• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Parede da Fama: RdR em Gigabits e Terrabytes.

A Wired Magazine, bíblia de todo nerd cool que se preze, nos mostra quem é o verdadeiro astro de RdR: pois trata-se de uma "parede de render", uma rede com servidores que fazem render distribuído.
Complicado? Pois é. Para começar, render é o processo de gerar as imagens criadas por computação gráfica. Lembrem que SDA é repleto de seqüências em CG. Desde o Gollum até as apoteóticas batalhas. Se a gente fosse botar nossos jurássicos computadores caseiros para "renderar" todas as cenas em CG do filme, muitas eras do mundo se passariam até que o RdR estivesse pronto.
Então a Weta Digital, responsável pelos efeitos especiais de SDA, montou essa gigantesca "parede de render" como eles chamam.
Resumindo, os caras botam 1.600 servidores para trabalharem juntos e "renderar" mais depressa. A Wired, carinhosamente chama essa parede de "fazenda de servidores".

Pois é, vejam os números abaixo:

Hardware:
Salas de equipamento: 5
Computadores de mesa (desktops): 600
Servidores na parede de render: 1.600 :o?:
Processadores (total): 3.200
Número de processadores acrescentados 10 semanas antes do prazo do projeto: 1.000
Tempo que demorou para instalar os processadores novos: 2 semanas.
Switches de rede: 10
Velocidade da rede: 10 gigabits (100 vezes mais rápido que a maioria).
Temperatura das salas de equipamento: 76 graus F.
Peso dos aparelhos de ar condicionados necessários para manter a temperatura: 1/2 tonelada.

Armazenamento:
Disco: 60 terabytes (60.000 gigabytes) :o?:
Quase online: 72 terabytes (72.000 gigabytes)

Saída (output):
Número de tomadas de efeitos especiais: 1.400
Número mínimo de frames por tomada: 240
Tempo médio para "renderar" um frame: 2 horas
Tempo mais longo: 2 dias
Total de tomadas em efeitos especiais no filme: 2 horas
Tempo de produção: 9 meses

Vejam a matéria original da Wired (em inglês) e a foto do bichinho aqui!

Agradecemos ao nosso colega Alano Diniz que nos enviou o link.
 
Muito informatiquês. Apesar da explicação, não entendi nada.

Mas imagino que tudo isso na notícia deve ser uma coisa legal e interessante... :roll:

:mrgreen:
 
Legal!!! será que da para jogar River-raid?hehehehe

Não é atoa que a qualidade dos efeitos estejam tão bons na trilogia :wink:

Mithrandir o branco disse:
Total de tomadas em efeitos especiais no filme: 2 horas

Acho q é um puco mais.

Acho que é por ai mesmo...afinal 1s em cinema tem 24 frames...imagina quanto tempo leva para render uma cena

Wired-The Wall of Fame disse:
Digital backup tape: 0.5 petabyte (equal to 50,000 DVDs)

:o?: eu não sabia que depois do Terabytew ja tinham inventado algo...petabyte... :o?:
 
Por Erú,

-Disco de 60 terabytes
-Rede de 10 gigabytes
-N° de servidores: 1600

Quanto custou pra fazer essa rederwall???
 
huhuhuhuh imagina eu com meu processador de 266 mhz e 48 mb de ram tentando fazer isso :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Bom... er... eu não entendi absolutamente NADA!!! :? :? :?
Mas, mesmo assim, dá para ter uma noção do tamanho de investimentos e artefatos usados na realização dos filmes.
 
quanta coisa :o?: não é a toa que o filme custou tanto, magina 1.600 disso, 400 daquilo, o filme foi tão díficil de fazer que deveria ganhar o oscar de o filme mais trabalhoso(deveria existir essa categoria) 8O
 
deve possuir processadores gráficos da sigraphic(silicon graphics), melhores processadores para cg.
preço total nao tem como estimar com certeza, levando em consideracao ao rack de servidores da nvidia q possui 520 servidores sun e cada eh 1 milhao de dolares, com certeza esse tem q ser bem mais barato, então eu chutaria algo em torno de 100 milhões de dolares para estrutura, lembrando q o senhor dos aneis é o filme q mais usou insercoes feitas por computador da historia do cinema (mais q o star wars ate agora)
mas acredito q a estrutura da ILM(pertencente ao george lucas) deva ser maior.
 
Demétrius Lopes disse:
deve possuir processadores gráficos da sigraphic(silicon graphics), melhores processadores para cg.

Pior que acho que não.Tem um camarada que trabalha com composição e CG, que tava ano passado comprando software da Discret e pesando em comprar o Shake e o Tremor.
O cara que vendeu pra ele , era um canadense que falou dessa renderwal.Disse que era tudo Pentium 4.
A gente tem que lembrar que a renderwalll é só pra resnderar as paradas.
Pra modelar e animar, ai sim eles devem usar muito Silicon e muito Maya.
Se bem que tem maquina rodando Maya com Linux muito bonitinho ai no mercado.
Mas na verdade acho que o que faz a diferença é os caras terem programadores propios pra desenvolver scripts e programas.Afinal os caras da Weta inventaram o Massive.
 
Gente, na boa eu acho q eles nem devem usar softwares como Maya e 3D Studio max que são os mais usado pra isso, ou se usam devem estar utilizando plugins proprios porque é impressionante o q eles conseguem. Q Weta deve ter mexido seus pauzinhos pra consigar algo a mais.

Eu já trabalhei um pouco com 3D Studio Max e renderizar um quadro de animaçào simples na minha maquininha demorava, mas o que eles estão fazendo é brincadeira, precisa ter um poder de processamento gigantesco.

Mas dá pra ver que eles não pouparam gastos pra concretizar o trabalho, imaginem o custo de um maquinario e de uma tecnologia dessas....
 
Olha só
Eu fiz uma animação aqui no 3d Studio de 30 segundos e demorou 40 minutos pra "render".
Isso pq a qualidade era 320x240
Essa animação deve consumir tudo mesmo
 
Pessoal, posso estar ficando louco mas quando eu usava o 3D costumávamos usar o termo "renderizar" e não "renderar".
Claro q isso não nem vem ao caso, só disse isso pra dar uma clareada para quem não conhece no que isso realmente significa, que é o ato de tranformar um estado de projeto de uma animaçào em um quadro pronto com todos os efeitos ligados de sombra, luz, gravidade, porque quando você cria uma animação você vai aplicando recursos e formas gradativamente, geralmente de forma lisa ou em grades para não carregar sua maquina enquanto você monta a animaçào, quando você renderiza a animação você aplica todos os recursos ligados ao mesmo tempo e também incluindo as testuras que consomem um bom tempo no processo de renderização.
A grosso modo é isso.
 
e eu que achava o máximo a render farm da Dream Works, q qdo eu vi (há uns tempos atras) tinha fantásticos 2000 processadores...

:aham:
 
nussa senhora:

Tempo médio para "renderar" um frame: 2 horas
Tempo mais longo: 2 dias

pra você ver o quão perfeito são os efeitos
mesmo com esse poderio todo demoooooora...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo