• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Papisa Joana

Níniel

let's put a smile on that face
Oi a todos!
Andei a ler um livro, já ha algum tempo, que se chamava a Papisa Joana e que contava a história de uma mulher que viveu na época medieval e que se tornou "papa" sem que nenhum membro do clro desse conta. Achei o livro fenomenal! Não se trata de uma história verídica, mas existem alguns factos históricos que comprovam a existência de Joana, como por exemplo, o facto do Papa João XX ter mudado o seu nome para João XXI quando teve conhecimento da existencia da dita papisa.

Algum de vocês já tinha ouvido falar dessa história? A maioria das pesoas diz que é lenda, mas eu acredito!! E mais do que tudo, leiam o livro porque é fabuloso!!! não sei o nome da autora, mas quando souber edito aqui!!! :wink:
 
"João Anglicus foi um inglês do século IX. Ele viajou para Atenas, onde ganhou reputação por seus conhecimentos científicos. Sua fama cresceu ainda mais em Roma, então virou Cardinal. Quando o Papa Leo IV morreu em 853, ele foi eleito papa, com unanimidade.

Como Papa João VIII ele exerceu dois anos, até 855. Então, enquanto viajava de St. Peter para Lateran, ele parou na estrada, e para espanto geral, teve um filho. Papa João VIII era na verdade uma mulher, ou seja, não era João, era Joana.

De acordo com a lenda, ao descobrir que ele na verdade era ela, os romanos amarraram seus pés e puxaram-na por um cavalo, jogando pedras nela até que ela morresse.

Outra lenda foi que ela foi enviada à um convento distante para pagar seus pecados, e cresceu virando Bispa de Ostia. Não é sabido se a história é real. A primeira referência conhecida sobre ela é do século XIII, 350 anos após seu "reinado". Por essa época sua imagem começou a aparecer como A Sacerdotisa, em cartas de Tarô.

A Igreja Católica a princípio pareceu aceitar a existência da Papisa. Algumas anotações do século XV se referem a uma estátua chamada "A Papisa com Seu Filho", supostamente erguida próximo a Lateran (Lateran é um local em Roma onde fica a Igreja de Roma e um Palácio de mesmo nome). Existiam também rumores que por alguns anos a cadeira usada na nomeação do Papa tinha buracos em seu assento.

Durante a Reforma, no século XVI, a Igreja Católica começou a negar a existência da Papisa. Mas no entanto, ao mesmo tempo, escritores da Igreja Protestante insistiam da sua realidade, primeiramente porque a existência de uma papisa era um fator convincente da propaganda anti-catolicismo.

Ainda assim não há provas que confirmem a autenticidade de Joana."

Esse texto foi traduzido rapidamente do Museu de Hoaxes, em http://www.museumofhoaxes.com/popeJoan.html

Engraçado porque li esse texto hoje, antes de ver essa mensagem... com certeza é uma boa história. No texto tem informações que eu desconhecia, como a presença da Papisa nas cartas de Tarot...
 
Das cartas de tarot também n tinha conhecimento, mas tudo o resto é informação adicional que vem no livro (pelo menos na edição portuguesa). Eu gostei mjuito do livro e eu aponto mais para a teoria de ele ter sido morta por apedrejamento quando deu á luz o seu filho numa das ruas do Vaticano. Eu vou arranjar de novo esse livro e logo posto as informações que achar mais releventes e de interesse dos demais!
 
legal,eu sou viciada em livros assim.Adoro um romance histórico, nem tão histórico!XD
Vou ler!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo