• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Magia de Beorn

Peregrino

Estrela de Valinor
J.R.R.Tolkien na Carta 144 disse:
Beorn está morto; veja pág. 237. Ele apareceu em O Hobbit. Era então o ano 2940 da Terceira Era (Na contagem do Condado 1340). Nós estamos agora nos anos 3018-19 (1418-19). Entretanto, apesar de sua mudança de forma que sem nenhuma dúvida tinha um pouco de magia, Beorn era um Homem.

Como afirma o próprio Tolkien Beorn era um homem, mas então da onde veio sua magia??? Com quem ele aprendeu a se transformar em urso???

Discutam!!!
 
Hum... essa realmente é uma questão que me intrigou também. :think:

Teria ele aprendido alguma arte nesse sentido com Radagast o castanho, ou isso é totalmente descartável?
E mesmo que valesse: por que Radagast o faria?

Ou será que ele desenvolveu essa capacidade de alguma outra maneira, por viver por muito tempo na floresta ou algo assim?

Mesmo entre os elfos não vemos taios demosntrações de uso de magia, com o intuito de se metamorfosear. Como então poderia um homem ter essa capacidade? Realmente eu não sei...

Como Beorn é um caso isolado, fica difícil achar argumentos que comprovem tal fato, ou mesmo achar achar argumentos convincentes para explicar.

Bem.. acho que esse post só ajudou a levantar mais questões, mas enfim...

:mrgreen:
 
Fëanor ¥ disse:
Hum... essa realmente é uma questão que me intrigou também. :think:

Teria ele aprendido alguma arte nesse sentido com Radagast o castanho, ou isso é totalmente descartável?
E mesmo que valesse: por que Radagast o faria?

Existem teorias que Beorn poderia até ser um filho de Radagast, mas não passa de teorias.

A verdadeira explicação a meu ver é, Beorn é uma figura carismática feita para O Hobbit, um livro infantil, onde a magia poderia ser colocada de forma mais simples sem se prender as regras de livros que Tolkien nem sabia se um dia publicaria.
 
Sim, mais é interessante pensar em uma possível origem de seu poder... Como poderia um humano, preso a um hröa, alterar sua forma? Não é possível, teoricamente, hröar mudarem de forma. Seria Beorn um filho de Radagast com uma ursa :eek: ? Ora, ele estava encarnado em um hröa, podia ter filhos, o problema é como ele o faria com uma ursa. Será que foi um outro maia, encarnado num hröa de urso, o fez?

Aaaahhh, quanta besteira :lol: .
 
A verdadeira explicação a meu ver é, Beorn é uma figura carismática feita para O Hobbit, um livro infantil, onde a magia poderia ser colocada de forma mais simples sem se prender as regras de livros que Tolkien nem sabia se um dia publicaria.

Exato, mas essa não é a explicação que estou me referindo, por mais que o Hobbit seja um livro infantil, Tolkien o encaixou (com suas discrepância e tudo mais) em sua obra e até personagem mais bizarros como Gollum ganharam uma explicação para sua forma e existência, compreende? Gostaria de ter uma para Beorn.

Haran Alkarin disse:
Seria Beorn um filho de Radagast com uma ursa ? Ora, ele estava encarnado em um hröa, podia ter filhos, o problema é como ele o faria com uma ursa. Será que foi um outro maia, encarnado num hröa de urso, o fez?

Beoen era um Homem, Tolkien o disse na sua Carta 144.
 
é que, no hobbitt, não vemos as descrições q vemos no SDA. como a gente sabe , são obras destintas e o smeagol ganhou um destaque maior no SDA, apesar de, como beorn, ter tido uma breve descrição la no meio das montanhas sombrias...
talvez o mestre tenha deixado para uma obra posterior ao hobbit fazer essa explicação, e por motivos, bom, sei lá, vamo tenta adivinhar, conjecturar um pouco, ele pode ter se esquecido né...
 
Eu sempre comparei Beorn com Tom Bombadil, pois ambos parecem criaturas únicas. Nem elfo, nem homem, nem anão. Alguns dizem ser Tom um maia, mas não existe consenso sobre isso. Por isso sempre liguei os dois em minha imaginação, apesar de seus poderes e sua personalidade serem distintos.

Mas se o próprio Tolkien disse que Beorn era um homem, sei lá. Só me parece certo que para um homem adquirir poderes como os dele, seria necessária a instrução de um ser "mágico", como um maia, por exemplo.
 
Uma coisa que me intriga sobre o Beorn... parece que existe uma passagem onde Tolkien o descreve no livro com braços, ou pernas "escuros", ou "negros", não me lembro... :doh:

Beorn era moreno (ou negro)? 8O
 
Acho que é de raça morena, não acredito que ia muito a praia ou ficava na piscina passando cenoura e bronze :lol:
 
hehehe, eu acho isso legal, dele ser moreno. Acho q é o personagem mais importante e carismático que não seja branco... eu gosto mto do Beorn.
 
Fala-se algo sobre Beorn no CI? eu ainda não li...
Eu não entendi essa ligação de Beorn e Radagast, por isso não to entendendo nada...
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
Fala-se algo sobre Beorn no CI? eu ainda não li...
Eu não entendi essa ligação de Beorn e Radagast, por isso não to entendendo nada...

Nada se fala sobre Beorn no Contos Inacabados. As maiores informações sobre ele estão realmente n'O Hobbit e em alguma das cartas, como a que já foi apresentada.
 
Complicadinho este assunto, hein :think:

Vamos ver, Beorn aparece no livro O Hobbit, direcionado inicialmente para ser histórias para crinaças, mas não é infantil, é uma obra que deve ser lida por todas idades. Isso não entra em questão, mas bem, dizem que O Hobbit não é uma fonte segura para saber exatamente a origem de algo, ao menos que Tolkien relate isso abertamente.

Vamos analizar: Tolkien estava escrevendo histórias do Silma, parou um pouco e escreveu O Hobbit, mas este não tinha a intenção de ser um prolólogo de uma obra maior, mais concreta, uma fonte segura, que era SdA. Portanto é mais fácil acreditar que Beorn se transforma em Urso por causa do contexto onde ele está. No O Hobbit é preciso a magia para lidar com momentos difíceis, e isso é legal.

E Imrahil, dizem que Beorn seria filho de radagast, mas iso seria uma teoria segundo o que Fingol disse, mas não passa de ideias soltas...
 
Ao meu ver, a magia de Beorn foi feita justamente para a história, já que O Hobbit não está profundamente ligado a mitologia de Tolkien. Como o Cacho disse acima, O Hobbit nunca foi feito com o objetivo de ser o prólogo de um grande estouro como Senhor dos Anéis, foi feito simplesmente com o objetivo de entreter (claro que as outras obras também tinham esse objetivo, mas em O Hobbit, ele era, digamos assim, mais simples).

É só encarar o fato como se Beorn fosse um homenzinho muito legal que de repente podia virar um urso de maneira legal... :obiggraz:
 
O hobbit está sim, profundamente ligado a mitologia, já quem é em o hobbit que começa a Saga do Anel. Tolkien pode não tê-lo escrito com essa finalidade, mas depois percebeu que não havia como desvencilhar uma obra da outra e fez certas adaptações para que a história se encaixasse e tinha noção completa das falhas. Acho que ele nunca especificou uma história para beorn por que nunca foi questionado sobre isso, nunca lhe caiu no interesse.
 
:: Berserk :: disse:
seria Beorn para o hobbit assim como Bombadil é para sda ???

Digamos que sim também. O Bombadil ganha mais destaque porque ele não tem nem sequer uma citação de que raça é; já beorn é citado como um Homem, mas ao que parece é um homem diferente do normal. Não há como saber o real motivo de Tolkien ter colocado isso por meios mais "científicos" da obra, se o assunto está inacabado.
 
O hobbit está sim, profundamente ligado a mitologia, já quem é em o hobbit que começa a Saga do Anel.

Sim, mas, pelo que eu li no prefácio de SdA, coisas importantes no mesmo livro, como o Anel, que em O Hobbit - admitido por Tolkien - era simplesmente um anel que deixava o usuário invisível, foram feitos com mais, "simplicidade". Beorn era "só" um homem que virava urso, pois ele foi feito assim.

Acho que ele nunca especificou uma história para beorn por que nunca foi questionado sobre isso, nunca lhe caiu no interesse.

Justamente, Tolkien não deve ter achado que a história de Beorn era necessária. O Hobbit foi feito pra ler para os filhos dele, de uma maneira para descontrair. Para mim, Beorn é feito aqueles personagens que simplesmente "surgem" na história, que foram feitos daquele jeito (de homem pra urso) e pronto. Foi assim que o Beorn deve ter sido desgnado, na minha opnião.

Não acho que o Beorn precise de uma explicação muito grande e profunda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo