• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Morte de Matusalém e outros contos (Isaac Bashevis Singer)

Meia Palavra

Usuário
Isaac Bashevis Singer nasceu em 1902, em uma vila próxima a Varsóvia, na Polônia. De família judaica, o autor, ao perceber o movimento crescente e truculento do nazismo na vizinha Alemanha, imigrou para os Estados Unidos em 1935, indo viver em Nova York, onde deu continuidade a carreira jornalística e o ofício de colunista, escrevendo [...]

[continue lendo...]
 
Esta semana adquiri o referido livro, mas ainda não comecei a ler, pois tenho vários livros ainda na fila de leitura, mas espero fazer isso em breve.
 
Explorando um “lado” não tão comum na literatura judaica, Singer nos mostra outros dilemas e propõe outras questões, frutos de outra experiência histórica que não os campos de concentração, mas que possuem lugar importante na literatura mundial, já que se mantém específicas em relação ao povo judeu, possuem, por outro lado, um apelo de indagação universal inegável.

É curioso isso ser colocado assim: como o Singer sendo aquele que se desvia. Quem o faz, na verdade, são todos os que escreveram sobre o Holocausto. Ele deu continuidade para o que se escrevia em Ídiche, desde o século XIX, adicionando elementos modernos etc e tal. Aliás, é curioso notar que a maior parte dos autores que escrevem sobre a Shoah o faz em polonês, alemão, húngaro ou francês (apenas bem mais tarde os sobreviventes começarão a escrever em hebraico) - o ídiche continua relacionado com uma literatura mais ligada à vida judaica como era (ou como deveria ter sido).
 

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$360,00
Termina em:
Back
Topo