• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A música

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Relendo o Silma, me deparei com uma dúvida. Todos sabem que os filhos foram criados no 3o tema, e que nenhum Vala teve participação. Mas os outros 2 temas tratam exatamente de que? Existe algum texto, material que explicite isso?
 
eu não tenho muita certeza não (não estou com meu livro aqui agora e faz um tempo bom que eu li O Silmarillion), mas os 2 primeiros temas tratam da criação do mundo, universo em geral não é? [Me corrijam se eu estiver errado-vlw!]
 
Tenho quase certeza de que não é dito nada sobre o que é criado com cada "parte" da Música em particular. Mas os Ainur participaram das três, e Melkor desfigurou as três.
 
Que eu me lembro, realmente não se fala nada sobre o que se trata os dois primeiros temas, só é dito que Melkor corrompeu esses temas, então Ilúvatar criou o terceiro tema, que Melkor acabou por corrompê-lo também.
Mas na minha opinião, os dois primeiros temas tratam de toda criação de Ilúvatar até antes da idéia de compor o terceiro tema!!
 
Pelo o que eu pesquisei antes de responder, não vi nenhuma parte que diz que os Valar deixaram de participar de qualquer parte dos 3 temas.

Alguns se calaram no andamento do 2º tema, pois Melkor começou a destoar de seus pensamentos e perderam o ânimo para continuar, mas em todos os temas houve a participação dos valar sim.

Um terceiro tema cresceu terno e doce, um singelo murmúrio de sons suaves em melodias delicadas; mas ele não podia ser subjugado e acumulava poder e profundidade. E afinal pareceu haver duas músicas evoluindo ao mesmo tempo diante do trono de Ilúvatar, e elas eram totalmente díspares. (...) No meio dessa contenda, na qual as mansões de Ilúvatar sacudiram, e um tremor se espalhou atingindo os silêncios até então impassíveis, Ilúvatar ergueu-se mais uma vez e sua expressão era terrível.(...) Então, falou Ilúvatar e disse: - Poderosos são os Ainur, e o mais poderoso dentre eles é Melkor; mas para que ele saiba e saibam todos os Ainur, que eu sou Ilúvatar, essas melodias que vocês entoaram, irei mostra-las para que vejam o que fizeram. E tu Melkor, verás que nenhum tema pode ser tocado sem ter em mim sua fonte mais remota, nem ninguém pode alterar a música contra a minha vontade. (...) Silmarillion pag. 5 e 6

O que podemos concluir é:

Sim, em todas as músicas os Ainur participaram.
Os 3 temas falavam sobre a construção do universo e do mundo de Arda.
O 3º tema, Ilúvatar mostrou todo o seu poder e domínio, expondo para todos os Ainur, inclusive Melkor, que toda a música foi feita pela sua vontade e da forma como ele queria, nada ficando creditado a qualquer Ainur.
 
Creio que os primeiros temas se refiram ao embate dos Valar e seu tema harmônico contra dissonância criada por Melkor e que tentava subjugar a Canção anterior e, em meio ao embate de forças, Eru inseriu os eldar e os atani.

Aqui, a minha única dúvida é se o Terceiro Tema se refere aos Eruhíni ou ao fim dos tempos, onde Ainur e os Filhos de Eru cantarão juntos diante do Um.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo