• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Paixão de Cristo (The Passion of the Christ, 2004)

O judaísmo é baseado na fé de Abraão,que é considerada como o "pilar" central da fé judaíca, e nos Dez Mandamentos.

É por isso que muitos judeus dizem que o pai da fé é Abraão.Deus selou o pacto de que todas as gerações futuras teriam por "pai na fé" Abraão.Ele tb é exemplo de coragem,precisou de muita fé,tanto que,quando Deus mandou que ele sacrificasse o seu próprio filho,Abraão não pensou 2 vezes...é claro que Abraão não matou o próprio filho porque um anjo enviado de Deus avisou que não era mais necessário por causa da fé que Abraão demonstrou.

Mas os judeus NUNCA acreditaram que Jesus Cristo era o verdadeiro messias enviado por Deus,o salvador.

Os judeus ainda pensam que o salvador virá,daí a acusação de parte dos judeus ao afirmarem que Cristo era um blasfemador,etc.
 
Sim Luthien? entao qual o problema??? Se vc compreende, nao ha problema em relaçao a cultura judaica... pq consequentemente vc terah respeito com ela...

Qto a serem coitadinhos, isso jah eh outra historia... e por sinal faço questao de nao entrar n merito dessa questao...
 
Tudo bem, eu não disse que havia aqui problema... só exprimi a minha opinião acerca, não da religião judaica, mas da maioria dos judeus, opinião que foi levada a mal e ainda não percebi porquê... A história das perseguições judaicas oi só um exemplo para mostrar que às vezes as pessoas tentam defender os judeus só porque sofreram no passado... Têm de ser respeitados como qualquer outro crente em qualquer outra religião... :wink:

Acho que não existe aqui qualquer tipo de divergência!!! :cheers:
 
Só vi o filme hj e resolvi dar uma olhada no tópico a procura de algum post que me poupasse o trabalho de escrever muito.
Li boa parte do tópico até achar esse post do V que p/ mim ta perfeito.
Vou comentar por partes.

V disse:
Putz. Foi ainda pior do que eu esperava que fosse.
Ditto!

Merda total. Lixo. Não teve nem momentos não-intencionalmente engraçados o suficiente pra fazer valer à pena.
Ditto!
Fora o fato de ser chato e pretencioso.

Como um testemunho das idéias de Cristo, o filme é quase nulo. O pouco que é mostrado ficou totalmente perdido no meio da pancadaria.
Acho que esses filmes qeu vez ou outra passam no SBT são muito melhores nesse quesito. Esse aí só ganah mesmo em relação à pancadaria.

E como filme a coisa é pior ainda. É mal-feito. Amador. A fotografia é horrorosa. A trilha sonora é totalmente derivativa e constrangedora. A direção é histérica e cheia de firulas inúteis que tornam a coisa cheesy demais.
Eu to tentando até agora descobrir o verdadeiro motivo p/ eu não ter desistido de ver o DVD no meio do filme.

Tipo, o que era aquela câmera lenta o tempo todo? Até quando jogam o saco de moedas pro Judas ele voa em câmera lenta. :lol: O pior foi naquela "cena de ação" que tem no começo (com aquela fotografia azulada medonha e aqueles cenários totalmente falsos) - o Mel utiliza um recurso onde a câmera lenta "entra" de repente, quando a ação começa. Parecia Matrix ou algo assim. Ridículo.
Falando em Matrix, tem uma hora em que JC cai enquanto carreca a cruz que só não fica igual ao Neo desviando das balas no terraço do prédio em Matrix pq não tinham balas e o JC tombou. A cena dele tombando foi idêntica ao movimento do Neo e com a aplicação da câmera lenta então. :gotinha:

A única parte bem feita foi a das chicotadas. Ficou bem realista. :clap:
Isso é verdade!
Mas isso ainda não me tira da cabeça de que era o Goku ou o Shiryu ali no lugar de Jesus. Só um dos dois consegue perder tanto sangue quanto Jesus nesse filme.

A narrativa praticamente não existe e além do Pilatos nenhum personagem é desenvolvido. Chega a ser ofensivo, porque é como se o Mel Gibson estivesse dizendo que todo mundo é obrigado a conhecer a história de Jesus Cristo.
O pior é que ele deve achar isso mesmo, com toda sua devoção exagerada.

A violência chega o ponto de ser gratuita sim. Desde a hora em que os Judeus capturam o Cristo no começo e vão dando porrada nele durante todo o caminho (com aquele lance de cair da ponte de ficar pendurado pelas correntes :roll: )
Nessa parte da ponte só faltou ele ser puxado de volta como se fosse um io-io dando alguma referência aos desenhos do Pica-Pau ou então pegar alguma coisa sem poder tocar o chaõ que tem sensores, como em Missão Impossível.
Ridículo e dispensável. Tipo... ele é JC ou Reed Richards? Que eu saiba JC pode quebrar costelas e coluna. :roll:

até a hora em que o soldado romano fura ele com a lança e chove sangue (muito trash! :lol: ), tiveram coisas que pareceram forçadas e desnecessárias.
Logo me veio à mente Lionel e seu cortador de gramas em Fome Animal.

Eu consigo entender como alguém pode achar o filme anti-semita. Eu não sei se é, mas tem horas que parece. Por exemplo, depois que os romanos mandam aquele cara que ajudou a carregar a cruz embora, um dos soldados fala com desprezo "Judeu", e depois ele limpa a boca, como se a palavra em si fosse infecta.

E isso é só um exemplo.
Nessa parte eu já não achei tão exagerado. O anti-semitismo ali já não é do filme, mas de passagens da própria bíblia que forma alteradas milhões de vezes p/ que isso fosse amenizado. Se era assim naquele tempo, pq não retratar assim?

A única parte onde eu fiquei levemente emocionado foi na cena onde a Maria tenta ajudar Jesus, e rola o flashback dele caindo quando era pequeno. Apesar da câmera lenta exagerada e da trilha sonora exagerada, esse trecho até foi emocionante.
O exagero na câmera lenta fez com que a parte da emoção fosse por água abaixo ali p/ mim.

O problema é que o resto não me passou nada. Sei lá, acho que eu tenho muito pouca sensibilidade pra violência em filmes, então essa estratégia do Mel Gibson não colou comigo. Saí do mesmo jeito que entrei, apenas 10 mangos mais leve.
Eu não dou a mínima p/ violência em filmes tb. Dificilmente aparece algo que eu ache chocante e tipo... o filme teve um grande exagero nesse aspecto e conseguiu não chocar. Na verdade, o filme é só isso. 1:30 de Jesus tomando porrada e 30 mins de outras cenas.

Ta, já vi um monte de gente falando que o filme trata disso e blablabla, mas tratou de forma chata, mal feita, e sem conteúdo (a não ser de sangue).


Vou fazer o pequeno resumo que eu fiz do filme p/ Litz assim que eu acabei de ver:

"Vamos procurar JC!"... "Achamos! Vamos prendê-lo, enchê-lo de porrada e levá-lo p/ julgamento!"... enchem ele de porrada e o levam p/ julgamento... "Vamos enchê-lo de porrada enquanto é julgado tb!"... enchem de porrada durante o julgamento... "Hmmm... vamos levá-lo a Pilato e ele que se vire p/ decidir o que vai rolar"... levam p/ Pilatos... enchendo JC de porrada, é lógico!... "Pilatos, decide aí"... "Ta, não vejo culpa nele, levem p/ Herodes que eu num quero saber disso"... "Vamos levá-lo p/ Herodes!"... levam p/ Herodes e enchem de porrada no caminho... "Decide aí Herodes!"... "Bah! Ele é maluco, num tem culpa de nada."... "Droga, vamos levá-lo p/ Pilatos outra vez"... retornam p/ Pialatos enchendo JC de porrada... "Ai meu cacete! Ta bom... desçam a porrada nele e depois ele ta livre."... descem o cacete em JC... "Crucifica!! Crucifica!!"... "Caceta! Olha... todo ano eu solto um prisioneiro... querem quem, JC ou o Assassino?"... "Assassino!! Assassino!!"... soltam assassino... "Crucifica! Crucifica!"... "Eita povo chato! Ta bom! Prega o cara na cruz, mas ó! Num tenho nada com isso! Lavo minhas mãos!"... dão mais porada em JC, cospem e metem uma coroa de espinhos na cabeça dele... dão mais porrada, colocam ele p/ carregar uma cruz, dão mais porrada, JC cai, toma mais porrada, carrega cruz, mais porrada, cai... "Ow! Vc! Ajuda ele a carregar essa porcaria pq já to de saco cheio!"... "Eu não!"... "Ah vai sim!"... "Ta bom."... mais porrada em JC, mais JC caindo e mais porrada... "Ta perto! Num desiste não!"... "Chegamos!"... "Ta.. vc aí! Vaza! Ja fez o que tinha que fazer"... masi porrada em JC e pregam suas mãos e pés... "Eles não sabem o que fazem..." céu escurece... "Lee meu espírito..."... JC morre... "Confere aí se ele empacotou mesmo".. " Ta bom!".. enfia lança no bucho de JC e voa um porrilhão de sangue... "É.. morreu"... descem JC da cruz... agora dentro da caverninha mostra mão furada de JC e ele anda... acaba o filme.

Meu roteiro ficou mais legal e dinâmico. :roll:
 
Lord Ashram disse:
Mas isso ainda não me tira da cabeça de que era o Goku ou o Shiryu ali no lugar de Jesus. Só um dos dois consegue perder tanto sangue quanto Jesus nesse filme.

Acho q em Kill Bill (filme perfeito) consegue ter mais mais sangue...mas o filme eh uma MERDA... foi terrivelmente decepcionante e perda de tempo e dinheiro ... :disgusti:
 
Ontem, lendo "Stupid White Men" notei uma coisa bem Legal que o Michael Moore escreveu... foi +- assim... "Os Judeus são perseguidos e caçados a MILENIOS por pessoas com inveja de sua cultura."

Bem... sem duvidas os judeus tem em sua cultura a mania de ser economico... pode-se até dizer "pão duro", mas esse conceito não deve ser misturado com religião... é como dizer que uma mulher mulçumana é escravisada só por usar o lencinho na cabeça. Cultura não se discute.
 
Glawar Anor disse:
Lord Ashram disse:
Mas isso ainda não me tira da cabeça de que era o Goku ou o Shiryu ali no lugar de Jesus. Só um dos dois consegue perder tanto sangue quanto Jesus nesse filme.

Acho q em Kill Bill (filme perfeito) consegue ter mais mais sangue...mas o filme eh uma MERDA... foi terrivelmente decepcionante e perda de tempo e dinheiro ... :disgusti:
É verdade, eu não me lembrei de Kill Bill na hora, apesar te re revisto ontem tb.
 
Mas em Kill Bill são várias pessoas derramando sangue para chegar nessa marca. E a proposta é ser exagerado.

Em Paixão é só 1. E era pra ser realista.


Ontem, lendo "Stupid White Men" notei uma coisa bem Legal que o Michael Moore escreveu... foi +- assim... "Os Judeus são perseguidos e caçados a MILENIOS por pessoas com inveja de sua cultura."
Eu diria, em vez disso, que perseguir e saquear judeus era um bom meio de um nobre arrecadar uma grana. Os judeus estavam dispersos, não tinham quem os defendesse e eram bem mais ricos que camponeses. E, se bem me lembro, os judeus especializaram-se no comércio porque eram proibidos de possuir terras. Se os nobres tivessem previsto...
 
Ahmm ... eu achei o filme tão ruim que resolvi falar aqui ... é basicamente Cristo sendo lascado e mulheres chorando.

Sério, o filme é muito brega. Ahhh Ok, o sangue e os ferimentos todos são realistas e podem chocar, sim, mas não é so isso que faz um bom filme. Essa história todo mundo esta careca de saber e o filme não acrescenta nada. Nenhuma atuação fantastica, nenhum aprofundamento psicológico nos personagens. Poderiam fazer isso com Maria, com Judas, mas eu não vi. E quando punham em jogo a tentação de Cristo, o faziam da pior maneira possivel. Alias, qualquer representação do mal no filme era extremamente brega. Aqueles diabinhos, aquele cara com capuz, recursos muito pobres para representar o diabo e seus serventes :P
 
É bom mesmo as pessoas dizerem "achei o filme isso",etc...

Bom,interessante...pois a fé atua ativamente na hora de julgar "A Paixão",e atua,na maioria dos casos,positivamente.Tirando a "liberdade poética" de Gibson,para deixar a história com "cara" de Sétima Arte mesmo,o que é exposto ali é a mensagem forte e verdadeira do Sofrimento de Jesus.Até então,nenhum filme havia chegado ao ponto de extrapolar os limites cinematográficos e religiosos ao retratar o sofrimento da forma que realmente foi.

Bom,tecnicamente falando o filme é muito bom,o roteiro,bem...nada a dizer,pois aquilo que está ali não poderia ser de outra forma,pois Gibson praticamente copiou o que está na Bíblia,mas,como eu falei,colocando uma visão mais poética.

Mesmo sendo um filme pesado,os cristãos em geral gostaram,pois a VIOLÊNCIA não é gratuita,pois a fé nos diz que Jesus pagou por todos nós,carregou com ele os nossos pecados,e,através de Suas feridas,fomos curados.É bem verdade que EM HIPOTESE ALGUMA estou pregando... :lol: :lol: :lol: ...mas é apenas para esclarecer um pouco para os Ateus distantes do significado do sofrimento de Cristo... :lol:

Enfim,atuações razoáveis,uma boa trilha sonora...um filme que dói ao assistir...me fez chorar,eu admito,porque creio em Deus e em Jesus.Mas,dos filmes do gênero,"A Paixão" não é o melhor,mas sim "Jesus de Nazaré,de Franco Zeffirelli".

Outra coisa:com certeza " A Paixão de Cristo" não é daqueles que dá vontade de assistir toda hora...

Ah,só uma observação:não citem "A Última Tentação de Cristo"...pois,devo admitir,com respaldo nas Escrituras:aquele que mostrar um Cristo diferente do nosso(do Evangelho),que seja considerado Anatema(maldição). :)
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Bom,tecnicamente falando o filme é muito bom

Em que exatamente?

mas é apenas para esclarecer um pouco para os Ateus distantes do significado do sofrimento de Cristo... :lol:

Esse tipo de elucidação deveria vir do próprio filme.

Mas não vem. Apenas flashes que sugerem essas razões. De ensinamento, nada é passado ali, apenas leves lembranças dos motivos pra ele estar sendo escorraçado pelos romanos.

Ah,só uma observação:não citem "A Última Tentação de Cristo"...pois,devo admitir,com respaldo nas Escrituras:aquele que mostrar um Cristo diferente do nosso(do Evangelho),que seja considerado Anatema(maldição). :)

Bom, fanatismo nunca fez mal a ninguém. :)
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Bom,interessante...pois a fé atua ativamente na hora de julgar "A Paixão",e atua,na maioria dos casos,positivamente.
O que, querendo ou não, é um erro.
Ter uma visão passional de algo não traz um julgamento justo.

Tirando a "liberdade poética" de Gibson,para deixar a história com "cara" de Sétima Arte mesmo,o que é exposto ali é a mensagem forte e verdadeira do Sofrimento de Jesus.
E esse foi o maior erro dele. Foi querer fazer algo próximo à realidade e exagerou muito mais do que deveria.

Até então,nenhum filme havia chegado ao ponto de extrapolar os limites cinematográficos e religiosos ao retratar o sofrimento da forma que realmente foi.
Pode até ter sido daquele jeito, mas o exagero fez com que o filme se tornasse ruim.
Muita "liberdade poética" p/ o meu gosto.

Bom,tecnicamente falando o filme é muito bom,o roteiro,bem...nada a dizer,pois aquilo que está ali não poderia ser de outra forma,pois Gibson praticamente copiou o que está na Bíblia,mas,como eu falei,colocando uma visão mais poética.
Poética até demais.
Se ele realmente quisesse passar alguma mensagem com o filme, ele teria feito de forma que quem não conhece a história ficasse sabendo pelo menos um pouco e curioso e não só mostrado JC apanhando igual ao Goku.

Mesmo sendo um filme pesado,os cristãos em geral gostaram,pois a VIOLÊNCIA não é gratuita,pois a fé nos diz que Jesus pagou por todos nós,carregou com ele os nossos pecados,e,através de Suas feridas,fomos curados.
Ah é gratuita sim!
Se fosse menos exagerada e tivesse mais explicações eu até diria o contrário. Mas do jeito que o filme foi feito, não tem como dizer que não é gratuita.

É bem verdade que EM HIPOTESE ALGUMA estou pregando... :lol: :lol: :lol: ...mas é apenas para esclarecer um pouco para os Ateus distantes do significado do sofrimento de Cristo... :lol:
Nessas horas eu agradeço pelos 8 anos de minha vida em que tive chatas aulas de religião. Pelo menos me deixaram familiarizado com o assunto, permitindo me envolver em discussões.

Enfim,atuações razoáveis,uma boa trilha sonora...um filme que dói ao assistir...me fez chorar,eu admito,porque creio em Deus e em Jesus.
Volto a repitir, envolvimento passional deturpa o julgamento.

Outra coisa:com certeza " A Paixão de Cristo" não é daqueles que dá vontade de assistir toda hora...
Concordamos em algo. :)
 
Acho que muitos cristãos devem ter gostado desse filme por razões religiosas. Eu pude observar isso parcialmente ouvindo a opinião de amigos meus, evangélicos e católicos, que disseram gostar do filme e justificaram a opinião pela sua fé. O filme realmente utiliza trechos existentes na Bíblia e tal ...

O problema é que em se tratando de arte, pouco importa isso ... um filme poderia ser fiel à Biblia e ser bom ou não, o caso aqui. Se o objetivo do Mel Gibson era pregar, o filme pode ser um bom material para os cristãos, quem sabe, mas não para os cinéfilos em geral. Os personagens pouco explorados. Dane-se que era Jesus ali. Quando eu vejo Jesus na película eu quero ver um personagem bem desenvolvido e profundo, não importa o quanto isso esteja de acordo com as escrituras ou com a concepção do Jesus histórico.

So não da para achar legal tomadas longuissimas de Jesus sendo espancado e das Marias chorandos, com toneladas de câmera lenta.
 
Fox disse:
Esse tipo de elucidação deveria vir do próprio filme.

Mas não vem. Apenas flashes que sugerem essas razões. De ensinamento, nada é passado ali, apenas leves lembranças dos motivos pra ele estar sendo escorraçado pelos romanos.
Mas o significado que eu digo é aquele em cima do sofrimento de Jesus.Eu não quis dizer do motivo que levou Jesus a ser crucificado,mas sim do próprio significado do sofrimento_O motivo que levou Jesus a ser "surrado" é um,agora,o significado do sofrimento é outro, distinto...diz respeito a nós,enquanto que o motivo que levou
as principais autoridades entre os Judeus julgarem e mandarem Jesus aos romanos é outra,que é exatamente o fato de que Jesus era uma ameaça à tradição e crença Judaica,etc,etc,etc.Então,não era necessário elucidar através de linhas de narrativa contínua,pois o foco era APENAS o sofrimento como mensagem de salvação.


Fox disse:
Bom, fanatismo nunca fez mal a ninguém. Smile
Putz...não seja superficial no julgamento...

Vc sugeriu que sou fanático?Embora eu sei que vc brincou(ou não?),é bom
que eu deixe claro que não tenho uma religião,não vou à Igreja e nem ando com uma Bíblia debaixo do braço.Ter fé em Deus e nas Escrituras é bem diferente de seguir um religião.Religião é aquilo que o homem propõe para o próximo como algo correto.A cagada já começa com a arrogância humana em acrescentar tradições e regras,aprisionando e alienando o homem,e outro exemplo:a tal da Igreja Católica como a única que traz salvação,como o Papa uma vez disse...tsc,tsc..

De forma alguma sou fanático,pelo contrário.A fé é algo muito distante do fanatismo.Pegue como exemplo os grupos radicais do Oriente Médio:aqueles grupos deturpam cegamente suas crenças,criando novos dogmas e atropelando a essência simples de sua própria fé.Fanatismo é deixar de ser lúcido e atacar algo sem noção e senso de respeito.

Lord Ashram disse:
E esse foi o maior erro dele. Foi querer fazer algo próximo à realidade e exagerou muito mais do que deveria.

É a sua visão...que não é a verdadeira,como a minha tb não é.Como ninguém é dono do julgamento perfeito,então...seria bom vc dizer:"Na minha opinião..."...apesar de vc deixar subentendido,nunca é demais dizer duas palavrinhas:minha e opinião. :wink:

Era preciso que Gibson mostrasse dessa forma o sofrimento..isso até mudou algumas pessoas,para melhor é claro...

Nem quero discutir o efeito em cima dos céticos,mas até um assassino confessou o próprio crime ao ver o filme,em arrependimento.

Lord Ashram disse:
Se ele realmente quisesse passar alguma mensagem com o filme, ele teria feito de forma que quem não conhece a história ficasse sabendo pelo menos um pouco e curioso e não só mostrado JC apanhando igual ao Goku.
Nada a comentar... :lol: :lol: :lol:

"Apanhando igual ao Goku"... :lol:

Lord Ashram disse:
Ah é gratuita sim!
Essa sua opinião eu perdoo.. :lol:

Sua mentalidade mudaria e olharia o filme com outros olhos se vc "virasse" um Cristão...

Cinematograficamente falando,TALVEZ,gratuita com relação à Arte,mas,como meio de propagação de uma crença,nada de anormal,já que Gibson foi bem feliz ao se aproximar da realidade,não importando se foi pesado demais...um choque para os leigos até.
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
(...)Então,não era necessário elucidar através de linhas de narrativa contínua,pois o foco era APENAS o sofrimento como mensagem de salvação.

O problema é que era necessário sim esses motivos.

Porque ninguém é obrigado a conhecer Jesus e seus ensinamentos na hora de ver o filme. Apesar do que se pensa, muitos não-cristãos e ateus também foram ver o filme.

O fato é que ele basicamente apelou pros que já conheciam sua história e pra sua suscetibilidade de serem afetados por uma figura importante pra eles sofrendo.

Isso fica mais óbvio a partir do momento que a película em nada indica, nem sutilmente, que ele está lá sofrendo por todos.

Entender isso é questão de conhecimento no livro que conta essa, não de fé. Se fosse, nenhum cristão precisaria ler a Bíblia pra entender seu significado.

Fox disse:
Bom, fanatismo nunca fez mal a ninguém.

Putz...não seja superficial no julgamento...

Vc sugeriu que sou fanático?Embora eu sei que vc brincou(ou não?),é bom
que eu deixe claro que não tenho uma religião,não vou à Igreja e nem ando com uma Bíblia debaixo do braço.

E no entanto parece achar válido considerar uma maldição alguém pensar na figura de Jesus como algo diferente das Escrituras.

Isso deixa pouco à interpretação, sabe.

Cinematograficamente falando,TALVEZ,gratuita com relação à Arte

Talvez não, com certeza. A arte sempre deve funcionar por si só, não dependendo de fatores externos a ela.

Porque, entre outras coisas, a arte deve comunicar o que expressa. E a partir do momento que ela resume tremendamente, com várias enrolações técnicas e distrações grotescas, uma história que tenta passar um significado mais importante do que apenas um homem sendo desfigurado, essa arte perde um de seus maiores propósitos.

como meio de propagação de uma crença,nada de anormal,já que Gibson foi bem feliz ao se aproximar da realidade,não importando se foi pesado demais...um choque para os leigos até.

Não realmente. Já disseram aqui, até o Tarantino é bem mais violento que isso.

E como forma de propagação de uma crença... não mesmo. Lembrando do que eu acabei dizer sobre comunicar, esse trabalho não fez nada disso.

No máximo, apenas relembrou e reavivou o sentimento de quem já conhece a história, apelando pra pena que tenta causar mostrando um homem sendo castigado injustamente.

Fora isso, quem não conhecia a história de Jesus, continuou sem conhecer.
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Fox disse:
Esse tipo de elucidação deveria vir do próprio filme.

Mas não vem. Apenas flashes que sugerem essas razões. De ensinamento, nada é passado ali, apenas leves lembranças dos motivos pra ele estar sendo escorraçado pelos romanos.
Mas o significado que eu digo é aquele em cima do sofrimento de Jesus.Eu não quis dizer do motivo que levou Jesus a ser crucificado,mas sim do próprio significado do sofrimento_O motivo que levou Jesus a ser "surrado" é um,agora,o significado do sofrimento é outro, distinto...diz respeito a nós,enquanto que o motivo que levou
as principais autoridades entre os Judeus julgarem e mandarem Jesus aos romanos é outra,que é exatamente o fato de que Jesus era uma ameaça à tradição e crença Judaica,etc,etc,etc.Então,não era necessário elucidar através de linhas de narrativa contínua,pois o foco era APENAS o sofrimento como mensagem de salvação.
E o foco ficou APENAS no sofrimento e em momento algum passou mensagem nenhuma de salvação durante as 2h de filme.
O filme é só o "resumo" que eu postei logo depois que vi o filme.
Como é que fica quem não conhece? Esses que se danem e se virem p/ entender?
Que eu me lembre, o próprio Gibson disse certa vez que queria passar a mensagem p/ todos, mas falhou gritantemente nisso mostrando só espancamentos "sem motivos".

Lord Ashram disse:
E esse foi o maior erro dele. Foi querer fazer algo próximo à realidade e exagerou muito mais do que deveria.

É a sua visão...que não é a verdadeira,como a minha tb não é.Como ninguém é dono do julgamento perfeito,então...seria bom vc dizer:"Na minha opinião..."...apesar de vc deixar subentendido,nunca é demais dizer duas palavrinhas:minha e opinião. :wink:
É demais sim.
Se sou eu quem está postando, ta mais que claro que essa é minha opinião. Se eu entro numa discussão, eu entro com minha opinião tentando colocar fatos que dêem base p/ a mesma e não falando que o que eu digo é verdade absoluta. :wink:

Era preciso que Gibson mostrasse dessa forma o sofrimento..isso até mudou algumas pessoas,para melhor é claro...
Pode até ser que fosse necessário ele mostrar dessa forma, mas mais necessário ainda era ele mostrar o pq disso e não só isso.

Nem quero discutir o efeito em cima dos céticos,mas até um assassino confessou o próprio crime ao ver o filme,em arrependimento.
Ta. Um caso isolado.
Mesmo sendo assassino ele deveria ser religioso tb.
Quero ver um assassino que não é familiarizado com a situação do filme se "arrepender" só pq viu Jesus apanhando igual a cachorro de rua num filme.

Lord Ashram disse:
Ah é gratuita sim!
Essa sua opinião eu perdoo.. :lol:
Quero perdão não. :P

Sua mentalidade mudaria e olharia o filme com outros olhos se vc "virasse" um Cristão...
Sim pq eu veria de forma passional, e não crítica.

Cinematograficamente falando,TALVEZ,gratuita com relação à Arte,mas,como meio de propagação de uma crença,nada de anormal,já que Gibson foi bem feliz ao se aproximar da realidade,não importando se foi pesado demais...um choque para os leigos até.
Mas não houve propagação da crença. Quem não conhece a história só viu JC tomando no quengo o filme todo.
Bom, a não ser que seja p/ eles começarem a crer que podem perder sangue exageradamente. :P
 
Fox disse:
Porque ninguém é obrigado a conhecer Jesus e seus ensinamentos na hora de ver o filme. Apesar do que se pensa, muitos não-cristãos e ateus também foram ver o filme.

O fato é que ele basicamente apelou pros que já conheciam sua história e pra sua suscetibilidade de serem afetados por uma figura importante pra eles sofrendo.

Só que,já não bastam as dezenas de filmes retratando os ensinamentoa da fase "pré-chicote"( rsrsrs) de Cristo????Então,eu digo(minha opinião),que a necessidade era mínima de elucidar,mas os flashes ajudaram até,de forma não satisfatória,mas ajudaram em algo.Agora,pra que Gibson faria o mesmo?Temos muitos filmes de produções menores,mas até bem feitas que retratam bem a fase dos ensinamentos de Jesus,desde o nascimento até a crucificação.

É verdade que muitos Ateus e pessoas de outras crenças foram ver ao filme.O que valeu foi aquela coisa inédita de um filme bíblico retratar unicamente o sofrimento,sendo que o fato que levou Jesus a ser crucificado nem precisava ser exposto de maneira clara,pois,como eu disse,muito filmes já o fizeram,inclusive o ótimo "Jesus de Nazaré",de Franco Zefirelli,um filme mundialmente conhecido.

Gibson quis, basicamente, provocar uma reflexão maior nas pessoas,aquela coisa do choque seguido do impacto emocional,embora tenha feito isso apelado para,obviamente,o cinema...pois é algo mais prático,já que ele é um Ator e tb diretor.


Fox disse:
E no entanto parece achar válido considerar uma maldição alguém pensar na figura de Jesus como algo diferente das Escrituras.

Isso deixa pouco à interpretação, sabe.

É questão de fé,que não uso de maneira fanática.Se a minha crença me diz que alguém que mostre um Cristo diferente seja considerado "maldição",isso não foi algo colocado na Bíblia como sendo algo sem significado...houve um propósito,por questões que não me cabe discutir.Se isso deixa pouca interpretação,é pra deixar mesmo...a interpretação de uma crença e o que ela transmite é complicado.

Fox disse:
Não realmente. Já disseram aqui, até o Tarantino é bem mais violento que isso.
Tarantino foi mais violento?Nos seus Kill Bills e Pulp Fictions?Não mesmo!

Tarantino bota violência em forma mais estilosa,como uma marca sua.O estilo dele não é o de mostrar sangue como protesto ou reflexão em primeiro lugar,ele faz isso como Pura Arte antes de tudo.

O filme de Gibson foi o mais difícil que eu já vi,difícil no sentido de aguentar toda aquela surra de um homem Santo...isso por si só faz daquele monte de sangue um pesadelo.Nunca vi em um filme tanta violência em cima de UM HOMEM só,o que é bem mais "pesado" do que filmar violência em cima de dezenas de personagens.

Fox disse:
Fora isso, quem não conhecia a história de Jesus, continuou sem conhecer.
Novamente:conhecer outros filmes a respeito de Jesus é bom...isso faz com que a pessoa não se deixe levar por um único filme..o que a alienaria.. :lol:

Lord Ashram disse:
E o foco ficou APENAS no sofrimento e em momento algum passou mensagem nenhuma de salvação durante as 2h de filme.
Mas,meu caro Lord( :) )...o sofrimento é justamente a Salvação,entende?Sem sofrimento a Salvação é ilógica...não existe!"Pelas suas feridas fomos curados"."Ele foi moído pelas nossas transgressões"....taí...é claro que o leigo,se quiser conhecer toda a história,que procure ler a Bíblia ou assistir outros filmes bíblicos.A mensagem da Salvação,ou melhor,os ensinamentos que Jesus pregou não eram necessários,pois o propósito do filme era somente o de provocar comoção e reflexão...se isso foi uma idéia inteligente de Gibson,é um ponto de vista individual de cada um.Quem tem o mínimo de conhecimento,sabe que Jesus sofreu e carregou com ele nossos pecados.Enfim...questão de observação.

Lord Ashram disse:
Ta. Um caso isolado.
Mesmo sendo assassino ele deveria ser religioso tb.
Quero ver um assassino que não é familiarizado com a situação do filme se "arrepender" só pq viu Jesus apanhando igual a cachorro de rua num filme.
De repente,pode ter havido centenas de casos espalhados no mundo(pelo menos no Ocidente).

E,o assassino religioso???Sei não...

Prefiro achar que o assassino sabia sobre a história Bíblica e se arrependeu simplesmente...geralmente acontece isso com muita gente.

Lord Ashram disse:
Sim pq eu veria de forma passional, e não crítica.
Mas vc é um profissional por acaso..um crítico de cinema credenciado para dar importância e para poder julgar de forma crítica?Vc pode ver de forma passional como sendo algo positivo,se pelo menos tem a ver com suas idéias,por que não?Eu não vejo problema algum....

Ver de forma crítica seria legal em filmes pipocas,em documentários,aqueles filmes clássicos...existem filmes para se analisar de forma crítica,mas nem todos os filmes necessitam de algo que faça com que a pessoa veja com olhos críticos.Acho que um filme religioso é algo bem pessoal com relação à crença,não é para ter um "olho" crítico de fora.
 
Da parte de dizer que já bastam os outros filmes sobre Jesus, seria idiotice do Gibson assumir que todos os espectadores viram pelo menos um dos filmes sobre Jesus em sua vida.

Eu por exemplo nunca tinha visto nenhum, o interesse foi pouco. A não ser que se conte A Vida de Brian, o que eu realmente acho que não seja o caso.

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Gibson quis, basicamente, provocar uma reflexão maior nas pessoas,aquela coisa do choque seguido do impacto emocional,embora tenha feito isso apelado para,obviamente,o cinema...pois é algo mais prático,já que ele é um Ator e tb diretor.

E basicamente, a única coisa lógica a se tirar exclusivamente desse filme é que o cara apanhou sem merecer.

Fox disse:
Tarantino bota violência em forma mais estilosa,como uma marca sua.O estilo dele não é o de mostrar sangue como protesto ou reflexão em primeiro lugar,ele faz isso como Pura Arte antes de tudo.

Ignorando a parte do comercialismo, isso faria sentido.

Mas arrancar um olho visualmente convincente e pisar nele até virar uma pasta gosmenta me parece uma coisa bem violenta.

Nunca vi em um filme tanta violência em cima de UM HOMEM só,o que é bem mais "pesado" do que filmar violência em cima de dezenas de personagens.

Lógicamente.

Mas até aí, que mérito tem isso pro si só? Porque é só violência física.

Fox disse:
Novamente:conhecer outros filmes a respeito de Jesus é bom...

Mas jamais deveria ser necessário pra se apreciar bem um filme em especial sobre ele.

Eu já falei, a partir do momento que um trabalho de arte depende de fatores externos a ele, se torna altamente falho.

Mas vc é um profissional por acaso..um crítico de cinema credenciado para dar importância e para poder julgar de forma crítica?

Eu realmente não queria responder nada dirigido ao Ash, mas isso foi já foi exagero.

Desde quando uma pessoa precisa estudar e ter diploma pra poder analisar alguma coisa?

Com certeza alguém que estuda cinema vai perceber mais detalhes técnicos com mais apuro do que um leigo. Mas um leigo não é biológicamente impedido dever os mesmos detalhes.

E até onde sei, todo mundo nasce com senso crítico. Há os que optam por não usá-lo, mas isso costuma ser uma escolha, não um impedimento físico.

existem filmes para se analisar de forma crítica,mas nem todos os filmes necessitam de algo que faça com que a pessoa veja com olhos críticos.Acho que um filme religioso é algo bem pessoal com relação à crença,não é para ter um "olho" crítico de fora.

Isso é besteira. Nenhum filme é feito pra analisado de forma crítica.

Nenhuma arte, por sinal. Os que têm isso como objetivo primário costumam ser vazios, exatamente porque são técnicamente bem feitos e nada mais.

Se você prefere ver um filme de forma pessoal, é do seu completo e inato direito.

Assim como o é alguém querer vê-lo de forma crítica. A diferença é que o primeiro vai estar falando de seus sentimentos, enquanto o segundo vai estar falando do filme.
 
Fox disse:
Da parte de dizer que já bastam os outros filmes sobre Jesus, seria idiotice do Gibson assumir que todos os espectadores viram pelo menos um dos filmes sobre Jesus em sua vida.
Mas aí Gibson deve simplesmente ter refletido sobre o seu público.Acho que a estratégia dele foi o de chamar a atenção de seus admiradores,coisa do tipo.Gibson talvez não teve a intenção de chamar o mundo para ver ao filme,mas,ele deve saber onde está concentrado a maior parte de seus fãs.Isso soa ridículo até...mas Gibson não pensou um mudar tradições religiosas milenares de outros países....então,nem é questão de saber se as pessoas que iriam ver "A Paixão",já viram outros filmes a respeito de Cristo,mas é mais aquela coisa de mexer com o lado emocional mesmo,principalmente daqueles que tinham algum conhecimento básico da doutrinha cristã.


Fox disse:
Ignorando a parte do comercialismo, isso faria sentido.

Mas arrancar um olho visualmente convincente e pisar nele até virar uma pasta gosmenta me parece uma coisa bem violenta.
Bem...eu discordo.Ver Cristo tendo a carne triturada,sendo arrancada com lâminas ..isso já bastaria para superar qualquer cena de violência de Tarantino...mas vemos a maior parte do filme um Jesus sendo dolorosamente açoitado e esbofeteado.

O lance do olho sendo esmagado é sarcástico...típico de Tarantino,nada que choca,pelo menos para mim.


Fox disse:
Mas até aí, que mérito tem isso pro si só? Porque é só violência física.
Não estou ressaltando algum mérito na violência por si só.Estávamos comparando apenas a questão do nível de violência no filme de Tarantino e no de Gibson,nada mais,nada menos...

Fox disse:
Eu já falei, a partir do momento que um trabalho de arte depende de fatores externos a ele, se torna altamente falho.

Isso nem todo mundo pensa igual a vc.Um trabalho de Arte...sempre vi no cinema algo como entretenimento antes de tudo.Abordar a questão de fatores externos para
compreender um filme como sendo uma falha é uma coisa que não entra na minha cabeça.


Fox disse:
Eu realmente não queria responder nada dirigido ao Ash, mas isso foi já foi exagero.

Desde quando uma pessoa precisa estudar e ter diploma pra poder analisar alguma coisa?
Eu sei...

Não falei seriamente...foi apenas uma "revolta" sobre essa coisa de querer implicar com um filme religioso na questão da interpretação passional como sendo um problema.


Fox disse:
Isso é besteira. Nenhum filme é feito pra analisado de forma crítica.
E eu concordo...

Mas alguns filmes,talvez aqueles filmes que abordam o lado mais documental,seria o mais ideal para ser analisado apenas de forma crítica..

Mas tb acho besteira...

Analisar de forma objetiva ou subjetiva..isso é a "graça" do mundo cinematográfico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo