• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Origem da Lenda dos Anões

The_Raven

Usuário
Talvez em um passado remoto anões realmente teriam convivido conosco...

Embora este texto possa vir a chocar alguns leitores da obra daquele que eu considero um Homero de nossos tempos, tenho apenas a intenção de torna-la ainda mais ampla, podendo (lembro isto sempre que posso) ser utilizada como fonte indescritivelmente ampla de pesquisa sobre a mitologia nórdica que fascina todos nós.

Para quem não tem costume de assistir a DiscoveryChannel, ou mesmo porque ainda não reparou as características dos nossos antecedentes evolutivos, os Neandertains, homens primitivos geralmente esteriotipados no homem das cavernas retratados em quadrinhos, filmes e desenhos - do qual se difere visivelmente apos um contato mais íntimo, onde suas características reveledas, não combinam com as de sua representação artística. Assemelham-se ao nosso velho e conhecido, ídividuo de baixa estatura, resistência corpórea absurdamente maior que a nossa, habilidoso caçador, não tão rápido e esguio quanto somos, habitante de cavernas e salões de rochas, nas quais permaneceram reclusos e afastados do resto do mundo por anos... até que os encontramos, dormindo em suas grutas sob os pés das montanhas geladas do norte, se você pensou que eu estava falando dos nossos camaradas anões e seus machados enganou-se, referi-me todo este tempo aos nossos irmãos europeus, os neandertains, dos quais observei esta semelhança interessantíssima com o povo descrito nas mitólogias nórdicas, os anões assim como os neandertains desapareceram em tempos remotos, já que o próprio Tolkien situa a Terra Média em um passado distante, muitas vezes tanto em SdA quanto em O Hobbit, suponho eu que os anões ficticios criados no imaginário europeu tem fundamentos em relatos desta raça humana, os neandertains.

Os neandertains possuem altura e descrição física iguais a dos anões decritos por Tolkien, baixos, entre 1,60m e robustos, com narizes chatos para aquecer o ár e ossos resitentes, fabricavam armas de pedra e enterravam os seus entes mortos, conheciam medicina e técnicas de presevar o alimento.

Existem por exemplo relatos de que na idade média, já em era cristã povos nórdicos teriam tido contato com tribos "primitivas" que viviam em cavernas, uma adaptação de um destes encontros, baseado em relatos encontrados em bibliotecas mulçumanas por historiadores contemporaneos, pode ser vista em o 13º Guerreiro, escrito por Michael Chriton, mesmo autor de Parque dos Dinossauros, por mais estranho que pareça tem seu lado provável.

Pode ter ocorrido, no passado onde tudo era exagerado para se tornar ainda mais interessante (não diferente de agora) aqueles que se encontraram com estes "primitivos", devem ter fantasiado sua realidade, ou devido ao espanto causado pelo contato com esta nova gente, ou simplesmente com o passar do tempo e dos narradores destas aventuras. Não importa, mas é provável que se tivesse ocorrido contatos com estas tribos e suas cavernas, inevitávelmente as grutas teriam se tornado salões abarrotadas de ouro e seus moradores em exímios mineradores, seus pêlos comuns, a todos nós, compridos e mal cuidados em longas barbas, motivo de orgulho entre eles, sua função foi determinada imagináriamente e por fim criou-se um novo exemplar humano que chamaram de Anões. :wink:
 
Muito interessante essa sua comparação. Além disso, os Neandertais viviam lá pelo Leste Europeu ( Alemanha , Polônia ) o qual na minha opinião reprenta Rhovanion na Terra Média, onde ficava Erebor, o reino dos Anões.
 
Cara, eu nem tinha me ligado nisso valeu!!!! :D :D :D , nem preciso lembrar que os neandertains sumiram "misteriosamente" dando lugar aos humanos sapiens sapiens, nós, "começando a era dos homens" hehehe :lol: nas terras do Velho Mundo :lol:
 
Nos dias 18-21 elaborei um texto, diga-se de passagem pequeno texto a respeito dos Anões (dwarfs) descritos no mitológico nórdico, nos RPG's de fantasia e nas obras de Tolkien. Porém não me limitei as já manjadas explicações e divagações a respeito destes, quando explicados do ponto de vista filosofico ou histórico (mítico), e sim parti depois de um "estalo" que me ocorreu quando escutava os ruídos da televisão, ligada na Discovery, e que vinham a tratar justamenta da história da humanidade, embora muito resumidamente, de repente revi todo meu conhecimento a respeito de um homem que já não existe, uma raça extinta que se assemelhava demais as descrições do Anões de Tolkien. Aproveitei meu cadastro no fórum da Valinor (um portal sobre Senhor dos Anéis, o mais completo aliás) e enviei como sujestão de artigo, este texto, o mesmo que sera apresentado na SpellBrasil (um portal sobre RPG, o mais respeitado de todos em português), porém parece que o site não se interessou em colocar meu artigo no momento, talvez o façam depois, ou mesmo não o cheguem a fazer, depois do fracasso como tópico (poxa é que realmente não era pra ser um tópico e sim um artigo com começo meio e fim, e fim esclarecedor e não interrogativo), tendo apenas um comentário a respeito, já na Spell seu rendimento foi bem superior, ja´foram dois comentários a respeito apenas no perimeiro dia e antes das !4:00. Espero receber mais, e mais de meus amigos também aficcionados por mitologia e Senhor dos Anéis, espero que o pessoal do Fórum Valinor compareçam e também todos os aqueles que se sentirem bem-vindos a contribuir com o desenvolver desta idéia.
O site da SpellBrasil é: www.rpg.com.br ou www.spellbrasil.com.br
e o link direto para o meu artigo é: http://www.rpg.com.br/modules.php?n...amp;sid=833&mode=&order=0&thold=0
 
Cara, Anão e homens Neandertais não tem uma descrição igual a dos anões, andou viajando na maionese...
Ah... e sim, eu resolvi "requentar" tópicos velhos...
 
É de ao menos se pensar...
De onde surgiu essa história de anões com armas e bons de briga? Pode ser sim que fosse uma raça de homens "das cavernas"... mas antes de afirmar deveriamos procurar saber mais.
Mas concordo que é uma boa comparação.
 
Cara, o problema é que a descrição não é igual, e nã bate muito. Além disso, Tolkien usou os Anões da mitologia nórdica, e não os homens de Neandertal para criar os Anões...
 
Gabriel disse:
...Tolkien no texto "The Notion Club Papers", publicado no HoME 9, Sauron Defeated.



Toda essa história que tu contou é basicamente a história que Tolkien criou para justificar a chegada de tais escritos nas mãos dos membros do Notion Club.

Tolkien tentou uma justificativa histórica juntando vários fatos que uniam seu universo com o mundo real, um deles pode ser o dos Neanderthais.
 
Assim como várias outras comparações do tipo:

Arda é a Terra, e T-m seria a Europa.

Até mesmo o fato de ter um deus criador de tudo, embora muitos não concordem que isso seja uma alegoria. :roll:
 
.{Ascagalad}. disse:
Até mesmo o fato de ter um deus criador de tudo, embora muitos não concordem que isso seja uma alegoria. :roll:

Quanto a isso não é não, o próprio Tolkien já disse várias e várias vezes que não usou nenhuma referência política ou religiosa do "Mundo Real" para criar Arda e suas histórias, e além disso Ilúvatar não é um "deus", na verdade eu acho que é impossível saber o que ele era na verdade, mas a concepção de "deus" que temos hoje não se aplicaria a Ilúvatar, acho que se aplicaria mais aos Valar, mesmo assim, há poucas referências a qualquer religião moderna ou antiga.
 
Religião e política não entram na parte geográfica ou na semelhança entre os povos da TM e do nosso mundo. E de fato Tolkien não coloca nenhum "oh my god" em sua obra, o que não o livra de sua moral cristã ou de suas próprias opiniões políticas, mesmo que involuntariamente.
Meu professor de literatura defende uma tese de doutorado que diz que mesmo sem querer o autor deixa suas impressões e características impressas na obra o que possibilita muitas vezes identificar o autor de um certo texto só pela maneira como este escreveu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo