• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Pedra Arken será uma das Silmarills?

Será?(Lembrem-se de colocar os motivos da opinião no post)


  • Total de votantes
    88

Dáin-Pé-de-Ferro

Citando posts esquecidos
Vocês, meus colegas de Fórum, já pensaram nisso? (se houver outra discussão sobre isso, por favor matem-me de forma indolor...:oops:)
A julgar pelo brilho da mesma, o seu efeito sobre todos...
Eu tive essa idéia em outro tópico... http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=63407&page=3 post #56 item 1.
Além disso, alguém qual é o filho de Feänor que se atira com a dita Silmarill para o Centro da Terra, em Que Página, e Aonde? (Será que diz tudo isso no Silma?) Pergunto porque vai demorar muito tempo para eu colocar de novo as mãos em um volume e não quero ter feito uma pergunta impossibilitada, por exemplo, pelo fato de o tal do elfo ter se atirado a uma fenda próxima a Beleriand em Lindon...:oops: (again)
 
Nunca pensei nisto!Realmente poderia ser uma da silmarills,porque se não me engano foram lançadas lá nas profundas da terra!:obiggraz:
 
Também votei em sim.. há uma possibilidade, não sei quais são as chances mas, mesmo que pequena, existe. Mas, se realmente a pedra for uma das Silmarils, talvez Tolkien falasse mais sobre isso... ou talvez fosse pra ficar na imaginação mesmo, não sei..
 
Bem... Maedhros e Maglor roubaram as duas Simlarils restantes do acampamento dos Valar (a outra havia sido levada por Beren para o Rei Thingol), mas as Jóias Sagradas não permitiriam que os irmãos as segurassem e, em tormento, Maedhros se lançou em uma fissura na terra.
Assumindo que essa fissura fosse em aglum lugar na base das Montanhas Azuis (Ered Luin), antes de Beleriand afundar sob o grande Mar, isso seria a leste do continente. Depois do "afundamento" de Beleriand e mais uma das mudanças do mundo, o que sobrou das Montanhas Azuis ficava agora a oeste da Terra-média, e as terras de Lindon eram as únicas que ficavam entre as motanhas e o mar.
A Pedra Arken foi decoberta abaixo das Montanhas Solitárias (Erebor) por Thráin I e trabalhada por suas mãos habilidosas. As Montanhas Solitárias ficam a leste da Terra-média e o que sobrou das Montanhas Azuis fica a oeste.

Não lembro se algum dos "portadores" das Silmarils chegaram a conhecer esse lado do continente, mas assumindo que Thráin I tivesse encontrado uma Silmaril, duvido muito que ele fizesse algum tipo de lapidação. Talvez tivesse feito um coloar ou coroa para poder engastá-la.

E, com base nos fatos acima, eu votei em não.

Uma ajuda aos que quiserem checar os locais das Montanhas.
Mapa de Beleriand

Mapa da Terra-média
 
Última edição por um moderador:
Hum... Eu acho que não, por isso tudo aí que o ALF falou, e também porque se fosse realmente uma Silmaril, Tolkien teria dito isso em algum lugar... Votei em não.

PS: Legal, empatei a enquete!
 
Não é uma silmarill não; ou muito me engano ou Tolkien mesmo afirma isso numa das Cartas. Além disso Gandalf a teria reconhecido e não seria dito que "nunca mais brilhariam" na TM.
 
E assim como o ALF disse, se ela fosse uma Silmarill, provavelmente não teria fundido-se à terra novamente. Já que a Pedra Arken foi achada no coração de Erebor (o que é bem longe das Ered-luin), e trabalhada pelos anões. Ou seja, beem improvável.

Quanto a carta que o Rama citou, não achei nada. :no:
 
Última edição:
Bem... Maedhros e Maglor roubaram as duas Simlarils restantes do acampamento dos Valar (a outra havia sido levada por Beren para o Rei Thingol), mas as Jóias Sagradas não permitiriam que os irmãos as segurassem e, em tormento, Maedhros se lançou em uma fissura na terra.
Assumindo que essa fissura fosse em aglum lugar na base das Montanhas Azuis (Ered Luin), antes de Beleriand afundar sob o grande Mar, isso seria a leste do continente. Depois do "afundamento" de Beleriand e mais uma das mudanças do mundo, o que sobrou das Montanhas Azuis ficava agora a oeste da Terra-média, e as terras de Lindon eram as únicas que ficavam entre as motanhas e o mar.
A Pedra Arken foi decoberta abaixo das Montanhas Solitárias (Erebor) por Thráin I e trabalhada por suas mãos habilidosas. As Montanhas Solitárias ficam a leste da Terra-média e o que sobrou das Montanhas Azuis fica a oeste.

Não lembro se algum dos "portadores" das Silmarils chegaram a conhecer esse lado do continente, mas assumindo que Thráin I tivesse encontrado uma Silmaril, duvido muito que ele fizesse algum tipo de lapidação. Talvez tivesse feito um coloar ou coroa para poder engastá-la.

E, com base nos fatos acima, eu votei em não.

Me parece uma argumentação muito boa.

E também tem o fato de que é dito que as Silmarils foram perdidas permanentemente até o final dos tempos. E que só seriam encontradas no "Apocalipse' de Arda, previsto pela Segunda Profecia...
 
Bons posts!

Bem... Maedhros e Maglor roubaram as duas Simlarils restantes do acampamento dos Valar (a outra havia sido levada por Beren para o Rei Thingol), mas as Jóias Sagradas não permitiriam que os irmãos as segurassem e, em tormento, Maedhros se lançou em uma fissura na terra.
Assumindo que essa fissura fosse em aglum lugar na base das Montanhas Azuis (Ered Luin), antes de Beleriand afundar sob o grande Mar, isso seria a leste do continente. Depois do "afundamento" de Beleriand e mais uma das mudanças do mundo, o que sobrou das Montanhas Azuis ficava agora a oeste da Terra-média, e as terras de Lindon eram as únicas que ficavam entre as motanhas e o mar.
A Pedra Arken foi decoberta abaixo das Montanhas Solitárias (Erebor) por Thráin I e trabalhada por suas mãos habilidosas. As Montanhas Solitárias ficam a leste da Terra-média e o que sobrou das Montanhas Azuis fica a oeste.

Não lembro se algum dos "portadores" das Silmarils chegaram a conhecer esse lado do continente, mas assumindo que Thráin I tivesse encontrado uma Silmaril, duvido muito que ele fizesse algum tipo de lapidação. Talvez tivesse feito um coloar ou coroa para poder engastá-la.

E, com base nos fatos acima, eu votei em não.

Uma ajuda aos que quiserem checar os locais das Montanhas.
Mapa de Beleriand

Mapa da Terra-média

Já que colocou assim... Mas com tudo o que houve na Guerra da Ira, sendo que (quem sabe? afinal as Colinas de Ferro podem ser o que sobrou das Montanhas de Ferro, já que "pareciam montanhas" e o Urzal Seco era local de reprodução de dragões...) Morgoth poderia ter tido sua base bem perto de lá...

Me parece uma argumentação muito boa.

E também tem o fato de que é dito que as Silmarils foram perdidas permanentemente até o final dos tempos. E que só seriam encontradas no "Apocalipse' de Arda, previsto pela Segunda Profecia...

Mas tem que ver que JRR Tolkien não sabia que O Silmarillion iria ser publicado, então poderia haver algo negligenciado naquele guardanapo...
E considerando como são os Naugrim, alguém duvida? [da lapidação] Afinal, ela "se fundira à terra", e teve de ser lapidada para reaver o brilho...
Porque Gandalf não disse nada? Talvez o Professor tenha tido a idéia das Solmarills depois, ou Gandalf simplesmente não as reconhecesse, ou achasse que, considerando o jeito que já se agia por causa dela, imagina sabendo-se ela ser uma das Grandes Jóias...
 
Re: Bons posts!

Já que colocou assim... Mas com tudo o que houve na Guerra da Ira, sendo que (quem sabe? afinal as Colinas de Ferro podem ser o que sobrou das Montanhas de Ferro, já que "pareciam montanhas" e o Urzal Seco era local de reprodução de dragões...) Morgoth poderia ter tido sua base bem perto de lá...

Não, apenas os nomes são similares. As Thangorodrim ficavam no norte de Beleriand, no extremo oeste da TM, foram colocadas abaixo na Guerra da Ira e afundaram com a região no final da Primeira Era.

Talvez o Professor tenha tido a idéia das Solmarills depois, ou Gandalf simplesmente não as reconhecesse, ou achasse que, considerando o jeito que já se agia por causa dela, imagina sabendo-se ela ser uma das Grandes Jóias...

Quando O Hobbit foi publicado (1937), Tolkien já tinha escrito praticamente todo o Quenta Silmarillion durante vinte anos e as Silmarils já existiam faz tempo na concepção dele. Nessa época também já existia o texto da Segunda Profecia, que tem a ver particularmente com as Silmarils.

A Pedra Arken era uma coisa, as Silmarils outra. Se a Arken realmente fosse uma Silmaril, Tolkien teria mencionado isso no livro, já que ali o conceito das Três Jóias já estava encrustado na história da TM.

Todas as evidências textuais são contra essa teoria de que sejam a mesma coisa. A única "teoria" a favor é a pura e simples vontade de que realmente sejam.
 
Votei não, pois tendo o Juramento da Casa de Feanor... ia ficar estranho demais, pois sabemos que Feanor nunca voltou, mas e os filhos? Acho que não mesmo.
 
Eu até acho que esse post não deveria ter enquete. Já que não é uma questão de opinião. Pedra Arken é uma coisa as Silmarils são outras.
 
Não entendi caro colega, quis dizer que muitas coisas diferentes não passam de mentira?
Pedra Arken e Silmaril são elementos diferentes, e nenhuma descrição, nem assimilação é encontrada dentro (ou fora) das obras que possa dizer o contrário.

O que disse foi apenas que são elementos diferentes. Mesmo sendo uma afirmação categórica, e eu não gosto disso, é a única colocação plausível a ser feita para os colegas.

Não há necessidade de rebuscar uma simples colocação a ponto de fazê-la perder o sentido. =]

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo