Bem numa época em que eu tinha perdido o "tesão" de participar das discussões sobre Tolkien, há uns dois anos, me deparei com este tópico do Deriel (grifos meus):
Só recentemente me bateu uma inspiração para escrever sobre isso, por isso estou criando o tópico: quais são as fontes dessa informação que o Deriel passou, para que eu possa conhecê-la na raiz e, se possível, nas próprias palavras de Tolkien, e usá-las no meu artigo? Alguém tem um material que possa me enviar ou ao menos me indicar onde posso encontrar algo a respeito?
Velho, isso é de uma suma genialidade que eu fiquei alguns minutos boquiaberto, sem reação. Aquela paixão e entusiasmo que a gente tem no início da "fanzice" reacendeu de uma forma ainda mais forte, porque então descobria mais um profundo traço de brilhantismo que desconhecia na obra, e o mais original deles, na minha opinião.Deriel disse:Tolkien trabalhava com uma idéia bastante original. Ele não recontava mitos, ele contava a origem dos mitos, de onde os mitos se originaram. Dentro do conceito da obra de Tolkien, Númenor realmente existiu em um passado distante... o afundamento de Númenor ("Atalantë") foi sendo repassada de boca em boca, de século em século, adquirindo uma frase extra aqui e outra ali até se tornar o que conhecemos como Mito de Atlântida.
Tolkien na verdade nos contou a história que de fato ocorreu e que chegou até nós através da mitologia. Costumo chamar isso de "Mitologia das Mitologias".
Podemos encontrar muitos outros exemplos, como os Elfos. Tolkien não "pegou" os Elfos da mitologia nórdica, ele nos contou a história real deles, a história que foi se transformando em lenda e em mitologia e chegou até nós distorcida pelo tempo, na forma da mitologia nórdica.
Só recentemente me bateu uma inspiração para escrever sobre isso, por isso estou criando o tópico: quais são as fontes dessa informação que o Deriel passou, para que eu possa conhecê-la na raiz e, se possível, nas próprias palavras de Tolkien, e usá-las no meu artigo? Alguém tem um material que possa me enviar ou ao menos me indicar onde posso encontrar algo a respeito?