1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Morte de Saruman

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Chuck Norris, 30 Out 2006.

  1. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Após a morte de Saruman, uma névoa cinzenta formou-se ao redor de seu corpo e, a uma grande altura, pairou sobre a colina como um vulto pálido e amortalhado. Afinal, o que era isso? Por quê aconteceu? Qual o significado?
     
  2. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Eu interpretei essa parte desta forma: o espírito de maia de Saruman saindo do corpo (hröa, não é isso?) que lhe fora "emprestado" para caminhar na Terra-média, uma vez que este fora então morto - seu corpo era de homem, ou de qualquer ser mortal, estando portanto sujeito normalmente à morte. Lembro-me que depois há uma referência do tipo "chegou a olhar para o Oeste, mas um vento o empurrou para a outra direção", como se sua pretensão fosse a princípio retornar a Aman, mas esse caminho lhe era então interditado pelos Valar.
     
  3. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Lembra-se daqueles filmes em que uma personagem do lado dos maus morre e o espirito malifico dentro dele sai de dentro dele??
    Pode ser isso ne??
    Para mostrar que Suroman estava "podre" por dentro por causa dos seua actos malificos...
    Ou entao...
    Tem muitas possiblidades ne??
    *yams*
     
  4. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Mas seria natural acontecer isso com os magos? Ou foi apenas com Saruman? Então, quando Gandalf morreu, a mesma coisa aconteceu com ele? E quando Gandalf retornou, se ele morresse novamente, o mesmo aconteceria com seu novo espírito (faná?)?
     
    Última edição: 30 Out 2006
  5. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Acredito que o mesmo acontecesse com qualquer dos magos, com a exceção de que a qualquer dos outros seria permitido o retorno ao Oeste. Entendo as coisas desta forma: os magos usam aqueles corpos somente para interagir com outros seres na Terra-média; não sendo isso mais necessário em sua missão, não precisam mais deles. Talvez até Gandalf tenha abandonado aquele corpo ao retornar a Aman - nunca tinha pensado nisso!! ôÔ

    Para as duas hipóteses, creio que sim.
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    É isso mesmo. =]

    Fána é o nome dado ao tipo de corpo que o Gandalf usou ao retornar, não ao espírito. O fato é que Saruman se ferrou, foi impedido de retornar à Valinor, e, assim como Sauron, passou a ser um espírito impotente a vagar pela Terra-Média. Gandalf pôde retornar, quando morreu enfrentando o Balrog.
     
  7. GMI

    GMI Erupoldor - GMI

    Acho que quando Saruman estava morrendo ele queria que seu espírito fosse para Aman, mas os Valar impediram e acho que ficou com Morgoth, talvez. Ou foi para algum outro Reino Negro (mais provável) ou vagando por Ennorath , perseguindo e assombrando as pessoas boas, e as más, como um espírito ruim.
     
  8. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Ele foi impedido e permaneceu na Terra-Média.
     
  9. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Então é a Fëa de Saruman deixando o corpo, e o corpo amortalhado seria um espectro se desfazendo?
    Pra onde a Fëa de Saruman foi? Afinal, Gandalf morreu mas foi enviado de volta a TM.
     
  10. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    A Fëa de Saruman ficou vagando inofensivamente, enquanto a de Gandalf foi pra Aman e só depois voltou pra TM, não?
    Pelo menos foi isso que entendi dos posts anteriores...
     
  11. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Por Saruman ter se tornamo mau ele não pode voltar, então se tornou um ser errante.
    Mas ele poderia voltar num corpo se lhe fosse permitido por algum ser?
    Gandalf voltou e se tornou O Branco tendo como finalidade destituir Saruman do cargo..
    Foi isso?
     
  12. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Não foi bem assim...

    Primeiro, duvido muito que Saruman voltar no corpo de alguém.

    Segundo que Gandalf não foi transformado em Branco pra tirar o cargo de ninguém. Ele mereceu isso. Foi uma dádiva. E foi mais para ajudar na luta contra Sauron do que pra qualquer outra coisa.
    Quem mandou Sarumam estar no lado errado..:mrgreen:
     
  13. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário


    Mas caso pudesse voltar, ele voltaria no corpo de alguém ou no seu próprio corpo? Aliás, o que acontece para um mago poder voltar? Já aconteceu com algum outro? Eles sempre voltariam mais "poderosos", ou seja, numa fána?
     
  14. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Mas Sauron não tava no mesmo nível que o Saruman, ele não voltou dos mortos, ou mlehor ficou um tempo numa forma incorpórea e depois voltou, lembro de ter lido isso em algum lugar!
     
  15. Bagrong

    Bagrong RaG

    Todos os espíritos sem corpo estão numa forma incorpórea. É aquele lance de fëa, fána e hröa.

    Saruman poderia voltar, sim, caso tivesse poder o suficiente. Lembrem-se de que todos os maiar eram capazes de 'construir' seus corpos. Sauron mudou de forma algumas vezes, por exemplo.

    Acontece que quando Saruman morreu, ele já estava sem seu poder de mago. Estava sem a benção dos Valar e perdera sua magia, assim ele não conseguiria reconstruir seu corpo.

    Por estar impotente e impedido de voltar à Valinor, restou vagar como um espírito pela TM. Esse foi o fim de Sauron e de Saruman.

    E eles jamais poderiam encontrar com Morgoth, pois este foi trancado pelos Valar no vazio, onde os outros espíritos não conseguem chegar.
     
  16. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Se algum ser poderoso resolvesse trazê-los de volta e colocá-los em um novo corpo isso seria possível? Ou isso só poderia ser feito com a força deles próprios?

    E mais uma coisa, esses espíritos ainda têm algum poder de influência? Poderiam causar algum dano sem usarem seus corpos?
     
  17. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Acho que só Eru poderia inteferir para trazer Sauron e Saruman de volta.

    E a influência que eles teriam, naquela forma impotente, acho que era apenas de dar aquela sensação de "sinto alguma coisa estranha aqui nesses lugar", ou coisa do tipo, creio eu...

    Mas isso porque eles estavam fracos e impotentes. Pois Tolkien diz em uma de suas cartas, que um espírito mal (mas com algum poder) poderia até mesmo invadir um corpo e lutar com o espírito deste corpo e tentar expulsá-lo.
     
  18. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Estava pensando se era possível que a determinada presença de um espírito cheio de ódio poderia fazer com que as árvores crescessem na área e os animais se afastarem da região...
    E no caso de devolução de hröa, uma coisa tipo feitiçaria.
     
  19. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Mas os espíritos de Sauron e Saruman não teriam força para invadir o corpo de algum homen fraco, ou até mesmo mulher ou criança?

    Aliás, surgiu-me uma dúvida um pouco fora do assunto do tópico: Se Sauron conseguisse invadir o espiríto de alguém fraco, ele poderia tentar forjar um novo anel e começar o seu plano novamente?
     
  20. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não, eles estavam muito fracos, perderam seus poderes. Não passavam agora de espíritos impotentes.
     

Compartilhar