1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Montanha Solitária - CURVAS DE NÍVEL

Tópico em 'Fã Que Faz' iniciado por Lórien Leaf, 3 Mai 2008.

1. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Após algumas pesquisas cartográficas da Terra Média e através de um trabalho mais preciso foi feito o esquema em curvas de nível da Região Norte-Nordeste de Rhovanion, especificamente a Montanha Solitária.

O trabalho de mapeamento e construção ficou com o Iydkmigthtky (o impronunciável). Fui encarregada de fazer a aplicação de cores e correção da escala cartográfica, dica: "a parte mais chata" :lol:.

O importante é que saiu o que queríamos, ou seja, As Curvas de Nível de Erebor, ou melhor, a Montanha Solitária.

Desejamos que todos gostem!

Bjos!!!!

Arquivos Anexados:

• erebor 2.jpg
      erebor 2.jpg
      Tamanho do arquivo:
      220,3 KB
      Visualizações:
      183
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Belfalas

Belfalas Ele é legal

E da onde foi retirado os dados ?

3. zannah

zannah The Red

Ficou muito bom!
    Parabéns!

:abraco:

4. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Esses dados são retirados dos mapas do SDA.

Como? É simples Belfalas!

Nós temos somente que fazer os cálculos de aproximação, conversão e ampliação de escalas cartográficas. Com esses procedimentos chegamos a valores aproximados, entendeu?
    :abraco:

5. Belfalas

Belfalas Ele é legal

Odeio numeros. Tem que gostar muito pra trabalhar com isso.
    Mas ficou bom, e no final, Erebor nem é tão grande.

6. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Não!
    É grande sim. A escala diz tudo olha lá para você ver. A escala está 1/165.250.

Assim temo que 1 cm no mapa é igual a 165.250 cm.

7. Belfalas

Belfalas Ele é legal

Não reparei na escala :dente:

8. moriel

moriel Banned

Hm... Acho que vou fazer alguma coisa com esse mapa ai :D
    *Tramando coisas malignas*
    Está perfeito!

9. Ilyaturë

Ilyaturë Peregrino

Adorei as curvas e o perfil de Erebor.
    Ficou muito interessante, e bem feitinho.
    Que tipo de programa usou, ou foi na "munheca mesmo?"
    Quando eu li o livro, fiquei imaginando as alturas, distâncias...de parar de ler, pra ir ao mapa, porque Tolkien era tão detalhista... ^^

10. Fëahin

Fëahin Aurë entuluva !!!

Muito bom. Parabéns Ayanna e O Impronunciável :mrgreen:

Realmente A Montanha Solitária não é pequena, mas eu imaginava ela maior :obiggraz:

11. Finwë Fëfalas

Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

Ficou massa!!!
    Parabéns ao empenho!

E eu imagino o trabalho que deu pois também tenho que fazer coisas similares a estas na minha facul :/

12. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Essa foi do caramba!

A parte mais chata de uma curva de nível é a ampliação e criação da escala.

Mas valeu a pena e depois a Moriel deu um super show de bola com a criação em 3D a partir dos dados das curvas de nível.

Muito bom!

13. Midlos

Midlos Usuário

Ficou ótimo!
    Parabéns. Gostaria de ver de outras áreas também.

14. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Opa!

Assim que puder vou terminar as curvas de nível de Pinnath Gelin. :hihihi:

15. Gabriel Souza

Gabriel Souza Usuário

Eu não entendi.

16. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Ela quis dizer o seguinte:

Existe uma linha de ciência cartográfica que se chama "cálculo de multidões", cálculo este baseado na cartografia para se chegar a valores populacionais de um dado terreno em uma certa carta ou mapa.

17. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Você entendeu agora? :yep:

18. Gabriel Souza

Gabriel Souza Usuário

:tsc::tsc::tsc:

Ainda não.
    Tipo, pelo que eu conhecia a escala de um mapa irá relacionar as distâncias encontradas na folha do mapa com as distâncias reais que vc vai percorrer. Por exemplo, digamos que eu faça um mapa X e marco 2 pontos A e B no mapa. Se eu meço com régua 2 cm de distância de A e B e a escala do mapa é de 1cm por 100km, então eu terei que percorrer 200km reais para andar de A para B. Pra mim era disso que a Ayanna estava falando no post que ela explicou pro Belfalas.
    Mas tudo isso é em um plano, como é que isso vai dar informações em 3D?? E eu tb não entendi esse lance dos valores populacionais...

Desculpe se é meio chato ficar explicando pra leigos que nem, mas vcs que se propuseram a fazer esse tipo de trabalho. Agora aguenta! :lol::lol:

19. Sir Mordrain

Sir Mordrain (Sããr Mórrdæïn)

Ótimo! Daqui a pouco poderemos montar Arda em 3D!
    Se forem fazer isso, me chamem!

20. moriel

moriel Banned

Opa, eu já estou fazendo algo nesse estilo :D

Compartilhar