que o fiscal só pedia pra escrever a frase quando ele passava na sua carteira e conferia os documentos, de modo que e visse vc escrevendo certinho. Acho que é pra conferir a caligrafia da frase com a da redação :think:

Ainda bem que não pedem para assinar, pois cada assinatura minha é única, nunca mais faço outra igual.
 
MEC admite que houve erro em desclassificação de candidata que teria colocado fotos do Enem 2012 na web

O MEC (Ministério da Educação) admitiu nesta quinta-feira (8) que o consórcio aplicador do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 excluiu por engano uma candidata que teria publicado na internet uma imagem da prova. Segundo o ministério, os responsáveis por aplicar o exame acabaram por tirar da prova uma homônima, que nada tinha a ver com a história, mesmo com o órgão tendo, ainda de acordo com a nota, "identificado corretamente a candidata".

As duas têm o primeiro e o último nome iguais -mas os sobrenomes do meio são diferentes. O órgão diz que, se a candidata Jaqueline Chen quiser, poderá fazer uma nova prova. A menina que efetivamente publicou a foto foi excluída

Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", a foto teria sido publicada no sábado (3) pelo perfil de Jacqueline Chen no Instagram. No domingo (4), a candidata da capital foi informada por um fiscal de sala da desclassificação e teria sido obrigada a assinar um termo de eliminação do Enem 2012 pela postagem da foto. De acordo com o jornal, a estudante chegou a pedir provas de que teria sido ela a autora da imagem, mas foi informada que a ordem veio de Brasília e que ali eles não tinham nenhuma prova.

O MEC desclassificou pelo menos 65 candidatos do Enem com a alegação de que eles teriam publicado fotos durante o exame nas redes sociais.
 
acho que com isso já dá para saber que houve falha da fiscalização nesses casos então, certo? pq se os fiscais receberam essas instruções, claramente alguns deles não cumpriram. já pensaram a quantidade de aluno que estava com celular não só para tirar foto (estupidamente) mas para colar tb? poisé...

Com seu post, lembrei dessa notícia aqui Mãe desclassifica filha no Enem em Sorocaba

Não quero entrar no mérito se a postura da mãe foi exagerada ou "na medida"...mas que a menina mereceu, não tenho dúvidas. É o que o Elessar disse aqui:

É porque esses bestas vieram de um mundo onde não existe punição, vem de escolas onde eles podem fazer o que quer (tipo a escola plural). Tiram fotos o tempo todo de tudos e de todos, não tem limites para filmar e postar em redes sociais, colam pra caramba, as vezes passam sem saber nada e, junta a isso, a da falsa sensação de protação do ECA, onde podem fazer de tudo que nunca vai dar em nada.

Aí, quando fazer uma merda dessas, acaba comendo dela.

BEM FEITO!!!!!!!!!!!

Não sou estudioso do assunto, não sei falar sobre estatísticas e outras falácias noticiosas sobre o tema, mas para mim, é muito claro que a grande maioria dos jovens desta geração se importa cada vez menos com qualquer coisa. Não tem qualquer engajo social, político, cultural. Isso realmente me preocupa, e mto.

Essas ocorrências do ENEM são meros reflexos disso tudo, que eu gostaria que fosse corrigido o quanto antes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo