• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A maldição das carteirinhas de estudantes em cartaz em todos cinemas do país

Mais (ou más) notícias:

Dilma sanciona com vetos o Estatuto da Juventude
Dilma vetou artigo que previa meia-passagem em transporte interestadual. Para eventos de lazer, meia-entrada será limitada a 40% do total.


Logo no começo da matéria, vemos que...

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira o Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para jovens entre 15 e 29 anos.

jovens entre 15 e 29 anos.


Sempre que eu leio isso, eu lembro do Jovem, do Chico Anysio.

415576-Jovem.jpg

Pô mãe, jovem que é jovem é sempre jovem, mesmo com 29-fucking-years.

Tudo bem, alguém pode argumentar que tem o caso das pessoas que estudam tardiamente e tal. Só que, sei lá, né?
 
Já fui a favor, mas hoje a minha conclusão é que o único que ganha alguma coisa com meia-entrada é a UNE, cobrando para emitir carteiras. Sem falar dos que emitem as falsas.
 
http://cultura.estadao.com.br/notic...-total-de-ingressos-para-meia-entrada,1775274

Dilma regulamenta lei que limita a 40% total de ingressos para meia-entrada
A ideia pode ser boa, mas não gostei da forma de se fazer.

"Para ter direito ao benefício, os alunos precisam apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), a carteirinha do estudante. O documento pode ser expedido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelos diretórios centrais dos estudantes (DCEs) e os diretórios acadêmicos."

Vai ser criado mais um tipo de documento, é isso? Certamente por um preço caro. Pq não utilizar as carteiras de identificação da própria faculdade/universidade/escola?
 
A ideia pode ser boa, mas não gostei da forma de se fazer.

"Para ter direito ao benefício, os alunos precisam apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), a carteirinha do estudante. O documento pode ser expedido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelos diretórios centrais dos estudantes (DCEs) e os diretórios acadêmicos."

Vai ser criado mais um tipo de documento, é isso? Certamente por um preço caro. Pq não utilizar as carteiras de identificação da própria faculdade/universidade/escola?

Ué, a carteira de estudante da UNE não sempre existiu? Não é vai ser criado, mas pelo visto só vai servir esse documento oficial. Grandes merda, aliás, pq desde que o mundo é mundo que esses documentos são falsificados - ou então a própria UNE fazia sem qualquer critério.
 
Ué, a carteira de estudante da UNE não sempre existiu? Não é vai ser criado, mas pelo visto vai servir esse documento oficial. Grandes merda, aliás, pq desde que o mundo é mundo que esses documentos são falsificados - ou então a própria UNE fazia sem qualquer critério.
O problema é esse de SÓ ter um órgão fazendo isso. Me parece aquele tipo de coisa que é problema certo, com carteiras atrasando, gente reclamando e risco de falsificação.
 
No caso são vários, não apenas 1, 4 deles são órgãos maiores, e tem o DCE das faculdades.

Em tempo, não sou contra o desconto, sou contra os valores.

Primeiro que não deveria ter uma quantidade estipulada, e segundo que o desconto não devia ser de 50%
 
Sou a favor de entrada gratuita para bebês de colo (ou melhor, sou a favor de que eles nem possam entrar no cinema, pra não ficarem chorando na sessão). O resto, tinha que ser tudo o mesmo preço. Ocupa um assento do mesmo jeito.

Hoje a entrada inteira custa mais ou menos R$24, e a meia custa R$12. Se acabarem com a meia-entrada, pode ter certeza que o preço padrão cai pra R$14 ou R$15. Vai ser melhor pra todo mundo.
 
Não foi demonstrado que a meia-entrada é basicamente uma inteira considerando os custos que o cinema arca com tudo?
 
Quanto a fixação de uma cota para meia-entrada de inicio não acho que isso seja garantia certa e infalível contra as falsificações de carteirinhas.

Agora como bom autônomo que sou, me colocando no lado dos donos de cinemas e teatros, pra eles foi ótimo porque assim eles tem a noção verdadeira que irão faturar no mínimo 60% com o valor cheio das entradas o que é bem melhor do que não poder prever quanto realmente iriam faturar.
 
Voltei a estudar esse ano. E com o direito a meia entrada como estudante passei a frequentar mais o cinema. E as salas estão vazias, muito vazias. Creio que isso não é culpa da carteira de estudante.
:squid::squid::squid:
 
O problema não é só com cinema, mas com todo evento (show, teatro etc) onde vale a meia entrada. Desde que comecei a frequentar shows, há mais de uma década, lá no período da adolescência, eu não conseguia entender a lógica da meia entrada. Porque era perceptível que ninguém ali nunca pagava metade do ingresso - pelo contrário, aqueles que não tinha carteirinha que pagavam o dobro.
Em alguns casos, a própria empresa promotora de eventos deixava isso bem claro, anunciar que o preço de um ingresso era X reais e inventar uma promoção maluca dizendo que, especialmente naquele show, ela faria meia entrada pra todo mundo, não só pra estudante.

Não concordo com a meia entrada (e olha que sou estudante) e concordo menos ainda com essa nova lei, que estipula um limite de 40%. Esse limite beneficia apenas o empresário, que agora terá um limite de meias pra vender, mas não vai abaixar o preço da inteira. O certo seria cortar totalmente os benefícios aos estudantes e idosos e forçar (por alguma artimanha do governo) que os preços caiam para seus valores reais.

O problema é que, ao criar a meia entrada, os preços subiram. E, como já citaram aí pra cima o lucro-Brasil, quando um preço sobe, ele nunca desce.
 
Então Snaga são vários fatores envolvidos. Particularmente sou a favor da criação de salas de cinema municipais. E fomento a criação de cinemas fora dos shoppings. Isso aumentaria a concorrência.
E só pra fechar o meu comentário. Os ingressos no Brasil encareceram no final da década de 70 quando a lógica de mercado mudou de diversão popular para entretenimento diferenciado.
:squid::squid::squid:
 
Existe esse problema do monopólio também.
Quando penso em cinemas que frequentava em SP (shoppings apenas) só consigo pensar em duas franquias: Cinemark e PlayArte. Elas estão em praticamente todos os shoppings da metrópole.

Mas existem também a pressão das distribuidoras, os impostos, o subsídio ao cinema brasileiro etc.
 
Voltei a estudar esse ano. E com o direito a meia entrada como estudante passei a frequentar mais o cinema. E as salas estão vazias, muito vazias. Creio que isso não é culpa da carteira de estudante.
:squid::squid::squid:

Na verdade ano passado teve um aumento nas bilheteria do Brasil, em relação a 2015.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo