• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A maior bibliofraude de todos os tempos

Mi Müller

Usuário
Não sei se choro ou se me racho de tanto rir:

Jean Nepomucene Auguste Pichauld, Comte de Fortsas, era um homem com uma paixão singular. Ele coletava livros que possuiam uma única cópia conhecida. Sempre que ele descobria que um dos volumes da sua biblioteca tinha uma duplicata em qualquer lugar do mundo, ele imediatamente se desfazia dele. Então quando ele morreu em setembro de 1839 ele possuia apenas 52 livros, mas cada um deles era incontestavelmente único.
Seu herdeiro, que não compartilhava a paixão do pai pela coleta de livros, organizou um leilão para vender a biblioteca e assim um catálogo desta pequena coleção, mas altamente incomum, foi enviado para bibliófilos de toda a Europa. O leilão, os coletores foram informados, seria realizado nos escritórios da Maitre Mourlon, notário, 9 rue de l’Église, em Binche, Bélgica, no dia 10 de agosto de 1840.
Infelizmente para os colecionadores, nem Comte de Fortsas nem a coleção existiam.
O homem por trás da fraude foi um antiquário local chamado Renier Hubert Ghislain Chalon (1802-1889). O planejamento foi incrível. Ele tinha cuidadosamente pesquisado os interesses de todos os bibliófilos importantes na Europa, a fim de assegurar que eles iriam fazer a longa e infrutífera caminhada até Binche. E ele tinha feito tudo isso apenas como uma brincadeira.
A fraude não provou ser uma perda total para suas vítimas. O próprio catálogo que tinham recebido se tornou um item de colecionador muito cobiçado. Dentro de algumas décadas ele tinha mais do que quadruplicado de preço.
3806741616_c49d02a61c_o.jpg

O bibliotecário e bibliófilo Jeremy Dibbell postou o conteúdo do referido catálogo no LibraryThing. Você também pode ver scans dele no Google Books.

Gente imagina a raiva desse povo todo, na época, ainda bem que com essa brincadeira ficaram um pouco mais ricos, e quem sabe mais espertos?! :rofl:

Vi no Bibliotecários sem fronteira]BSF

estrelinhas coloridas...
 
história divertida, no final das contas. tem tanta gente que já se abala por primeiras edições, imagina edições únicas :timido:
 
Muito bem feita. O cara que bolou isso deveria ter aproveitado e escrito um livro contando a façanha.
 
A especulação é uma coisa muito estranha mesmo, né? O cara conseguiu fetichizar os livros até que o preço deles subisse exorbitantemente, embora eles não existissem. Jogada de mestre mesmo, muito astucioso. Isso sim daria um belo livro, hehehe. :rofl:
 
Pois então quando li sobre isso também imaginei que daria um ótimo livro... será que alguém se habilita? XD

estrelinhas coloridas...
 
LOL
Eu ri, mas depois fiquei com pena de quem saiu de sua lokinha, cheio de vontade, para chegar num lugar e descobrir que era só um brincadeira.
Alguém poderia fazer um filme disso, seria engraçado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo