1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A pergunta que não quer calar: CÍRDAN TINHA BARBA OU NÃO?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rúmil, 29 Jun 2004.

1. Rúmil

Rúmil Usuário

Opinem, pessoas!!!

Eu, sinceramente, não me lembro de ter lido que Círdan tinha barba, mas posso estar enganado. Se alguém puder, me diga onde fala que ele tinha....

2. Proview

Proview Go

Em um rascunho Tolkien falou que cresceriam barbas nos elfos que atingissem a 3º idade eCirdan era muiiiito velho.
    Eu vou procurar esse trecho e volto a postar.

3. Rúmil

Rúmil Usuário

NOSSA! PELAMORDEDEUS POSTA O TRECHO QUE FALA DA 3ª IDADE DOS ELFOS!!!

Esse é um assunto que sempre dá em conflitos de opiniões!!!

E esse trecho é de qual livro (ou de qual documento, ou algo do gênero)?

Valew, Proview!!!

4. Proview

Proview Go

Foi nessa nota lateral aqui que eu me baseei.

Qualquer coisa entre nesse tópico:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

5. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Isso aí é uma concepção antiga; o Tolkien escreveu depois que todos os elfos são imberbes. A barba do Círdan é provavelmente um erro do Tolkien, algo para o que ele não atentou, seja por ter errado mesmo, ou seja porque quando o SdA foi escrito, certos aspectos das obras ainda não estavam bem definidos.

6. Rúmil

Rúmil Usuário

Mas, Fëaurin, onde que você achou escrito q os elfos são imberbes?

7. Níniel

Níniel let's put a smile on that face

É, são mesmo! Eu não sei onde li, mas sei que o professor afirmou isso em qualquer lado... é, deve ser erro mesmo... afinal ele próprio admitiu que os livros estavam cheios de erros :roll: )

Mas olhem que nada tira a esta excelente obra!! :obiggraz:

8. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Os Contos Inacabados – A história de Galadriel e Celeborn, pg. 281

9. Felagund

Felagund Well-Known Member

se tolkien diz q tinha entaum tinha

10. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Não funciona assim... pense, é plenamente possível que Tolkien cometa deslizes... como o Fea postou antes, é grande a possibilidade de que a "barba do Cirdan" seja um erro... A obra é por demais grande e de certa complexidade, é aceitável que esses deslizes tenham passado pelo autor... ou mesmo que não tenham sido deixadas claras...

Além do que até hj ninguém conseguiu me explicar o que era o Terceiro ciclo de vida dos elfos...

11. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

a barba do Círdan é bem fundamentada.
    Os elfos de Valinor não tinham conhecimento de barbas, por isso achavam que eles não podiam possui-las e pronto. Eles não sabiam da barba de Círdan. Seus registros não possuiam historias de elfos barbados. Por que eles nunca existiram, à exceção de Círdan. Mas eles não sabiam disso.
    O fato de Círdan possuir é um fenomeno, desconhecido da maioria dos elfos. Ela só surgiu pelo fato de Círdan permanecer por mt tempo na TM. Isso fez com que ele sentisse o peso do tempo mais do q os outros elfos, e isso provocou alguns efeitos estranhos nele, como a barba.

12. Saranel Ishtar

Saranel Ishtar Usuário

Também não entendo esse negócio de 3° ciclo de vida dos elfos... u.u

No finalzinho do RdR, quando eles estão partindo pra Valinor, não diz que o Círdan tinha barba? Me lembro de ter lido algum treco assim... pena não estar com o RdR em mãos...

13. Felipe Took

Felipe Took Usuário

Como foi dito acima , a historia da barba de Círdan foi um erro de Tolkien. Percebe-se no seus textos mais novos essa tendência da ausência de barba nos elfos.

Tem essa historia do terceiro ciclo de vida , mas imagino que Círdan não seria o unico elfo a atingir essa idade. Portanto acredito que isso foi simplesmente um deslize do caro professor , que claro , também errava.

14. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Estranho que só ele dentre os elfos da TM tenham sentido esse peso... E vc está passando por cima da afirmação do Silma.

15. Etyel

Etyel Usuário

Círdan tinha barba pq era o único elfo realmeente MACHO. O resto era um monte de florzinha. Hahahaha! Zoeira, zoeira.

16. Rúmil

Rúmil Usuário

HAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Gostei, Etyel!!!

Compartilhar