• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A nacionalização do petróleo na Bolívia e a ironia disso tudo

Lordpas disse:
Também apoio o Morales.

E tem que se distinguir estatização de expropriação.

Quem assistiu o Jornal da Globo de ontem sabe de como essa situação de "vamos invadir a Bolívia" que as pessoas andam falando pelas ruas é rídicula, e como o William Waak é rídiculo.

De forma alguma confundi ambos.
Apenas afirmo que existe sim, expropriacao da riqueza boliviana por outros países, atraves da extracao de gás a preço nem tao justo.
 
Hoje será a reunião entre os quatro presidentes, da Bolívia, Venezuela, Brasil e Argentina. Andei lendo alguns jornais internacionais e é engraçado como há essa diferença de visão sobre a atitude do Brasil aqui dentro e lá fora. O Lula está sendo visto como um mediador importante, uma ponte entre o governo dito populista do eixo Venezuela-Cuba-Bolívia com os americanos. O Brasil escolheu uma rota diferente, mais ou menos alinhado com o Chile.

Porém, muitos já estão criticando a atitude do presidente e tal. Estou esperando pra ver o que vai acontecer nessa reunião de hoje. A chefe de estado americano, a Rice, já disse que a resposta será "dura". Eu particularmente sou a favor de uma negociação.

Até porque o Brasil tem reservas de gás bastante consistentes, especialmente em Santos. A exploração ainda não foi feita porque é tanto gás que não teríamos demanda pra isso, por isso a Petrobrás só iria começar a explorar daqui alguns anos, o que pode ser adiantado. Por isso eu creio que a atitude do Evo foi mais uma forma de ter um poder de barganha maior pra negociar do que simplesmente querer expulsar as empresas que não cumprirem as regras em 180 dias.
 
Eu achei a medida dele um tiro no pé. Tudo bem pode nacionalizar a petrobras, acho isso correto. Agora tomar assim do nada é uma pessima ideia. Eu só acho que isso vai dar uma merda completa...
 
Nossa, eu sei que é meio off topic, mas simplesmente eu tenho que comentar isso. Alguém já viu foto do ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz Rada? Ou já o viram falando?

Meu pai, ele é simplesmente assustador. Nunca na minha vida vi uma boca daquele tamanho. Ele, enquanto discursava no dia primeiro de maio, tinha que, inclusive, lamber a baba branca que ia acumulando no canto da boca enquanto falava, e eu não estou brincando!

Eu arrisco dizer que ele é a cópia do Monstro da Anuidade. Eu consegui uma foto dele, mas de perfil, porém ao meu ver já dá para ter alguma noção do que eu estou falando.

attachment.php
 

Anexos

  • rada.jpg
    rada.jpg
    7,9 KB · Visualizações: 503
Lordpas disse:
Quem assistiu o Jornal da Globo de ontem sabe de como essa situação de "vamos invadir a Bolívia" que as pessoas andam falando pelas ruas é rídicula, e como o William Waak é rídiculo.

Sim, o início do Jornal da Globo ontem foi revoltante.

Eu também sou a favor da nacionalização dos recursos naturais da Bolívia, porque são uma das principais fontes de geração de capital dentro desse país, mas tenho minhas dúvidas se essa decisão funcionará a longo prazo.

O Brasil está, de certa forma, encurralado, porque sua principal zona industrial, como disse o André Soliz Rada, depende essencialmente do gás boliviano, e as reservas da Petrobrás que explorarão esse recurso no porto de Santos, só começará a ser construída em 2008, emora eu acredite que isso possa até ser adiantado frente aos acontecimentos recentes.

Por outro lado, a decisão do Evo Morales não deixa de ser uma faca de dois gumes, já que tem o Brasil como principal comprador do gás boliviano e que, como foi anunciado, reduzirá seus interesses e aplicação de capital naquele país. E eu tenho minhas dúvidas se a Bolívia conseguirá se sustentar deste modo, pois ela também depende intrinsecamente dos países sul-americanos para exportação de seus recursos, já que não tem saída para o mar e, assim, a comercialização de seus produtos com outros continentes é encarecida.

O Luís Nassif, da Folha, acredita que o Brasil deva ser tratado de forma diferente dos outros países nas próximas negociações, porque a Petrobras contribuiu primariamente com o desenvolvimento do setor de hidrocarbonetos no país, na última década e que, sem a presença da estatal brasileira, a Bolívia dificilmente teria alcançado o patamar que tem hoje nesse setor, enquanto que as outras empresas somente apropriaram-se dos recursos já explorados.

Mas eu sei não. Parece que teve início uma batalha de arrogâncias e chantagens entre a diplomacia brasileira e o governo boliviano. As regras do jogo só serão definidas mesmo, quando os próximos contratos começarem a serem feitos.
 
Se a CIA pegar o Chavez eu não vou ficar nem um pouco abalado, já está dando uma boa raiva ele se metendo em tudo, como isso tudo e o encontro.


O fim disso tudo vai ser o mais óbvio possível, o Brasil vai negociar, mas no fim vai pagar uma boa quantia a mais por m³ e dá-lhe prejuízo por não investir nas jazidas brasileiras.

Querem controlar a Bolívia? Cobrem os empréstimos!
 
Se o Chavez morrer, teríamos um novo martir, e a CIA definitivamente nao quer isso.

Além do que, tenho muita simpatia pelo venezuelano; assisti ele aqui em Curitiba e as minhas expectativas nao foram frustradas. Ele é MUITO COERENTE
 
ombudsman disse:
Se o Chavez morrer, teríamos um novo martir, e a CIA definitivamente nao quer isso.

Além do que, tenho muita simpatia pelo venezuelano; assisti ele aqui em Curitiba e as minhas expectativas nao foram frustradas. Ele é MUITO COERENTE
O mais revoltante é ver a campanha dos meios de comunicação pra denegrir a qualquer custo a imagem de qualquer candidato de esquerda dentro da América Latina.

Primeiro com a aplicação errônea do termo "populista", (Maria Aparecida de Aquino comentou isso no programa do gordo-estúpido ontem com toda a razão), seguindo pela tentativa de incutir raiva dentre o povo contra Chavez e Evo Morales.

O primeiro é acusado de "roubar" a posição de líder do Brasil dentro do continente, o segundo é acusado de roubar a empresa símbolo e orgulho do país.

E a maioria não percebe que isso simplesmente não faz sentido? Wtf?
 
Quisito disse:
O Luís Nassif, da Folha, acredita que o Brasil deva ser tratado de forma diferente dos outros países nas próximas negociações, porque a Petrobras contribuiu primariamente com o desenvolvimento do setor de hidrocarbonetos no país, na última década e que, sem a presença da estatal brasileira, a Bolívia dificilmente teria alcançado o patamar que tem hoje nesse setor, enquanto que as outras empresas somente apropriaram-se dos recursos já explorados.
Sim, a Petrobras assumiu todo o risco antes e fez associações com as empresas de lá. Só depois que entraram as outras companhias no país. Tanto é verdade que o próprio ministro bocão afirmou quando empossado, que a Petrobras teria tratamento diferenciado.

Metz disse:
O fim disso tudo vai ser o mais óbvio possível, o Brasil vai negociar, mas no fim vai pagar uma boa quantia a mais por m³ e dá-lhe prejuízo por não investir nas jazidas brasileiras.
Como assim dá-lhe prejuízo? Ninguém pode calcular se o prejuízo seria maior se explorássemos ou se negociássemos com eles.

Como eu disse acima, o Brasil tem sim muito gás mas bem acima da nossa demanda. Se gastássemos bilhões para explorá-lo e o excedente ser desperdiçado, o prejuízo seria bem maior. Ou seja, sempre há um motivo para as coisas serem feitas.
 
Tisf disse:
Como assim dá-lhe prejuízo? Ninguém pode calcular se o prejuízo seria maior se explorássemos ou se negociássemos com eles.

Como eu disse acima, o Brasil tem sim muito gás mas bem acima da nossa demanda. Se gastássemos bilhões para explorá-lo e o excedente ser desperdiçado, o prejuízo seria bem maior. Ou seja, sempre há um motivo para as coisas serem feitas.

Não sei como funciona a exploração de gás natural, ou seja, se ocorre esse desperdício.

http://www.gasenergia.com.br/portalge/port/not/int_noticias.jsp?id=2634&mes=01&ano=2005&id_sessao=4
Essa noticia já é velha mas tem umas coisas bem interessantes.

"As jazidas que serão licitadas foram devolvidas pela Petrobras à ANP em 1998, quando foi quebrado o monopólio estatal da exploração e produção de petróleo, porque não interessavam à companhia. O diretor da área de Licitações da ANP, John Forman, contou que a ANP detém 62 jazidas sob sua concessão que foram devolvidas pela Petrobras.

O objetivo de licitar essas jazidas é atrair pequenas empresas de petróleo nacionais ou estrangeiras que queiram aproveitar as reservas de pequeno porte. Segundo Forman, a expectativa é de que o número total de blocos a serem oferecidos seja equivalente aos da 6ª Rodada, em torno de 900. Forman disse ainda que não há uma definição do Ibama se os blocos excluídos da 6ª Rodada de Licitações por falta de estudos ambientais mais aprofundados, próximos ao Parque Nacional de Abrolhos, poderão ser incluídos nos leilões de 2005."

Não existem apenas reservas gigantescas, algumas poderiam ser aproveitadas ao meu ver, toda a logística e transporte desse gás eu também não sei direito como aconteceria, então é melhor não falar nada com certeza, mas duvido muito que seria difícil criar outra alternativa senão a Bolívia aqui no Brasil.

http://www.gasenergia.com.br/portalge/port/gn/reservas_nac.jsp
"Os primeiros testes em apenas dois poços da Bacia de Santos indicaram uma capacidade de produção superior a 12,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia."
Essa produção é um número bem próximo da ampliação que a petrobras planeja na Bolívia de 15 milhões de m³, mas não há data de nada e daqui é muito fácil ficar apontando coisas.
 
Última edição:
Não vejo problemas na nacionalização das reservas naturais bolivianas. Mas a falta de consideração com que a Petrobrás foi tratada e a utilização de força para a tomada das fábricas é que me revolta. Em nenhum momento a Bolívia entrou em contato com a Petrobrás no sentido de renegociar preços e contratos. Simplesmente mobilizou o exército nacional, ocupou as fábricas e disse que, a partir daquela data, a Petrobrás teria 180 para se adequar a nova situação. Nacionalizar recursos é algo bem razoavel, tomar refinarias de terceiros não. E sim, isso não é expropriação, porque segundo o Aurélio:

Expropriar: Desapossar (alguém) de sua propriedade segundo as formas legais e mediante justa indenização.

Mobilizar as forças armadas e ocupar um terreno privado, ao meu ver, não tem nada de legal.


Vovin disse:
Esse lance de invadir a Bolivia trata-se da velha vontade que muitos brasileiros tem de serem americanos e portanto resolverem tudo "na porrada" e tals, é até engraçado ver os "comentaristas politicos" falando que o Brasil tem que tentar a diplomacia e se não der certo tentar "outros meios"...
Engraçado, você comete os mesmos erros de quem está acusando (está sendo tendencioso). Em nenhum momento ninguém falou em invadir a Bolívia. Tentar a diplomacia significa conversar diretamente com o pais. Tentar outras saídas, significa, por exemplo, interpelar a Bolívia junto a OMC. Ninguém falou em momento nenhum em invadir a Bolívia.
 
Vejam a última teroria da conspiração que ouvi:

Tudo isso é somente para a Bolívia aumentar o valor do gás, a Petrobrás pagar a diferença, que seria rateada entre a Bolívia e o PT, para que este último tivesse recursos para a reeleição.

Vê se pode?
 
haahahaeuha teorias existem mil...

O que me preocupa nisso tudo é a anunciada nacionalização das terras por parte do MOrales... e o nosso presidente disse que isto é normal e que o governo boliviano está no seu direito.

Em resumo, o que me garante que, SE reeleito o presidente Lula nao resolva tomar tambem esta atitude? Afinal, ele nao a condena. Eu tenho medo disto.
E outra, uma coisa boa com a nacionalização das terras bolivianas seria de que Evo morales, como grande amigo de lula, ceder algumas terras desapropriadas para os nossos sem terras... assim eles paravam um pouco de invadir as fazendas, cortar os arames e incendiar tudo o que vem pela frente.
 
pelego disse:
haahahaeuha teorias existem mil...

O que me preocupa nisso tudo é a anunciada nacionalização das terras por parte do MOrales... e o nosso presidente disse que isto é normal e que o governo boliviano está no seu direito.

Em resumo, o que me garante que, SE reeleito o presidente Lula nao resolva tomar tambem esta atitude? Afinal, ele nao a condena. Eu tenho medo disto.
E outra, uma coisa boa com a nacionalização das terras bolivianas seria de que Evo morales, como grande amigo de lula, ceder algumas terras desapropriadas para os nossos sem terras... assim eles paravam um pouco de invadir as fazendas, cortar os arames e incendiar tudo o que vem pela frente.
O Brasil é uma das maiores economias do globo, isso já impossibilita qualquer ação mais incisiva.

E qual o sentido da sua segunda colocação, wtf?
 
Lordpass disse:
E qual o sentido da sua segunda colocação, wtf?

Sarcasmo mesmo, sei que é utópico e vamos continuar com esse problema no país.. mais precisamente no Rio Grande, onde se concentram os estancieiros que o nosso presidente tanto critica.

Agora, sobre as notícias que foram divulgadas hoje, Morales está começando a mostrar as garrinhas. Mas dizer que o Acre foi comprado pelo valor de um cavalo mostra um despreparo evidente, e ao afirmar que a Petrobras age ilegalmente no seu país, sem duvida ele nao pensou no que essa afirmação pode prejudicar ele próprio.
Cada vez mais tenho convicção que a disputa final será em um tribunal americano.. e eu creio que a Petrobras esteja se preparando muito bem pra ganhar a causa.
 
pelego disse:
Sarcasmo mesmo, sei que é utópico e vamos continuar com esse problema no país.. mais precisamente no Rio Grande, onde se concentram os estancieiros que o nosso presidente tanto critica.

Agora, sobre as notícias que foram divulgadas hoje, Morales está começando a mostrar as garrinhas. Mas dizer que o Acre foi comprado pelo valor de um cavalo mostra um despreparo evidente, e ao afirmar que a Petrobras age ilegalmente no seu país, sem duvida ele nao pensou no que essa afirmação pode prejudicar ele próprio.
Cada vez mais tenho convicção que a disputa final será em um tribunal americano.. e eu creio que a Petrobras esteja se preparando muito bem pra ganhar a causa.
Ah é.

Esqueci que a Rede Globo noticiou que o Acre vale mais do que cerca de 600 milhões de reais. :wall: + uma ferrovia que fracassou de forma majestosa.

Será que é o Morales o estúpido-burro da história, ou quem levou a colocação dele pelo "literalmente"?
 
Lordpas disse:
Ah é.

Esqueci que a Rede Globo noticiou que o Acre vale mais do que cerca de 600 milhões de reais. :wall: + uma ferrovia que fracassou de forma majestosa.

Será que é o Morales o estúpido-burro da história, ou quem levou a colocação dele pelo "literalmente"?

acho que tolo seria afirmar isso... Acho que o nome desse tipo de correlação se chama "ironia" ou "metonímia". Me corrijam se estiver errado.
Concordo com a Escola diplomatica de Morales e principalmente agradeço ao comentario do Vovin, que mostra maturidade e um espirito mais "humanista" do que nacionalista.

A Bolivia vive hoje uma situação crítica. É um país sem os recursos "dreamteam" do capitalismo moderno, a mercê de um gigante de influencia periférica e possui um dos piores IDH do Mundo e da América do Sul. Um país onde uma maioria (mais de 80%) é indigena e se submete a uma aristocracia ferrenha, dominada por esses "lances diplomaticos" que tiram o pouco de riquezas de um país pequeno, ao estilo plantation. Não nos revolta porque para nós a américa do sul é a Argentina e no maximo o Chile.

O que perdemos com esse desfavorecimento economico? Muito! Mas o Morales sabe até onde pode ir e até onde seus discursos devem chegar. Não adianta meias palavras pra países de meias ações. O que ele mostra é que está pronto para defender as cores de seu país, doa a quem doer, já que os grandes "hermanos" da américa facilmente se esquecem de sua existencia. Chavez e Morales tem uma missão igual a de Lula no Brasil, mas o lula de FHClizou e tornou-se o que é hoje. Mas por que votamos no PT? Para que existisse no brasil lideres com vontade politica de mudança, assim como Morales e Chavez.

Nossa mesa diplomatica deverá trabalhar muito, entretanto devemos pensar: o que queremos ser? Ser imperialistas americanos perante um pequeno país sem força alguma? Ou queremos investir no desenvolvimento de nossos hermanos e assim poder criar um nível sustentável para uma comunidade do sul?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo