• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A morte de Frodo

Eu queria que ele morresse, mas sabia que ele se salvaria. Eu já não tinha tanta certeza do Sam, por que gordinhos sempre se dão mal na hora de correr.
 
Sim, tudo deu certo...
Mas eu ainda prefiro finais trágicos. (Calma! eu não estou criticando o fim d SdA nem dizendo que preferiria que ele fosse trágico. Está ótimo do jeito que é. Mas no geral, eu gosto mais, fica mais marcado, os finais trágicos.)
 
não essa frase Tolkien se refere ao Aragorn sim...

eu também nunca achei que Frodo morreria no final, ele tinha que ver o Condado mais uma vez e a salvo... Acho que a surpresa vem quando ele tem que se despedir e diz que o condado foi salvo mas não pra ele, muito comovente esta cena...


Olá, povo!

Pegando carona no que a Artanis diz, minha cara Elfah, de certa maneira, Tanto Frodo na Guerra do Anel quanto Bilbo na Batalha dos Cinco Exércitos "morrem".
Ontem mesmo tava procurando a solução de um enigma proposto aqui na lista, e me deparei com o fim do Hobbit, onde Gandalf se espanta com a mudança de Bilbo e chega a questioná-lo: "Meu querido Bilbo, há algo errado com você! Não é mais o hobbit que era." E, de fato, quando chega a Bolsão, Bilbo descobre que havia sido declarado oficialmente morto!
No caso do frodo é a mesma coisa, muito ilustrativa é a passagem lembrada pela Artanis, Frodo diz a Sam claramente que o condado foi salvo, mas não para ele (aí, entenda-se também que o condado foi salvo, mas ele próprio não).
Frodo morreu mesmo, tanto que foi para Valinor e saiu dos círculos do mundo, mesmo sem possuir Fëa! Bilbo também, e a poesia disto tudo, que acho que engrandeceu ainda mais o final, é que, apesar de ter a certeza de que jamais retornaria ao condado, Frodo jamais exitou em prosseguir na contenda. Assim como Gandalf, o cinzento, tombou em Moria, Frodo Bolseiro tombou nas fornalhas de Orodruin, dando lugar ao "amigo dos elfos" que com eles embarcou na última nau para Aman.

Inté!!
 
8-O8-O8-O
Pegando carona no que a Artanis diz, minha cara Elfah, de certa maneira, Tanto Frodo na Guerra do Anel quanto Bilbo na Batalha dos Cinco Exércitos "morrem".
Ontem mesmo tava procurando a solução de um enigma proposto aqui na lista, e me deparei com o fim do Hobbit, onde Gandalf se espanta com a mudança de Bilbo e chega a questioná-lo: "Meu querido Bilbo, há algo errado com você! Não é mais o hobbit que era." E, de fato, quando chega a Bolsão, Bilbo descobre que havia sido declarado oficialmente morto!
Ser declarado morto não significa que morreu. Nessa passagem citada, eu entendo que Bilbo havia se transformado, alcançado uma plenitude física e especialmente mental que o diferenciava ainda mais dos hobbits comuns.

No caso do frodo é a mesma coisa, muito ilustrativa é a passagem lembrada pela Artanis, Frodo diz a Sam claramente que o condado foi salvo, mas não para ele (aí, entenda-se também que o condado foi salvo, mas ele próprio não).
Ele salvou o Condado, mas assim como Bilbo, a vida simples no Condado não era mais para ele. Ele havia experimentado a crueldade do poder do Um, foi ferido por faca, ferrão e dente que o deixariam marcado pelo resto de sua vida. Ele não suportaria muito tempo a vida campesina do Condado.

Frodo morreu mesmo, tanto que foi para Valinor e saiu dos círculos do mundo, mesmo sem possuir Fëa! Bilbo também, e a poesia disto tudo, que acho que engrandeceu ainda mais o final, é que, apesar de ter a certeza de que jamais retornaria ao condado, Frodo jamais exitou em prosseguir na contenda. Assim como Gandalf, o cinzento, tombou em Moria, Frodo Bolseiro tombou nas fornalhas de Orodruin, dando lugar ao "amigo dos elfos" que com eles embarcou na última nau para Aman.
:ahn?::ahn?::ahn?::ahn?::ahn?:
Frodo sem fëa? Não, você está equivocado. Por todos os sofrimentos que ele passou com o Um, obteve a graça de embarcar para Valinor junto com os portadores dos 3 Anéis. Lá em Valinor ele poderia ser curado de seus ferimentos antes de efetivamente morrer e seguir o destino dos homens. Mas se ele não tivesse fëa (espírito), seria um mero animal e não iria sequer para Mandos. E seu hröa (corpo) não havia sido destruído em Orodruin, ele estava ferido e precisava de cura que provavelmente só encontraria em Aman.
 
8-O8-O8-O

Ser declarado morto não significa que morreu. Nessa passagem citada, eu entendo que Bilbo havia se transformado, alcançado uma plenitude física e especialmente mental que o diferenciava ainda mais dos hobbits comuns.


Ele salvou o Condado, mas assim como Bilbo, a vida simples no Condado não era mais para ele. Ele havia experimentado a crueldade do poder do Um, foi ferido por faca, ferrão e dente que o deixariam marcado pelo resto de sua vida. Ele não suportaria muito tempo a vida campesina do Condado.


:ahn?::ahn?::ahn?::ahn?::ahn?:
Frodo sem fëa? Não, você está equivocado. Por todos os sofrimentos que ele passou com o Um, obteve a graça de embarcar para Valinor junto com os portadores dos 3 Anéis. Lá em Valinor ele poderia ser curado de seus ferimentos antes de efetivamente morrer e seguir o destino dos homens. Mas se ele não tivesse fëa (espírito), seria um mero animal e não iria sequer para Mandos. E seu hröa (corpo) não havia sido destruído em Orodruin, ele estava ferido e precisava de cura que provavelmente só encontraria em Aman.

Ditto³. Lógico que o coitado tinha fëa né? Ow céus...
 
Quando Frodo foi para Valinor foi quase uma morte, pois ele deixou a TM e os amigos, e a tristeza que causou foi tanta que parece ter sido a morte disfarçada.
 
Bah...o Frodo morrer eu não pensava, sempre pensava que ele ia viver, sempre fui esperançosa!!
Eu acho bem interessante filmes ou livros com finais trágicos, até gosto se não fosse por um motivo. (que acontece mais com os livros)
Eu acabo pegando carisma pelo personagem, ou melhor, pelos personagens, e aí fico torcendo por um final feliz pra eles!! Daí, se for trágico, me dá até vontade de chorar! :lol: e se é um livro ou filme que eu gosto muito, eu choro mesmo!

O que eu imaginava é que eles não iriam partir pelos Portos, que ia ficar todo mundo na Terra-média! E achava que o Rei Théoden iria voltar vitorioso pra casa! haha! Esperançosa sempre! :dente:

Mas claro, que ficou tudo perfeito como ficou!
 
Bah...o Frodo morrer eu não pensava, sempre pensava que ele ia viver, sempre fui esperançosa!!
Eu acho bem interessante filmes ou livros com finais trágicos, até gosto se não fosse por um motivo. (que acontece mais com os livros)
Eu acabo pegando carisma pelo personagem, ou melhor, pelos personagens, e aí fico torcendo por um final feliz pra eles!! Daí, se for trágico, me dá até vontade de chorar! :lol: e se é um livro ou filme que eu gosto muito, eu choro mesmo!
:lol: Somos duas então! A Esperança de um final feliz, com todos bem e tudo às mil maravilhas é sempre o mais esperado.
Mas acho que se Frodo morresse por um momento trágico, porém corajoso, como "dando sua vida pelos amigos" (meio clichê), seria um final digno para ele, já que tinha passado por várias provações.
Mesmo assim, foi perfeito ele ter ido para o Oeste. Outro final digno.
 
Quando eu estava lendo o SdA, eu tinha a plena certeza que no final das contas Frodo ia morrer. :eek:
Por que eu achava isso?
Well... Quando a comitiva ou mesmo Frodo e Sam passavam por alguns lugares, Tolkien as vezes falava "...e para esse lugar ele nunca mais retornou em vida..." e/ou coisas do tipo (como por exemplo, perto de Lórien, na colina que Aragorn deu a mão a ele e o conduziu até lá, tinha umas Elanor e talz), e com isso eu fiquei até o último instante pensando que ele ia morrer. Achei que ele ia cair com o Smeágol 8-O
(Se bem que não poderia imaginar o Sam voltando sozinho, com seu mestre morto.)
Acho que eu pensei isso por estar acostumada com a morte certa dos heróis de livros e filmes que eu costumo ler/assistir. Eu me enganei feio né? :mrpurple:

Vocês também acharam isso?
E que outras coisas vocês acharam que ia acontecer mas não aconteceram?

Eu pensei, mas de certa forma nenhum de nos de enganou... porque a partida para o Oeste eh uma metafora, eh como a terra prometida... me intendem???
 
:joy: bem já que é só uma opniao, eu amei o fato de tolkien ter deixado frodo vivo pois isso da uma lição de vida muito maior, outra coisa pessoal nao esqueçam que o professor escreiva quase que para crianças nao seria legal ver o frodo morto ne.:joy:
 
outra coisa pessoal nao esqueçam que o professor escreiva quase que para crianças nao seria legal ver o frodo morto ne.:joy:
Não, n'O Hobbit ele até usava uma linguagem mais para as crianças, mas na Trilogia, a linguagem já foi outra bem mais madura. Se Frodo morresse, soaria "natural" para um adulto.
Não que os livros não possam ser lidos por crianças, mas Tolkien deixar de "matar" um personagem para polpá-las, acho isso improvável.
 
:lol: Somos duas então! A Esperança de um final feliz, com todos bem e tudo às mil maravilhas é sempre o mais esperado.
:cerva: Alguém a minha semelhança! E viva a esperança, que é a ultima que morre! :lol:

Mas acho que se Frodo morresse por um momento trágico, porém corajoso, como "dando sua vida pelos amigos" (meio clichê), seria um final digno para ele, já que tinha passado por várias provações.
Mesmo assim, foi perfeito ele ter ido para o Oeste. Outro final digno.

Também acho que seria meio clichê, mas seria bem digno a morte de Frodo pra salvar toda a TM e os amigos. Mas ele ter ido para o Oeste foi simplesmente perfeito! Como eu disse no post anterior eu nem desconfiava que ele fosse partir pelos Portos, (apesar do fato de ter lido o retorno do rei só depois de ter visto o filme e essas coisas). Mas foi uma surpresinha que acabou por me agradar, e um final 'diferente' já que ao invés de apenas salvar todo mundo e voltar pra casa, ele acabou indo embora e etc. Achei muito bom, e ainda mais digno do que se Frodo tivesse morrido.

Não, n'O Hobbit ele até usava uma linguagem mais para as crianças, mas na Trilogia, a linguagem já foi outra bem mais madura. Se Frodo morresse, soaria "natural" para um adulto.
Não que os livros não possam ser lidos por crianças, mas Tolkien deixar de "matar" um personagem para polpá-las, acho isso improvável.

Concordo plenamente! Apesar de não ter lido o Hobbit (ainda), sei que é uma linguagem mais leve, diferente da trilogia. E Tolkien realmente não deixaria de matar um personagem só para não entristecer ou até mesmo aborrecer as crianças. ;)
 
Bah...o Frodo morrer eu não pensava, sempre pensava que ele ia viver, sempre fui esperançosa!!
Eu acho bem interessante filmes ou livros com finais trágicos, até gosto se não fosse por um motivo. (que acontece mais com os livros)
Eu acabo pegando carisma pelo personagem, ou melhor, pelos personagens, e aí fico torcendo por um final feliz pra eles!! Daí, se for trágico, me dá até vontade de chorar! :lol: e se é um livro ou filme que eu gosto muito, eu choro mesmo!

O que eu imaginava é que eles não iriam partir pelos Portos, que ia ficar todo mundo na Terra-média! E achava que o Rei Théoden iria voltar vitorioso pra casa! haha! Esperançosa sempre! :dente:

Mas claro, que ficou tudo perfeito como ficou!

também acho para falar a verdade quando li os livros não tinha saido o terceiro filme ainda e quando terminei de ler ao ver que Frodo foi para Valinor eu chorei tanto que acordei com os olhos inchados e vermelhos no outro dia
 
:joy: bem já que é só uma opniao, eu amei o fato de tolkien ter deixado frodo vivo pois isso da uma lição de vida muito maior, outra coisa pessoal nao esqueçam que o professor escreiva quase que para crianças nao seria legal ver o frodo morto ne.:joy:

Juro que não estou perguntando de forma agressiva, mas por que dá uma lição de vida bem maior? E fora que ele pode ter escrito outros livros infantis, mas SdA é um livro bem adultinho ao meu ver. ora só, depois de tantas tragédias, mais uma não faria tanta diferença :bump:

também acho para falar a verdade quando li os livros não tinha saido o terceiro filme ainda e quando terminei de ler ao ver que Frodo foi para Valinor eu chorei tanto que acordei com os olhos inchados e vermelhos no outro dia

Nossa, vcs não tem noção. Foi o segundo dia que eu mais chorei na minha vida. Vcs não fazem ideia de como eu estava absorvida pelo livro. Eu lia dia e noite, li os 3 de vez, depois de ter lido o primeiro, peguei a triologia. li em 2 dias. Foi sem parar, de verdade. Juro. Quando acabou com Frodo indo, e o Sam lá, coitado... Ele indo... AH! Juntou tudo, porque era final, porque o povo se foi, porque tudo. Chorei muito, solucei e tudo. :tsc:
 
Não! façam rituais com sangue de gazela virgem (como provar o contrário?) e leite em pó para ressucitá-los!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo