• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A origem dos homens: Ainulindalë

Que legal.

"Enviei-vos para aqui habitardes. No devido tempo herdareis toda esta Terra, mas primeiro deveis ser crianças e aprender".


Lembram as palavras de Deus a Abraão. "Esta terra te darei por herança e a toda a sua descendência".
 
Última edição:
Que legal.

Enviei-vos para aqui habitardes. No devido tempo herdareis toda esta Terra, mas primeiro deveis ser crianças e aprender.


Lembram as palavras de Deus a Abraão. "Esta terra te darei por herança e a toda a sua descendência".

É mesmo... aliás o Silma inteiro lembra a Bíblia...:think:
 
É mesmo... aliás o Silma inteiro lembra a Bíblia...:think:

Tolkien se tornou católico depois que foi pra Inglaterra eu acho, e como Católico por opção e que teve muita influência de um padre que foi seu tutor, muito das suas obras é inspirada pelas tradições catolicistas, como amizade, lealdade, valores, um Deus unico, coisas do tipo...
 
Tolkien se tornou católico depois que foi pra Inglaterra eu acho, e como Católico por opção e que teve muita influência de um padre que foi seu tutor, muito das suas obras é inspirada pelas tradições catolicistas, como amizade, lealdade, valores, um Deus unico, coisas do tipo...


É.. e minha mãe não acredita quando eu falo..:roll:
 
Ah... a questão então é saber se a influência de Melkor era ou não do consentimento de Eru, como se aquilo fosse parte de seus desígnios?

Exatamente isso!
Agora vou me dedicar e ler os dois links postados aqui pra tentar enriquecer essa discussão.

:meditando:
 
Ah, de vagar ela se acostuma...

Eu ja consegui falar monologando sobre Tolkien pra minha mãe durante uma meia hora... não adiantou muito...
 
Taqui um dos textos que fala sobre o assunto, gurizada. Conta o diálogo que Finrod (o maior dos noldor na minha opinião) teve com Andreth, mulher sábia da casa de Beor. É um texto denso, mas é muito bom. De ficar assim8-O8-O8-O. Nele Andreth cita quando Eru falava diretamente aos homens.

edit: se não colocar o link não adianta de nada

http://www.valinor.com.br/artigos/textos-de-tolkien/athrabeth-finrod-ah-andreth/

Para complementar: Comentário sobre o Athrabeth Finrod ah Andreth, presente no mesmo volume da HoME, Morgoth's Ring, também escrito pelo próprio Tolkien. Tradução deste que vos posta. :mrgreen:

Aliás, gostaria de pedir para alguém da Equipe corrigir lá no texto do "Athrabeth" o "Artigos Valinor" para "Reinaldo 'Imrahil' Lopes", que foi quem traduziu (muito bem) o texto. =]
 
Com certeza elfos e homens são filhos de Eru e parece que as características de ambos foram influenciadas pela música dos Ainur, porém certamante nenhum destes participou da criação de homens e elfos. Eu acredito que os elfos foram os seres criados de forma a se adequar perfeitamente a arda, mas também com incrivel semelhança aos ainur; de forma que eles seriam uma companhia aos ainur (valar/maiar) e seus discipulos, porém vcs podem perceber que os elfos não tem uma relação direta com Eru, apenas com os valar e os maiar.

Já os homens foram criados para ter uma relação direta com Eru, sendo dotados de um acesso amplo e total (o que nenhum ainur tem), porém não perfeitamente compreendida, a mente do Uno. É por isso que os homens são imensamente criativos, descobrindo como fazer aviões, alfabetos, diferentes culturas, linguas, prédios, desenvolvendo a medicina, etc. Contudo, como não compreendem perfeitamente a mente de Eru, os homens acabam se desviando do caminho correto...

Os homens foram criados para fazer companhia ao Uno e não aos valar/maiar, é por isso que eles morrem de verdade. Como os homens tem uma acesso maior a mente do Uno que os ainur, eles é que no final derrotarão melkor e tornarão arda perfeita, pois se vcs pararem para refletir são os homens e não os elfos que conseguem despoluir rios, melhorar geneticamente plantas, exterminar parasitas (lombrigas, solitárias,etc), vírus (variola), etc.
 
Última edição:
"E tu, Melkor, verás que nenhum tema pode ser tocado sem ter em mim sua fonte mais remota, nem ninguém pode alterar a música contra a minha vontade. E aquele que tentar, provará não ser senão meu instrumento na invenção de coisas ainda mais fantásticas, que ele próprio nunca imaginou"

Acho que vale lembrar que tanto os ainur e os humanos e elfos eram partes da mente de Eru. Antes de se rebelar, Melkor também era um ainur...
Não acredito que Melkor tenha influenciado, pois como o texto acima deixa bem explícito, Eru já pretendia fazer os homens assim... Melkor é que queria se libertar da influencia de Eru nas suas atitudes, mas não conseguia se desprender, pois foi criado por Ele e para este propósito (ajudar a criar as coisas) e acabou, sem perceber, cumprindo seu papel (o que o deixou mais *&¨%$ ainda).

Mas o que eu quero dizer é que, se os homens têm certa semelhança com Melkor, não seria por serem de uma parte próxima a de onde Melkor saiu?!

Ah, e outra coisa... em uma parte do Silma me lembro de ter lido que "os humanos teriam uma beleza que os elfos e os ainur não entenderiam".

Sabe que eu não concordo com esse texto? Eu quando li me pareceu tanto conversa pra boi dormir...
Não sei, pra mim parece aquelas explicações que a gente dá que não têm nada a ver, que todo mundo vê que é impossível.
Eu não acho que os homens eram bons e puros e depois Morgoth veio e os corrompeu, nem os elfos eram bons e puros. Se Eru deu a seus filhos o livre arbítrio, ele não controla o sentimento e o pensamento deles. É da natureza deles ser desconfiados, pensar por si mesmos, descobrir por si mesmos o que é certo e o que é errado.

Acho que os homens eram puros sim quando acordaram.
É só observar as crianças... Crianças não têm maldade, elas adquirem ao longo da vida.

São as nossas experiências que moldam quem somos, não nascemos prontos.
E é aí que se encaixa o livre arbítrio e a independência.
Quando Melkor foi tentá-los, alguns acreditaram e outros não... Mas as histórias destes tempos difícieis foram repassadas aos descendentes, tornando os humanos ao longo das Eras mais fortes e mais maliciosos também. Porém, não tinham muito tempo para acumular a sabedoria "em uma pessoa" como no caso dos elfos, por viverem pouco e não terem ido para o 'Reino Abençoado'... de modo que os humanos se desenvolvem mais devagar e através da cultura, passada de geração a geração.
 
Ótima pergunta.

Primeiro, Mandos (prefiro chamar assim) tinha o poder de prever não mais do que
aquilo que já estava dentro do arbítrio (decisão tomada) de Eru.

Quando Ainunlidalle foi cantada, ela estava de acordo com o tema de Eru (ainda que distoada) somente
as duas primeiras veses.
Neste caso o Terceiro tema estava completamente fora do tema proposto por Eru. Por isto que elfos e homens
são chamados de Filhos de Eru, por que foram criados somente por ele, sem participação dos Ainu, que fugiram
completamente do tema proposto.

Os elfos como primogênitos, ganharam o dom da imortalidade, da beleza, e da juventude...
no entanto suas vidas e seus destinos se tornaram entrelaçadas ao destino de Arda,
e assim decididas pela música dos Ainu.

No entanto o dom dos homens foi muito mal interpretada pelos Edains de Númenor.
o dom dos Homens não é a morte... e nem é a capacidade de escapar de arda para ir viver
com Eru no fim dos tempos para cantar a nova música como muitos leitores interpretam
(já que fica subentendido que não apenas os homens a cantarão mas todos os filhos de Eru).

O dom dos homens é decidir o próprio destino:

"por uma eternidade, Ilúvatar
permaneceu sentado, meditando. Falou ele então e disse: - Olhem, eu amo a Terra, que será uma
mansão para os quendi e os atani! Mas os quendi serão as mais belas criaturas da Terra; e irão
ter, conceber e produzir maior beleza do que todos os meus Filhos; e terão a maior felicidade
neste mundo. Já aos atani concederei um novo dom Ele, assim, determinou que os corações dos
homens sempre buscassem algo fora do mundo e que nele não encontrassem descanso; mas que
tivessem capacidade de moldar sua vida, em meio aos poderes e aos acasos do mundo, fora do
alcance da Música dos Ainur, que é como que o destino de todas as outras coisas; e por meio de
sua atuação tudo deveria, em forma e de fato, ser completado; e o mundo seria concluído até o
último e mais ínfimo detalhe."

(O silmarillion- do inicio dos tempos)

Deste modo, Mandos pode olhar para o destino de qualquer elfo, Vala ou espirito, mas fica
impossibilitado de olhar para o destino de qualquer homem, já que o destino deste não esta decidido pela música,
e pelo fato de Eru ter assim aberto mão do controle da vida dos homens e de arda.

Nesse caso, por decreto de Eru, Só os homens tem o poder de fazer mudanças, e de decidir seu destino.


Quanto ao fato de os Vanyar os acharem mais parecidos com Melkor, se deve ao fato de os elfos terem sido
feitos mais parecidos com os Valar, enquanto os homens os temiam, por não pertencerem a este mundo:

"E os homens sempre temeram os Valar, em vez de amá-los, e não compreendiam os
objetivos dos Poderes, estando em desacordo com eles e em luta com o mundo"


Eru sabia que pelo fato de os homens não fazerem parte da primeira música, eles não usariam seus dons em harmonia
e, por isso são comparados a Melkor:

"Ilúvatar sabia, porém, que os homens, colocados em meio ao torvelinho dos poderes do mundo,
se afastariam com freqüência do caminho e não usariam seus dons em harmonia; e disse: - Esses
também, no seu tempo, descobrirão que tudo o que fazem resulta no final em glória para minha
obra."

As falhas dos homens em nada se relacionam com a dissoancia produzida por Melkor,
e sim pela natureza de seu ser, de sempre desejar algo mais, que naão pode ser saciado
por nada em Arda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo