• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A mortalidade de Arwen

landmark

Usuário
Porque a Arwen precisa ter uma vida mortal quando escolhe ficar na terra-média e se casar com Aragorn? Porque ela sendo elfa e imortal precisa escolher uma vida mortal? Ela não poderia ficar na terra-média, casar com Aragorn e continuar a viver para sempre? Outra pergunta que tenho se alguem quiser ajudar é: porque Arwen começa a morrer no final da história do senhor dos anéis? Porque ela começa a ficar fraca e morrer aos poucos? Sei que tem algo a ver com o anel e tal mas se fosse assim não era pra todos os elfos morrerem aos poucos também?

Obrigado, um abraço
 
Última edição por um moderador:
Outra pergunta: Porque a Arwen precisa ter uma vida mortal quando escolhe ficar na terra-média e se casar com Aragorn? Porque ela sendo elfa e imortal precisa escolher uma vida mortal? Ela não poderia ficar na terra-média, casar com Aragorn e continuar a viver para sempre?
Como Arwen é uma meio-elfa, ela tem o dever de escolher se quer continuar a viver como elfa ou humana. Se ela continuasse a viver como elfa, ela teria que ir com o pai dela para Valinor. Aí baubau casamento. E mesmo se ela pudesse permanecer na Terra-média, depois que Aragorn morresse, ela iria passar a eternidade se lamentando. Não iriam se encontrar nem depois do Fim do Mundo. E como humana há a possibilidade dos dois se encontrarem mesmo depois da morte.

Outra pergunta que tenho se alguem quiser ajudar é: porque Arwen começa a morrer no final da história do senhor dos anéis? Porque ela começa a ficar fraca e morrer aos poucos? Sei que tem algo a ver com o anel e tal mas se fosse assim não era pra todos os elfos morrerem aos poucos também?
Isso é coisa do filme... No livro ela só morre depois da morte do Aragorn.
 
Po obrigado pela resposta Meneldur, eu não queria criar um tópico só pra essa pergunta porque sei que todo mundo deve achar tola mas eu não tinha idéia do porque.

Legal, então faz sentido ela escolher uma vida mortal pra ficar na terra-média com o Aragorn e pra depois que morrer reencontrá-lo. Então essa coisa de ela morrer aos poucos é só couisa do filme? Peter Jackson invento cada uma em...

Eu fui meio apressado pois provavelmente descobriria isso lendo os livros... estou começando As Duas Torres agora. Mas é que vendo o filme ficamos com várias dúvidas e a ansiedade pra descobrir é muito grande hehe. Já li o Silmarillion e O Hobbit mas não fala sobre isso...
 
Isso é coisa do filme... No livro ela só morre depois da morte do Aragorn.

Não é coisa do filme. Mesmo no livro, a Arwen começa a morrer assim que faz a escolha, até porque faz parte do "ser" humano envelhecer e decair com o passar do tempo. Uma vez mortal, a decadência, e a morte, começam imediatamente.

A Arwen podia escolher "morrer", escolher a mortalidade de um humano, por ser filha de Elrond, um meio-elfo. Todos os filhos dele tinham a obrigação de escolher, eventualmente, entre a mortalidade e a imortalidade. Os meio-elfos (Elros, Elrond e todos os que descendiam deles) precisavam escolher por viver uma vida imortal entre os Eldar ou mortal entre os edain. A escolha era irrevogável.

Apêndicezinho: Arwen era meio-elfa por ser filha de Elrond, que, por sua vez, era filho de Earendil, também meio-elfo, que se casou com a também meia-elfa Elwing, que foi a primeira a optar pela imortalidade depois que os Valar decidiram deixar a definição do destino dos meio-elfos para eles mesmos. ufa, ficou um tanto complicado, mas é isso.

Então, Arwen escolheu ser mortal e, a partir desse momento, começou a definhar. Mas, por já ter sido elfa, acredito que a existência dela seja mais longeva. Na carta 153, Tolkien diz que Elros, o irmão de Elrond, escolheu ser "um Rei, longevo, porém mortal". Daí deduzo que após escolher ser mortal, que Arwen iria perecer mais lentamente que os homens normais, mas, mesmo assim, já começaria a perecer.

A Arwen morreu um ano após a morte de Aragorn. Ela foi para Cerin Amroth, (o mesmo local em Lothlórien onde os dois haviam jurado se casar centenas de anos antes) e deixou que a vida se esvaísse dela.
 
Muito boa e explicação de vocês, fico muito grato.

Maria,

Essa questão final onde você disse que Arwen foi para Cerin Amroth é descrita no último Livro O Retorno do Rei?
 
Está no mesmo apêndice que o Meneldur mencionou, até onde me lembro.
 
Só como curiosidade, há um trecho em que se comenta que Arwen precisaria perder tudo que tinha antes de poder acompanhar Aragorn. No sentido que se tem de "seguir o mesmo caminho" ela precisaria perder um dom antes de receber o próximo dom. Do dom dos elfos para o dom dos homens, num processo de transição de estado. Esse processo de retirada de uma benção havia ocorrido na desobediência de Númenor e podia ser realizado sem significar necessariamente queda por desobediência podendo ocorrer por escolha em casos especiais do destino.

Os questionamentos que ela se fez passam a ser os mesmos dos Numenorianos e ela passou a compreender a sorte dos homens e a dar um sentido mais rico para o que entendia por misericórdia. Essa visão mais completa serviu como legado para o que seria a renovação dos laços entre os filhos primogênitos e os filhos caçulas (elfos e homens). Sabendo disso Arwen também deve ter tido uma visão de presciência do momento de sua partida, podendo mesmo haver a possibilidade de escolher deixar o mundo na hora certa com a liberdade que faziam os reis de Númenor ou como Lúthien que partiu para o outro lado do mar antes que sua mente estivesse deteriorada. Poderia ser considerado como um gesto piedoso da parte dos poderes deixar que isso ocorresse e seria um sistema mais perfeito ainda se os poderes tivessem ouvido a recomendação de Eru de cuidar melhor desse assunto (diálogo de Manwe e Eru).
 
Só complementando o tópico, a decisão de Arwen encerrou a questão dos meio-elfos que havia se iniciado entre Mandos e Ulmo à respeito de qual família Ëarendil deveria ser julgado por ser filho da alto-elfo Idril Celebrindal e Tuor dos edain da Casa de Hador.

Por não ter chegado ao um consenso, Mandos permitiu que todos os meio-elfos descendentes de Ëarendil e Elwing pudessem escolher a que família atrelariam seus destinos. Após Arwen, não houve mais nenhum meio-elfo. Nem seus irmãos, Elladan e Elrohir (até onde sei) casaram-se com humanas ou elfas.
 
Só complementando o tópico, a decisão de Arwen encerrou a questão dos meio-elfos que havia se iniciado entre Mandos e Ulmo à respeito de qual família Ëarendil deveria ser julgado por ser filho da alto-elfo Idril Celebrindal e Tuor dos edain da Casa de Hador.

Por não ter chegado ao um consenso, Mandos permitiu que todos os meio-elfos descendentes de Ëarendil e Elwing pudessem escolher a que família atrelariam seus destinos. Após Arwen, não houve mais nenhum meio-elfo. Nem seus irmãos, Elladan e Elrohir (até onde sei) casaram-se com humanas ou elfas.

Não há relatos de Elladan e Elrohir com relação a casamentos. Provavelmente partiram para Aman solteiros e por lá casaram.
 
Em nenhuma parte dos livros é dito que eles foram?

Pensei que tinham ido rsrs

Explicitamente, não. É provável que os filhos de Elrond tenham permanecido com Celeborn em Eryn Lasgalen (região sul da Floresta das Trevas que foi rebatizada) e partido com ele na última nau que seria guiada por Círdan. Sem Galadriel, Celeborn não tinha mais o porquê de permanecer na T-m.

Voltando ao tema Arwen, Lúthien causou uma tremenda dor de cabeça em Mandos que, graças a comovente música, permitiu que a elfa retornasse como uma mortal e vivesse ao lado de Beren. Ao abrir mão da imortalidade por vontade própria, Tinúviel abriu um precedente sem igual entre as Duas famílias, pois, Dior é descendente de um mortal e uma elfa que tornou-se mortal que é filha de um Alto-elfo e de uma maia; e que ambos, Beren e Lúthien, retornaram da morte.
 
Se não está escrito tudo bem, mas tá na cara que eles foram para Amam. Eles não ficariam para sempre na Terra media até murcharem enquanto seus familiares desfrutam do bom e do melhor nas Terras Imortais. Já havia séculos por exemplo que não viam sua mãe Celebrian.
 
Apesar de estar implícito, não e pode ter certeza, a possibilidade deles terem ido depois é muito grande, porque não aparece em nenhum do Apêndices do SdA e nem nas Cartas que eles teriam algum motivo para escolher a mortalidade - até mesmo por conta da morte de Celebrían na emboscada do Chifre Vermelho, acho que eles e inclinaram muito mais para o posicionamento do Elrond em relação à sua imortalidade.

Quando a Arwen, apenas um detalhezinho: ao contrário do que no filme, a posição dela foi escolhida no Cerin Amroth, quando ela jurou eu amor e futuro casamento com Aragorn, pois ela já tinha a consciência de que aquilo levaria-a a perder sua imortalidade. O destino do Anel não influenciou na sua decisão nem no seu corpo ou saúde, mas provavelmente esse foi o jeito do PJ mostrar que o destino do casal estava entrelaçado profundamente com o do Anel - de uma maneira mais explícita, porque no livro você só entende mais profundamente a relação dos dois no Apêndice mesmo.
 
Se não está escrito tudo bem, mas tá na cara que eles foram para Amam. Eles não ficariam para sempre na Terra media até murcharem enquanto seus familiares desfrutam do bom e do melhor nas Terras Imortais. Já havia séculos por exemplo que não viam sua mãe Celebrian.
Não está na cara. Eles podem muito bem ter escolhido ser humanos e permanecido na Terra-média. Arwen escolheu assim.

Toda essa questão de Elladan e Elrohir é muito complicada. Tolkien escreveu n'Os Apêndices que se Elladan e Elrohir ficaram na Terra-média é porque decidiram pello destino dos Homens. Depois de ter escrito isso, mas antes da publicação dos Apêndices, disse em uma carta que aos dois foi permitido adiar a sua escolha. Mas quando o Retorno do Rei foi publicado, Tolkien manteve o texto original. Não o alterou nem mesmo na segunda edição, em 1966. Por isso eu considero a questão da escolha dos filhos de Elrond muito complexa e obscura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo