• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A música no cinema

John Williams é o que chamamos "pop star" da música instrumental. Ele fez trabalhos primorosos, principalmente em cima de temas inesquecíveis. Ultimamente ele vinha errando a mão, até encontrar-se novamente com Catch Me If You Can e, mais uma vez, com seu parceiro Spielberg. Gosto das trilhas de E.T., Tubarão, Indiana Jones e a Última Cruzada ( a melhor dos três filmes ), Hook e Superman, e acho que sua obra-prima é E.T.
Mas há outras trilhas dele menos conhecidas como Um Violinista no Telhado, Nascido em 4 de Julho, Contatos Imediatos do Terceiro Grau ( essa já é conhecida ) e Império do Sol, que são muito boas. Há outras também que no momento não me recordo. Ele conseguiu imprimir sua música na história, transformando alguns temas (Star Wars, Tubarão, ET, Superman, Jurassic Park, Contatos, Indiana) em clássicos da música do cinema. Mas acho que o tema supremo é o de Superman. Será impossível fazerem um filme do herói sem que toque aquele inesquecível tema de abertura.

Alan Silvestri tb é muito bom.

Concordo com você. Ele escreveu grandes músicas para Forrest Gump e um tema extremamente sensível para Náufrago. Já o De Volta para o Futuro achei muito comercial, mas é bastante interessante.

Alguém aqui por acaso sabe como é o nome em inglês de um filme chamado Coragem e Esperança, com Patrick Bergin, que conta a história de um menino escondido nos escombros da Segunda Guerra? Por favor, se souberem, me informem. A trilha, composta pelo sublime Zbigniew Preissner, é extraordinária. Estou atrás deste disco há bastante tempo, mas infelizmente não consegui descobrir o título do filme em inglês - o que é muito importante.
 
Elliot Goldenthal, que já havia ganho o Globo de Ouro, recebeu o Oscar pela música original de Frida. A trilha parece ser muito interessante, levando-se em conta que Goldenthal não fazia nada bom desde Entrevista com o Vampiro.

Já Howard Shore, recebeu vários prêmios por As Duas Torres - menos o Oscar.
Aqui vai alguns deles: Saturn 3, Grammy 2003 (A Sociedade do Anel), Fennecus 2003 e Apex 2003.
São prêmios conceituados no mundo da música instrumental.

É esperar por O Retorno do Rei...
 
A trilha sonora novamente será composta por Howard Shore. O compositor de O Silêncio dos Inocentes, Quero Ser Grande e Seven, deve começar a trabalhar na música do filme a partir de Agosto.
Eu, pessoalmente, acredito que será a melhor dos três filmes. Imaginem só o tema dos Portos Cinzentos...
 
Trilha sonora instrumental de verdade são aquelas que eles não encomendam....como o Danúbio Azul em 2001: Uma Odisséia no Espaço(que por acaso ficou a perfeição em pessoa) e Adagio For Strings do Samuel Barber em Platoon(sem comentários). Música clássica tem que ser feita com o intuito de se fazer música boa, e não com o intuito que você tem que entregar uma trilha sonora completa daqui a 2 meses... :roll:
 
Na verdade, uma trilha sonora feita por encomenda pode ser uma obra de arte, dependendo da qualidade e da inspiração do artista. Muitas peças clássicas são inspiradas em obras literárias, da mesma forma, um compositor como John Williams pode se inspirar em um bom roteiro para criar uma bela trilha sonora. Eu falo isso porque certas músicas de filme são muito boas, como as do episódio IV e V de Star Wars, ou do filme O Poderoso Chefão.

Claro, que a impressão causada por ver uma cena de filme com uma música conhecida, perfeitamente sincronizada à imagem é algo fantastico. Se tratando de Strauss e Stanley Kubrick. claro :D
 
Tem tbm a do Caninos Brancos ( :grinlove: )!!
Seis devem achar q eu to brinkando... naum, mais eh serio... eh do Basil Polidous e Hans Zimmer...

Aliás se alguem achar pra baixar essa musika, me avisa pelo amor de deus pq eu num achei em um lugar nenhum!!!
Do Robin Hood tbm eh mto lindaaaaaa!!!
Do Star Wars - John Williams

Alias John Williams eh "O Cara"
 
Liteeliniel, do Hook eu adoro a música final, é fantastica :obiggraz:

Ahhhhh, eu tava querendo ver o filme Call of the Wild, que é baseado no livro do mesmo escritor de Caninos Brancos, Jack London. Eu adoro :D
 
Faramir of Ithilien disse:
Liteeliniel, do Hook eu adoro a música final, é fantastica :obiggraz:

Ahhhhh, eu tava querendo ver o filme Call of the Wild, que é baseado no livro do mesmo escritor de Caninos Brancos, Jack London. Eu adoro :D


Hook eh lindo tbm!!!!!
Ahhh A Do Coração de Dragão eh maravilhosa!!

Nunca viiii!! Eu jah li o livro, mais o filme eu nunca viiii!! Vo procurar na locadora!! nem sabia q existia!!
 
Tulkas disse:
Elliot Goldenthal, que já havia ganho o Globo de Ouro, recebeu o Oscar pela música original de Frida. A trilha parece ser muito interessante, levando-se em conta que Goldenthal não fazia nada bom desde Entrevista com o Vampiro.

Mas também a trilha de Entrevista com o Vampiro é maravilhosa!!!

Quem fez a trilha do Poderoso Chefão?? Muito boa mesmo!!!

Ah... a trilha de Rainha dos Condenados ficou ótima (a única coisa q presta no filme)
 
Poderoso Chefão, se não me engano, foi composta por Carmine Coppola. Junto com Os Intocáveis (obra-prima) de Ennio Morricone, representa o melhor da música para filmes sobre a máfia.
Trilha sonora instrumental de verdade são aquelas que eles não encomendam....como o Danúbio Azul em 2001: Uma Odisséia no Espaço(que por acaso ficou a perfeição em pessoa) e Adagio For Strings do Samuel Barber em Platoon(sem comentários). Música clássica tem que ser feita com o intuito de se fazer música boa, e não com o intuito que você tem que entregar uma trilha sonora completa daqui a 2 meses...

É verdade, entretanto, há muitos compositores que fazem verdadeiras obras-primas ( alguém aí disse Conan, o Bárbaro? ), cujos filmes simplesmente não seriam os mesmo sem elas. Veja filmes como Lawrence da Arábia, Willow, Dança com Lobos, Coração Valente (cujo flautista merecia um Oscar), Três Homens em Conflito, Ben-Hur, entre muitos outros. A música destes filmes tornou-se imortal, assim como os grandes clássicos do passado. É verdade que é uma maneira completamente diferente de se fazer música, mas o mais importante, a alma da música, brilha tão forte quanto o trabalho dos gênios do passado. Para quem aprecia a beleza da música, é claro!
 
Uma coisa que não suporto mais é ouvir New Metal nos filmes. Os filmes além de ruim ainda trazem esses músicas?Pqp...fica insuportável. Sou muito mais um Pop ou Techno.

O mais pior dos piores é aqueles filmes de Suspense novos, tocando New metal, como em 13 Fantasmas. Nossa................
 
Eu gostei de ter ouvido System of a Down - Streamline, no filme O Escorpião Rei....... ficou mto legal

tambem a All Star, do Smash Mouth.. no filme Shrek, nossa tem tudo a ver essa musica com o filme, tambem gostei


mas tem umas, q meu Deus.........
 
Não sou muito favorável à utilização de instrumentos eletrônicos para a composição das trilhas sonoras. Principalmente quando combinados com intrumentos de corda, como violinos, cellos, etc. Também com instrumentos de sopro, como trombones, trompetes, tubas, flautas, clarinetes, etc.
Se um compositor quer utilizar guitarras, baterias e teclados para compor a música, então ele deveria utilizar somente instrumentos deste tipo. Há algumas exceções no mundo da música do cinema, que ficaram muito bons, mas isto é raro.
Compositores conhecidos que fizeram boas combinações de instrumentos clássicos e eletrônicos são Jack Nietzche, Giorgio Moroder (em algumas), Ennio Morricone, Hans Zimmer, Basil Poledouris e Jerry Goldsmith. Me perdoem se esqueci de alguém...!

Danny Elfman, mencionado pelo Golgo13, é o grande parceiro de Tim Burton, e talvez seja o único compositor que consiga transmitir com grandiosidade os universos sombrios criados por Burton. Cito os trabalhos que ele fez em Edward, Mãos de Tesoura, Os Fantasmas se Divertem, Batman (1), etc. Além dos temas bacanas que ele criou para Os Simpsons e Uma Noite Alucinante 3.
Spider-Man, seu mais recente trabalho, está longe da capacidade deste excêntrico compositor, que explora um estilo de música pouco trabalhado: a música que satiriza a história do filme. Pena que, atualmente, ele seja o único...
 
Tulkas disse:
Não sou muito favorável à utilização de instrumentos eletrônicos para a composição das trilhas sonoras. Principalmente quando combinados com intrumentos de corda, como violinos, cellos, etc. Também com instrumentos de sopro, como trombones, trompetes, tubas, flautas, clarinetes, etc.
Se um compositor quer utilizar guitarras, baterias e teclados para compor a música, então ele deveria utilizar somente instrumentos deste tipo. Há algumas exceções no mundo da música do cinema, que ficaram muito bons, mas isto é raro.
Compositores conhecidos que fizeram boas combinações de instrumentos clássicos e eletrônicos são Jack Nietzche, Giorgio Moroder (em algumas), Ennio Morricone, Hans Zimmer, Basil Poledouris e Jerry Goldsmith. Me perdoem se esqueci de alguém...!

Danny Elfman, mencionado pelo Golgo13, é o grande parceiro de Tim Burton, e talvez seja o único compositor que consiga transmitir com grandiosidade os universos sombrios criados por Burton. Cito os trabalhos que ele fez em Edward, Mãos de Tesoura, Os Fantasmas se Divertem, Batman (1), etc. Além dos temas bacanas que ele criou para Os Simpsons e Uma Noite Alucinante 3.
Spider-Man, seu mais recente trabalho, está longe da capacidade deste excêntrico compositor, que explora um estilo de música pouco trabalhado: a música que satiriza a história do filme. Pena que, atualmente, ele seja o único...

Hum, recomendo vc escutar algumas bandas que combinam de forma majestosa instrumentos eletrônicos com instrumentos clássicos. Ouça Haggard que vc com certeza mudará de opinião :D
 
Tulkas disse:
Não sou muito favorável à utilização de instrumentos eletrônicos para a composição das trilhas sonoras.


As vezes dá certo... se não me engano a trilha sonora maravilhosa de Lawrence da Arábia foi toda feita pelo Jarre usando sintetizadores eletrônicos.
 
Trilha sonora instrumental de verdade são aquelas que eles não encomendam....como o Danúbio Azul em 2001: Uma Odisséia no Espaço(que por acaso ficou a perfeição em pessoa) e Adagio For Strings do Samuel Barber em Platoon(sem comentários). Música clássica tem que ser feita com o intuito de se fazer música boa, e não com o intuito que você tem que entregar uma trilha sonora completa daqui a 2 meses...
Tipo... música clássica intrumental surgia da mesma forma da de hj, só que para acompanhar óperas teatrais em vez de filmes. O processo era o mesmo, a cobrança era mesma, tudo igual. Músicas como "Danúbio Azul" e "The Hall of The mountain King" form feitas para acompanhar peças teatrias ou de balé. Elas merecem menos mérito por isso?
 
Para quem se interessa pelo assunto:

Quem está compondo a trilha dos futuros filmes?

O Último Samurai: Hans Zimmer
Master and Commander - The Far Side of the World : Christopher Gordon
Tears of the Sun: Hans Zimmer
O Incrível Hulk: Mychael Danna
The Incredibles: John Barry
Alien Love Triangle: Simon Boswell
The Matrix Reloaded and Revolutions: Don Davis
Calendar Girls: Patrick Doyle
Big Fish: Danny Elfman
Amazing Spider-Man: Danny Elfman
Sweet Sisteen: George Fenton
The Good Thief: Elliot Goldenthal
Game Their Lives: Jerry Goldsmith
Timeline: Jerry Goldsmith
Soul Calibur: James Horner
Ripley´s Game: Ennio Morricone
Finding Nemo: Thomas Newman
X-Men 2: John Ottman
Open Range, Paul Bunyan, The Touch e Under Siege 3: Basil Poledouris
The Lord Of The Rings - The Return of the King: Howard Shore
Van Helsing: Alan Silvestri
Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, Indiana Jones 4, Star Wars Episode 3, The Terminal e The Strange Life of Walter Mitty: John Williams
Matchstick Men (dirigido por Ridley Scott): Hans Zimmer

Obs: Nem todos os filmes citados estão em produção. Alguns se encontram ainda em fase de pré-produção e outros são projetos confirmados de seus respectivos diretores. Há também filmes cujos compositores ainda não começaram a trabalhar em cima de sua trilha sonora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo