• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Onda [Die Welle] 2009

Kruppa

Usuário
ondatadb0.jpg


Sinopse: Professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo. Em pouco tempo, seus alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério o professor decide interrompê-lo, mas aí já é tarde demais.

Esse é um daqueles filmes fundamentais para estudantes de comportamento ou educadores.

O filme é baseado em um experimento/projeto de história realizado em 1967, na Califórnia que deu muito o que falar, gerando um livro escrito por Todd Strasser e também um curta metragem voltado para a TV, o filme trata-se de uma adaptação atualizada do acontecimento, oriunda da Alemanha.

Nesta versão, somos apresentados ao professor Rainer Wenger [Jüngen Vogel) um professor moderno, do tipo que usa camiseta de banda e tem uma metodologia totalmente nova e experimental [sinceramente, entendo muito ele] e é lhe imposto pelo colegiado que o mesmo lecione os fundamentos da autarquia por uma semana.

Durante essa aula, os alunos discutem como foi possível que o nazismo ocorresse. [O que me lembrou muito um texto de Theodor Adorno, chamado “Educação após Auschwitz” que eu disponibilizo nesse link] daí que ele tem a idéia de ministrar a aula de um modo experimental. Decidindo apresentar uma “prática” de como se constitui o poder em uma autarquia, usando o poder da disciplina e do condicionamento para comandar a classe, os alunos se envolvem de tal maneira no sistema chamada de “A onda” que as coisas fogem totalmente do controle.

Todo o elenco é composto de amadores, o que peca em alguns momentos interpretativos, só que a dinamicidade e envolvimento da trama é muito bem desenvolvido, e mostra o perigo que um condicionamento pode alienar e gerar o caos.

E para quem criou interesse para os eventos ocorridos em 1967, indico um post do Evandro Venâncio nesse link.

A Onda (Die Welle, 2008/2009 – 107 min.)

Direção: Dennis Gansel.
Roteiro: Dennis Gansel baseado em obra de Todd Strasser.
Elenco: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Christiane Paul, Jacob Matschenz, Cristina do Rego, Elyas M’Barek
Gênero: Drama.
Nota 9/10

[align=center]Trailer[/align]


Para quem gostou do filme, tal como os efeitos do condicionamento, também recomendo o filme "Das experiment" baseado na experiência da prisão de Stanford.
 
Última edição por um moderador:
Vi e também recomendo! Quem não viu tá perdendo :sim:

Alias, esses dias escutei duas pessoas conversando sobre as brigas de torcidas organizadas, e aí uma delas concluiu dizendo que é um bando de ignorantes que não tem mais o que fazer da vida. A Onda ajuda a problematizar certas opiniões toscas desse tipo.

Além do que a trama é envolvente mesmo.
 
Taí um filme imperdível, não só para educadores e estudiosos do comportamento (como dito pelo Kruppa), mas para todos aqueles que um dia se questionaram sobre como uma ideologia perversa pode infestar sociedades de modo tão intenso. A sala serve como uma espécie de microcosmo para o desenvolvimento dos fenômenos sociais e a celeridade com que a trama é trabalhada (como também foi convenientemente lembrado pelo Kruppa) não a torna em momento algum tediosa.
 
esse eu recomendo, vi ele assim q foi lançado, é mto bom. :sim:
 
Ontem estava procurando um filme no Netflix e descobri esse. Nunca tinha ouvido falar, mas a sinopse me interessou e, realmente, o filme vale muito a pena.

Interessante ver como nós, humanos, temos uma tendência natural a seguir uma liderança, querer integrar um grupo e não precisar tomar as próprias decisões. No caso do filme isso foi feito sem uma ideologia, mas é só olhar o passado para ver do que uma ideologia extra para motivar as massas é capaz.
 
Na verdade é um filme bem atual. Vide esse monte de passeata pipocando pelo país pedindo a volta da ditadura.
Bom pra assistir sozinho, melhor pra assistir em grupo. De preferência com uma roda de bate-papo após a sessão.
:squid::squid::squid:
 
Esse filme é presença garantida nas minhas aulas todos os anos. E é um dos poucos filmes que a maioria da gurizada curte demais assistir e comentar. Mesmo sendo legendado.

Meu objetivo mesmo é implantar esse experimento em sala de aula...
 
Esse filme é presença garantida nas minhas aulas todos os anos. E é um dos poucos filmes que a maioria da gurizada curte demais assistir e comentar. Mesmo sendo legendado.

Meu objetivo mesmo é implantar esse experimento em sala de aula...

Cuidado isso pode dar morte!!!!
:squid::squid::squid:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo