1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A música no cinema

Tópico em 'Música' iniciado por Tulkas, 16 Mar 2003.

1. Tulkas

Tulkas Pai da força

Para quem, assim como eu, aprecia a música instrumental contemporânea, deve prestar atenção às trilhas sonoras intrumentais que estão por detrás dos filmes. Algumas vezes elas estão lá para despertar a emoção de uma cena; em outras, apenas conduzem a ação de uma determinada tomada.

De qualquer maneira, o objetivo do compositor é traduzir em música o roteiro do filme. Algumas vezes, esta tarefa é desempenhada com tanto talento que acaba tornando a música marca registrada de um filme. Em outras, se torna clássica, fazendo-nos lembrar da música erudita. Noutras, passa despercebida, sem deixar qualquer marca.

Eu proponho, aqui, discutir com quem também aprecia este lado do cinema, as diversas trilhas sonoras que se tornaram inesquecíveis. Proponho também, a discussão sobre trabalhos eruditos que para sempre farão parte das músicas imortais.

Disponibilizo uma pequena lista, de grandes trilhas sonoras. Que cada um comente aquilo que mais lhe agradou ( não necessita que esteja nesta lista; ela serve apenas como um indicador ).

Conan, o Bárbaro - Basil Poledouris
    Patton - Jerry Goldsmith
    Coração Valente - James Horner
    Cinema Paradiso - Ennio Morricone
    Para Sempre, Cinderella - George Fenton
    Sete Homens e Um Destino - Elmer Bernstein
    Três Homens em Conflito - Ennio Morricone
    Lawrence da Arábia - Maurice Jarre
    A Sombra e a Escuridão - Jerry Goldsmith
    Apollo 13 - James Horner
    Excalibur - Trevor Jones
    E.T. - John Williams
    SuperMan - John Williams

2. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

A música mais clássica é a do Poderoso Chefão.

3. Pyro

Pyro Usuário

Eu acho a: Missão Impossível :think: :assobio:

4. Waters

Waters Usuário

Os melhores da lista sem dívida foram Basil Poledouris e Enio Morricone.

Basil nos dois filmes de Cona compôs temas climáticos excelentes, ressaltando ao mesmo tempo lirismo e temas épicos. Gosto muito das músicas "Anvril of Crom", "Theme of Love for Conan and Valeria" (essa é belíssima), "The Orgy"; da continuação Conan, o destruidor tem as excelentes "Crystal Palace" (fabulosa, com uso muito bem encaizado de violinos e flautas) e "Riders of Taramis".

Já Enio Morricone é um gênio, as músicas que ele escreveu para os filmes de Leone (Era Uma vez no Oeste, Três Homens em Conflito e Era uma vaz na América) são antológicas. Destaque para "The good, The bad , The Ugly Theme" (qualquer ser vivente na terra já escutou), "Ecstasy of Gold" (o Metallica usa como intro nos seus shows) e "Man Whit Harmonica". São músicas de muito bom gosto e criatividade com uso de corais assovios e sons incidentais como sussurros histéricos e estales de chicote. Enio Morricone fez muitas outras trilhas sensacionais para filmes como A Missão e Cinema Paradiso.

5. Golgo13

Golgo13 Usuário

Enio Morricone detona!

6. Tulkas

Tulkas Pai da força

Basil Poledouris ainda possui outras boas trilhas sonoras, como Lonesome Dove, que possui uma harmonia deliciosa; Contratado para Matar (acho que é esse o nome em português do filme Quigley Down Under), que possui um tema muito criativo para um western; e Conquista Sangrenta, uma das trilhas mais raras do mundo. Além, é claro, de A Lagoa Azul, uma pequena obra-prima.
    Ennio Morricone é o gênio do faroeste - junto com Elmer Bernstein -, mas, apesar dele ter se aposentado neste gênero, continuou compondo muito bem, atingindo sua máxima inspiração em Cinema Paradiso. Vale a pena ressaltar também a trilha de A Lenda do Pianista do Mar.
    Gostaria de acrescentar nesta - ainda - pequena lista o nome de Patrick Doyle, um grande compositor e o de John Barry que, na minha opinião, compôs uma das melhores trilhas que já ouvi em toda a minha vida: Dança com Lobos. :wink:

7. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

E Henry Mancini? Não vão emncionar ele? o tema de A Pantera Cor-de-Rosa e de Romeu e Julieta são magniíficos!

8. Tulkas

Tulkas Pai da força

Ah, já ia me esquecendo, Conan, o Bárbaro é uma das trilhas mais extraordinárias que um compositor já concebeu. É uma mistura de música medieval, barroco, épico e surrealismo. Nunca ouvi outra trilha que seguisse esta linha de composição com tanta criatividade e maestria. Se prestarem atenção ao filme, perceberão que é a música que conduz a história e poucos diálogos foram escritos. Definitivamente, Conan não existiria sem a inspiração mágica de Basil Poledouris. Espero que se King Conan sair do papel, seja ele o compositor.
    Das músicas deste álbum, não consigo destacar nenhuma. São todas fascinantes. É o típico cd que podemos deixar tocar do início ao fim, apreciando todos os detalhes das músicas.
    Para mim, esta é a melhor trilha de todos os tempos, e, até hoje consegue ser única. Infelizmente, Poledouris não conseguiu mais ter uma inspiração tão maravilhosa quanto aquela. Ele bem que tentou em Conan, o Destruidor, mas acabou fazendo uma pequena releitura de alguns temas e criando outros que não foram bem utilizados, tanto no filme, quanto no CD. Deste álbum, destaco Riders of Taramis (o melhor tema épico que já escutei, apesar de no CD ele ser executado um pouco diferente do que no filme), Crystal Palace (onde aparece o tema que mais tarde se tornou marca registrada do Conan), Dream Quest (onde há dois curtos solos de flauta soberbos; ouve-se até mesmo a respiração do flautista), The Scrolls of Skellos (pessimamente inserida no filme e mal trabalhada no CD, porém, poderia ter gerado uma das melhores composições do cinema) e Illusion´s Lake (que se fosse um pouco melhor trabalhada poderia ter se transformado numa grande composição).

Ufa, :silenced:

PS: Não preciso nem dizer que Basil Poledouris é meu compositor preferido...

9. Northern Lad

Northern Lad Usuário

Só vale instrumental?
    Po, nignuem citou SDA não? Howard Shore + Enya = pureza.

10. #_Slash_#

#_Slash_# Philip Marlowe Follower

Naum eh uma q o Slash toca nus show ?? bom a melhor eh a do exterminador do futuro 2 !!!!

11. the lonely bard

the lonely bard Usuário

so isso dele ? o john williams e demais...indiana jones, harry potter e obvio star wars ...se naum me engano ele ja foi indicado pro oscar apenas 41 vezes (isso sem contar a desse ano)...

12. ah, tdo mundo aki ja ta cansado d ouvir flar na enya... :roll:

Coração Valente - James Horner ... isso sim eh trilha boa!
    acho q uma das melhores senáo a melhor q jah ouvi!

mas se forem contar todas as trilhas boas..................................

13. Waters

Waters Usuário

é interessante neste filme percebermos a força que uma boa trilha dá a uma projeção, cada vez que um tema diferente toca pontuando as cenas (em Três Homens em Conflito aconteçe algo semelhante), percorre um arrepio na espinha, aquela sensação de que estamos em outro tempo e em outra época. Palmas para Basil e mais palmas também para Enio Morricone!!!

14. KK

KK Banned

Ninguem supera o John Willians! NINGUEM!!!

15. the lonely bard

the lonely bard Usuário

concordo plenamente ...a trilha de prenda me se for capaz tb e dele e demais e, na minha opiniao, vai levar mais oscar...

16. Waters

Waters Usuário

Já eu discordo, o John Willians é muito bom para fzer asquelas sinfonias pegajosas e quase sempre ele escreve para filmes campeões de bilheteria, e por isso o pessoal acaba conhecendo mais. O willians é bom, mas tem melhores.

17. Dirhil

Dirhil Olha, Schroeder...

John Williams fez muitas músicas que se tornaram hinos do Cinema. Temas de ET e Tubarão por exemplo. Ele é bom sim, mas tem gente melhor na minha opinão. O já citado Enio Morricone. O tema de "Três Homens em Conflito" bate qualquer tema feito por John Williams

18. Golgo13

Golgo13 Usuário

Alan Silvestri tb é muito bom.

19. KK

KK Banned

Sinfonias pegajosas sim, mas vc não pode questionar a qualidade das composições dele. A importancia dele para a música no cinema é notavel.

20. Fosco Cachopardo

Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

Uma trilha excelente é de O Violino Vermelho. A trilha é perfeita! Ganhou o Oscar em 2000!
    Gostei bastante tbm da trilha de A Liberdade é Azul, ela se encaixa com o filme de uma maneira perfeita. Assim como a trilha de 2001 e Laranja Mecanica, q apesar de não serem compostas especialmente para o filme são belissimas.

Compartilhar