1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A mitologia

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por 1101, 29 Out 2001.

1. 1101

1101 Usuário

Aê pessoal!

Sei que vocês devem estar me achando um chato, mas comecei a participar do forum agora, e so quero participar cada vez mais dele. O que tenho pra falar aki pode ser óbvio para muitos, mas nao queria deixar de ressaltar!

Jamais vi alguém q leu SdA e não gostou, mas vi muita gente q leu a obra e simplesmente falou: É, Legal!

Claro q é legal... é legal ler uma historia de um hobbit q recebe uma missao de transportar um anel magico para o unico lugar q possa ser destruido, perto da morada do "senhor do escuro". A questão é essa. Soa muito infantil resumir a magnitude de toda a mitologia de tolkien akeles q se baseiam apenas no SdA.
    Voces ja tentaram ler SdA novamente depois de ler pelo menos O Silma? vcs verão a diferença e nao irao se arrepender. É muito mais emocionante saber a historia e o plano de fundo de todos os personagens ali envolvidos. É muito mais compensador saber quem é akela elbereth q gildor mencionou e q frodo tanto gritou em momentos de perigo. É empolgante ouvir as palavras do "mago" Gandalf e saber q ele é um maia, criado muito antes da propria criacao da terra, de idade incontavel. Saber q galadriel ( pelos meus calculos) tem mais de 7000 anos e que ela é uma dos pouquissimos elfos q restam ali na terra média q ja viu e ja pisou nas terras imortais. Imaginem tambem o glorfindel, q alguns acreditam ser o glorfindel de gondolin, akele q matou e morreu na luta com o senhor dos balrogs ( um deles destruiu gandalf ) . Saber a importancia do proprio cirdan, pouquissimamente mencionado, porem, senaum o mais velho dos elfos, mas um dos mais velhos ali na Terra media. O proprio sauron, q eh um maia tambem, serviu a morgoth por muito tempo. E laracna? uma das aranhas remanescentes de Ungoliant, akela q ajudou morgoth a destruir as arvores de valinor. O proprio Gwaihir, senhor das aguias, descendente direto de thorondor, a aguia-rei concebida pelo rei supremo de arda, Manwe.Quem é q gosta de elrond tanto quanto eu, sem saber que ele é descendente direto de beren e luthien ( akeles q conseguiram arrancar uma silmarilion da coroa de morgoth ) e irmao de elros, o primeiro rei dos homens em númenor, e q o proprio aragorn descende deste rei?
    E tantos outros fatos q com certeza vocês irao comentar aki nesse topico. Esse é um recado pra quem apenas "gostou" de SdA. pq com certeza vcs irao se envolver muito mais, e ficarao tao viciados qto eu ( ou seja, num é bom ler muito naum entaum, hehehe ).

ehehe... deixei de falar muito de aragorn, ja o defendi demais ( até recebi reclamacoes por isso )

Abraços a todos vocês! :)

O Herdeiro de Isildir

2. Mystlink

Mystlink Usuário

lindo post elessar... com certeza eh muito mais emocionante ler e saber as coisa por tras da história, e a importancia deles... esta relação entre eras diferentes eh muito emocionante pois deixa a história daquele mundo inteiro em nossas mão como se tivessemos controle de tudo e tuda esta no lugar...

Mystlink

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
    Yéni únótimë ve rámar aldaron,
    yéni ve lintë yuldar vánier
    mi oromardi lisse-miruvóreva..."

3. Largo Cavafundo

Largo Cavafundo Usuário

Realmente vc eh chato... BRINCADEIRA! NAO ME ODEIE...

Eh, e depois d ler os contos inacabados deve ser melhor ainda, acho q vou reler.

Embora eu nunca tenha visto alguem nao gostar do SdA, vi muitas pessoas nao gostarem do Hobbit, mas acho q foi pq eles foram obrigados a ler pela professora, e isso tira um pouco a alegria de ler um livro no seu proprio ritmo, relendo o q nao entendeu completamente, etc... Bom, eu agradeco a minha professora por ter me introduzido ao mundo de Tolkien...

Entao, OBRIGADO SILVIA!

4. Largo Cavafundo

Largo Cavafundo Usuário

Esqueci de dizer, cuidado pra nao estragar a leitura d quem nao leu o Silmarillion...

5. 1096

1096 Usuário

Hahahaha onde vc vive é uma maravilha!!! As crianças são obrigadas a ler O Hobbit!!! Isso devia ser lei.. pelo menos agora em nossas escolas tupiniquins vamos ter no acervo da Biblioteca o Hobbit neh.. Mas sobre o tópico concordo plenamente Elessar.. eumesmo estou fazendo isso.. faz pouco tempo que eu conheço Tolkien e sua obra.. mas me apaixonei completamente e estou aprimorando cada vez mais meu conhecimento na obra de Tolkien... Depois de ler o Silma comecei a reler o Hobbit e agora comecei o SdA... e realmente muitos detalhes passam despercebidos da primeira vez q você lê.. E sem contar que pela segunda vez que você lê é muito mais fácil do que a primeira...

"Não gosto de metade de vocês como deveria, mas gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
    Sercelda

6. Excluído052

Excluído052 Excluído a pedido

Cara! Eu não li os "livros" que estão para donwload neste fórum de preguiça mesmo! Eu queria mesmo é o Silmarilion!

7. Danilo

Danilo Usuário

Muito bom, Elessar!
    Foi essa sensação que eu tive quando lí SdA depois do Silma. Depois, lí o Silma, Unfinished Tales e novamente SdA. Aí voce pira de vez.
    Alas, tem uma coisa me intrigando, que eu não consigo lembrar: Existe alguma menção no SdA sobre quem eram as criaturas tumulares, de que época são, as raças, em que batalha morreram???

8. Bastian Hawkins

Bastian Hawkins Usuário

Ei, elessar! VC disse q um dos Balrogs destruiu Gandalf?
    COMO EH ISSO?

By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
    Que anseia amar-te, a resistir-me.
    Pra revelar minha verdade.
    Ou consurmir-me

9. Mystlink

Mystlink Usuário

o balrog "matou" gandalf em moria... vc naum se lembra? depois disso ele perdeu aquele corpo que ele tinha e virou gandalf o branco

Mystlink

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
    Yéni únótimë ve rámar aldaron,
    yéni ve lintë yuldar vánier
    mi oromardi lisse-miruvóreva..."

10. Digo_s

Digo_s Olifantástico

É, teve essa historia ai do Gandalf morrer, só q nunca entendi direito isso! Quando li SdA não sabia q ele era um Maiar! Nem oq era um Maiar!
    Bom, agora eu sou um! hehehhe!

Mas concordo q deve ser muito emocionante ler SdA depois de ler o Simarillion! Por isso quero ler logo esse livro!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"

11. Leo

Leo Usuário

Vamos por partes!

Elessar grande colocação! fico me perguntando o quanto seria emocionante, ler silmarillion, o hobbit e por fim LOR pela primeira vez nessa sequencia. Infelizmente é algo que nunca saberei responder, visto que li o hobbit, LOR e silmarillion.

Mas realmente a releitura de LOR depois de se ter lido SIlmarillion é algo fantastico, principalmente pq vc realmente comeca a fazer ligações e encontrar certas lógicas que passaram despercebidas na primeira leitura.

Um ponto que eu atentei quando reli os livros foi o fato de no prefacio o tolkien referenciar Mery e Pimpim como pessoas atias no condadoe que eles fizeram varias visitas a legolas e gimli , logo um leitor atento talvez perdesse um pouco da empolgação quando ele ligasse os nomes as pessoas na trama.

Quanto a outra parte discutida neste topico, eu nao encaro que o Gandalf tenha morrido naquela luta com o balrog em Moria, ja que como nos proprios lemos em silmarillion, Sauron mesmo com seu corpo fisico destruido nao morreu, o mesmo acontece com Saruman que ao morrer sua essencia sai do corpo e tenta rumar para o oeste, mas os ventos nao permitem e dissipam sua essencia.

------------------------
    Leandro Taddeo

Compartilhar