• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Menina Do Capuz Vermelho e Outras Historias De Dar Medo (Angela Carter)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Mais um lançamento da Penguin e Cia das Letras.

attachment.php


Esta edição apresenta uma série de contos de fadas, reunidos a partir de compilações da autora, provenientes do folclore mundial e das tradições narrativas de variados povos. Escritos numa época em que esse tipo de história não era destinado a crianças, as fábulas aqui contidas apresentam uma série de tias malévolas, esposas traiçoeiras, irmãs excêntricas e perigosas feiticeiras. Os contos podem oferecer, pela época na qual foram escritos, um retrato do dia a dia no mundo pré-industrializado e um pouco das dinâmicas sociais e outras informações do período.
Fonte

Me lembrei que fui a uma exposição cuja temática era contos de fadas (no Centro Cultural Banco do Brasil - SP) e o rapaz que nos explicava as obras expostas (esqueci o nome do profissional que faz isso) disse que as histórias que conhecemos hoje como "contos de fadas" (Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, A Gata Borralheira entre outras) eram contadas por adultos e para adultos e seu conteúdo era bem diferente do que vemos hoje.
Acho que esse livro é sobre isso e achei bem interessante.

Pra quem se interessar, o exemplar está por 19,50 na Cultura e por 15,90 no Submarino.
 
RE: Menina Do Capuz Vermelho e Outras Historias De Dar Medo (Angela Carter)

eu quase peguei esse para resenhar, só desisti pq eu meio que já conhecia o conteúdo, tenho uma outra coletânea de contos de fadas da angela carter da companhia, que saiu na série listrada. mas considerando o valor do livro e mais o capricho que eles tem com as edições da penguin-companhia (muita nota de rodapé, vários textos complementares, etc.) eu indicaria a compra desse sem piscar para quem ainda não leu. :sim:
 
RE: Menina Do Capuz Vermelho e Outras Historias De Dar Medo (Angela Carter)

Então, eu lembrei do livro da capa listrada (da Angela Carter) e imaginei que o conteúdo fosse o mesmo, ou quase.
Mas pensei também nas notas de rodapé e nos textos com informações; além da questão do preço, já que o da capa listrada não sai por menos de R$ 35,00 . =/
 
RE: Menina Do Capuz Vermelho e Outras Historias De Dar Medo (Angela Carter)

bem dessa, por isso que eu acho que para quem não tem o livro da série listrada compensa (muito mesmo) esse da penguin.
 
Em A menina do capuz vermelho, lançado pela Editora Companhia das Letras, Angela Carter nos mostra que os contos de fadas não são aquelas bonitas histórias coloridas e açucaradas, tão amadas pelas crianças de todo o mundo. Originalmente, esses contos não foram escritos para crianças, tampouco para ensinar lições de moral. Eles refletem cenas do cotidiano de uma determinada época e acabam sendo transmitidos de forma oral, transformando-se então, em contos populares ou fábulas.

Alguns contos já conhecidos do público têm as suas versões não-hollywoodianas já conhecidas, como Chapeuzinho Vermelho, que em algumas variações da lenda o lenhador não existe e ela e a avó são devoradas. Branca de Neve, em algumas variações, é maltratada pela própria mãe (e não a madrasta) e tem apenas sete anos, e em outra, foi pedido muito mais do que seu coração.

CONTINUE LENDO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo