1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A menina que não sabia ler (John Harding)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por nanamft, 24 Set 2010.

1. nanamft

nanamft Usuário

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

[align=justify]
    [/align]
    Caminhando pela livraria (o que adoro fazer no meu horário de almoço), este livro me chamou atenção... principalmente por declarações como essas, que constam na capa e orelha do livro:

[align=center]
    “A menina que não sabia ler recebeu excelentes críticas e está sendo comparado aos bestsellers O menino do pijama listrado de John Boyle e A menina que roubava livros de Markus Zusak”

“Na tradição de Henry James e Edgar Allan Poe, uma história incrível sobre uma menina e o poder de sua imaginação.”[/align]

Alguem já leu??? Realmente é tudo isso que falam???

2. Meia Palavra

Meia Palavra Usuário

Giles e Florence são irmãos e vivem na mansão de Blithe, na Nova Inglaterra em 1891. Negligenciados pelo Tio, uma pessoa completamente ausente passam o dia perambulado pela mansão em uma rotina monótona. Um certo dia Giles é mandado para uma escola e Florence se vê sem o irmão caçula pela primeira vez. Sozinha , pois o Tio é contra a educação para mulheres, ela começa a explorar a casa e descobre uma biblioteca, um lugar completamente abandonado.Florence aprende a ler sozinha e viajando entre livros de Shakespeare, Alnan Poe e muitos outro faz da biblioteca o seu refúgio.Porém a natureza frágil de Giles o afasta da escola e ele volta para Blithe.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

3. Anica

Anica Usuário

então, eu acho que lançaram com esse "a menina que..." tentando puxar um pouco para a memória do pessoal com aquele "a menina que roubava livros". aí você associa e pensa "uou, deve ser mais um livro bacanão". no mesmo esquema que traduziram atonement aqui como "desejo e reparação", para o pessoal achar que tinha algo de jane austen nele (aproveitando o lançamento do filme que era com a Keira Knightley).

eles fazem essas estripulias e o tiro às vezes sai pela culatra: eu fiquei curiosa sobre a menina que não sabia ler, mas não os suficiente para ir atrás do livro. agora que começaram a sair resenhas e fiquei sabendo que é uma história de terror (ou seja, que não tem nada a ver com o drama de a menina que roubava livros), fiquei morrendo de vontade de ler. mas a verdade é que se não tivesse batido os olhos em uma resenha (será que foi da mi müller?) eu acabaria ignorando o livro.

4. imported_Capitu

imported_Capitu Usuário

Eu me interessei pelo livro, por causa de uma resenha que eu li também , por que de cara assim o livro não chamou minha atenção. Depois fui atrás do livro e tive resenhar também.Muito bom!

5. nanamft

nanamft Usuário

Acabou que não me aguentei de curiosidade e comprei o livro.
    Mas... confesso que, se não fosse o final, teria me decepcionado e muito com ele!

6. Lou

Lou Usuário

Eu me decepcionei foi com o final, achei meio sem graça. O livro todo é eletrizante, eu não consegui largar, mas o final... Podia ter sido melhor.

Não sei se a criatividade do cara falhou na hora de escrever, mas enfim. Parece que a história perdeu o ritmo no último capítulo.

Se bem que eu me identifiquei com a Florence... (Eu fico vendo conspiração em tudo EEE) :rofl:

7. G.

G. Ai, que preguiça!

No inicio eu realmente pensei que fosse da Austen...:sim:[hr]eu fiquei conheçendo esse livro porque uma colega da escola já leu ele umas trocentas vezes e fala muito bem... Mas até agora num peguei para lê-lo...

8. Anica

Anica Usuário

terminei de ler, gostei, foi divertido. mas é tão, tão chupado de a volta do parafuso do henry james que fiquei com vontade de reler a novela que inspirou o livro, hehe

edit: terça tem resenha dele no blog do meia

9. Anica

Anica Usuário

Há algum tempo aparecendo em listas de sugestões de leitura, estava bastante curiosa para conferir A menina que não sabia ler de John Harding. O problema é que sempre atrasava a leitura pensando que seria mais um drama como A menina que roubava livros (títulos similares, e convenhamos, não saber ler é triste). Então li uma resenha e fiquei sabendo que tratava-se de uma história de fantasmas. Na hora a curiosidade virou necessidade de ler e finalmente pude conferir o título.

Não me admira muito que resenhas, orelhas e tudo o mais que falem sobre o livro tragam à tona o nome do escritor Henry James. Apesar da tradução do título aqui no Brasil, o livro em muitos momentos é quase como se A volta do parafuso fosse recontado sob o ponto de vista das crianças, tamanha a semelhança com tema e estrutura.

10. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Pronto, lá vou eu atrás do parafuso...

11. fcm

fcm Visitante

Terminei de ler este livro ontem e achei bem interessante, realmente o livro me prendeu, mas ficou aquela sensação de estar faltando alguma coisa antes de acabar, pra mim o autor enche o leitor de expectativas mas não consegue preencher no decorrer do livro.
    .
    Fiquei bastante curioso para ler alguma coisa de Edgar Alan Poe e de Henry James, aceito sugestões, e já agradeço!

12. Anica

Anica Usuário

do poe qualquer coletânea de contos já dá certo. do henry james dá para ir com a volta do parafuso mesmo, bastante semelhante (porém obviamente superior) ao livro do harding.

Compartilhar