• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A morte elfica

Mortally wounded, Feanor was rescued by his sons, but it was too late. As he died, Feanor's inner fire was so strong that it consumed his body
. fonte Silmarillion


When Morgoth broke the Siege in the Dagor Bragollach, Fingolfin was prevented from sending immediate help to the other princes of the Noldor by the ferocity of the onslaught, but when heard of the extent of their defeat, he rode in anger to the doors of Angband and demanded single combat with Morgoth. There they fought a mighty battle, but though Fingolfin wounded the Dark Lord, he could not prevail, and was finally crushed by Morgoth. His body was saved, though, by Thorondor, who bore it to a peak in the Encircling Mountains. Turgon came there and built a cairn over his father's remains.
fonte Enciclopedia de arda

Parece que os elfos enterravam e faziam memoriais para seus mortos, pelo menos foi o que ocorreu com Feanor e fingolfin
Mas na Saga do Anel , lembro-me de que varios elfos foram deixados nas terras de Mordor, nos pantanos, mas nao sei bem se eram apenas os espiritos atomentados ou se eram os corpos.
 
Acredito que o hröar élfico dissolvia-se com maior velocidade do que o corpo de um homem. A concepção que os quendi possuem em relação a "morte" é diferente da nossa; o corpo para eles é somente uma "casca" para abrigar o fëar e não um conjunto uno com a matéria, como é o caso do espírito humano que, uma vez destruído o corpo, não há possibilidade de retorno de Mandos em uma nova vestimenta.

Isso explica a inexixtência de túmulos com cadáveres élficos nos locais onde viveram; no máximo, os elfos colocavam um marco para homenagear e celebrar seus entes queridos que partiram para o Oeste, enquanto os sobreviventes ainda estivessem vivendo na Terra-média.
 
Haviam cemitérios "temporários" quando milhares de elfos morriam em batalhas. Vale lembrar dos elfos na Batalha das Lágrimas Incontáveis e Cinco Exércitos, neste caso havia a necessidade de enterrá-los em locais apropriados e escolhidos pelos elfos, locais este destinados somente ao acesso élfico.
 
Mas para que haveria de ter túmulos ou cemitérios se eles voltam novamente em Mandos em um novo hröar?

Acho que em casos especiais (como o de Fingolfin) por ocasiões de duelos, sacrifícios (morrer por algo), ou coisas do tipo (contando que o tal seja um nobre) aí poderiam fazer um memorial ou sinal...
 
Bem, os elfos não morriam de forma natural, portanto não haveria necessidade de um local como um cemitério. Todavia poderiam morrer em guerras: no caso de Fëanor, seu fogo interior era tão intenso que consumiu seu corpo, nada restando de si em Arda; no caso de Fingolfin e de Glorfindel, os elfos lhes construíram marcos, para lembrar o local de suas quedas / feitos heróicos. Os corpos dos elfos assim como os humanos eram de carne, não? Então se não fossem como Fëanor, seus corpos apodreceriam, necessitando enterrar / cremar o corpo. No episódio nos pântanos, por exemplo, estavam corpos de elfos, homens e orcs, dado o grande número deles, era impossível enterrar a todos. Simplesmente foram abandonados na superfície.
 
Sim, os corpos apodreciam, apesar de suas almas retornarem a Mandos...
No caso do episodio dos pantanos, Gollum cita que os pantanos "cresceram e engoliram os tumulos", se pressupormos que os orcs nao enterraram seus mortos entao era provavel que foram os humanos que fizeram um grande cemiterio coletivo de homens e elfos

Também creio que foi mais a sensação que o local estava maculado que fez os elfos abandonarem os corpos ao inves de criar um memorial no local da luta, que a quantidade em si. Elfos tinham com certeza, apos a batalha, tempo suficiente para recolher todos os corpos, mas acho que a "energia" que ficou no local não era de bom agouro e eles com certeza sentiam o mal que ali existia.

Devemos lembrar que esses corpos depois passaram a emitir uma luz, que atraia as pessoas pra dentro da agua, como aconteceu com Frodo durante a saga do anel.
 
Mas era luz do corpo mesmo?

Eu achava que a luz era uma simples reação química, causado por gazes expelidos dos corpos quando apodrecem, ou algo assim, não?
 
Acho que era uma metafora, comparada a luz interna de cada um, por isso só se via corpo de humanos e elfos nessas "assombrações". Não acho que fosse uma feitiçaria de Sauron, mas não era totalmente boa, porque atraia os outros pra se afogar. Não sei se algum dos mortos nessa guerra renasceram [os elfos], senão, uma hipotese que podemos seguir é que eles nao teriam ido pra Mandos e sim ficado presos aquele lugar amaldiçoado... assim acabaram corrompidos
 
Sim, os corpos apodreciam, apesar de suas almas retornarem a Mandos...
No caso do episodio dos pantanos, Gollum cita que os pantanos "cresceram e engoliram os tumulos", se pressupormos que os orcs nao enterraram seus mortos entao era provavel que foram os humanos que fizeram um grande cemiterio coletivo de homens e elfos

Também creio que foi mais a sensação que o local estava maculado que fez os elfos abandonarem os corpos ao inves de criar um memorial no local da luta, que a quantidade em si. Elfos tinham com certeza, apos a batalha, tempo suficiente para recolher todos os corpos, mas acho que a "energia" que ficou no local não era de bom agouro e eles com certeza sentiam o mal que ali existia.

Devemos lembrar que esses corpos depois passaram a emitir uma luz, que atraia as pessoas pra dentro da agua, como aconteceu com Frodo durante a saga do anel.

Com relação ao engolir túmulos, na verdade seriam covas simples não? Não me lembro de haver menção sobre lápides e similares não é mesmo? :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo