• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A obra de Tolkien: Mitologia ou Fantasia?

Não acho que seja fantasia, pelo fato de não ter como elemento principal da história a magia.
???????????

Bem, não sei o que tem a ver magia com fantasia, nem como dizer que magia como ponto principal caracterize alguma obra como fantasia.

Quanto a acreditar em tudo que escreveu, isso seria esquisito não? Um mestre em Letras, epecializado em Linguística, professor conhecido, acadêmico renomado acreditar em sua obra? Digo, ele pegou influência em várias mitologias, obras, no cristianismo e achava que seu mundo era mais real que essas influências? Isso soa meio débil-mental...

Claro que esse não é o foco aqui, tem outro tópico pra isso. Se eu for classificar SdA e obras relacionadas, eu chamaria ou 'fantasia' ou 'mitologia fictícia', porque ele realemnte criou uma mitologia como narrativas que alternavam de tom, ênfase, estilo etc, e eram consideradas histórias míticas pelos povos da Terceira Era, sendo que alguns elfos realemnte viveram as histórias da Primeira Era. Mas esse povo era fictício, portanto, mitologia fictícia.
 
Caio, defina "fantasia" para mim.
Assim, logo após defini-la, explicarei os fundamentos do meu post.
Mas será um diálogo amigo. Sem exaltações.
 
Fantasia é um gênero de arte que usa a magia como o elemento principal de uma história.
Pode pesquisar em um dicionário qualquer que verá isso.
E eu não acho que o elemento “magia” seja o principal da história.
Claro, todos temos o direito de pensar o que quiser e tirar nossas próprias conclusões da história.
E concordo com você que seja uma obra mitologia fictícia.
Quando eu disse que Tolkien acreditava no que escreveu, quis dizer no sentido da luta contra nossas próprias vontades e prazeres, para a promoção de uma sociedade melhor.
Acredito que Tolkien acreditava na mensagem central que a obra passa.
Pelo menos para mim é essa, “dissipar o mal do mundo”.
 
Bem, nao li o silimarion, mas pelo que li do mundo do professor, creio que ele tentava entender o universo a partir de si proprio, e como suas experiencias "vinham para terra media", ele acabou trasendo esses conteudos para sua obra.
Mas ele sempre falava que isso era apenas fabulas e historias para criaças.

Obrigado.
 
Claro que muita coisa émitologia, e muitas tambemsão fantasia, mas agora é algounico, um classico sem muitas definições. Misturando muitas mitologias, e colocando suas proprias fantasias, Tolkien criou algo unico!
 
Caio, defina "fantasia" para mim.
Assim, logo após defini-la, explicarei os fundamentos do meu post.
Mas será um diálogo amigo. Sem exaltações.

Exaltações? ????????

Fantasia é um gênero de arte que usa a magia como o elemento principal de uma história.
Pode pesquisar em um dicionário qualquer que verá isso.
E eu não acho que o elemento “magia” seja o principal da história.
Claro, todos temos o direito de pensar o que quiser e tirar nossas próprias conclusões da história.
E concordo com você que seja uma obra mitologia fictícia.
Quando eu disse que Tolkien acreditava no que escreveu, quis dizer no sentido da luta contra nossas próprias vontades e prazeres, para a promoção de uma sociedade melhor.
Acredito que Tolkien acreditava na mensagem central que a obra passa.
Pelo menos para mim é essa, “dissipar o mal do mundo”.

Ah sim, desculpe minha ignorância. Nesse sentido, classificaria como mitologia fictícia, no entido de não serem mitos reais. E o que é um mito real? Que foi considerado por séculos como história real para explicar um mundo, história, personagens, elementos humanos e cósmicos explicados por histórias fictícias, não inventados por alguém, mas elaboradoas por um povo real.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo