1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Os elfos são imortais, estando eles presos a Arda até seu fim, sendo que uma tristeza profunda ou a destruição de seu corpo podem causar a sua "morte". Quando isso ocorre, seu fëa fica desabrigado e ele pode atender ao chamado de Mandos e ficar em seus salões até que esteja preparado e lhe seja permitido retornar...

    A minha pergunta é: como os elfos deixam os salões de Mandos e voltam "a vida"?

    Eu li alguns textos encontrei duas opções: o renascimento como criança e a "reencarnação" em um hröa igual ao anterior (baseado nas memórias do fëa).

    Tolkien chegou a ter uma palavra final sobre o assunto? Alguém saberia me esclarecer essa dúvida? :o?:
     
  2. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    A idéia do renascimento, segundo o próprio Tolkien, deve ser descartada ou considerada como errada; assim sendo, é a da reencarnação a preferida de Tolkien; Christopher comenta isso numa das notas do texto que discute acerca de Glorfindel de Gondolin e de Valfenda; a nota diz:


    Os elfos adquiriam o direito de reencarnar depois que passassem certo tempo em Mandos; se fossem dignos, poderiam reencarnar; poderiam, eles não eram obrigados; um elfo não era obrigado a reencarnar.
     
  3. Bri Guardian

    Bri Guardian Usuário

    o elfo lembrava d sua vida passada? tinha as mesmas caracteristicas mentais?
    existe algun fëa q ja foi dois elfos "famosos"?
     
  4. Tilion

    Tilion Administrador

    Sim, o elfo lembrava de toda sua vida passada.

    E sim, temos um caso famoso: o de Glorfindel.
     
  5. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Foi o único? Não me lembro, neste momento, de outro!
     
  6. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Como aconteceu, provávelmente, com Glorfindel.
     
  7. Os elfos podiam reencarnar, mas se não me engano havia a restrição de que deveriam permanecer em Aman. Por que havia essa restrição?

    Outra coisa: houve duas exceções sobre isso, a de Lúthien e Beren (que eu compreendi o motivo da permissão para retornar à TM) e a de Glorfindel. Existe em alguma lugar escrito de forma clara o porquê de deixarem o Glorfindel retornar a TM?
     
  8. Tilion

    Tilion Administrador

    Tem o de Finrod também, citado no Silmarillion, onde ele saí de Mandos e anda junto de seu pai Finarfin. A diferença é que Glorfindel voltou para a Terra-média (nisso ele foi o único, fora Lúthien, mas ela não conta pois não voltou como "elfa"), enquanto que Finrod permaneceu em Aman.
     
  9. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Ele sai de Mandos? Não me lembro disso! Tem a página aí? Se não tiver, tudo bem, vou atrás do mesmo jeito!
     
  10. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Provávelmente a pedido dele, e para ajudar nos tempos maus que se avizinhavam. Glorfindel foi uma ajuda, à semelhança dos Istari. É inclusive provável que ele tenha vindo com Gandalf ou um dos outros.
     
  11. Tilion

    Tilion Administrador

    A página não tenho, mas tenho o trecho do original, perto do final do cap. 19, "De Beren e Lúthien":

     
  12. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Se Tolkien não via com bons olhos o renascimento, o que foi o "renascimento" de Gandalf como O Branco? :think:
     
  13. Proview

    Proview Go

    Nesse caso o Fëa de Gandalf teve a permissão de voltar a TM para ajudar os povos livres então ele criou um fána (ele podia fazer isso por ser um Maia), mais poderoso q seu hröa anterior, e voltou.

    Quandos os elfos "voltavam" a vida, seus corpos eram refeitos pelos Valar e Maiar ou os próprios elfos usavam seu poder sub-criativo p/ voltar?
     
  14. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Renascimento significa que a pessoa deveria renascer de novos pais e passar de novo pela infância e juventude, e só depois chegar à maturidade; todo renascido deveria reassumir sua vida antiga em algum momento. Essa idéia tem vários problemas - entre as quais que é injusto para os novos pais ter um filho que seja um desses renascidos, já que ele tem em sua essência elementos que vêm de seus pais antigos e deve assumir sua vida antiga também. Por isso o Tolkien desistiu do renascimento como mecanismo de volta à vida encarnada dos elfos e preferiu adotar a reencarnação com a reconstrução dos hröar pelos Valar.

    O caso de Gandalf foi diferente disso porque ele não voltou num hröa, mas num fána.
     
  15. Bri Guardian

    Bri Guardian Usuário

    ta mas o Glorfindel era qm antes? me espliquem melhor por favor :D
    e oq eh hröa e fána? eu sou meio leigo nesse assunto, e onde eu possso ler sobre isso? brigadao
     
  16. Tilion

    Tilion Administrador

    Glorfindel era a mesma pessoa de antes: o elfo que enfrentou um Balrog - matando-o e morrendo com ele na queda do precipício - para salvar os refugiados da queda de Gondolin.

    Hröa é o corpo físico "padrão", feito da "carne de Arda", ou seja, é o corpo dos elfos, homens, hobbits, anões, etc.

    Fána é um tipo de corpo (também físico) que só os Ainur (Valar e Maiar) podiam usar, pois criavam-no a seu bel prazer baseados em seus poderes. Era um tipo de corpo não tão limitante quanto um hröa no tocante ao poder de cada Ainu - é só ver a diferença entre Gandalf antes e após sua morte contra o Balrog: antes ele usava um hröa, depois voltou com uma fána, com o qual parecia (e de fato era) mais poderoso do que anteriormente.
     
  17. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    O corpo de Gandalf era o mesmo. Após a batalha com o Balrog, Gandalf, pode-se dizer morreu. O seu espirito saiu do seu corpo e foi de volta para o "outro mundo" ( expressão gira, em :mrgreen: ). Então, lá, ele, ou foi autorizado a voltar, ou então voltou pois era a sua missão, como preferirem. Assim, o espirito dele voltou ao seu corpo anterior. Então, a senhora de Lórien, que de alguma maneira sentiu o sucedido, enviou para lá Gwaihir, que foi encontrar Gandalf no cume onde ele lutou com o Balrog. O seu corpo na realidade, nunca saiu de lá. O seu espirito é que foi dar uma pequena voltinha. :wink:
     
  18. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Você fala isso baseando-se em que? No filme?
     
  19. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Suponho isto ( porque ninguém a não ser Tolkien pode fazer mais ), baseando-me no livro. Pelo filme ninguém percebe direito o que lhe aconteceu. Tem que se ler o livro. E os apêndices...
     
  20. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Hm, certo, então ele voltou ao mesmo corpo de antes, o qual tinha ficado no topo da montanha. Então, o que significa aquela frase do Gandalf, quando ele conta a Aragorn e os outros como foi que ele voltou:

    Em tradução livre:
     

Compartilhar