• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A obra de Tolkien: Mitologia ou Fantasia?

Meglin Celebrandir

Hansi Ilúvatar
Em uma discussão iniciada por mim sobre o uso do aço temperado na Terra Média, o foco da discussão enveredou para o fato de a obra de Tolkien ser fantasiosa, sem compromisso com a realidade.

Entretanto, quando li O Silmarillion pela primeira vez, fiquei com a sensação de estar lendo uma explicação mitológica para a criação do nosso mundo.

Qual a opinião de vocês sobre esse assunto? Tolkien criou um mundo imaginário, fantástico, fantasioso, lúdico e sem nenhum compromisso com a realidade? Ou o Professor tentou demonstrar sua opinião sobre a criação do mundo e dos povos que o habitam.

Só pra evitar qualquer confusão, quero deixar claro que o que eu entendo por mitologia: um conjunto de histórias criado para explicar coisas "inexplicáveis" como a morte, o fim e a criação do mundo, fenômenos naturais ou mesmo o próprio universo.

Em minha opinião, leio e sempre li a obra de Tolkien como uma mitologia. Algo que poderia ser usado para explicar a origem do mundo e os caminhos que os homens trilharam para chegar no estágio atual do mundo.
 
Mitologia: JK Rowling criou uma fantasia, CS Lewis criou uma fantasia, dentre outros, porém Tolkien e Pratchett, um exemplo menos famoso, mas não menos glorioso, criaram uma mitologia, cada um ao seu modo.
 
Acho que ele criou uma mitologia. Como o Meglin disse, as mitologias servem para explicar. As obras de Tolkien me passam uma realidade tão grande que parecem que as histórias estão lá para contar casos que aconteceram em algum lugar, de verdade.
 
Mitologia!! Inclusive, se não me engano, ele se motivou (em grande parte) de criar este Universo porque não havia uma mitologia tipicamente inglesa (tal como existem as mitologias nordicas e a greco-romana).

Acredito também que o fato dele se apresentar como tradutor do Livro Vermelho nos passa bem esta idéia de querer que sua obra tivesse um caráter mais sério, além de 'simples' fantasia!
 
Última edição:
Mitologia!! Inclusive, se não me engano, ele se motivou (em grande parte) de criar este Universo porque não havia uma mitologia tipicamente inglesa (tal como existem as mitologias nordicas e a greco-romana).

Acredito também que o fato dele se apresentar como tradutor do Livro Vermelho nos passa bem esta idéia de querer que sua obra tivesse um caráter mais sério, além de 'simples' fantasia!

Perfeito, Hanke! Me 'esqueci' da tradução do Livro Vermelho. Isso realmente indica que Tolkien desejava demonstrar que sua obra é, de fato, um relato de algo que existiu...
 
Eu acho que criou uma mitologia e uma fantasia pois a Terra Media na terceira era concerteza é uma fantasia enquanto o que está no Silmarillion é uma mitologia que explica o mundo fantasioso dele só que esse mundo fantasioso se assemelha muito com o nosso e acaba por se tornar o nosso depois de muito tempo então de fato Tolkien por explicar o mundo dele acabou por criar uma mitologia para explicar o nosso
 
Por uma parte seria fantasia, pois é um mundo inalcançável é so pura ficção.

Acho que mitologia ate pela criação de povos, mundo, deuses, e sua fabulosidade, e ate pelo fato citado pelo Jp do autor do livro vermelho.
 
Mitologia, sem dúvida.

O Professor, demostrou do seu modo, e um tanto baseado nas Sagradas Escrituras por ser um católico atuante, a criação do Universo e o surgimento das primeiras civizações, como o Deus Supremo (Eru) criou deu vida e conteúdo a sua vontade, como criou os seus Anjos (Ainur) e como um deles foi para o "lado escuro da força" (Melkor).

Tonkien, criou um gigantes universo, um mundo que ele criou, com suas idéias e com enorme inteligência e capacidade. Uma grande mitologia, praticamente iguais as nórdicas e grecpo-romanas.
 
Por uma parte seria fantasia, pois é um mundo inalcançável é so pura ficção.

Acho que mitologia ate pela criação de povos, mundo, deuses, e sua fabulosidade, e ate pelo fato citado pelo Jp do autor do livro vermelho.

Ué, mas toda mitologia é fantástica! Entretanto, o espírito do mito é o de explicar o inexplicável...
 
Mitologia européia, guerreiros homens, donzelas, elfos, anões, orcs, magos, dragões, mas com fantasia, uma mistura bem elaborada com conciência e ponderação.

Frase dita Meglin Celebrandir: Ué, mas toda mitologia é fantástica! Entretanto, o espírito do mito é o de explicar o inexplicável...

Sim...e é isso que torna fascinante.

A criação do universo, UFO's, Tom Bombadil, Orcs imortais ou não, fantasmas, duendes, gnomos, elfos, fada dos dentes...magia, ilusionismo, etc e tals.
 
Mitologia européia, guerreiros homens, donzelas, elfos, anões, orcs, magos, dragões, mas com fantasia, uma mistura bem elaborada com conciência e ponderação.

Frase dita Meglin Celebrandir: Ué, mas toda mitologia é fantástica! Entretanto, o espírito do mito é o de explicar o inexplicável...

Sim...e é isso que torna fascinante.

A criação do universo, UFO's, Tom Bombadil, Orcs imortais ou não, fantasmas, duendes, gnomos, elfos, fada dos dentes...magia, ilusionismo, etc e tals.

Eita!!!! UFO's? Fada dos dentes???? Em qual livro tem isso, cara Saitorë?
 
Eita!!!! UFO's? Fada dos dentes???? Em qual livro tem isso, cara Saitorë?

Comparativo, comparativo das fantasias das obras em geral ...mas fada dos dentes foi boa...:lol:, não vai dizer que nunca deixou o dentinho e ele sumia de lá, e no lugar uma moedinha e você pequeno acreditou...fantasia...como aqui que apresentamos teses de Orcs, elfos, valar, dragões, cidades, etc e tals e defendemos acreditando mesmo que para construir uma torre de 3 km precisa disso e daquilo e que era possível sim isso acontecer (dando exemplo de outro tópico da torre de Barad-Dûr ) mesmo sabendo que isso nunca existiu...viajamos tão profundamente nas obras que da fantasia para a realidade é um passo.
 
É assim Tolkien inventou Arda nada mais...
Não se trata de uma explicação da formação do mundo...Nós humanos (a maior parte) acreditamos num ser superior num ser divino porque o ser humano "necessita" de algo superior a si...é uma necessidade digo eu instintiva.
Eru aparece como formador de Arda (cria os Ainur e tal...), tal como Deus criou o Mundo em sete dias...
De resto os seres mundanos não despertaram de um lago onde saíram "prontinhos para uso e abuso" -.- mas sim evoluiram ao logo de milhões de anos até conceber caracteristicas de modo a entrar em terra...
Tolkien baseia-se muito nos Deuses nos seus mitos mas também na era moderna, no que foi descoberto (até à altura da sua existência), porem a Mitologia Nordica foi para mim a que mais influencia teve na sua vida literária...as personagens na 3º era mais precisamente guerra do anel (Aragorn, Faramir...) são inspirados supostamente em guerreiros ingleses e escoceses (isso tem nos extras das Duas Torres ou do RDR filmes...).... encontrando grandes semelhanças entre as personagens ficticias e veridicas...
 
Última edição:
É assim Tolkien inventou Arda nada mais...

opa espera aê!!! Falar que "Tolkien inventou Arda nada mais" !?! ... dizer uma coisa dessa é nada mais que desmerecer o Professor.<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 11"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CPARTIC%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C02%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --</style>

O mundo contruído por Tolkien está diretamente embricado com o período medieval; exemplo disso é sua formação academica, que tem haver com os Saxões medievais. Ou seja, ele não criou simplismente Arda, recebeu várias influencias para isso (você mesmo cita alguma delas, como a Mitologia Nordica por exemplo)

Uns dizem que as obras de Tolkien são Mitologia, outros, que são Fantasia.
Na minha opinião é uma Mitologia, e ainda mais pelo fato de Tolkien se colocar como o tradutor do Livro Vermelho, assim como foi dito pelo JPHanke.
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 11"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CPARTIC%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C04%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]-->
 
Olha, Tolkien criou uma mitologia, baseada em fantasias por ele inventadas, com influencias de outros e de sua criação e vida...
como foi dito acima, ele criou Arda e nada mais.... E isso não e desmerecer, acredito que foi citado como "nao criar nada alem de Arda", o que é real.
 
É assim Tolkien inventou Arda nada mais...

opa espera aê!!! Falar que "Tolkien inventou Arda nada mais" !?! ... dizer uma coisa dessa é nada mais que desmerecer o Professor. [2]


O que você quis dizer com isso Passo'Gigante???? Eu sinceramente não entendi!

Agora, na Mitologia Cristã, Adão e Eva também nasceram prontos para o uso e abuso!
 
Uma coisa contraria a outra?

Veja [ame="http://en.wikipedia.org/wiki/High_fantasy"]High Fantasy[/ame].
 
Uma coisa contraria a outra?

Veja High Fantasy.

Não... Uma coisa não contraria a outra.

Na verdade acho que toda Mitologia tem um toque de Fantasia, mas nem toda Fantasia é Mitológica.

Acho que Tolkien fez os dois, fantasia + mitologia. pois criou um mundo fantástico que poderia explicar o surgimento do mundo, dos povos, das línguas, das terras e mares.

Já Philip Pullman escreveu em sua trilogia Fronteiras do Universo uma fantasia, sem nenhum toque mitológico.

Acho que os dois temas não concorrem, mas pra mim, a obra de Tolkien é prioritariamente mitológica!
 
Guilherme disse:
Mitologia, sem dúvida.

O Professor, demostrou do seu modo, e um tanto baseado nas Sagradas Escrituras por ser um católico atuante, a criação do Universo e o surgimento das primeiras civizações, como o Deus Supremo (Eru) criou deu vida e conteúdo a sua vontade, como criou os seus Anjos (Ainur) e como um deles foi para o "lado escuro da força" (Melkor).

Tonkien, criou um gigantes universo, um mundo que ele criou, com suas idéias e com enorme inteligência e capacidade. Uma grande mitologia, praticamente iguais as nórdicas e grecpo-romanas.
Maglin disse:
Acho que Tolkien fez os dois, fantasia + mitologia. pois criou um mundo fantástico que poderia explicar o surgimento do mundo, dos povos, das línguas, das terras e mares.

Concordo com o Guilheme e o Maglin...
Tolkien criou uma nova explicação para todo sim, não deixou a fantasia de lado, mas o que predomina é mais a realidade de um mundo, com seus grandes problemas e suas fontes de esperança. Como o nosso é hoje de certa forma, e isso pra mim não é simplesmente fantasia...

Vcs nunca fizeram uma comparação do nosso mundo, mesmo q seja de historias que temos registradas, com o que Tolkien escreveu?

Fantasia não temos tantas semelhanças... :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo