• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Matriz Africana no Mundo - V1

Zuleica

Usuário
Publicação prevista para: 7/7/2008
[size=x-small]Coleção: SANKOFA
Organizador: NASCIMENTO, ELISA LARKIN
Editora: SELO NEGRO
Assunto: CIENCIAS SOCIAIS
ISBN: 858747832X
ISBN-13: 9788587478320
Livro em português
Brochura - 14 x 21 cm 1ª Edição - 2008 - 272 pág.[/size]

Leia o 1º Capítulo

Sankofa é um dos adinkra, conjunto de ideogramas que compõem a escrita dos povos akan, da África ocidental. Significa que nunca é tarde para voltar e recolher o que ficou para trás. A questão do retorno pauta esta obra do início ao fim, e seus textos valorizam a experiência pregressa como condição essencial ao desenvolvimento futuro. A coleção Sankofa - Matrizes Africanas da Cultura Brasileira tem a intenção de resgatar e atualizar o rico conteúdo de pesquisas e reflexões produzidas no contexto das atividades do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). O resultado é uma edição que reúne textos de estudiosos da temática africana no mundo. Buscando valorizar uma identidade que reflita a história brasileira, a coleção fala não apenas aos afrodescendentes, mas a todo o país, que herdou as tradições advindas da África - hoje profundamente arraigadas em sua cultura.

Fonte: Livraria Cultura
 
Olha só, bem interessante! Nunca li nada de muito interessante sobre a cultura africana (só em livros escolares, etc). Vou tentar acompanhar. :)
 
Interessante mesmo, vou dar uma olhada depois! Tenho vontade de conhecer
melhor a cultura africana, o pouco que sei aprendi nos livros da escola,
que deixam bastante a desejar..
 
Lethaargic disse:
Interessante mesmo, vou dar uma olhada depois! Tenho vontade de conhecer
melhor a cultura africana, o pouco que sei aprendi nos livros da escola,
que deixam bastante a desejar..

Pois é. Se a gente aprende uma coisa "diferente" é só relacioando as guerras ou fome e esse tipo de coisa. Pouca coisa se aprende sobre os aspectos mais interessantes como: cultura, geografia e esse tipo de coisa.
 
É mesmo. Estou com tantas promessas não cumpridas que não vou me comprometer - mas, nas minhas buscas, o que eu encontrar separo o link para nós.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo