• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Mão Pesada de Christopher Tolkien em ´O Silmarillion´

Mas é exatamente desse modo que os HoMe funcionam: como o Contos, com o Christopher fazendo (muito mais) comentários sobre as versões originais dos trabalhos de seu pai.

E, pelo menos os 3 últimos da série, são melhores do que o próprio Contos, devido à quantidade de material inédito, sendo estes os "mais profundos" da autoria de Tolkien (ver o Athrabeth, por exemplo).
 
Pois eu odiaria o silma com cara de CI. Entre publicá-la com buracos ou manipulada, mas íntegra, eu fico com a última. O silma não seria lido por uma centena de pessoas no mundo se não fosse assim. Só mesmo aficcionados e estudiosos iriam ler. E haveria muito menos aficcionados, eu tenho certeza. O silma é que nos apresenta às lendas propriamente ditas, a uma visão geral do Legendário. É o que cria a paixão, a imersão no universo.

Imaginem ler o silma sem qualquer coerência interna, com dezenas de variantes de cada passagem e nomes. Definitamente eu não gostaria.
 
Ringil disse:
Pois eu odiaria o silma com cara de CI. Entre publicá-la com buracos ou manipulada, mas íntegra, eu fico com a última. O silma não seria lido por uma centena de pessoas no mundo se não fosse assim. Só mesmo aficcionados e estudiosos iriam ler. E haveria muito menos aficcionados, eu tenho certeza. O silma é que nos apresenta às lendas propriamente ditas, a uma visão geral do Legendário. É o que cria a paixão, a imersão no universo.

Imaginem ler o silma sem qualquer coerência interna, com dezenas de variantes de cada passagem e nomes. Definitamente eu não gostaria.
Ditto, pra todo o seu post. O Silma é perfeito da forma que é, sem dúvidas. Eu pessoalmente não me importo com as mudanças, por elas não alterarem significavamente a intenção do Tolkien.

Eu amo o Silma. :grinlove:
 
Gildor disse:
Ditto, pra todo o seu post. O Silma é perfeito da forma que é, sem dúvidas. Eu pessoalmente não me importo com as mudanças, por elas não alterarem significavamente a intenção do Tolkien.

Ah, alteraram sim (cês leram o textinho?)

Christopher Tolkien disse:
Eu acho agora que aquela foi uma visão equivocada e que as inegáveis dificuldades poderiam ter sido, e deveriam ter sido, ultrapassadas sem exceder tanto as fronteiras da função editorial.

Pelo menos depois de velho voltou a ser lúcido.

Não me interessa ler um texto de Tolkien complementado por Fulano ou Sicrano, quero ler um texto de Tolkien como ele o é, ou com as próprias soluções de Tolkien, que se mostraram já muitas vezes muito mais dinâmicas e criativas do que nós (ou "editores intrusivos" ) poderíamos imaginar.

Um quadro de Leonardo da Vinci tem muito mais valor mesmo inacabado do que se pincelado por um aluno, pois nesse caso deixa de ter a mão, a genealidade, o que torna um Da Vinci exatamente algo diferente dos dezenas de milhares de outros pintores por aí.
 
Desculpe, Deriel, mas eu concordo com o Gildor e com o Ringil, eu li o Contos, gostei, mas eu prefiro o Silmarillion, q é coeso, mesmo q tenha sido escrito por quatro mãos.....
 
Seis né? Esqueceu o tal Kay... ou Ray, sei lá.

Eu prefiro ler uma coisa só Tolkien, mesmo que incompleta.
 
Não é exatamente preferência que a gente deve discutir. Eu não quero dizer que devemos odiar o Silma publicado só porque o editor fez mais do que devia, só prefiro acreditar que a partir do momento em que ele decidiu por coisas que o autor da obra não decidiu, ele escreveu coisas da cabeça dele, passou a ser co-autor, deixou de ser só um editor.

Agora eu sei e posso dizer com razão que, segundo o autor do Silmarillion, Fingon dificilmente seria pai de Gil-Galad e Húrin não disse e nem ouviu aquelas palavras de Melian (apesar de ter ficado bonito), e ele não se suicidou.

O trabalho de editoração para mim seria ideal se apenas reunisse o que é do autor e deixasse claro onde ficou inacabado, e a data de cada texto, afinal, ali tem coisa de 1917 e de pós SdA, não é?
 
Mas os Contos expluican coisas que eu, e acho vocês tambem, nunca saberiamos sem ler eles.
A historia dos Istari, os Drûgs e o desastre dos campos de Lis.
Acham que seria possivel colocar isso de forma linear.
Ou pior. Narn i Hin Hurin, sem Turin em Nargothrong como seria, com uma copia do Silmarillion.
Achar oque ele fez errado, até eu, mas crucificar o maluco é exagero.
Estilo o filme, vai dizer que o Theoden enterrando o filho não ficou foda ou os galadrin e Haldir explicando oque eu sempre quis ouvir:
Ja lutamos e morremos juntos então é melhor honrarmos velhas aliansas.
Mas isso é outro assunto
Que Manwe os mantenham sobre a mão do um
Namarië :?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo