1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A morte de Gandalf

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Galaek, 17 Jan 2004.

1. Galaek

Galaek Usuário

teria a morte de gandalf sido ate planejada por ele para ele poder voltar como o Branco???acredito que ele teria conseguido se segurar na ponte e voltar para cima.....

2. Lothiriel

Lothiriel Usuário

claro que nao. Gandalf caiu com o Balrog e morreu. Foi enviado novamente a terra media pq ainda tinha que cumprir sua missao, sendo o branco e tendo mais liberdade de disfrutar de seus poderes.

3. Eldarwen

Eldarwen Usuário

Essa é uma pergunta interessante, pq eu também já tinha pensado nisso. Também acho que ele teria conseguido se segurar na ponte...

Bem, pode ser. Talvez ele mesmo soubesse disso, soubesse que isso tinha que acontecer. Lembrem-se de que ele é um ainur e portanto cantou a Música e a viu como os Valar, só não é tão poderoso quanto eles.

4. "Com um grito horrendo, o balrog caiu para frente, e sua sombra mergulhou na escuridão, desaparecendo. Mas no momento em que caía, brandiu o chicote e as correias bateram e se enrolaram em volta dos joelhos do mago, arrastando-o para a borda. Ele perdeu o equilíbrio e caiu, agarrando-se em vão à pedra, e escorregou para dentro do abismo. - Fujam, seus tolos! - gritou ele, e desapareceu."

Como se vê nesse trecho, não havia como ele evitar a queda, pois no filme ele se segurou na ponte, um pouco, mas no livro ele mal teve tempo de fazer isso, primeiro porque ele perdeu o equilíbrio e segundo porque o chicote se enrolou na perna dele, nem se ele fosse Conan, o bárbaro ele aguentava o peso de um balrog puxando ele para baixo.... eu não acho que ele morreu de propósito, porque ele luta com o balrog justamente para salvar a sua vida.... o que não ocorre.

5. Ephemera

Ephemera Usuário

Perfeito, era isso que eu queria dizer...o balrog tava segurando o chicote que por sua vez estava na perna de gandalf..impossivel se segurar gente impossivel! E Ele quer salvar sua vida o tempo todo como o isilion ja destacou, ele luta com o balrog e nao simplesmente se deixa derrotar...gandalf nao tinha a intencao de morrer eu aposto.

6. Galaek

Galaek Usuário

bom, eu fiz essa pergunta mais se baseando no filme, neh, pq eu nem li o livro.....mas tudo bem...obrigado pela opiniao de vcs....essa eh ate uma discussao interessante....pq no filme, o balrog soh dah uma puxadinha na perna de Gandalf, e naum fica segurando........concordo qndo vcs se espelham no LIVRO, mas me inspirando no FILME, eu axo q ele teria conseguido levantar, com certeza......

7. Siginbund

Siginbund Usuário

AINDA SE INSPIRANDO NO FILME.....

Eu não entendi a cena do "as duas torres" em que gandalf luta com o balrog após eles cairem lá e talz (esta cena ele parece estar contando o que aconteceu)...afinal...onde e o que foi aquilo??? :o?:
    *nota...não li ainda o "AS DUAS TORRES"!*

8. Olha só, depois que os dois cairam, eles cairam na agua, ai o balrog começou a subir numas escadarias e o gandalf se agarrou nos calcanhares dele...... subiram tanto que chegaram no alto de uma montanha....

9. Siginbund

Siginbund Usuário

Mas...o Balrog Não Percebeu que o Gandalf tava agarrado no calcanhar?? e a montanha ficava aonde?? ali mesmo perto de Khazad Dûm :o?: ??

10. Ephemera

Ephemera Usuário

Ele nao da so uma puxadinha nao , mesmo no filme!!! o chicote dele enrosca na perna do gandalf ai co o peso dele...puuuffff, já era!!! presta atencao pra vc ver!!!
    nas profundezas de moria...ai eles foram subindo como isilion ja disse ate o cume da montanha onde gandalf morre

11. Galaek

Galaek Usuário

tipo, o gandalf tava esfaqueando o balrog na queda.......dai eles cairam na agua e o gandalf agarrou-se no calcanhar do balrog e este comecou a subir uma escadaria enorme......que deu numa altissima montanha......dai , gandalf acertou o balrog em cheio e matou ele.....dai, depois q o balrog morreu, gandalf , de tao ferido e cansado, morreu. depois ele voltou como o branco.....dai a historia segue.....

12. Ephemera

Ephemera Usuário

Olha khazad dum ficava sob as montanhas lembra??? eu nao tenho certeza disso mais provavelmente eles subiram até os cumes dessa mesma montanha por um caminho louco lá!!! que levasse para fora de moria, ate o cume das montanhas sobre a mesma! Eu acho nao tenho certeza de nada ! :wink:

13. Galaek

Galaek Usuário

ae dernhelm, eh verdade, ele dah uma segurada, mas memo assim o gandalf segura na ponte.....axo q ele conseguiria levantar, pq tinha ate akela raxadinha na ponte.....

14. Ephemera

Ephemera Usuário

Gente poe uma coisa na cabeca nao da pra fazer nada contra o peso de um balrog !!!! :mrgreen:

15. Haviam túneis que levavam até o alto da montanha, as Minas de Moria são enormes..... deixa eu te escrever a passagem que Gandalf conta para os outros o que aconteceu com ele:

"- Caí por muito tempo, e ele caiu comigo. O fogo dele me envolvia. Eu estava me queimando. Então mergulhamos em águas profundas e tudo ficou escuro. A água era fria como a maré da morte: quase congelou meu coração.

- Profundo é o abismo atravessado pela Ponte de Durin, e ninguém nunca o mediu - disse Gimli.

- Mas ele tem um fundo, além da luz e do conhecimento disse Gandalf - Cheguei lá finalmente, às remotas fundações de pedra. Ele ainda estava comigo. Seu fogo estava extinto, mas agora ele era um ser de lodo, mais forte que uma serpente estranguladora.

- Lutamos muio abaixo da terra vivente, onde não se conta o tempo. Ele sempre me agarrava e eu dempre o derrubava, até que finalmente ele fugiu para dentro de túneis escuros. (...) Naquele desespero, meu inimigo era minha única esperança, e eu o segui, agarrando-me aos seus calcanhares. Assim ele me trtouxe e volta, finalmente, aos caminhos secretos de Khazad-dûm: ele os conhecia muito bem. Fomos subindo sempre, até chegarmos à Escada Interminável.

- Ela está perdida há muito tempo - disse Gimli - Muitos disseram que nunca foi construida, a não ser nas lendas, mas outros diziam que havia sido destruida.

- Foi feita, e não foi destruida - disse Gandalf - Da última masmorra ao pico mais alto ela subia, ascendendo numa espiral initerrupta de muitos milhares de degraus, até finalmente atingir a Torre de Durin, entalhada na rocha viva de Zirakzigil, o pináculo do Pico de Prata. (...) Ele saltou para fora, e no momento em que eu o alcançava explodiu em chamas novas. (...) Joguei o inimigo para baixo, e ele caiu e quebrou a encosta da monanha no ponto em que a atingiu ao ser destruido."

Tipo, se vc levar ao pé da letra, o Gandalf se agarrou nos calcanhares do balrog, mas se vc pensar bem, talvez quando ele diz q se "agarrou nos calcanhares" apenas signifique q ele seguiu-o de perto.....

16. Galaek

Galaek Usuário

mas o balrog num caiu e fiko segurando....ele so puxo.....dai o gandalf fiko la..

17. Ephemera

Ephemera Usuário

Isso no livro? nao lembro bem to com a cena do filme na cabeca.... :|

18. Siginbund

Siginbund Usuário

Ah naum ser que o Gandalf fosse o "Rei das Criançinhas" lá do Esporte Espetacular... :lol: :lol: :lol:

Parabéns Isilion...a Muito Não Lia um Post Com Tanto Conteudo :D !!

19. Galaek

Galaek Usuário

dernhelm, eu somente estou me espelhando no filme, pq eu num li o livro, infelizmente...... :eek:

20. Grucks

Grucks Usuário

eu nao acho que ele tenha morrido: pelo que eu lembro do livro, ele seguiu o Balrog, atingiu o cume da montanha e de lá saiu, se dirigindo para Lothlorien, onde a Lady tratou dele, dando-lhe também suas novas vestimentas (brancas). :?

Compartilhar