• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Nova Sombra (The New Shadow)

Realmente...
Se toda essa tmosfera criada pelo Tolkien de imortalidade, poderes subcriativos, sabedoria, conhecimentos, artes, línguas e tudo mais não pode ser chamado numa locução de "essa magia", eu já num sei mais o que seria "essa magia".
 
Dahora o texto.

Realmente é uma pergunta interessante: "Que mal de antigamente estava a seu caminho?"

O texto é excelente e põe uma pulga atrás de nossas orelhas mesmo, Guilherme. Essa de "sentir o cheiro do mal de antigamente", é intrigante. Pelo texto, me deu a entender que era o cheiro do mal de Sauron, que poderia estar voltando por meio de outros que se contaminaram...

Mas tudo são suposições... nunca saberemos.

abraços a todos
 
É uma pena que a Nova Sombra (New Shadow) não tenha sido explorada.
Poderia ter sido uma grande história narrando a volta de Melkor.
 
É uma pena que a Nova Sombra (New Shadow) não tenha sido explorada.
Poderia ter sido uma grande história narrando a volta de Melkor.

Até poderia, mas aí o conto teria uma virada de conteúdo tão grande quanto aquelas características de episódios d'Os Simpsons, onde o enredo da introdução é totalmente diferente do restante da história.

The New Shadow é um texto que começa estruturando-se baseado em resquícios da "armatia" (ou problema) presente no conto anterior ou seja, O Senhor dos Anéis, e no caso era Sauron, a estrutura do mal que ele causou e a semente que deixou fazem com que algum outro inimigo surja, como que tomando seu lugar, mas este provavelmente esta num patamar de poder menor do que o presente Maia, e que, como ja foi dito anteriormente, pode ser tanto um dos Istari perdidos, um Numenoriano negro, ou ainda alguém do próprio povo de Gondor, que passa a negar o poder do rei, por acreditar talvez que este não seja tão grandioso quanto seu pai Elessar (O Grande Rei no caso). Além disso, tudo naquela Era diminui de poder, pois os ja enfraquecidos e cansados Eldar, retiram-se da Terra Média e vão para Valinor, Sauron está caído e os Valar ja não estão mais nos círculos de Arda, portanto, trazer Melkor de volta a um mundo com estas características, não traria um conto muito "produtivo" por assim dizer.

Claro, o retorno de Morgoth Bauglir renderia extensas narativas e épicas batalhas, no entanto, o enredo deveria desenvolver-se muito antes que este fato viesse a acontecer, tendo passado muitas eras para que o mundo estivesse pronto para eesta nova guerra, com um aumento do poder não só dos Homens, mas também um retorno dos Valar e dos Eldar, mas ja é uma outra história e não creio que ela seja The New Shadow, ao menos em relação ao texto como ele encontra-se hoje.
 
Sinceramente, acho que isso é um dos legados que Tolkien deixou por nossa conta.
Alguém ai se arrisca a dizer oque imagina acontecer a partir dai???

Derrepente nós até temos os meios mas não a coragem =Pp

Eu pessoalmente me amarro, óbviamente Tolkien sabia que um dia ele iria morrer e o incompetente do filho seria o responsável por destruir sua obra XD

Mas e ai? o Tengwar/Quenya/Sindarin ou qualquer outra língua que Tolkien tenha dedicado sua vida, além das histórias também morrem com ele?

Não sei, acho que nós podemos fazer algo por isso.
 
Texto interessante.
Fiquei dividida entre o gostinho de "quero mais" e o "talvez seja melhoer nem saber o que poderia acontecer se outro resolvesse escrever..."... embora a primeira opção seja a que mais me seduza.
 
Eu pessoalmente me amarro, óbviamente Tolkien sabia que um dia ele iria morrer e o incompetente do filho seria o responsável por destruir sua obra XD

Sério que vc acha o filho dele incopetente? :ahn?:

:think:


Pois bem, sem Christopher e sua "incopetência", não teríamos O Silmarillion, Os Contos Inacabados, As Cartas, Os Filhos de Húrin... tá bom já né?!

O cara dedicou a vida dele à dar continuidade às obras do pai.
Ou seja, ele abdicou de uma vida totalmente independente por imortalizar a vida, e obra do pai. Viveu em função de outro.

E se fosse vc o filho do Tolkien, teria feito melhor?

Ele poderia ter lançado várias continuações de obras se quisesse, mas quis ser por toda a vida fiel. E diferente dos Númenoreanos não quis o poder para ele, não quis ele ser o imortal.
 
O que o mestre faz com agente em...?, deixa esse legado e infelizmente não continua.
 
Claro, o retorno de Morgoth Bauglir renderia extensas narativas e épicas batalhas, no entanto, o enredo deveria desenvolver-se muito antes que este fato viesse a acontecer, tendo passado muitas eras para que o mundo estivesse pronto para eesta nova guerra, com um aumento do poder não só dos Homens, mas também um retorno dos Valar e dos Eldar, mas ja é uma outra história e não creio que ela seja The New Shadow, ao menos em relação ao texto como ele encontra-se hoje.

Ele voltará, mas não para a TM. Diz a Segunda Profecia de Mandos que Melkor voltará, quando o Mundo estiver velho, e os valar, cansados. Veja:

"Dessa forma falou a profecia de Mandos, que ele declarou em Valmar durante o julgamento dos Deuses, e rumores dele são sussurrados por todos os Elfos do Oeste: quando o mundo estiver velho e os Poderes cansarem-se, então Morgoth deverá retornar através da Porta para fora da Noite Eterna; e ele deverá destruir o Sol e a Lua, mas Earendel virá até ele como uma chama branca e o derrubará dos ares. Então deverá ser travada a última batalha sobre os campos de Valinor. Naquele dia Tulkas lutará com Melkor, e à sua direita estará Fionwe e à sua esquerda estará Turin Turambar, filho de Hurin, Conquistador do Destino; e será a espada negra de Turin que trará a Melkor sua morte e fim definitivo; e então as Crianças de Hurin e todos os homens estarão vingados."


"Então as Silmarilli serão recuperadas do mar, da terra e do céu; pois Eärendil descerá e dará aquela chama a qual mantinha posse. Então Feanor utilizará as Três e com seu fogo reacenderá as Duas Árvores, e uma grande luz surgirá; a as Montanhas de Valinor serão rebaixadas, para que a luz possa atingir todo o mundo. Naquela luz os Deuses novamente sentir-se jovens, e os Elfos despertão e todos os mortos levantarão, e o propósito de Ilúvatar estará completo em relação a eles. Mas dos Homens naquele dia a profecia não fala, com excessão de Turin apenas, e a ele o nomeia entre os Deuses."

Um final bem legal, admito. Túrin se dando bem (nomeado entre os Deuses), as Árvores e a paz de Valinor, Fëanor e Fingolfin...tudo junto!

Esse Fionwë, citado, dizem que seria Eonwë, pois a princípio, Fionwe seria filho de Manwë com Varda. Como essa história dos Ainur procriarem foi revisada por Tolkien, Fionwe, o filho, se torna Eonwë, o Arauto de Manwë.

Tem gente que diz que a Segunda Profecia teria sido descartada por Tolkien, outros não. Não sei qual era a idéia que Tolkien tinha disso, antes de morrer, mas gostaria de ver esse final.:mrgreen:

Quem quiser ver o artigo inteiro, clique Aqui
 
Última edição por um moderador:
Sério que vc acha o filho dele incopetente? :ahn?:

:think:


Pois bem, sem Christopher e sua "incopetência", não teríamos O Silmarillion, Os Contos Inacabados, As Cartas, Os Filhos de Húrin... tá bom já né?!

O cara dedicou a vida dele à dar continuidade às obras do pai.
Ou seja, ele abdicou de uma vida totalmente independente por imortalizar a vida, e obra do pai. Viveu em função de outro.

E se fosse vc o filho do Tolkien, teria feito melhor?

Ele poderia ter lançado várias continuações de obras se quisesse, mas quis ser por toda a vida fiel. E diferente dos Númenoreanos não quis o poder para ele, não quis ele ser o imortal.


Concordo...
Ele somente quis divulgar o trb do pai..
Imaginem se ele nem tivesse se importado com os nauscritos do Tolkien, e deixado muitos se perderem...Christopher pode ate nao ter feito tudo correto (afinal, ninguem é perfeito) mas nos contemplou com belas obras ate entao desconhecidas por nos..

:yep:
 
Sério que vc acha o filho dele incopetente? :ahn?:

:think:


Pois bem, sem Christopher e sua "incopetência", não teríamos O Silmarillion, Os Contos Inacabados, As Cartas, Os Filhos de Húrin... tá bom já né?!

O cara dedicou a vida dele à dar continuidade às obras do pai.
Ou seja, ele abdicou de uma vida totalmente independente por imortalizar a vida, e obra do pai. Viveu em função de outro.

E se fosse vc o filho do Tolkien, teria feito melhor?

Ele poderia ter lançado várias continuações de obras se quisesse, mas quis ser por toda a vida fiel. E diferente dos Númenoreanos não quis o poder para ele, não quis ele ser o imortal.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Relaxa, eu pego no pé do velhinho mas eu bato palmas tbm ;)

Oque me leva a pensar, oque os outros filhos de Tolkien fizeram de vida???
 
Acho que em parte eles tbm deram seus pitacos na obra do pai, talvez nenhum deles tanto quanto Chris...

Mas se ele, que é o mais novo já tá no bico do corvo, imagina os mais velhos?! rs
 
Até fico curiosa de como seria essa quarta era...
mas continuo achando que nao seria tao interessante como as outras, porque no fim da terceira era todos os Elfos e outros seres " Enigmaticos" deixaram a terra media, para que a quarta era fosse dos homens, entao imagino que essa nova historia seria um pouco normal d+.


Mas isso, infelismente nao poderemos saber neh!!!
 
Até fico curiosa de como seria essa quarta era...
mas continuo achando que nao seria tao interessante como as outras, porque no fim da terceira era todos os Elfos e outros seres " Enigmaticos" deixaram a terra media, para que a quarta era fosse dos homens, entao imagino que essa nova historia seria um pouco normal d+.


Mas isso, infelismente nao poderemos saber neh!!!



kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

isso que daria a graça, alguém tem dúvida de que os humanos soltariam um mal bizarro na Terra Média???
 
Ele voltará, mas não para a TM. Diz a Segunda Profecia de Mandos que Melkor voltará, quando o Mundo estiver velho, e os valar, cansados. Veja:

"Dessa forma falou a profecia de Mandos, que ele declarou em Valmar durante o julgamento dos Deuses, e rumores dele são sussurrados por todos os Elfos do Oeste: quando o mundo estiver velho e os Poderes cansarem-se, então Morgoth deverá retornar através da Porta para fora da Noite Eterna; e ele deverá destruir o Sol e a Lua, mas Earendel virá até ele como uma chama branca e o derrubará dos ares. Então deverá ser travada a última batalha sobre os campos de Valinor. Naquele dia Tulkas lutará com Melkor, e à sua direita estará Fionwe e à sua esquerda estará Turin Turambar, filho de Hurin, Conquistador do Destino; e será a espada negra de Turin que trará a Melkor sua morte e fim definitivo; e então as Crianças de Hurin e todos os homens estarão vingados."


"Então as Silmarilli serão recuperadas do mar, da terra e do céu; pois Eärendil descerá e dará aquela chama a qual mantinha posse. Então Feanor utilizará as Três e com seu fogo reacenderá as Duas Árvores, e uma grande luz surgirá; a as Montanhas de Valinor serão rebaixadas, para que a luz possa atingir todo o mundo. Naquela luz os Deuses novamente sentir-se jovens, e os Elfos despertão e todos os mortos levantarão, e o propósito de Ilúvatar estará completo em relação a eles. Mas dos Homens naquele dia a profecia não fala, com excessão de Turin apenas, e a ele o nomeia entre os Deuses."

Um final bem legal, admito. Túrin se dando bem (nomeado entre os Deuses), as Árvores e a paz de Valinor, Fëanor e Fingolfin...tudo junto!

Esse Fionwë, citado, dizem que seria Eonwë, pois a princípio, Fionwe seria filho de Manwë com Varda. Como essa história dos Ainur procriarem foi revisada por Tolkien, Fionwe, o filho, se torna Eonwë, o Arauto de Manwë.

Tem gente que diz que a Segunda Profecia teria sido descartada por Tolkien, outros não. Não sei qual era a idéia que Tolkien tinha disso, antes de morrer, mas gostaria de ver esse final.:mrgreen:

Quem quiser ver o artigo inteiro, clique Aqui

Bah! Não consigo ver o texto, mas eu acho que esses eventos são para bem depois da Quarta Era ou para o seu final, os eventos narrados no A Nova Sombra dizem respeito ao inicio, ainda tinha muita água para passar embaixo dessa ponte.

Não acho que Tolkien tenha descartado essa profecia, só acho que isso foi uma coisa que ele preferiu deixar no ar, como eco de uma lenda esquecida e que ainda acontecerá.
 
Última edição:
mas eu acho que esses eventos são para bem depois da Quarta Era ou para o seu final, os eventos narrados no A Nova Sombra dizem respeito ao inicio, ainda tinha muita água para passar embaixo dessa ponte.
E bota depois nisso!

Levando-se em conta que Arda é a Terra (nosso mundo), então a Segunda Profecia ainda não se concretizou e Melkor ainda não voltou. E, segundo estudo e deduções (e sengundo o que o próprio Tolkien diz nas Cartas), a Quarta Era já acabou há milênios e nós estamos agora entre a Sexta e a Sétima Era do Sol e da Lua.
 
A Segunda Profecia de Mandos é um texto bastante arcaico e não se enquadra no Legendarium Tardio de Tolkien - isto, claro, se tivermos uma definiação ampla o suficiente de forma a termos, de fato, um Legendarium Tardio coerente. Ou qualquer Legendarium.

... mas eu admito que o texto é saboroso demais e ninguém quer ignorá-lo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo