• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Origem (Inception, 2010)

É mais um daqueles filmes que ficarão entre as principais discussões do ano até caírem no ostracismo. Vejam bem, eu gostei do filme por "camadas", ele tem um mérito gigantesco em querer estudar o subconsciente coletivo (aquela velha história de uma pessoa invadir os sonhos das outras), entretanto ele peca em ser deveras explicativo demais; não deixa brechas para o espectador analisar o quadro todo pois o tempo todo a personagem da Elle Page recebe instruções, ela é instrumento para a platéia ter alguém com quem se identificar e aí chega o erro. Diferente de Cidade dos Sonhos onde não podemos saber diferenciar onde começa e termina o sonho, aqui sabemos todas as etapas por onde passam os personagens e logo perdemos a magia de estar nos sonhos de outra pessoa, perdemos a magia.

Outra sacanagem do diretor foi deixar em cheque a questão de se realmente o personagem principal saiu dos sonhos ou não, isso é uma manobra preguiçosa para entregar um filme tão didático e exposto. Deviam deixar como nossos sonhos, nós interpretamos e ouvimos aquilo que condiz com o que queremos, mas desde o começo eles no guiou e não deixou o espectador guiar a si próprio pelo labirinto. Um erro, infelizmente.
 
pra quem gosta, seguem alguns infográficos explicativos:

1.
Inception_Infographic_by_dehahs.jpg
2.
InceptionArch_SlusherFULL.jpg
3.
Inception.jpg
4.
30750_540.jpg
5.
inception_infographic_preview.jpg
6.
inception-math.jpg
 
Demais esse filme, vi esse final de semana e achei maravilhoso!

Acho que não tem muita coisa pra ficar pensando. Está tudo no filme!

Não acredito que Cobb esteja sonhando no final, pois o peão claramente oscila e cairia. Quando em sonho ele tem um movimento limpo. Não tenho dúvidas em nada ali. Se o diretor aparecer dizendo o contrário é sacanagem dele, haha.
 
Bruno Masei disse:
Demais esse filme, vi esse final de semana e achei maravilhoso!

Acho que não tem muita coisa pra ficar pensando. Está tudo no filme!

Não acredito que Cobb esteja sonhando no final, pois o peão claramente oscila e cairia. Quando em sonho ele tem um movimento limpo. Não tenho dúvidas em nada ali. Se o diretor aparecer dizendo o contrário é sacanagem dele, haha.

Sem falar que, na realidade, mostra diversas vezes o pião caindo, naquele estágio no qual voltam depois de sair dos sonhos.

Eu adoro esses infográficos do filme. É legal ver como cada um interpretou de forma diferente o filme, onde colocam o Limbo e quem esteve nele.

Sou mais a versão daquele que diz que Ariadne e Fischer nunca estiveram no Limbo, acho que faz mais sentido.

Enfim, filmão. Eu que to cada vez vendo menos filme fiquei super animada com esse.
 
Assisti no IMAX!!! e depois no cinema normal... Adorei o filme, e ele me lembra bons livros... daqueles q o leitor tem um papel importante na interpretação...pode entender de mil maneiras. Daqueles filmes que inspiram mesmo..
 
.Izze. disse:
Bruno Masei disse:
Demais esse filme, vi esse final de semana e achei maravilhoso!

Acho que não tem muita coisa pra ficar pensando. Está tudo no filme!

Não acredito que Cobb esteja sonhando no final, pois o peão claramente oscila e cairia. Quando em sonho ele tem um movimento limpo. Não tenho dúvidas em nada ali. Se o diretor aparecer dizendo o contrário é sacanagem dele, haha.

Sem falar que, na realidade, mostra diversas vezes o pião caindo, naquele estágio no qual voltam depois de sair dos sonhos.

Eu adoro esses infográficos do filme. É legal ver como cada um interpretou de forma diferente o filme, onde colocam o Limbo e quem esteve nele.

Sou mais a versão daquele que diz que Ariadne e Fischer nunca estiveram no Limbo, acho que faz mais sentido.

Enfim, filmão. Eu que to cada vez vendo menos filme fiquei super animada com esse.

Mas como assim não estiveram? haha. Claro que estiveram. Fischer morreu no processo e só poderia estar no Limbo. E mostraram os dois lá, oras.
 
Bruno Masei disse:
.Izze. disse:
Bruno Masei disse:
Demais esse filme, vi esse final de semana e achei maravilhoso!

Acho que não tem muita coisa pra ficar pensando. Está tudo no filme!

Não acredito que Cobb esteja sonhando no final, pois o peão claramente oscila e cairia. Quando em sonho ele tem um movimento limpo. Não tenho dúvidas em nada ali. Se o diretor aparecer dizendo o contrário é sacanagem dele, haha.

Sem falar que, na realidade, mostra diversas vezes o pião caindo, naquele estágio no qual voltam depois de sair dos sonhos.

Eu adoro esses infográficos do filme. É legal ver como cada um interpretou de forma diferente o filme, onde colocam o Limbo e quem esteve nele.

Sou mais a versão daquele que diz que Ariadne e Fischer nunca estiveram no Limbo, acho que faz mais sentido.

Enfim, filmão. Eu que to cada vez vendo menos filme fiquei super animada com esse.

Mas como assim não estiveram? haha. Claro que estiveram. Fischer morreu no processo e só poderia estar no Limbo. E mostraram os dois lá, oras.

Pela teoria discutida lá no OMG, esse lugar cheio de prédios e afins não seria o Limbo, mas sim o sonho do Cobb (que um dos gráficos mostra). O Limbo é aquela praia onde Cobb é encontrado e levado até o Saito, lugar diferente daquele onde encontram a Mal. Parece fazer mais sentido já que na teoria a pessoa se perde no Limbo, não sai facilmente (enquanto a Ariadne e o Fischer acordam facilmente e saem do "sonho do Cobb", pois o efeito dos sedativos já estava passando naquele momento).
 
no meio do filme (quando eles descobrem que não basta morrer pra voltar por conta do sedativo) eles explicam que o limbo teria a imagem construída pela pessoa do grupo que já tivesse passado por lá - neste caso o Cobb) e ele fica no lugar pra buscar o Saito... mas isso ainda está aberto a discussões.
 
Scorsese já fez esse filme antes, de maneira muito superior, e com o mesmo protagonista, inclusive, chamava-se "Ilha do medo".
 
A cocotiz foi ontem assistir, e disse que vale muito a pena:
-nossa pensa em um filme louco?
- é sobre o ke?
- paradoxos.
:g:
Gostei do enrredo, Leitura de Mentes sempre é um tema bacana para filmes.
fico pensando o que faria com esse poder
:rofl:
 
.Izze. disse:
Bruno Masei disse:
.Izze. disse:
Bruno Masei disse:
Demais esse filme, vi esse final de semana e achei maravilhoso!

Acho que não tem muita coisa pra ficar pensando. Está tudo no filme!

Não acredito que Cobb esteja sonhando no final, pois o peão claramente oscila e cairia. Quando em sonho ele tem um movimento limpo. Não tenho dúvidas em nada ali. Se o diretor aparecer dizendo o contrário é sacanagem dele, haha.

Sem falar que, na realidade, mostra diversas vezes o pião caindo, naquele estágio no qual voltam depois de sair dos sonhos.

Eu adoro esses infográficos do filme. É legal ver como cada um interpretou de forma diferente o filme, onde colocam o Limbo e quem esteve nele.

Sou mais a versão daquele que diz que Ariadne e Fischer nunca estiveram no Limbo, acho que faz mais sentido.

Enfim, filmão. Eu que to cada vez vendo menos filme fiquei super animada com esse.

Mas como assim não estiveram? haha. Claro que estiveram. Fischer morreu no processo e só poderia estar no Limbo. E mostraram os dois lá, oras.

Pela teoria discutida lá no OMG, esse lugar cheio de prédios e afins não seria o Limbo, mas sim o sonho do Cobb (que um dos gráficos mostra). O Limbo é aquela praia onde Cobb é encontrado e levado até o Saito, lugar diferente daquele onde encontram a Mal. Parece fazer mais sentido já que na teoria a pessoa se perde no Limbo, não sai facilmente (enquanto a Ariadne e o Fischer acordam facilmente e saem do "sonho do Cobb", pois o efeito dos sedativos já estava passando naquele momento).

Acredito no que a Kika também escreveu.

Na realidade o limbo é um 'shared dream' um sonho compartilhado. Que 'foi' compartilhado por Mal e Cobb no passado e eles construíram tudo. Depois veio Saito e construiu aquela casinha bonitinha. Todo mundo que cair no limbo poderá moldar a forma com suas mentes e criar algo. Portanto não é correto dizer que aqueles prédios caindo e tudo mais seja o sonho de Cobb, mas a contribuição de Cobb e mal ao Limbo.

Tanto que quando Cobb e a menina 'descem', eles 'despertam' na praia também.
 
acho q por ser um filme q já estreou no brasil dá pra parar de usar as tags de spoilers. até pq quem vai vir comentar aqui é quem já viu e quer discutir as teorias. para os maus entendedores, quem ñ quiser ver spoilers pare de ler aqui.

bruno, se o peão vai cair ou ñ no final ñ tem a mínima importância: o peão nunca foi o totem do cobb e sim da mulher dele, ou seja, ele ñ mostra pro cobb e pra quem tá assistindo oq é sonho e oq é realidade.
 
A última camada é o limbo.
Em certo momento do filme, quando eles explicam a ariadne o que é o limbo
eles deixam claro para ela que o limbo é um espaço de sonho inacabado, e que no caso de um sonho compartilhado, só existiriam coisas lá que um deles que já teria ido lá tivesse construído, no caso o Cobb, que ficou 50 anos construindo.

O fato dele ir para a praia encontrar o Saito não diz que ele desceu mais um nível
só diz que ele foi para outro lugar, no mesmo limbo. só porque o cenário mudou não necessáriamente mudou o lugar, o limbo é mesmo, tanto na casa deles quanto no salão do Saito.

Sobre ser um Sonho ou não, acredito que não.
O peão caiu diversas vezes durante o filme, se fosse um sonho ele nunca teria
terminado de cair, a cena sempre seria cortada, sempre interrompido ou algo assim, para completar a idéia, só que ficamos tão vidrados com o peão no final do filme, que esquecemos que ele caiu várias vezes durante o mesmo, por isso, não acho que se trate de um sonho.

Se, se tratava de um sonho, ele se iniciou no avião no momento em que o Cobb "desperta" com o Saito, mas seria novamente um sonho coletivo criado por todos, isso explicaria a presença de todos tão próximos dele no aeroporto. e isso explica a existência do Pai dele nos EUA quando na primeira vez que eles se encontram ele mora em Paris.

Não achei o filme complicado, pelo contrário ,todas as informações estão no filme
quando eles entram no primeiro sonho eles fazem uma piada sobre estar chovendo já que o Yusuf está com vontade de ir ao banheiro por ter bebido muito champagne, lá já fica claro que Yusuf é o dono do sonho, assim como no sonho do Eames que o primeiro diálogo se dá com o próprio Cobb Falando "este sonho é seu Eames..." e no sonho do Arthur, todas as vezes que a Van girava, a câmera focava Nele, e o sonho do Hotel girando Junto.

O filme em si não é complicado, só é muita informação junta
não pode piscar nem parar para respirar, mas se prestar atenção, dá
pra entender tudo.
 
Achei esse filme muito hypado do que deveria, Amnésia e O Grande Truque do Nolan são muito melhores. Os personagens não tem profundidade alguma, o que salva são os efeitos especiais.

Quanto ao final, eu não fiquei com uma opinião muito bem estabelecida, precisaria assistir de novo. Mas a questão, como já disseram, é que tudo pode ser um sonho do Cobb, pois o totem não é dele, ele pega da Mal, então alguém sabe o peso e forma daquilo.

BTW, A Ilha do Medo é muito melhor que esse daí.
 
Há tempos não via um filme tão bom. Christopher Nolan realmente sabe fazer Cinema e Leonardo Di Caprio está escolhendo melhor que nunca seus papéis.
 
aces4r disse:
...e Leonardo Di Caprio está escolhendo melhor que nunca seus papéis.

Isso é verdade, enquanto tava vendo o filme, tava lembrando, The Departed, Shutter Island, Blood Diamond, o cara só escolhe os tops pra trabalhar.
 
JLM disse:
se o peão vai cair ou ñ no final ñ tem a mínima importância: o peão nunca foi o totem do cobb e sim da mulher dele, ou seja, ele ñ mostra pro cobb e pra quem tá assistindo oq é sonho e oq é realidade.

Tb acho que não faz diferença o peão cair ou não, ou o fato de o peão já ter caído outras vezes. O que faz diferença é a informação de que o peão era o totem da Mal, ou seja, o totem é algo pessoal e específico que vc não deixa ninguém tocar, se tem alguém usando seu totem é porque é sonho. O totem do Cobb era o relógio de pulso...
A Mal estava certa, ela não se matou, ela acordou...
 
Talvez o significado do peão ter caído seja que a Mal não será mais influência para o Cobb.
 
Achei o filme bem interessante, a idéia é muito louca, mas é mesmo um pouco confuso, tenho q ver novamente sem piscar, da primeira vez pisquei e me perdi .
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo