• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Mitologia de Tolkien no The History Channel

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Para aqueles que tem acesso ao canal de TV The History Channel pode acompanhar daqui a pouco o terceiro episódio da série Confronto dos Deuses, chamado A Mitologia de Tolkien. Eu pessoalmente assisti o episódio ...

Leia Mais...
 
Assisti uma parte ontem e não achei grande coisa. Há muitos erros, alguns óbvios demais:

- Os Hobbits, principalmente o Frodo, têm cabelos escuros e lisos.
- Frodo escala a Montanha da Perdição sozinho...
- Os orcs são horríveis (no mal sentido).
- Gollum, então, nem se fala.
- O Anel é muito esquisito. Quem se habituou ao visual dos filmes vai detestar.

E, além disso, como nos outros episódios da série, os cenários são em CGI, e são muito, mas muito mais dark do que os filmes e os livros.

Aliás, uma coisa que eu não entendi foi por que colocar um documentário sobre SdA em uma série chamada Confronto dos Deuses...
 
ele vai reprisar a semana inteira,se não me engano terça feira,ou quarta e depois na de madrugada na quinta.

eu achei fraco de mais o que eles abordaram, falaram que depois da derrota de Sauron os hobbits chegaram no condado e viram maquinas e seu povo sofrendo; beleza,mas não disseram de quem era,e o que eles fizeram pelo que deu para entender foi que eles viram,choraram e foram viver feliz ao lado da poluição e depois Frodo foi embora largando tudo e todos a bel prazer =]

e sim concordo que as fantasias usadas(me nego dizer que aquilo seja efeito especial)
Falto muitos pontos da historia a ser contado como quem era Aragorn,Saruman,Sauron( foi o melhor) falaram que ele era o senhor do mal beleza e.... não falaram mais nada!

acho que para falar de Tolkien e suas obras, deveriam ter pego as imagens do filme, um especial de 2 horas e meia e não colocar no meio de um programa que fala de Deuses '-'

se precipitaram para falar de Tolkien,não por dar uma introdução ,mas por que quem nunca leu alguma obra. vai achar que Tolkien apenas mudo um conto nórdico aqui,misturo com uma passagem da bíblia ali e PUFF nasceu Senhor dos anéis.

pelo menos eu vi desse modo,se alguem discordar ou concorda me fale ficarei grato!
 
Concordo com o darth-zemnas.
Para quem não conhece Tolkien pode até ser interessante saber um pouco sobre a história do autor.
Mas em relação ao conteúdo de suas Obras ficou bem fraco.
Poderiam ter indo mais fundo em suas obras e explicado a mensagem que Tolkien queria passar.
Sem contar as fantásias que estavam muito bizarras, principalmente os anões (que pareciam da branca de neve) e o Gollum.
 
Quando vai reprisar?

Putz, perdi mas vou tentar ver a reprise.
Alguém mais achou ruim?

Putz, também perdi. Mas nada temam, a reprise é hoje (26-04) às 22:30.

eu achei fraco de mais o que eles abordaram, falaram que depois da derrota de Sauron os hobbits chegaram no condado e viram maquinas e seu povo sofrendo; beleza,mas não disseram de quem era,e o que eles fizeram pelo que deu para entender foi que eles viram,choraram e foram viver feliz ao lado da poluição e depois Frodo foi embora largando tudo e todos a bel prazer =]

e sim concordo que as fantasias usadas(me nego dizer que aquilo seja efeito especial)
Falto muitos pontos da historia a ser contado como quem era Aragorn,Saruman,Sauron( foi o melhor) falaram que ele era o senhor do mal beleza e.... não falaram mais nada!

acho que para falar de Tolkien e suas obras, deveriam ter pego as imagens do filme, um especial de 2 horas e meia e não colocar no meio de um programa que fala de Deuses '-'

se precipitaram para falar de Tolkien,não por dar uma introdução ,mas por que quem nunca leu alguma obra. vai achar que Tolkien apenas mudo um conto nórdico aqui,misturo com uma passagem da bíblia ali e PUFF nasceu Senhor dos anéis.

pelo menos eu vi desse modo,se alguem discordar ou concorda me fale ficarei grato!

Interessante seus comentários, Darth-zemnas. Como eu disse acima, não assisti ainda, vou ver a reprise hoje a noite, mas posso dizer algumas coisas sobre o que comentou.

Fazendo um pouco o papel de advogado do diabo, vou argumentar um pouco a favor do The History. Aliás, como diria o melhor dos demônios no filme "Advogado do Diabo": - "Considere a fonte". É importante antes de soubermos qualquer informação descobrirmos a fonte dessa informação, quem falou, porque cada um tem seu ponto de vista parcial (maior ou menor). E indubitavemente isso aparece em algum momento. Para analisar esse documentário do The History, temos que analizar o programa em que ele vai passar para não nos decepcionarmos ou tirarmos conclusões precipatadas. Então, vamos lá:

Esse novo documentário da obra de Tolkien está no programa: Confronto dos Deuses. Esse programa analisa as histórias mitológicas e tenta traçar paralelos entre a mitologia e situações reais. Por exemplo: Quando o programa contou a história do Odisseu, mostrou que uma das passagens de sua viagem de volta à Ítaca ele precisa passar entre um rodemoinho imenso no mar e um monstro com muitos tentáculos. O paralelo com a realidade dessa passagem é que Odisseu passa num lugar que se encontram dois mares e por isso as àguas são muito perigosas e devoram os navios, além disso, naquela região existem lulas gigantes, de uns 10 metros. Os antigos gregos viram isso e já imaginaram o monstro e o imenso rodemoinho. Porque estou dizendo tudo isso? Porque baseado em como o programa contou suas histórias até agora, acredito que o programa vai tentar fazer a mesma coisa com a obra do professor. Não vai analisar seus significados e fazer interpretações de textos riquíssimas como fazemos aqui no fórum (aliás, isso nós fazemos melhor que qualquer canal de TV, podem apostar), mas simplesmente vai tentar traçar um paralelo da mitologia tolkeniana ou com a realidade, ou com a vida do autor, ou com as outras mitologias e religiões.

Além disso, Confronto dos Deuses é um programa curtinho. Trinta minutos se não em engano. Não dá tempo para fazer grandes análises, é mais um aperitivo mesmo, algo para dispertar a curiosidade e fazer a turma que gostou do programa estudar mais o tema. Pelo menos, assim eu o vejo.

O programa também não pode usar as imagens dos filmes porque provavelmente o The History não comprou os direitos (caríssimos) para fazer tais transmissões, então o rápido e novo programa com seus baixos recursos financeiros vai tentar fazer o melhor para representar a Terra-Média. Claro que as imagens dos filmes serão infinitamente superiores porque Peter Jackson tinha recursos infinitamente superiores.

Enfim, resumindo a paróquia: o The History foi ousado. E esse Confronto dos Deuses não é para nós. É mais para iniciantes da Terra-Média, nós estamos num outro patamar Darth-zemnas, mesmo Peter Jackson não agradou a todos nós, quem dirá um programa de 30 minutos! Agora, mesmo o programa não tendo a nossa cara, como bons ratos da literatura Tolkeniana nós devemos assistí-lo mesmo assim! :lol::lol::lol:

Mas com a consciência que nós, super fãs, não somos o público alvo desse episódio de Confronto dos Deuses. Com certeza se eles colocassem qualquer um de nós para falar 30 minutos o que nós pensamos sobre Tolkien seria um programa muito mais barato para o The History e também muito mais rico culturalmente, mas para os leigos em Tolkien ele seria também muito chato e só nós mesmos que assistiríamos. Por isso eles ambientaram a Terra-Média do seu jeito dark e sem verba e se direcionaram para os leigos.

Edit: Aliás, refletindo agora... acho que o The History talvez seria mais bem sucedido se o documentário fosse em cima de Valinor e os Valar, pois como eles não aparecem nos filmes nós não estranharíamos tanto e eles poderiam abordar melhor a questão mitológica dos deuses e da criação do mundo.
 
Última edição:
Sinceramente, gostei!!
Independente da representação das coisas que o The History Channel utilizou.
Só pelo fato do programa ser sobre o trabalho do Professor, já valeu pra mim.
 
Só tenho uma pergunta...POR QUE DIABOS USARAM ESSE NOME?!

Até zapeei na tv esses dias, mas NUNCA q eu ia imaginar com um programa com um nome desses ia falar de mitologia tolkeniana...¬¬
 
Adquiri o canal hoje :dente:
Vou TER que lembrar de assistir o reprise!!

Quanto ao nome, eu também passaria despercebido :P
 
Só tenho uma pergunta...POR QUE DIABOS USARAM ESSE NOME?!

Até zapeei na tv esses dias, mas NUNCA q eu ia imaginar com um programa com um nome desses ia falar de mitologia tolkeniana...¬¬

Adquiri o canal hoje :dente:
Vou TER que lembrar de assistir o reprise!!

Quanto ao nome, eu também passaria despercebido :P

Como diria um grande herói daminha infância: "Calma, calma, não criemos pânico" :mrgreen:

Primeiramente, "Confronto dos Deuses" não é um programa que aborda a mitologia tolkeniana. Explico. O objetivo desse programa é traçar paralelos (criar conflitos, gerar um "confronto") entre a realidade e qualquer mitologia (representada no nome do programa pelos "deuses").

Então não é só um programa de mitologia. Esse programa não busca apena contar as histórias das mitologias, mas tenta identificar na realidade a base para a construção dos mitos.

Que mitos? Qualquer um. Pode ser um mito grego, nórdico, egípcio e advinhem... TOLKENIANO!

Então o programa vai falar de Tolkien em 1 episódio e não no programa inteiro, por isso ele chama "Confronto dos Deuses". Se fosse apenas sobre Tolkien seria sei lá... "Tolkien Quest" ou "Ringers", algo assim.

E o programa se chama "Confronto dos Deuses" porque esse é um jeito mais bonito e empolgante de dizer algo como: A busca pela fundamentação real para a origem dos mitos. Capit? :mrgreen:
 
Gostei bastante dos comentários Gerbur...

Na verdade consigo me imaginar falando 30 minutos sem parar sobre Tolkien, talvez algumas pessoas daqui até tivessem interesse em ouvir, mas para o público geral seria completamente enfadonho.
 
Bom pelo menos depois de muitos anos de interminaveis "semanas nazistas" no The History agora temos Tolkien sendo (mesmo que "nas coxas") reconhecido.

Por que eu não me recorde de ter visto nenhuma materia na TV sobre as obras do mestre:think:
 
Bom pelo menos depois de muitos anos de interminaveis "semanas nazistas" no The History agora temos Tolkien sendo (mesmo que "nas coxas") reconhecido.

Por que eu não me recorde de ter visto nenhuma materia na TV sobre as obras do mestre:think:

Anos atrás o GNT passou um documentário muito bom sobre o Tolkien, com trechos de entrevistas com ele e tudo mais. Documentário, aliás, que é infinitamente melhor que esse programa do History Channel, que além de fraco em conteúdo aprensenta umas visões forçadas das obras e outras informações simplesmente erradas.

Abaixo tem o link para outro documentário bom, "The Life of J. R. R. Tolkien", com depoimentos do Christopher Tolkien (mostra até a casa dele na França), John Tolkien, Tom Shippey, Rev. Robert Murray (quem leu as Cartas conhece), etc. Só que é em inglês e sem legendas:

 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo