• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Origem (Inception, 2010)

Gente, simplesmente demais esse filme... Genial! Essa coisa de tratar com profundidade os sonhos e tudo mais misturando ficção... E o melhor é que se trata de um filme inteligente. Tipo, tive que assistir duas vezes pra entender 100% e parando ou voltando em algumas partes. Longo, inusitado e interessante!
 
Arquitetura da Mente.
Filme fantástico,muito inteligente e com muita ação. Não se pode piscar mesmo do início ao fim do filme. Gostei muito das aulas de Cobb para a estudante Ariadne,fazendo ela se preocupar com cada pequeno detalhe da decoração, arquitetura e seu entorno.
E sim, o final é confuso ¬¬ ...
 
Feitas as piadas com o Oscar do DiCaprio e Inception, fiquei com uma dúvida: O totem dele não é uma coisa meio idiota? Um peão que gira e para. Os outros totens tem características únicas: Um dado viciado e uma peça de xadrez com um desbalanceamento específico. Enfim, são características que só os seus donos conhecem. Faz sentido, como uma forma de protege-los caso estejam num sono compartilhado contra vontade, pois o sonhador não teria como antecipar as tais características específicas dos objetos, de modo a enganar os alvos.

Enfim, não há nada de tricky no objeto de Cobb. Não faz sentido. É tudo um sonho.
 
Vi esse filme duas vezes, e sempre me fez sentir malzão... Sei se tô a fim de ver uma outra vez para prestar atenção nessa teoria não :lol:
 
o totem dele não para de girar nos sonhos e para de girar quando ele está acordado. não é isso?

eu achei um tópico no reddit que o pessoal discute algumas teorias sobre o totem dele (partindo de uma que diz que o totem seria a aliança) >> https://www.reddit.com/r/Inception/comments/cvk2i/is_cobbs_ring_his_actual_totem/

Só que isso não faz sentido. Eu entendi que os totens são objetos que permitem que seus donos saibam se estão num sonho ou não. Esse é o ponto principal de pq o peão de Cobb parece ser um totem idiota. Explico:

1) Pq Ariadne não pode tocar no dado viciado de Arthur? Pq então ela poderá descobrir como funciona o dado dele.

2) Pq isso é um problema? Pq se ela fosse mal intencionada (isso é interpretação minha), ela poderia prender Arthur num sonho impossível de sair.

3) Qual seria uma ferramente para tornar o sonho inescapável? Ela poderia criar um sonho para Arthur no qual o dado fosse viciado, exatamente igual a realidade.

4) Como isso seria possível? Se Ariadne conhece o funcionamento do totem de Arthur (o qual só ele sabe), então a replicação seria possível.

5) E se ela não souber o funcionamento do totem dele? Aí o dado no sonho de Arthur será como um dado qualquer, ou seja, não será viciado e Arthur saberá que está num sonho.

Esse é o meu entendimento sobre o funcionamento dos totens - ou seja, no mundo real, eles contém um segredo que ninguém mais conhece. Isso significa que se esses objetos forem recriados no mundo dos sonhos, então eles se comportarão da forma comum, de modo que o sonhador saberá que está num sonho.

E é por isso que o totem de Cobb é bizarro: Pq é óbvio que um peão vai girar até parar. Não? Eu perdi alguma coisa? Pq um peão, nas condições normais, deveria girar sem parar?

--

Sobre a aliança, não acho que seja o totem dele pq esse é um objeto que só aparece na mão dele no mundo dos sonhos, ou seja, reflete a relação inacabada dele com o casamento de Mal.
** Posts duplicados combinados **
Só complementando o meu comentário sobre o totem de Cobb: Na minha lógica (que pode muito bem estar errada) faria muito mais sentido se o peão no mundo real tivesse algum defeito e ele nunca girasse, nem por um segundo. Assim sendo, se ele estivesse no sonho de alguém, o mais provável é que o peão funcionasse normalmente, girando por um bom tempo e Cobb saberia que estava num sonho.
 
tumblr_nmnqj2RvkG1tpn3gbo1_1280.png
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo