• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Parede da Fama: RdR em Gigabits e Terrabytes.

Explicando

Vamos ver se eu entendi...

essa rederwall que o Décio falou... nada mais é do que na informatica chamamos de processamento em Cluster... onde várias máquinas e vários processadores executam uma mesma tarefa (processo) juntos! Controlados por uma máquina principal... e se comunicando através de uma rede! Eu saco um pouco disso por que criei um Cluster desses com 16 máquinas PII 450... na minha faculdade... com a minha turma!! è muito legal!

Bem... a velocidade de rede tem que ser bastante alta mesmo!! Pois se não... não daria vazão ao grande fluxo de dados que as 1600 máquinas estariam processando!! :-)

Sobre os processadores... acredito que sejam P4 mesmo... já que eles saum ÓTIMOS para processamento matemático (3D) e pelo fato de possuirem uma tecnologia que "engana" o micro fazendo com que ele pense que existem 2 processadores funcionando ao invez de um só (o que aumenta ainda mais o fluxo de dados!) já que cada máquina aparentemente possui 2 processadores (Servidores na parede de render: 1.600 Processadores (total): 3.200) a maquina trabalharia "achando" que existem 4 processadores ligados a ela!! Ahhh! O nome dessa tecnologia se chama Hyper-Threading...

Ahhh e naum se liguem muito no Software que as 1600 máquinas estariam usando... pois somente uma delas teria o sistema operacional e os programas rodando... as outras funcionariam somente como "mentes pensantes" processando os dados!! :-)

T+
 
Bom... até onde eu sei se usa o termo "renderizar" que é "render" traduzindo para o português, quem fez 3SMax na Impacta ou utiliza o software sabe disso, mas não vem ao caso...

Tentarei explicar (me corrijam se eu estiver errado), primeiramente RENDER (é a parte de CG que exije mais do processador. O Gollum por exemplo, além da luz, sombra que darão à ele forma e volume, precisa também da textura sobre ele é como se fosse uma "pele" com manchas, marcas, pintas, rugas, etc. O processo de Render, além de outras coisas, vai fazer tudo isso)

Hardware: (todo mundo sabe o q é, aquilo q está dentro do seu computador e algumas outra a mais)

Salas de equipamento: 5

Computadores de mesa (desktops - com certeza era um iMac, é na verdade o seu PC mais superturbinado): 600

Servidores na parede de render (nº de micros superturbinados fazendo renderização ou render): 1.600

Processadores (total): 3.200

Número de processadores acrescentados 10 semanas antes do prazo do projeto (como eu já havia dito, este processo sbrecarrega muito o processador, deixando-o mais lento por ser uma tarefa muito complexa, e pelo jeito não estavam dando conta do recado por isso tiverem que adicionar mais 1.000 processadores para garantir a finalização do filme antes do prazo): 1.000

Tempo que demorou para instalar os processadores novos: 2 semanas.

Switches de rede: 10 (essa já não é minha praia, mas sei que faz várias coisas... :o?: )

Velocidade da rede: 10 gigabits (100 vezes mais rápido que a maioria).

Temperatura das salas de equipamento: 76 graus F. (Para converter grau Fahrenheit em Celsius (centígrado), faça a seguinte operação: subtraia 32 do valor Fahrenheit (76-32=44), multiplique o resultado por 5 (44x5= 220) e divida por 9 (220/9 = 24,44) . Portanto 76 graus F equivalem a aprox. 25 graus C)

Peso dos aparelhos de ar condicionados necessários para manter a temperatura: 1/2 tonelada. (não se esqueçam que são 5 salas com 25 graus C cada!!! 125 graus C no total!!)

Armazenamento (HD, aquilo que no "meu computador" aparece ao lado da letra C:, D: e etc só que com maior capacidade de armazenamento de dados):

Disco: 60 terabytes (60.000 gigabytes) (eu nem sabia que existia isto! mas vamos lá : 4 Mb, em média, é o tamanho de um arquivo de música em MP3 de 4 min - um CD virgem tem 700 Mb, suporta até 80 min de música - 1 GB tem aprox. 1.000 Mb - imagine quanta música vc guardaria em 60 Tb :o?: :eek: não imagine 8-) é fora da nossa realidade! :lol: )


Quase online: 72 terabytes (72.000 gigabytes)

Saída (output):
Número de tomadas de efeitos especiais: 1.400
Número mínimo de frames por tomada: 240 (frame significa quadro, em animação chama-se de quadro cada imagem que irá compor uma tomada completa.
Exemplo: :x :evil: :oops: :( 8O :| :aham: 8-) :) :D :grinlove:
Imaginem isto como um emoticon somente, que passará da expressão de ódio à felicidade. Cada emoticon vai precisar de um quadro (frame) para que possamos ter a impressão de que é um rostinho que está se transformando. Esse processo que vai do primeiro (emoticon com ódio) ao último (emoticon feliz da vida) é chamado de tomada)

Tempo médio para "renderar" um frame: 2 horas
Tempo mais longo: 2 dias
Total de tomadas em efeitos especiais no filme: 2 horas
Tempo de produção: 9 meses

Eu creio que é isso! :wink:
 
É que de CG eu entendo um pouco porque a minha facu (Design Digital), tem a haver com isso tb...mas estou apenas engatinhando...tenho que ralar muito pra conseguir pelo menos um estágio na Weta Digital!!! :lol: :wink:
 
Ah tá, muito obrigada...agora pelo menos posso dizer que sei o que é renderizar 8O ou não, ah sei lá...o filme ficou legal...ou pelo menos o que eu vi até agora!!! :lol:
 
Nossa, ainda bem que no filme não se fala nisso. Pq daí ninguem ia enteder. E agora eu descobriu que meu lado nerd, não é tão nerd assim.

:? Espero que meu cerebro volte a funcionar ainda hoje :o?: Pq deu pau com toda essa informação, não suportou tudo.
 
Até que enfim vi uma matéria dessa.
Fazia tempos que eu queria saber sobre isso.
Renderizar um filme desse não é moleza.
 
Eu consegui entender mais ou menos...mas é meio complicado mesmo! He he he he he..mas não precisamo entender isso não: já sabemos que SdA é o maior filme já feito com base em efeitos especiais de fazer os olhos lacrimejarem!

_______________________________
"So let's start givening!" :P
 
O que importa mesmo pra mim, é que o filme tem tudo isso de tecnologia, pra ajudar a estoria. Não é mais um filme que se resume em efeitos especiais.
:wink: Ainda bem!!!
 
é só por curiosidade, ou pra quem se interessa pelas partes técnicas de um filme!

Aliás PJ foi sábio nesse ponto porque soube usar os efeitos especiais sabiamente na hora certa! O Senhor dos Anéis não é só efeitos especiais mas tb não é só filmagem puramente convencional, no caso de SDA era necessário recorrer ao uso da CG em algumas cenas...mas em contraponto temos a perfeição do figurino, das locações, do cenário e das roupas, ah! e lógico das falas nas diversas línguas da Terra-Média.
 
Nossa! Imagine se lotarem um disco de 60 terabytes. 8O :grinlove:
Isso é gigantesco! Minha pasta tem 2 giga e já acho grande. :roll:
 
Yoda disse:
Pessoal, posso estar ficando louco mas quando eu usava o 3D costumávamos usar o termo "renderizar" e não "renderar".
Que ótimo Yoda.Tava esperando alguem mencionar isso.
Bom, eu trabalho com edição de video a uns 15 anos e desde que o "render" surgiu nas ilhas de composição e nas estações de CG nunca existiu um acordo sobre o uso correto do termo.
Na verdade eu sempre falei "renderizar" e se vc reparar, na matéria original eu tomei o cuidado de postar "renderar" entre aspas.
Ainda tem gente que diz simplesmente "render" e segundo um revisosr de texto e tradutor amigo meu , essa seria a tradução mais correta.Porem nem "renderizar" ou "renderar" foram dicionarizados.
São neologismos.Em São Paulo a maioria diz "renderizar" e no Rio "renderar".
De qualquer forma mesmo revistas como a Macmagazine usam "renderar" e alguns manuais usam "renderizar".
Existem glossarios definindo as duas formas.
Renderizar:
http://www.siteinteligente.com/site/1100?idioma=portugues
Renderar:
http://www.festcinedigital.com/ferramentas/guia_1.htm

Então nem esquenta a cabeça com isso.
 
Re: Explicando

Hal Jordan disse:
Vamos ver se eu entendi...

essa rederwall que o Décio falou... nada mais é do que na informatica chamamos de processamento em Cluster... onde várias máquinas e vários processadores executam uma mesma tarefa (processo) juntos! Controlados por uma máquina principal... e se comunicando através de uma rede! Eu saco um pouco disso por que criei um Cluster desses com 16 máquinas PII 450... na minha faculdade... com a minha turma!! è muito legal!

Não necessariamente Hal.Na verdade foi o que pensei quando vi a materia na WIRED, mas ai repareii que eles não chamavam a parada de cluster.Então perguntei pra um amigo meu se isso era um cluster e ele disse que não necessariamente.Agora acabei de fazer a mesma pergunta pra um camarada que programa games e trabalha com CG (o Rckbit que de vez em quando da as caras aqui no Forum)e ele disse:
ricbit (8:44 PM) :
pra ser definido como cluster eles teriam que trabalhar em paralelo
num mesmo processo, renderizando partes de uma mesma imagem, por exemplo.
por isso eu não tenho como afirmar se é um cluster sem saber a
arquitetura de funcionamento da renderwall deles !
ricbit (8:45 PM) :
hm... se bem que eles estavam trabalhando em um projeto comum
"renderizar o filme RdR"
então acho que dá pra aplicar o termo sim

Mas ainda assim eu não sei, pois na verdade , pelo que entendi essa parede é pra renderar partes isoladas do filme.Então é bem possivel que parte da parede rendere uma cena, outra parte rendere outra, e assim por diante.Então o pessoal da WIRED não teria usado o termo cluster, pois como cluster não seriam consideradas todas as maquinas, uma vez que nem todas trabalham juntas na mesma cena.
 
Mithrandir o branco disse:
Total de tomadas em efeitos especiais no filme: 2 horas

Acho q é um puco mais.

.... E eu pensando q eram tomadas pra ligar todos esse equipamentos eletronicos.... 8O 8O 8O

Acho q antes de pensarem nisso, vcs deveriam pensar nos flip-flops por tras disso...acho q a conta ia ser bem mais expressivel, naum? :mrgreen:
 
Os números de um filme grande como SDA são realmente MUITO expressivos :o?: , isto faz pensar naqueles dias em que a gente diz "poxa tenho muito trabalho a fazer"...vou pensar duas vezes antes... :|
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo