• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A menina que não sabia ler (John Harding)

nanamft

Usuário
menina.jpg



[align=justify]
Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a curiosa Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E, escondida de todos, passa a devorar os livros na escuridão da noite.
Mas existem segredos naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que uma misteriosa mulher insite em ameaçar seu irmão caçula? E por que o tio não permite que ela leia? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender o irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.

Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
[/align]
Caminhando pela livraria (o que adoro fazer no meu horário de almoço), este livro me chamou atenção... principalmente por declarações como essas, que constam na capa e orelha do livro:


[align=center]
“A menina que não sabia ler recebeu excelentes críticas e está sendo comparado aos bestsellers O menino do pijama listrado de John Boyle e A menina que roubava livros de Markus Zusak”


“Na tradição de Henry James e Edgar Allan Poe, uma história incrível sobre uma menina e o poder de sua imaginação.”[/align]


Alguem já leu??? Realmente é tudo isso que falam???
 
Giles e Florence são irmãos e vivem na mansão de Blithe, na Nova Inglaterra em 1891. Negligenciados pelo Tio, uma pessoa completamente ausente passam o dia perambulado pela mansão em uma rotina monótona. Um certo dia Giles é mandado para uma escola e Florence se vê sem o irmão caçula pela primeira vez. Sozinha , pois o Tio é contra a educação para mulheres, ela começa a explorar a casa e descobre uma biblioteca, um lugar completamente abandonado.Florence aprende a ler sozinha e viajando entre livros de Shakespeare, Alnan Poe e muitos outro faz da biblioteca o seu refúgio.Porém a natureza frágil de Giles o afasta da escola e ele volta para Blithe.

continue a ler esse artigo no blog meia palavra
 
então, eu acho que lançaram com esse "a menina que..." tentando puxar um pouco para a memória do pessoal com aquele "a menina que roubava livros". aí você associa e pensa "uou, deve ser mais um livro bacanão". no mesmo esquema que traduziram atonement aqui como "desejo e reparação", para o pessoal achar que tinha algo de jane austen nele (aproveitando o lançamento do filme que era com a Keira Knightley).

eles fazem essas estripulias e o tiro às vezes sai pela culatra: eu fiquei curiosa sobre a menina que não sabia ler, mas não os suficiente para ir atrás do livro. agora que começaram a sair resenhas e fiquei sabendo que é uma história de terror (ou seja, que não tem nada a ver com o drama de a menina que roubava livros), fiquei morrendo de vontade de ler. mas a verdade é que se não tivesse batido os olhos em uma resenha (será que foi da mi müller?) eu acabaria ignorando o livro.
 
Eu me interessei pelo livro, por causa de uma resenha que eu li também , por que de cara assim o livro não chamou minha atenção. Depois fui atrás do livro e tive resenhar também.Muito bom!
 
Acabou que não me aguentei de curiosidade e comprei o livro.
Mas... confesso que, se não fosse o final, teria me decepcionado e muito com ele!
 
Eu me decepcionei foi com o final, achei meio sem graça. O livro todo é eletrizante, eu não consegui largar, mas o final... Podia ter sido melhor.

Não sei se a criatividade do cara falhou na hora de escrever, mas enfim. Parece que a história perdeu o ritmo no último capítulo.

Se bem que eu me identifiquei com a Florence... (Eu fico vendo conspiração em tudo EEE) :rofl:
 
Anica disse:
no mesmo esquema que traduziram atonement aqui como "desejo e reparação", para o pessoal achar que tinha algo de jane austen nele (aproveitando o lançamento do filme que era com a Keira Knightley).

No inicio eu realmente pensei que fosse da Austen...:sim:
eu fiquei conheçendo esse livro porque uma colega da escola já leu ele umas trocentas vezes e fala muito bem... Mas até agora num peguei para lê-lo...
 
terminei de ler, gostei, foi divertido. mas é tão, tão chupado de a volta do parafuso do henry james que fiquei com vontade de reler a novela que inspirou o livro, hehe

edit: terça tem resenha dele no blog do meia
 
Há algum tempo aparecendo em listas de sugestões de leitura, estava bastante curiosa para conferir A menina que não sabia ler de John Harding. O problema é que sempre atrasava a leitura pensando que seria mais um drama como A menina que roubava livros (títulos similares, e convenhamos, não saber ler é triste). Então li uma resenha e fiquei sabendo que tratava-se de uma história de fantasmas. Na hora a curiosidade virou necessidade de ler e finalmente pude conferir o título.

Não me admira muito que resenhas, orelhas e tudo o mais que falem sobre o livro tragam à tona o nome do escritor Henry James. Apesar da tradução do título aqui no Brasil, o livro em muitos momentos é quase como se A volta do parafuso fosse recontado sob o ponto de vista das crianças, tamanha a semelhança com tema e estrutura.

CONTINUE A LER O ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Terminei de ler este livro ontem e achei bem interessante, realmente o livro me prendeu, mas ficou aquela sensação de estar faltando alguma coisa antes de acabar, pra mim o autor enche o leitor de expectativas mas não consegue preencher no decorrer do livro.
.
Fiquei bastante curioso para ler alguma coisa de Edgar Alan Poe e de Henry James, aceito sugestões, e já agradeço!
 
do poe qualquer coletânea de contos já dá certo. do henry james dá para ir com a volta do parafuso mesmo, bastante semelhante (porém obviamente superior) ao livro do harding.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo